01 fevereiro, 2011

formação: resultados e classificções

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


FUTEBOL

COMPETIÇÕES NACIONAIS

FC PORTO 2-0 SP. BRAGA

Campeonato Nacional de Juniores - Zona Norte - 22ª Jornada
Local: Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia - Olival
Árbitro: Pedro Nascimento - Coimbra

FC PORTO: Tiago Maia; David Bruno, Hugo Sousa, Ricardo Ferreira e Romário; Eduardo Silva 'Edu', Bacar Baldé e Tozé (João Amorim , 69 min.); Filipe Barros 'Pipo' (Fábio Nunes , 79 min.), Christian e Rafael Diniz (Lupeta, 87 min.)
Suplentes não utilizados: Elói Silva, André Teixeira, Paulo Jorge Pereira e Fábio Martins;
Treinador: Rui Gomes

SC BRAGA: Igor Rocha; Ruben Freitas (Rui Luís, 78 min.), Marco Vaz, Carlos Lomba e Fernando; Tiago Ribeiro 'Suíço', André Salvador (Fábio Lopes, 67 min.), Afonso Figueiredo (João Oliveira, 59 min.) e Edmilson Veiga; Emre Sahin e João Manuel (Capitão)
Suplentes não utilizados: Pedro Sousa, Fábio Leite, João Maia e Hugo Rego
Treinador: Artur Jorge

Marcadores: Bacar Baldé (61 min.); Fábio Nunes (84 min.);

Crónica: clique AQUI.

FAYAL SC 0-10 FC PORTO

Campeonato Nacional de Juvenis - 2ª Fase - Zona 2 - 1ª Jornada
Local: Estádio da Alagoa - Faial
Árbitro: Joaquim Lamarosa - Santarém

FAYAL SC: João Ávila; Fábio, Pedro, Gui e Adriano (André, ont.); João (Caeiro, 61 min.), Serpa, Fraga e Décio; Valter e Veríssimo.
Treinador: Sandro Silva.

FC PORTO: Kadu; Jorge Azevedo (Christian, int.), Bruno Silva, Tiago Lima Pereira (Diogo Mota, 23 min.) e Gerson Silva; Tomás Podstawski, Leandro Silva e Rui Cardoso (Francisco Costa, 60 min.); Fredéric Maciel, Ricardinho e Gonçalo Paciência.
Treinador: Nuno Capucho.

Marcadores: Fredéric Maciel (15, 25, 49, 57 e 74 mins.), Gonçalo Paciência (52 e 71 mins.) e Diogo Mota (46, 49 e 76 mins.).

Deixo aqui uma pequena crónica do meu amigo Pedro "Otilious" sobre este jogo:

Foi um jogo de sentido único e só deu mesmo FC Porto e se não fosse a excelente exibição do guarda-redes do Fayal Sport, o resultado podia ter sido ainda mais volumoso, se bem que é de registar a forma como os jogadores do Fayal se bateram na primeira parte, indo para o intervalo perdendo apenas por 2-0, contudo na segunda parte fisicamente a equipa quebrou e de que maneira...

São realidades completamente diferentes e ainda por cima, o Fayal Sport possui um plantel em termos de quantidade muito limitado e para ajudar a "festa", na semana que antecedeu esta partida, o único avançado de raiz desta equipa lesionou-se com gravidade e vai falhar este Nacional. Além do mais, dois jogadores que entraram no onze jogaram bastante limitados em termos físicos e não havia outra solução que colocá-los no onze, até porque não existia alternativas a estes dois elementos, se bem que um deles acabou por ser substituído, entrando para o seu lugar um...iniciado de primeiro ano.

Portanto, sem contarmos já com as diferenças naturais entre um clube como o FC Porto e o Fayal Sport, estando bastante limitado pior é e por isso é um resultado que de alguma forma não surpreendeu, se bem que um ou outro golo a defesa faialense devia ter estado mais concentrado e não permitir tanto espaço como foi dado.

E depois, estamos a falar de jogadores que estão a jogar a este nível pela primeira vez e naturalmente estavam bastante nervosos e praticamente só corriam atrás da bola e quando havia posse de bola, limitavam-se a chutar para a frente e por isso não foi de admirar que o Capucho logo nos primeiros minutos da partida tira o Lima Pereira e coloca o Diogo Mota, passando a jogar num 3-4-3, até porque jogar com três defesas era mais do que suficiente e a única vez que o Fayal Sport chegou com algum perigo à baliza do FC Porto, nasce de uma falha do Kadu, na qual os jogadores do Fayal não souberam aproveitar o erro na saída de bola do angolano.

