14 fevereiro, 2011

Vitória contra os fantasmas

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 17.478 espectadores.

Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa), Assistentes: Venâncio Tomé e Pedro Garcia; Quarto árbitro: Artur Soares Dias

SC BRAGA: Artur Moraes; Miguel Garcia, Paulão, Rodriguez e Sílvio; Vandinho, Leandro Salino e Mossoró; Alan, Lima e Hélder Barbosa.
Substituições: Paulão por Káká (44m), Leandro Salino por Hugo Viana (46m) e Vandinho por Custódio (54m).
Não utilizados: Marcos, Guilherme, Keita e Meyong.
Treinador: Domingos.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Hulk e James.
Substituições: Sapunaru por Sereno (72m), João Moutinho por Guarín (85m) e Varela por Mariano (90m).
Não utilizados: Beto, Souza, Rúben Micael e Walter.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcador: Otamendi (45m e 67m).

Disciplina: cartão amarelo para Belluschi (26m), Fucile (26m), Vandinho (28m), Mossoró (59m), Sapunaru (59m), João Moutinho (69m), Otamendi (74m), Sílvio (78m), Miguel Garcia (91m) e Kaká (92m).

Não é todos os dias que se vê um defesa apontar dois golos num só encontro e o internacional argentino Nicolás Otamendi bisou (ambos com os pés) no desafio que ditou a vitória dos azuis e brancos sobre os minhotos de Braga.

Os primeiros vinte minutos da primeira parte foram muito disputados no meio do relvado da "Pedreira", com as duas equipas a não encontrarem espaços para avançar no terreno.

A partir do minuto 25, o árbitro Duarte Gomes começou a distribuir cartões. Do lado portista, Fucile viu o amarelo na sequência de uma entrada perigosa sobre Vandinho. Belluschi protestou e também foi admoestado. No lance seguinte, o médio do Sporting de Braga vingou-se em Belluschi.

Ao minuto 28, os Dragões “cheiraram” o golo num remate potente de Hulk, com a bola a encontrar a trave de Artur. Doze minutos depois foi a vez de Belluschi, um dos mais influentes da equipa de André Villas-Boas, tentar a sua sorte de longe mas Artur negou com a grande defesa da primeira parte.

Os Dragões colocaram-se em vantagem em cima do minuto 45, com Otamendi, dentro da grande área bracarense, a rematar para o fundo das redes depois de um mau alívio por parte da defesa minhota.

FC Porto começou o encontro desconcentrado mas conseguiu recompor-se no último quarto de hora do primeiro tempo e no início do segundo.

No segundo tempo, o juiz de Lisboa voltou a mostrar mais seis cartões amarelos (quatro para o Braga e dois para o FC Porto).

Ao minuto 67, Hulk bateu um livre em zona frontal mas a bola foi desviada na barreira, sobrando para Otamendi que, sem oposição, desviou para o o fundo da baliza, fazendo o seu segundo golo na noite fria em Braga, com cerca de 18 mil espectadores.

A perder por 0-2, a formação orientada por Domingos Paciência arriscou mais, deixando por vezes a equipa da cidade do Porto em apuros. Se Artur fez a grande defesa da primeira parte, Helton não ficou atrás quando, ao minuto 73, “voou” para impedir o golo quase certo de Hugo Viana, na trasnformação de um livre directo.

Na recta final do jogo, Hulk podia ter dilatado o resultado mas o guardião dos minhotos esteve em "noite sim".

Com o apito final, o FC Porto mantém os seus 11 pontos de vantagem, com mais um jogo, sobre o segundo classificado.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «O FC Porto é o mais forte porque tem o melhor ataque e a melhor defesa e está imbatível na Europa. E não precisa contratar jogadores no dia em que vai jogar com o adversário e tira-lo (ao futebolista) de campo. Não temos a força do Benfica no que respeita ao impacto da sua marca, mas somos um Porto que triunfa a todos os níveis, que triunfa na Europa. Os números são o que são. -As declarações do treinador do Benfica são baseadas num jogo, o da Taça, onde tudo pode acontecer. O FC Porto foi dominador, apesar de o Benfica ter sido pressionante. O FC Porto é mais forte porque tem melhor ataque e melhor defesa, porque é imbatível na Europa, porque não precisa de abrir conferências de imprensa para desmascarar agressões. Não me recordo de ver o Benfica tão crescido quando foram salvos da Liga dos Campeões para a Liga Europa. -Uma equipa confiante, com boa posse, domínio total de jogo, com criação de oportunidades. Claramente a melhor equipa em campo.»

