14 fevereiro, 2011

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 19ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: SC Braga 0-2 FC Porto
Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa), Assistentes: Venâncio Tomé e Pedro Garcia.


Indisciplinados na Pedreira

Duarte Gomes enfrentou algumas dificuldades, numa primeira parte quente do Braga-FC Porto. Aos casos de natureza disciplinar não faltaram os lances duvidosos na área - vistos e revistos na televisão, o possível penálti de Alan e o que foi reclamado por Mossoró continuam a dividir os especialistas de O JOGO.



Momento mais complicado

26' Belluschi encosta o peito ao árbitro e vê amarelo. Boa decisão?

Jorge Coroado
-
Jamais uma falta de respeito desta natureza pode ser punida com um cartão amarelo. Há apenas uma solução: cartão vermelho. Com gentilezas desta natureza, não se impõe disciplina nem credibilidade perante emblemas menos mediáticos.

Pedro Henriques
+
Belluschi é correctamente advertido por protestar por gestos e palavras a decisão do árbitro. O contacto físico entre árbitro e jogador foi provocado por ambos os intervenientes.

Paulo Paraty
+
Só o árbitro, no momento, poderá avaliar o excesso cometido por Belluschi. Entendeu-o como um comportamento antidesportivo e eu aceito. Belluschi, de imediato, procura justificar e corrigir o seu comportamento.



Outros casos

28' O amarelo adequa-se à entrada de Vandinho sobre Belluschi?
29' Ficou por assinalar penálti de Alan?
37' Mossoró reclama penálti. O juiz esteve bem, ao mandar seguir?
68'Otamendi está em posição irregular, no lance do golo?
90'+3' O amarelo é suficiente para a falta de Kaká sobre Guarín?

Jorge Coroado
-
Vandinho foi deliberado, objectivo e previsto na falta cometida, pois foi tirar desforço de uma falta anteriormente sofrida. O amarelo foi pouco.
+
A bola foi rematada próximo e, apesar de Alan ter o braço a ocupar espaço indevido, ela bateu-lhe primeiramente no dorso, ressaltando para o braço. Não houve motivo para penálti.
-
Embora no ângulo cego, Belluschi, com o pé direito, tocou duas vezes em Mossoró, desequilibrando-o. Castigo máximo por assinalar.
+
No momento em que o livre é executado, Otamen-di está em posição regular. A bola, no percurso, ressalta num defesa do Braga e vai encontrá-lo já isolado.
-
Muito insuficiente. Kaká foi demasiado ostensivo na entrada de sola sobre Guarín. Cortesmente, o árbitro ficou-se pelo amarelo.

Pedro Henriques
+
Vandinho, com o pé direito, pisa de forma imprudente Belluschi. É correcta a amostragem do cartão amarelo.
-
Alan, com o braço no ar, fora do plano do corpo e da posição normal, toca deliberadamente na bola. Lan-ce de difícil análise, mas, passível de grande penalidade.
+
Mossoró cai na área, mas sem que se vislumbre qualquer infracção cometida pelos dois jogadores do FC Porto que estão na sua proximidade.
+
Quando o livre é batido, Otamendi está em linha com o penúltimo adversário; os braços não contam para a análise do fora-de-jogo; a decisão foi correcta.
+
Kaká entra de forma imprudente e no limite da falta grosseira, infracção que levou o árbitro a mostrar o respectivo cartão amarelo.

Paulo Paraty
+
É uma entrada nos limites da imprudência. Aceito, pois não terá sido fácil julgar, no momento.
+
Ainda tenho dúvidas. Aceito a decisão do árbitro, pois a bola terá batido mais por baixo do ombro do que propriamente no braço.
+
Muito bem. Mossoró, a um contacto mínimo, arrasta-se, deixando-se cair. Correcta a decisão.
+
Excelente decisão do as-sistente: Otamendi está em linha e o facto de o braço estar para além da posição de fora-de-jogo não invalida a legalidade do lance.
+
Aceitando, como aceitei, a decisão em relação a Vandinho, compreendo a coerência deste juízo, mas, convenhamos que é imprudência excessiva.



Apreciação global

Jorge Coroado

Desempenho à semelhança da atitude típica do árbitro: passivo, monástico no discurso, pouco ou nada cumpridor na disciplina.

Pedro Henriques

Boas decisões, julgamentos certos dos assistentes, controlo férreo nos momentos complicados. Deixou uma imagem positiva.

Paulo Paraty

Tentou controlar algum excessos dos jogadores. Decidiu quase sempre bem. Um lapso de relevo não teve influência no resultado.



fonte: ojogo.pt

1 comentário:

  1. eu não sei para que se perde tempo com estas "pseudo" apreciações técnicas. Elas estão cheias de preconceitos e corporativismos, numa apreciação deformada da realidade que se confronta com um julgamento no imediato, e sem direito a revisões.
    Mas existem factos que o s~erão sempre.
    E no amarelo a Belluschi, a realidade é que a iniciativa da "peitada" é do árbitro. E isso diz muito do seu subconsciente.
    Aliás depois daquele afago ao Guarin feito por outro destes personagens, fica agora as apreciações do senhor Coroado. Cego não é aquele que não vê. Esse é um invisual. Cego é aquele que não quer ver. Desvios de carácter, é o que infelizmente mais se topa.

    ResponderEliminar