O Fayal Sport jogou em 4-4-2 (como é habitual nesta equipa) e conforme prometido pelo técnico, a abordagem ao jogo contra o FC Porto seria igual aos restantes jogos e assim foi, sendo que o João Ávila foi o guarda-redes (fez um frango no quarto golo, mas fez uma exibição fantástica!), laterais com o Décio Machado na direita e o regressado Fábio Veríssimo na esquerda (esteve recentemente lesionado), com a dupla de centrais a ser constituída pelo Fábio Duarte e João Rodrigues (um dos tais que jogou limitado fisicamente, mas enquanto esteve em campo assinalou uma boa exibição, sendo que na segunda parte jogou a avançado). No meio-campo, Gonçalo Serpa o trinco, estando como interiores o Valter Duarte na esquerda, Pedro Carvalho na direita e o capitão Gui Menezes mais adiantado na zona intermédia, estando o ataque entregue ao Diogo Fraga (iniciado de primeiro ano) e ao Adriano Correia.

Quanto ao FC Porto, o onze foi o esperado (a minha dúvida seria somente se jogava o Kadu ou o Luís Pinto, uma vez que o Capucho tem rodado entre eles), estando à frente do Kadu, os centrais Bruno Silva e o Lima Pereira (que saiu logo na primeira parte), jogando como lateral direito o Jorge Azevedo e na esquerda o Gerson Sousa. Como pivot defensivo, o juvenil de primeiro ano e que vem destacando-se como é o caso do Tomás Podstawski, o polivalente Leandro Silva como médio interior direito e o Rui Cardoso na esquerda, contando com dois alas bem abertos, casos do irrequieto Fredéric Maciel (claramente um dos melhores jogadores deste plantel) e do Ricardinho (na primeira parte algo apagado, mas no segundo tempo esteve muito bem), jogando a ponta de lança o inevitável Gonçalo Paciência, que apesar de ter feito dois golos...diga-se que desperdiçou pelo menos mais dois lances claros de golo e evitados de forma excepcional pelo João Ávila.

Com a entrada do Diogo Mota, ele colocou-se atrás do Gonçalo e surgiu como é seu hábito por diversas vezes em zonas de finalização e de facto principalmente na segunda parte mexeu e de que maneira no jogo, sendo que ao intervalo o Capucho retirou o Jorge Azevedo, passando o Leandro Silva para a direita da defesa, entrando o Christian Afonso (também conhecido por Kiki) e aí voltou a alterar o sistema táctico, passando para um 3-3-4, fazendo então adiantar ainda mais ao Diogo Mota, que juntou-se na frente ao Gonçalo, mantendo os dois alas, ficando então no meio-campo com o Tomás, Rui Cardoso (que passou para médio interior direito) e o Christian.

O Fayal Sport pode ser o elo mais fraco deste grupo, mas mesmo antes deste Nacional já são CAMPEÕES e por isso tudo o que possam fazer daqui para a frente não vai beliscar em nada o que feito anteriormente e quem sabe ainda venha cometer alguma gracinha, seja com o Vitória e principalmente com o Vizela.

Vitória justa e de realçar a grande enchente no Estádio da Alagoa!

Resumo do jogo: 1ª parte e 2ª parte

ACADÉMICA 2-0 PADROENSE

Campeonato Nacional de Juvenis - 2ª Fase - Zona 1 - 1ª jornada
Local: Campo do Calvário - Coimbra.
Árbitro: Rogério Ribeiro - Santarém.

ACADÉMICA: Lionel Santos; Patrick Leitão, Gabriel, Miguel Rodrigues e João Neves; Samuel Oliveira, André Jorge (Luís Borges, 72 min.) e Xavier Neto 'Xavi'; Nuno Rodrigues (Saltão, 82 min.), Patrick Ferreira e Diogo Reverendo.
Treinador: Bruno Domingos.