Otamendi: «É verdade que não é normal um defesa marcar tantos golos, mas vieram num bom momento pessoal para mim. Festejei o aniversário com a minha família [este sábado] e isso deu-me força para este jogo. Acabou por correr bem. O apoio do grupo também tem sido fundamental. Este grupo está unido para encarar o que falta do campeonato. Foi importante ganhar aqui, este era um jogo chave para nós. Somos o melhor ataque e a melhor defesa. Vamos continuar assim para encarar o que falta do campeonato.»

16 comentários:

  1. Passo de gigante rumo ao objectivo final.Hoje apesar da vitória dos encornados sinto-me bem já vou dormir mais descansado.
    O JJ passou a semana toda a conspurcar e a peidar-se ostensivamente sobre o FCPorto mas lixou-se bem.A esta hora deve estar em casa ás cabeçadas á parede,ou aos murros.LOOOL.

    Força mágico Porto

    ResponderEliminar
  2. PortoMaravilha13 fevereiro, 2011

    Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Vitória indiscutível do Porto !

    Gostei do jogo : Algo que lembra o futebol Inglês.

    Um futebol sem meio campo, mas animado. Notem que eu nada tenho contra a construção do túnel sob a Mancha.

    Fantástica defesa de Helton !

    Estes três pontos são preciosos.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Vitória importantíssima. Bom jogo do FC Porto com controlo (quase) perfeito do jogo. Hoje já se construíram melhor os lances ofensivos, sem aquela “tremideira” na defesa que irritava. Gestão inteligente na segunda parte, impondo o ritmo que convinha. Excelentes jogadas de ataque e pena foi não resultarem em mais golos.

    Para as más-línguas, aí está a resposta: já se viram momentos comparáveis aos melhores da época. É preciso continuar a trabalhar e redobrar de cuidados. Mas está cada vez mais próximo o grande momento: a estocada final…

    Um abraço. BIBÓ Porto!

    ResponderEliminar
  4. 18 vitórias e 2 empates em 20 jogos , melhor ataque, melhor defesa e Invictus!
    pergunta: Quem é o mais forte?
    eheheehhehehehhe...que azia para 6 milhoes!!

    ResponderEliminar
  5. Tirando os primeiros dez minutos em que o jogo pareceu inclinado para o lado do Braga, embora a equipa bracarense tenha sido inconsequente e não tenha criado qualquer perigo para a baliza de Helton, o F.C.Porto acertou as marcações, espalhou-se bem no campo, pressionou alto, dominou, controlou e chegou ao intervalo a vencer, justamente, por um a zero, num excelente golo, à ponta-de-lança, de Nico Otamendi, a um minuto do intervalo. Para esse domínio portista contribuiu e muito, a boa prestação dos três médios que, muito subidos, matavam à nascença qualquer tentativa da equipa de Domingos poder sair a jogar, em transições rápidas, a sua arma mais perigosa. Fernando a jogar e a entregar bem, Moutinho a ajudar na recuperação e também, junto com Belluschi, na construção e na ligação com o trio de avançados, foram donos do meio-campo e contribuiram para quarenta e cinco minutos muito agradáveis do líder do campeonato.
    Mesmo considerando que num remate de Hulk à barra e num grande tiro de Belluschi, que Artur fez uma grande defesa, o conjunto de André Villas-Boas podia ter chegado à vantagem mais cedo, também é verdade que o resultado pela diferença mínima, espelha da melhor forma o que foi o primeiro período do jogo.

    A segunda-parte começou como tinha acabado a primeira: F.C.Porto a entrar forte a dominar, a criar perigo e logo aos cinco minutos, um grande remate de James para mais uma grande defesa de Artur a manter o conjunto minhoto no jogo. E foi assim, sempre muito mais Porto, que aumentou a vantagem, novamente por Otamendi e até podia vencer por mais um ou dois golos, que não viria nenhum mal à justiça do resultado. De realçar, também, os dois golos de bola parada, caso raro e por isso merece destaque.

