25 fevereiro, 2011

Só os mais fortes sobrevivem... nós seremos eternos!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Duas fantásticas deslocações e a recepção aos espanhóis marcam os últimos acontecimentos no que diz respeito às nossas claques. Duas “transfertas” em peso, uma grande vitória para o campeonato, a passagem aos oitavos de final da Liga Europa e muitas histórias para contar.

A 19ª jornada da Liga ZON Sagres reservou-nos uma deslocação a Braga. Certamente ninguém estava esquecido do grande jogo que se disputou na primeira volta em nossa casa, tanto dentro das quatro linhas, como nas bancadas. Na altura, contámos com cerca de 2500 bracarenses no Dragão, que agora viram também a nossa força, na sua própria casa! Era um jogo crucial, o FC Porto sabia de antemão que ganhando dava um passo de gigante rumo ao título de campeão nacional! E assim foi. Fomos lá buscar três pontos preciosíssimos ao vencer 0-2 com um bis de Otamendi. A festa foi dos nossos ultras que invadiram por completo o estádio AXA! E que festa.

Saída para Braga a meio a tarde. Mais uma deslocação para apoiar o nosso mágico Porto, abdicando de muita coisa para estarmos presentes. Grande caravana azul e branca em direcção ao Minho, o jogo era muito importante e os bilhetes que nos estavam reservados voaram a meio da semana. Chegados à pedreira, cerca de duas horas antes do jogo começar, era tempo de aquecermos as gargantas nas roulottes na zona do estádio. Muito convívio como habitualmente entre todos. O tempo foi passando, até que nos dirigimos à porta visitante do estádio. Adeptos do FC Porto em grande número, a entoar cânticos à equipa, ainda no exterior do estádio. Lá dentro, ocupámos por completo o piso inferior, mas também o superior que nos era destinado. Na parte de baixo ficaram situados os Super Dragões, com muito material como de costume. Estandartes e bandeiras gigantes que dão sempre cor à bancada e também alguma pirotecnia. Uma faixa gigante a dizer “Super Dragões 1986” (a mesma que foi usada no jogo contra os lampiões, para a taça de Portugal) foi estendida no nosso sector. A dar espectáculo, mesmo fora de casa! Em cima, ficou situado o Colectivo, também com o material do grupo presente. Nos grupos da casa, como é habitual também, Red Boys com mais elementos. À nossa frente, a Bracara Legion, iniciou o jogo com uma boa fumarada vermelha e com uma coreografia. Um barco a remos e a frase “Obrigatório remar todos para o mesmo lado”.

O facto das nossas claques estarem separadas poderia ter prejudicado o nosso apoio, mas não foi o que aconteceu. Fomos bastante audíveis durante grande parte do encontro. As picardias de parte a parte foram uma constante e os golos foram o grande momento da noite. Assim também como um cântico provocatório lançado já na segunda parte do encontro: “Não és primeiro, não és segundo, não és Tripeiro, és do Braga és um grande paneleiro!”

Grande vitória, merecidíssima, e grande festa no final, com os jogadores a virem agradecer o nosso apoio! Falta cada vez menos para o nosso objectivo!

Quatro dias passados e já estávamos prontos para outra. A deslocação que andava à espera há algum tempo ia agora acontecer: a minha estreia internacional! 17 de Fevereiro de 2011, o dia tardava em aparecer, mas finalmente chegou, Sevilha esperava por nós! Estavam de regresso as noites europeias depois da habitual pausa entre a fase de grupos e as eliminatórias. E que mais poderia eu pedir? Estreia absolutamente extraordinária, vitória categórica em terras espanholas, numa cidade abençoada para o nosso clube. Grande invasão dos ultras do FC Porto, grande espírito ao longo de todo o dia, e grande festa no regresso! Uma viagem bastante cansativa, largas horas dentro de uma camioneta, mas pelo Porto é assim, lá estávamos nós mais uma vez!! Dia de férias para uns, faltar a um dia de aulas para outros, mas marcámos presença ao lado dos nossos. Connosco, o FC Porto nunca caminhará sozinho!