PADROENSE: André Caio; Hélder Cardoso, André Ribeiro, Zé Pedro e Eduardo Silva (Rui Sérgio, 65 min.); Vítor Andrade, Francisco Ramos (João Graça, 72 min.) e Diogo Belinha; Babibiky Raul Nancassa, Ivo Rodrigues (João Caminata, 61 min.) e André Silva.
Treinador: João Brandão.

Marcadores: Xavier Neto 'Xavi' (32 min.) e Patrick Ferreira (82 min., g.p.).

SALGUEIROS 2-2 FC PORTO

Campeonato Nacional de Iniciados - Série B - 20ª Jornada
Local: Complexo Desportivo Leça do Balio
Árbitro: Renato Barqueiro - Porto.

SC SALGUEIROS: Nuno Pereira; Pedro Vila Cova; André Seixas; Paulo Alexandre; João Oliveira; Renato; Francisco; David (Queimado, 48 min.); João Matos; Maravalhas (Mourão, 64 min.) e Caminé (Flávio Alves, int.).
Treinador: Ricardo Tavares.

FC PORTO: Filipe Ferreira; Emanuel Alves (Joel, int.); André Gomes (Bruno Duarte, int.); João Cunha; Tomás Mota; Luís Peixoto (Emanuel Silva, 49 min.,); Rui Silva (Sérgio Ribeiro, int); Cléver França; Fábio Miranda (Tiago Garcia 'Schuster', 57 min.); Rui Moreira e Rúben Macedo.
Treinador: José Tavares.

Marcadores: Francisco (7 min.), Rui Moreira (30 min, g.p.), Rúben Macedo (41 min.) e Maravalhas (42', g.p.).

Crónica: clique AQUI.

COMPETIÇÕES DISTRITAIS




ANDEBOL

Sp. Espinho 33-32 FC Porto

Local: Pavilhão SC Espinho

Manuel Borges, Ricardo Pesqueira (3), José Silva, Francisco Santos (2), Carlos Santos (6), António Silva, Mário Loureço (7), Pedro Almeida, Filipe Lopes (6) e Hugo Santos (3), João Correia, Pedro Garcia (5) e André Rei.
Treinador: Carlos Martingo.

Intervalo: 18-13

FC Porto 45-24 EA Moimenta Beira

Local: ES Rodrigues de Freitas

Mário Silva (1), Diogo Rodrigues (3), Vasco Santos (3), Daniel Guedes (gr), Vasco Marques (5), Ricardo Mourão (9), João Ramos (8), Pedro Silva (5), João Pimentel (5), Nuno Carvalhais (2), Ricardo Pereira, Ricardo Ramos, Rui Oliveira (gr) e Pedro Santos (gr).
Treinador: Ricardo Moreira.

Intervalo: 22-10

CA Leça 28-29 FC Porto

Local: Pavilhão Municipal de Leça Palmeira

Ricardo Azevedo (gr), André Rodrigues (1), Rodrigo Vilarinho (2), Nuno Lopes, Tiago Rocha, Filipe Sousa, João Oliveira, Diogo Ferreira, Paulo Oliveira (1), Luís Igreja (4), Francisco Castro, Francisco Fino (10) e Gonçalo Ferreira (11).
Treinador: João Azevedo

Intervalo: 13-16

Resumo do jogo: clique AQUI.



BASQUETEBOL

Foi de forma previsivel que o FC PORTO renovou, ontem à noite em Penafiel, mais um título distrital, no escalão de SUB 20 Masculinos, vencendo um valoroso SC VASCO GAMA por 66 x 53. Com apenas uma derrota na Fase Regular, precisamente contra os adversários do jogo decisivo de ontem - SC VASCO GAMA - o FC Porto assumia naturalmente o maior favoritismo para esta Final Distrital. Nas primeiras duas jornadas vencia de forma tranquila e inequívoca CD Póvoa e Guifões SC, ao passo que o SC VASCO GAMA sentia maiores dificuldades em ultrapassar os mencionados adversários batendo-os por 7 e 15 pontos de diferença. No entanto, é bem conhecida a imprevisibilidade que habitualmente caracteriza os jogos entre estes dois históricos rivais, pelo que, era com alguma expectativa que se aguardava por este jogo decisivo, na atribuição de mais um título distrital do escalão.Pese embora ter estado praticamente sempre na frente do marcador, a equipa portista teve que jogar sempre muito concentrada e a bom nível, já que, apesar de ser detentora de mais alternativas, a equipa vascaína, assim os obrigava.Tendo conseguido amealhar ligeiras vantagens em todos os períodos (24 x 20; 14 x 13; 16 x 11; 12 x 9) a equipa do FC Porto apresentava-se nos momentos finais mais sólida, encontrando soluções colectivas para contrariar o excelente momento de forma evidenciado por João Torrié, figura em grande destaque pelo SC Vasco da Gama. Os destaques individuais desta partida vão para: SC Vasco Gama - João Torrié (18 pts e 17 Ress.) e Vasco Lobato (16 pts); FC Porto - André Pereira (15 pts e 12 Ress.), Renato Azevedo (15 pts e 12 Ress.) e Óscar Pedroso (15 pts e 8 Ress.).Os portistas Renato Azevedo (extremo), Óscar Pedroso (base/extremo) e André Pereira (poste) integraram o cinco ideal da prova.