    Resumindo: grande vitória, grande Otamendi e uma exibição muito bem conseguida da equipa portista. Mais um passo, este de gigante, rumo ao, como disse desde a primeira hora, principal objectivo da temporada, a conquista do campeonato - a luz que se vê no fundo túnel que nos vai levar ao título, é cada vez mais intensa. E uma grande injecção de confiança para Sevilha. Como não somos fanfarrões, nem embandeiramos em arco, não puxamos dos galões e meus amigos, se há equipa que tem legitimidade para se por em bicos dos pés, somos nós. Como disse o nosso treinador quem vai em oito vitórias consecutivas; quem, em vinte jogos, ganhou dezoito; quem tem apenas sete golos sofridos e quarenta e seis marcados, podia gritar que é o maior, mas mais vale assim, não queremos do nosso lado prostitutos, vendidos, entrevistas de encomenda para lançar a confusão e desestabilizar. Neste momentos estamos felizes. Os porcos da bola, esses, estão a Kompensan e Rennie. Alguns, quando se olham ao espelho vêem aquilo que são: uns ratos de esgoto, uns sabujos, uns sem vergonha!

    PS - O treinador do Benfica, levou CINCO no Dragão, estava na merda, mas bastou ganhar ao F.C.Porto para mostrar a sua dimensão de pobre de espírito, de gentinha sem nível e tentou pisar o F.C.Porto e o seu treinador. As suas declarações ficam guardadas para memória futura.
    Mas Jesus só é assim, porque os prostitutos lhe dão corda, vestem a mesma camisola e depois, como acabei de ouvir na Antena 1, ainda culpam Villas-Boas por se defender.
    Tenham dó, a vossa azia transparece em cada palavra... Penalty sobre Mossoró?! É melhor não dizer nada...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Num campo onde é bastante dificíl, vencemos e convencemos!

    Precisavamos mesmo de um jogo assim para irmos a Sevilha com a moral em alta... ;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  7. Grande vitória, plenamente merecida, e 90 % da Liga ZON Sagres está no papo.

    RUMO AO TÍTULO!

    ResponderEliminar
  8. VITÓRIA Á PORTO

    É deste tipo de vitórias, deste tipo de jogos que se fazem campeões e se tem feito a nossa história: sem brilhantismos exacerbados, mas com uma equipa compacta, séria, empenhada, com determinação e raça, a saber marcar nos momentos decisivos.

    AVB acabou por dar a mão á palmatória, em função dos erros da taça com o 5lb, com a inclusão de Otamendi e Fucile.

    Passo fundamental mas que exige a mesma atenção e humildade.

    ResponderEliminar
  9. Uma saboroosa vitoria e uma grande resposta a toda a sabujice benfa, histérica há muito e no final do jogo de ontem, já a saborear uma possível derrota do Porto...
    Nas capas de hoje, até se dá a ideia de que são eles que vão na frente !!!
    É assim, os cães ladram e a nossa caravana passa.

    ResponderEliminar
  10. Só mais uma coisa...
    Fucile é um bravo jogador "à Porto", lembrem-se que Jesualdo um dia o destacou quendo evidenciava as qualidades que nos levaram às vitórias...
    E aquela mdefesa do Helton não é para todos, por isso, tem de ser evidenciado, ele que muitas vezes é criticado sem grandes razões...

    ResponderEliminar
  11. Magnifico resultado com uma vitória á Porto.
    Com garra, com atitude, assim goste de vêr, este é o meu Porto.
    Estou convicto que com este resultado o título já não foge embora ainda faltem muitos pontos para disputar.
    Mas com esta atitude e esta entrega, contra tudo e contra todos vamos lá chegar.

    ResponderEliminar
  12. Esta sim é uma resposta fortíssima ao todos que semana após semana anunciam o apocalipse do GRANDE PORTO! Não tanto pela beleza de jogo (a taça de NOTA ARTÍSTICA pode muito bem ficar para o sul...) mas mais pela vontade e força de espírito demonstrada pelos nossos jogadores na pedreira que garantiram mais uma vitória incontestável no caminho para o campeonato! É impossível falar deste jogo sem falar de Otamendi, que numa noite mais desinspirada da malta da frente, desbloqueou o jogo ao marcar um golo "à ponta de lança" e depois a acabar com o jogo num golo de oportunidade.
    Ainda hoje não sei como é que é possível que o Braga acabou com 11 jogadores mercenários em campo! O AXA ontem era mais uma serração do que uma pedreira, tanta foi a lenha que foi distribuída, principalmente pelo Garcia, que só apanhou um amarelo aos 90 e por protestos!!!


    eternomagnifico.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1783856

    ResponderEliminar
  14. Pelo que vi do jogo de ontem, foi um FC Porto coeso, seguro e controlador na 1ª parte, em que a tranquilidade da equipa foi fundamental para gerir um jogo difícil em Braga (um terreno em que o Arsenal foi derrotado!).