Na noite da véspera praticamente não consegui dormir, as horas demoraram a passar e o despertador não precisou de tocar: 5h30 da manhã, está na hora de levantar!! Finalizar os preparativos e pouco depois das 6h da matina já estava a caminho do Dragão. A malta vinha carregada, comida e bebida era coisa que não faltava de certeza. Sobre o amanhecer entrámos na camioneta e imediatamente a nossa malta “tomou conta daquilo”. Quem não nos conhecia passou rapidamente a conhecer, pois fizemos questão de nos apresentar à nossa maneira. Em viagem para apoiar o FC Porto, sabemos nós estar, e poucos são os segundos em que vamos calados. O ambiente vivido durante o caminho não é difícil de imaginar, os grandes momentos são muitos e quem nos conhece sabe como é. A primeira paragem foi feita na área de serviço de Santarém. Entre goladas de cerveja e cânticos, tudo parava a olhar para nós. Uns minutos para esticar as pernas e pusemo-nos a caminho outra vez.

Em direcção ao interior do país, o tempo ia aquecendo, as horas passavam e a ansiedade aumentava. Montemor-o-Novo foi a terra escolhida para almoçar. A pequena cidade alentejana foi, por alguns instantes, invadida de azul e branco. Ali estivemos cerca de uma hora antes de prosseguirmos a viagem. Ainda faltava um bom bocado, mas estávamos cada vez mais perto. Mais umas horas passadas, mais uns quilómetros percorridos. Passámos a fronteira sob vigia da polícia e a terceira paragem foi já em território espanhol. Sevilha ainda estava a cerca de 200km.

Foi por volta das 17h que lá chegámos. E não podíamos ter melhor entrada na cidade, a primeira coisa com que nos deparámos… foi com o estádio Olímpico de Sevilha onde a 21 de Maio de 2003 vencemos a taça UEFA!! Estremeci só de olhar pela janela da camioneta, e de máquina fotográfica em punho foram tiradas várias fotografias para memória futura. Sevilha, cidade muito bonita, foi-nos vendo passar pelas ruas até ao estádio Rámon Sánchez Pizjuán. Parámos numa zona, a cerca de 10 minutos do estádio, e fizemos o resto do percurso a pé. Grande loucura, tudo a cantar ”Porto!” pelas ruas. Único! Rapidamente chegou uma carrinha do corpo de intervenção à nossa beira, que nos acompanhou em marcha lenta. Chegámos ao estádio e já na companhia de mais portistas fomos encaminhados pela polícia para a nossa porta. Deu para ver que a segurança era apertada, aliás, o jogo tinha sido considerado de alto rico pela própria UEFA. Há relatos de adeptos do Porto que foram interpelados por adeptos do Sevilha, durante o trajecto até ao estádio.

Entrámos para o estádio duas horas antes do início do jogo. Bancadas completamente vazias, só lá estava gente do Porto. Muita gente conhecida, com quem trocámos conversa. O estádio é antigo, casa de banho mista e um bar onde há um frigorífico e uma caixa de cartão que tem cachorros. Se lá pagámos 50 euros só pelo bilhete, meus amigos, cá eles deviam ter pago 200 euros. Pelo contrário, na bancada, gostei do que vi. Vê-se muito bem do sector visitante, o estádio tem uma forma que proporciona uma acústica espectacular. A hora do jogo ia-se aproximando, e as bancadas iam ficando cada vez mais bem compostas. Cedo começámos a fazer-nos ouvir. Verdadeira mancha azul e branca, de tal forma que a polícia a certa altura teve de encaminhar pessoal para o piso inferior, junto ao relvado, quando a bancada de cima já estava lotada. O primeiro grande aplauso da noite foi quando a nossa equipa entrou para o aquecimento. Os tubos não podiam entrar e portanto os panos das bandeiras e estandartes eram abertos e esticados com as mãos, ou usados como faixas.