HÓQUEI PATINS

Notícias:

Convocatória da Selecção Nacional Sub-17
Realiza-se nos dias 14, 15 e 16 de Fevereiro de 2011, no Luso, o 1º Centro de Treinos da Selecção Nacional Sub-17, com vista à preparação para o Campeonato da Europa 2011.Foram convocados os seguintes jogadores do FC Porto: Xavier Cardoso, André Pimenta e Álvaro Morais.

Convocatória da Selecção Nacional Sub-20
Realiza-se nos dias 14, 15 e 16 de Fevereiro de 2011, no Luso, o 1º Centro de Treinos da Selecção Nacional Sub-20, com vista à preparação para o Campeonato do Mundo 2011. Foram convocados os seguintes jogadores do FC Porto: Pedro Costa, João Souto e Telmo Pinto.

Finais Distritais
Realizam-se no próximo sábado, dia 5 de Fevereiro, as finais dos campeonatos distritais nas diversas categorias. O FC Porto irá disputar os seguintes jogos:
- Juniores: FC Porto - Valongo às 09:30
- Juvenis: FC Porto - Valongo às 15:30
- Iniciados: FC Porto - AA Espinho às 10:45
Todos os jogos irão ser realizados no Pavilhão do CD Nortecoope.



Um abraço a até para a semana
PedroPorto

8 comentários:

  1. Mais completo que isto?, nem no F.C.Porto!

    Pedro, explica-me como foi possível termos perdido nos Júniores de Andebol, frente ao Espinho? Foi a falta do Gilberto?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Parabéns para os nossos sub20 campeões distritais de basquetebol, acho q são treinados pelo joão tiago...

    ResponderEliminar
  3. Caro Vila Pouca

    Já me tinham dito que o jogo com o Espinho ía ser duro..
    O Sp. Espinho têm na sua equipa vários jogadores que já passaram pelo FC Porto. E claro que nestas alturas a motivação de defrontar a ex-equipa é muito maior.
    Mesmo assim esperava uma vitória.

    ResponderEliminar
  4. Derrota algo estranha dos nossos Escolas no Apuramento de Campeão, frente ao Freamunde... Com todo o respeito pelo adversário, não acredito que tenhamos jogado com a nossa equipa mais forte.

    Na II Divisão de Iniciados prevaleceu a lei do mais forte no duelo entre os nossos Sub-14 e Sub-13. Subida mais que assegurada para a Dragon Force.

    Empate sem consequências de maior para os Sub-15, mas ficava sempre bem acabar a 1ª fase com um registo 100% vitorioso. Mas paciência, o importante é ganhar nas fases seguintes!

    Na I Divisão de Iniciados o Rio Ave lá se "descolou" de nós, após empatar com o Padroense. Mas ainda falta muito campeonato, incluindo uma visita a Vila do Conde.

    ResponderEliminar
  5. Estive a ver a primeira parte dos juniores no Olival. Boa vitória frente ao Braga ;)

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Pedro pelo calendário mais uma vez.

    É preciso mais?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Pedro, obrigado por me manteres informado sobre a vida da nossa juventude. O teu trabalho é inigualável!

    ResponderEliminar
  8. fantástico, brutal, sem nada faltar!!!

    site, site oficial, site oficial do fcPorto???
    o que é isso?!
    existe?!

    ResponderEliminar