    Dava a sensação que o persistente 0-0 não incomodava nem enervava (muito importante para um candidato ao titulo!) os jogadores que controlavam a partida a seu bel-prazer. Depois de 2” bombas”, uma de Hulk outra de Beluschi, finalmente um remate de belo efeito de Otamendi abriu o marcador. Todas as alturas são boas para se marcar, mas um golo perto do intervalo é um suplemento vitamínico muito importante num jogo de futebol.

    A 2ª parte mostrou um FC Porto ainda mais dominador, e aí foram várias as ocasiões de golo, com Hulk e James a colocarem a "cabeça em água" dos defesas bracarenses. Defensivamente, Otamendi (e nem sequer é pelos golos marcados) mostrou ser mesmo muito melhor opção que Maicon (esperemos que AVB tenha percebido!) e Fucile voltou com a garra e concentração necessárias a um clube como o FC Porto. Se calhar o banco e a bancada fizeram-lhe bem…

    O balanço desta difícil visita a Braga é claramente positivo, com a equipa a responder bem à muita pressão colocada neste encontro. Enquanto o “mastigador vermelho”, bem como os “labregos da zona da luz”, salivavam por uma derrota em Braga e um “funeral antecipado”, o FC Porto deu uma resposta como eu tanto ambicionava: uma resposta à FC Porto. Uma equipa personalizada, com carácter, luta, capacidade de sofrimento e toques de magia…Tudo aquilo de que eu gosto no FC Porto…

    PS: Muito sinceramente, prefiro muito mais o nosso FC Porto seguro, consistente, coeso e vitorioso, com alguns momentos espectaculares e de magia, mesmo com períodos de menor espectáculo e fulgor exibicional, do que a histeria criada em torno da agremiação lá de baixo, que já leva 4 derrotas no campeonato, e na Liga dos Campeões 4 derrotas em 6 jogos… Mas agora, que ganham às equipas de meio da tabela da nossa Liga consecutivamente quase que atingem uma histeria máxima que mais parece que vão em 1º lugar… Pobres coitados…

    ResponderEliminar
  15. Num campo onde costuma ser dificil para qualquer adversário, o FC Porto venceu e convenceu, depois de uma série de exibições menos conseguidas. Uma grande vitória que cala o histerismo benfiquista, que mal derrotou o Vitória, já se saboreava uma possível derrota azul e branca. As capas de alguns jornais de hoje nem vale a pena comentar, parece que o clube do regime está em 1º lugar! Lá continuam os enc@rnados a ser levados ao colo pela imprensa centralista.

    Não foi um jogo brilhante por parte dos Dragões, mas foi completamente seguro e controlado pelos nossos jogadores, onde a equipa do Braga registou somente dois remates, que surgiram apenas no 2º tempo da partida.

    É uma vitória que nos lança definitivamente para a conquista de mais um campeonato, só um descalabro permitirá a perda do 25º Campeonato. Os azuis e brancos agora só têm mais duas deslocações com algum grau de dificuldade: à Luz e à Madeira. Como é óbvio, todos os outros jogos são encarados com a mesma importância.

    O nosso meio-campo foi bastante forte, onde o Fernando voltou às grandes exibições, secando completamente a equipa minhota. João Moutinho deu bastante equilibrio e foi o pronto-socorro da equipa. Belluschi foi bastante batalhador e muito criativo na construção de jogo.

    Mas o grande destaque desta partida vai para o quarteto defensivo do Futebol Clube do Porto, que esteve bastante seguro. Otamendi resolveu uma partida que parecia dificil, marcando dois golos à Falcao.

    http://dazuis.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Vitória IMPORTANTE de uma equipa azul e branca a mostrar ópera da melhor em Braga.

    AVB já não deve ter dúvidas qt a Fucile e Otamendi q deveriam ter sido apostas no jogo da taça. Mas mostrou q tb aprende (e rápido até) com os erros.


    Por outro lado, AVB esteve IMPERIAL E SOBERBO na conf.imprensa pós jogo. Grande líder tem este Porto.

    ResponderEliminar