Entram as equipas em campo. É entoado o hino do centenário do Sevilha e logo percebi que ali canta toda a gente. Fantástico, grande ambiente. O sector da “Biris Norte” estava lotado e era uma grande oportunidade de os ver ao vivo, na sua casa. Como devem imaginar “perdi” algum tempo com isso. Mas gostei, notei que eles conseguem encorajar facilmente todo o estádio, basta começarem a cantar um bocadinho mais alto e todos acompanham, até à bancada oposta, junto aquela onde nós nos encontrávamos, quanto mais não seja simplesmente com palmas. Do nosso lado, grande moldura, cantámos o jogo todo, embora como é óbvio, como estávamos em minoria, nem sempre nos fizemos ouvir. Pelo menos até aos golos, pois aí foi a loucura total.

O apoio foi muito bom, mesmo em inferioridade não nos calámos. Nos minutos iniciais, algumas trocas de palavras com espanhóis que estavam na bancada ao nosso lado, resultou numa carga da polícia no nosso sector. Eles lá não brincam. Os golos de Rolando e Guarín foram o ponto mais alto do dia, momentos que fizeram explodir os mais de 2000 Dragões presentes no Sanchéz Pizjuán!! Festejos intensos, lágrimas no canto do olho, abraços de alegria para desespero sevilhano. A partir daí só nos ouviam a nós. Uma grande fumarada, o rebentamento de alguns petardos e um grande “show” da nossa curva em Sevilha! 1-2, o apito final do árbitro definiu a justiça no marcador.

A equipa veio junto a nós agradecer-nos, metade do trabalho estava feito, faltava agora carimbar no Dragão. E eu que não podia estar mais feliz com a minha estreia!



Estivemos cinco horas dentro do estádio, pois só fomos autorizados a sair uma hora depois do jogo terminar. Ainda assim, cá fora o movimento ainda era grande. Momento insólito quando nos pusemos à conversa com um adepto do Bétis, que se deslocou até ali para garantir um cachecol do FC Porto e festejar a vitória. Viagem de regresso ao Porto com um grande sorriso nos lábios! A paródia continuou durante outras tantas horas e já o dia pairava quando passámos a ponte do Freixo. 8h da manhã de sexta-feira, chegada ao local de partida. Caras de cansaço mas com o sentimento de dever cumprido.

O PORTO SOMOS NÓS!

Durante o fim-de-semana não jogámos para o campeonato, pois já o tínhamos feito com o Nacional em Janeiro. A segunda mão foi marcada para quarta-feira, pois a polícia não conseguia garantir segurança no Porto e em Braga ao mesmo tempo, e o horário (17h) deve-se ao facto dos jogos da Liga Europa não poderem coincidir com os da Liga dos Campeões.

Pouco depois da hora de almoço começava a existir movimento nas redondezas do Dragão. O mito de que não se vai aos jogos por causa do horário e do preço dos bilhetes continua a cair estrondosamente, uma vez que num dia de semana às 17h estiveram presentes 35609 espectadores. Até à Invicta, vieram cerca de um milhar de espanhóis, que cedo se mostraram pela baixa da cidade.

À medida que a hora do jogo se aproximava, o movimento intensificava-se. Lá dentro, um ambiente de jogo europeu. Grande coreografia dos Super Dragões à entrada das equipas. Duas grandes faixas, “Super Dragões 1986” em cima e “Armada azul e branca” em baixo e três panos gigantes, um a dizer “Porto” ao centro, do lado esquerdo o emblema do clube e do lado direito o símbolo “12”. Curva sul lotada e a norte muito bem composta.

No sector visitante, boa presença da “Biris Norte”, convém dizer que foram menos carregados para casa, e estiveram bastante activos ao longo jogo.

O nosso apoio foi bom mas poderia e deveria ter sido muito melhor. Há semelhança do que já aconteceu noutros grandes jogos, há sempre aqueles que se misturam no meio das claques e que não sabem que comportamento ali devem adoptar. Ali apoia-se, qualquer problema que possam ter deve ser resolvido fora do estádio. O apoio há equipa deve estar em primeiro lugar e nunca se deve colocar os interesses individuais acima disso, pois quem sai prejudicado é exclusivamente o FC Porto. E todos sabemos o quanto as claques são importantes para o clube.

Perdemos 0-1 mas passamos a eliminatória. Pensar num adversário de cada vez é o segredo. Venha o CSKA de Moscovo!

No próximo fim-de-semana deslocação ao Algarve, jogamos em Olhão, Sábado, às 20h15.
    “A mim não me interessa onde tu vais jogar,
    seja onde for, sabes que eu vou lá estar!”
Um abraço ultra

11 comentários:

  1. Dá gosto ler isto, apreciando tanto entusiasmo e inflamado amor clubista. Admiro muito o que vocês fazem e a constante presença do amigo, em tudo. Continue e Viva o Porto!
    Abraço.
    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Sevilha de gratas recordações, trouxe uma vez mais ao de cima o complexo de superioridade que "nuestros ermanos" têm em relação a nós. Felizmente levaram que contar da cá...

    Venham mais transfertas, já a começar por Olhão, seguida de Leiria e a 10 de Março Moscovo.

    Sempre a servir o FC Porto, sempre a servir o mau amor e nunca a servir-me dele!

    ResponderEliminar
  3. À semelhança de qualificar pessoas (boas e más) não gosto de qualificar adeptos. É sempre arriscado dizer que aquele adepto é melhor que o outro por isto e por aquilo.
    Mas duma coisa estou certo (e venha quem vier não mudo de opinião): não há como os SD – Super Dragões ou Colectivo (não quero discriminar). Quer se goste, quer não se goste de determinada postura, é indesmentível que ELES ESTÃO SEMPRE LÁ, QUER CHOVA, NEVE OU FAÇA SOL. QUER SEJA NO ACOLHEDOR DRAGÃO OU NO ANTRO LABIRÍNTICO DOS TÚNEIS. QUER SEJA NO NORTE OU NO SUL. QUER SEJA PARA APOIAR A EQUIPA NO PRIMEIRO LUGAR, QUER SEJA PARA A EMPURRAR PARA CIMA. QUER SEJA EM JOGO COM O “ALGUIDARES DE BAIXO”, QUER SEJA EM ENCONTRO COM O BARCELONA. QUER HAJA BESTAS DO PELOTÃO DE CHOQUE, QUER HAJA DIABOS MARICAS Á SOLTA. SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE COM O PORTO, “para o servir e não para se servirem dele”.

    As claques são de facto admiráveis! Todos os portistas que se prezam, devem prestar-lhe o tributo devido. Eu, solenemente, aqui o faço: OBRIGADO SUPER-DRAGÕES, OBRIGADO COLECTIVO! OBRIGADO PELO NOSSO QUERIDO CLUBE, O FC PORTO! Bibó Porto, Viva o FC Porto!

    Nota: uma das coisas que tenho para cumprir é, um dia, assistir a um jogo no Dragão no meio da claque dos Super Dragões. Ninguém me convida?... Ah: quero levar aquele cachecol que a minha filhota exibia no FC Porto-Sevilha: AMO-TE PORTO (vejam a segunda fotografia da galeria do jogo no sítio do FC Porto - http://www.fcporto.pt/AdeptosFanzone/GaleriasFotos/Jogos/gal_fcpsevilha_230211.asp)

    Um abraço.
    Nota: propositadamente coloquei este comentário nos dois post: o do “Tripeiro” e o do “Farpas do Dragão”.

    ResponderEliminar
  4. Excelente o apoio à equipa nesses 3 jogos. E agora há q continuar, espero uma boa moldura humana azul e branca em Olhão, jogo importante!!!

    Tripeiro: E que tal foi a sensação? A tua 1ª vez? ;)

    (a 1ª deslocação ao estrangeiro para ver o FCP, pois podem ter compreendido outra coisa...)

    A minha 1ª vez foi agora em Viena e saldou-se tb por uma vitória... 2 locais de grandes memórias para duas estreias:))

    ResponderEliminar
  5. O entusiasmo do Tiago é contagiante...ó tempo volta para trás...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Aqui ficam com as FOTOS DA CURVA destes três últimos jogos:

    Braga

    http://www.dropbox.com/gallery/3793076/2/FOTOSDACURVA%202010-2011/20110213%20-%20SC%20%20BRAGA%20-%20FC%20%20PORTO?h=3b3704

    Sevilha

    http://www.dropbox.com/gallery/3793076/2/FOTOSDACURVA%202010-2011/20110218%20-%20SEVILHA%20FC%20-%20FC%20PORTO?h=e4dab3

    Dragão

    http://www.dropbox.com/gallery/3793076/2/FOTOSDACURVA%202010-2011/20110223%20-%20FC%20PORTO%20-%20SEVILHA%20FC?h=38b956

    Nota ainda para isto, quem se mete com o Dragão...

    http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/185903_143574822372175_100001589730891_289122_7201363_n.jpg

    :)

    ResponderEliminar
  7. Ó tripeiro

    Agora é sempre a andar xdd, siga moscovo ehehehehe.

    Quando te conheci sempre apreciei o portismo. Querias estar presente nos jogos, muitas vezes não íamos aos escuteiros, apenas porque o Porto jogava, e isso seria sempre a primeira opção.

    Conta nos lá mais coisas sobre a tua deslocação, não haverá muitas xdd.

    Tu vais fazer parte da futura geração de portistas, são adeptos como tu que nos dão garantias que o futuro será igual ou melhor que este.

    Tens uma frase na crónica que me marcou particularmente, mas se permites, irei altera-la.

    Contigo ao leme, o Porto nunca caminhará sozinho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Tripas aquele abraço.

    Agora que já tens carta internacional pedia-te para depositares uma ajuda para ir a Moscovo ver o Porto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Jorge da Silva25 fevereiro, 2011

    Boas ...
    Tb estive presente nestes 3 jogos
    do nosso FC PORTO e devo-te dizer
    que ilustraste na perfeição aquilo
    que se passou em termos de "Curva"!

    Parabéns e Grande Abraço !!!

    ResponderEliminar
  10. Miúdo,

    Após a estreia internacional, anda a Moscovo, e aí sim, o padrinho vai abençoar-te!!!!!!!

    Braga, Sevilha, e tudo mais que venha, precisa de entusiasmo e vigor.
    Este miudo é um bom exemplo disso.

    Aquele abraço,
    HUGO MIL893

    ResponderEliminar
  11. tRIPEIRO,

    desta vez, estiveste nas 3 últimas onde em nenhuma delas consegui estar presente, por razões diversas e por demais conhecidas.

    ainda não foi desta que deu para ir ao Minho, aquele antro de «mouraria», mas sei que os que lá estiveram, cumpriram bem a sua missão... como sempre, num fantástico apoio!!!

    em sEVILHA, nessa tua «primeira vez», sei que nunca mais a vais esquecer, afinal, deu em vitória, o que ainda mais significativa se tornou essa tal tua «primeira vez» ;D próximo destino? Moscovo? anda lá que já dei o chá ao «chefe Canedo» ;)

    na recepção aos de sEVILHA, com aquele horário, nem hablar... mas mesmo com esse, foram 35.000 as vozes que disseram presente, com, ouvi dizer, um fantástico apoio do mundo ultra ao nosso fcPORTO, o que me agradou sobremaneira.

    tás em grande «puto»... a cada semana que passa, com essa tua mentalidade e paixão que transpiras por todos os poros, mais pareces um «velha guarda»!!!

    tás no mto bom caminho... parabéns!!!

    ResponderEliminar