26 fevereiro, 2011

«As próximas cinco jornadas podem ser fundamentais»

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

André Villas-Boas quer acrescentar uma derrota ao registo do Olhanense, que ainda não perdeu em casa. Assegura a absoluta compenetração da equipa na aproximação ao título, alarga o objectivo de vitória a um pacote de cinco jornadas consecutivas e distingue dois géneros de crítica, entre aquela que considera mal preparada e a devidamente fundamentada. Em duas palavras: a nacional e a estrangeira.

O jogo da 21.ª jornada da Liga disputa-se às 20h15 de sábado, no Estádio José Arcanjo, em Olhão. O treinador do FC Porto antecipou o pontapé de saída ao princípio da tarde desta sexta-feira, em conferência de imprensa realizada no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Deslocação complicada
«São deslocações sempre complicadas. Não é a primeira vez que fazemos este tipo de deslocações a terrenos de adversários que têm um bom registo em casa. Neste caso, sem qualquer derrota, facto que nos coloca mais um desafio difícil no campeonato, que vai caminhando para o final.»

Concentrados
«Queremos estar extremamente concentrados nas próximas jornadas, porque podem ser decisivas nas contas do título. A focalização está neste próximos passos que queremos dar e encaramos este jogo com grande motivação, tendo em conta também aquilo que fizemos em Braga, com máximo respeito pelo Olhanense e pelo que tem atingido esta época, principalmente pelo salto qualitativo que deu da temporada passada para esta.»

Elogio ao adversário
«Em termos de gestão desportiva, o Olhanense é uma equipa que tem apostado menos em empréstimos e mais em consolidar os seus jogadores e o seu plantel, com um treinador novo que está a fazer um trabalho maravilhoso, que deve ser valorizado. Mas, apesar de todas estas dificuldades e condicionantes, estamos extremamente motivados para trazer a vitória de Olhão.»

Derrota light
«Quando a expectativa apontava para que tudo tivesse terminado no jogo da primeira mão, o Sevilha colocou-nos um desafio extremamente complicado, que soubemos gerir, reduzindo ao mínimo as suas oportunidades, mas, infelizmente, não conseguimos chegar ao golo. A derrota tem pouco peso, porque são os dois jogos que contam e este é um grupo feliz por ter passado à fase seguinte.»

Cinco jornadas fundamentais
«As próximas cinco jornadas podem ser fundamentais no caminho para o título. Se há objectivo interno estabelecido, é este mesmo. São cinco jornadas em que a questão do título fica praticamente resolvida, se o FC Porto vencer em todas. A dez jornadas do fim, um percurso de cinco, com cinco vitórias, pode encaminhar-nos para o título.»

Crítica pouco fundamentada
«O FC Porto tem sido alvo de crítica pouco fundamentada, com pouco rigor e critério e com extrema sobrevalorização do que é negativo, nos meses de Janeiro e Fevereiro em que, apesar de sair da Taça da Liga, o FC Porto passou à fase seguinte da UEFA Europa League, estabeleceu o maior número de vitórias nesta fase do campeonato, continua na Taça de Portugal e mantém-se forte e tem evoluído em termos de rendimento. Tende-se a valorizar o que fizemos na primeira volta, quando esta será, se calhar, a fase em que o FC Porto está mais presente em termos de exibições e resultados.»

Mais golos
«Em termos absolutos, o FC Porto é a equipa portuguesa com mais golos, incluindo também na UEFA Europa League, e tentar atribuir-nos, por não termos conseguido marcar com o Sevilha, o atributo de equipa que precisa de melhorar na finalização é algo que também não tem cabimento.»

Um pacote, uma preocupação
«Neste pacote de cinco vitórias que queremos conseguir, o Olhanense é o primeiro adversário e, neste momento, a nossa única preocupação.»

Organizado é que é bom
«Quanto mais golos fizermos em ataque organizado, melhor para nós. Quantas equipas em Portugal resolvem os jogos em bolas paradas e esses jogos reflectem-se em tédio absoluto? Porque as esquipas estão à espera de explorar apenas esse momento, por não terem todos os outros memomentos. Essa não é sequer uma preocupação para nós. Somamos os golos que temos conseguido em bolas paradas e isso dá-me perfeitamente igual. Se chegar ao final da época e verificar que temos mais golos resultantes de jogo corrido, isso quer dizer que o nosso futebol tem qualidade suficiente para criar oportunidades e finalizá-las. Acho que isso não deve ensombrar os nossos adeptos, nem o meu amigo Rui Moreira, e é um sinal de que aquilo que se faz em ataque organizado é bom.»

CSKA alucinante
«A única coisa que sei do CSKA, neste momento, é que fez uma fase de grupos alucinante, com grandes resultados. É um bom desafio para os oitavos-de-final.»

Elogios… internacionais
«Acreditamos cegamente no nosso trabalho de recuperação. Fisicamente, o FC Porto tem estado impressionante e recebido elogios colectivos do estrangeiro. Em Portugal, tentou-se “colar” a ideia de que o FC Porto estaria mal fisicamente, o que é uma barbaridade.»

Falcao e Alvaro são tónicos
«Ter de regresso jogadores como o Falcao e o Alvaro, para nós é um bom tónico.»

As emoções fortes do Dragão
«As três derrotas do FC Porto foram sofridas no Dragão. Se isso gera ansiedade emocional nos adeptos, parece-me claro que sim; se podemos ter mais ou melhores emoções a partir do estádio, penso que não, porque o Estádio do Dragão, na sua plenitude emocional, é fortíssimo e incomoda qualquer equipa e é nisso que eu quero acreditar.»

O desejo absoluto
«O FC Porto sofre da necessidade de voltar a ser campeão, que é um desejo absoluto que todos queremos materializar e devemos, por isso, estar todos concentrados em torno desse objectivo.»

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Maicon, Alvaro Pereira, Rolando, Fucile, Otamendi e Sapunaru.
Médios: Guarín, Belluschi, Mariano, Fernando, Ruben Micael e João Moutinho.
Avançados: Falcão, Hulk, Varela e James.

1 comentário:

  1. Bom dia,

    Hoje o FC Porto vai defrontar uma equipa muito organizada e bem orientada por um treinador que aprecio bastante, Daúto Faquirá.

    É uma equipa com jogadores experientes, tais como Djalmir, Rui Duarte, Maurício, Nuno Piloto, Tiero, Carlos Fernandes, Jorge Gonçalves e Paulo Sérgio. Na baliza tem um jovem guarda-redes emprestado pelo Sporting, Ricardo Batista, que se tem afirmado como um excelente valor. André Micael é um jovem central que também se tem vindo a impor.
    Cuidado com os lances de bola parada, Djalmir e Maurício são muito perigosos ... e com o árbitro João Capela há que ter cautela!

    O Porto tem de ser uma equipa concentrada e pressionante. Não esperar que o golo apareça, mas sim procura-lo com afinco desde o apito inicial.
    Já contamos com Alvaro e Falcao, dois jogadores muito importantes na nossa equipa, que irão trazer mais qualidade no ataque.

    Villas-Boas traçou o objectivo: 5 vitórias.
    Se nós vencermos os 4 próximos jogos, poderemos encarar o jogo da Luz como o jogo da consagração.

    Logo espero uma vitória, e que os dragões espalhados pelo centro e sul compareçam em massa no Algarve.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar