13 fevereiro, 2011

ENTREVISTA: Casa do FC Porto de Caminha (Viana do Castelo)

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Caminha é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 2500 habitantes, sendo o primeiro concelho do litoral norte de Portugal, situado em frente à Galiza (Espanha).

Com magníficas praias, paisagens de rara beleza, serra e rios, num verdadeiro 'mosaico de paisagens', estas terras são ricas em temos ambientais, paisagísticos, recursos naturais, patrimoniais, culturais e gastronómicos, o que possibilita a todos uma qualidade de vida sem par, recheada de um conjunto alargado de actividades, adaptadas às diversas épocas do ano.

Enfim, as paisagens naturais, os rios, as praias, a serra, o património, o artesanato, a cultura, a gastronomia... e a Casa do FC Porto de Caminha, são a prova de que Caminha tem tudo para oferecer a quem a visitar.

Então, e como certamente já devem ter percebido, neste mês de Fevereiro, trago-vos em mais uma entrevista exclusiva para este espaço de tertúlia, a 131ª delegação azul e branca no Mundo e a quinta no distrito de Viana do Castelo (para além da Casa do FC Porto de Monção -delegação nº63, Casa do FC Porto de Ponte de Lima -delegação nº102, Delegação do FC Porto em Viana do Castelo -delegação nº19 e Núcleo dos Dragões de Paredes de Coura -delegação nº35), região Minhota onde a força e a pujança crescente do Dragão ganha contornos cada vez mais expressivos.

Seguidos todos os procedimentos habituais e concretizada a entrevista tão pretendida, queria deixar o meu muito obrigado ao Sr. Amílcar Almeida, pela simpatia e prontidão com tudo se processou, aproveitando ao mesmo tempo para o(s) parabernizar pelo excelente trabalho que em apenas 2 anos de existência conseguiram fazer desde já em Caminha, tendo eu a firme convicção que todos os Portistas e Dragões de Caminha, estarão igualmente agradecidos.

Sem desprimor algum para nenhuma outra das entrevistas já anteriores que tive a oportunidade de publicitar, esta foi sem dúvida a que mais me sensibilizou.

Vamos lá então a essa prometida entrevista...


    Casa do FC Porto de Caminha
    Delegação nr. 131 do fcPORTO


    1 - QUEIRAM FAZER UMA BREVE APRESENTAÇÃO DOS ORGÃOS SOCIAIS

    Os Órgãos Sociais da Casa do FC Porto de Caminha, de acordo com os Estatutos, são constituídos do seguinte modo:

    ASSEMBLEIA GERAL
    Presidente: Sr. Joaquim J. F. Seixo
    Vice-Presidente: Sr. Nuno M. C. M. Barroso
    1º Secretário: Sr. Bento E. Reitor
    2º Secretário: Dª Ana I. B. N. de Sousa.

    DIRECÇÃO
    Presidente: Sr. Amílcar A. S. Almeida
    Vices-Presidentes: Srs. Miguel J. P. da Silva e Carlos A. L. Guerreiro
    Secretário: Sr. Jorge A. P. de Sousa
    Tesoureiro: Sr. Victor C. R. Pombal
    Vogais: Srs. João L. C. Ferreira e Paulo M.P. Lourenço

    CONSELHO FISCAL
    Presidente: Sr. Jorge A. dos Reis
    Vice-Presidente: Sr. António F. G. Barreiros
    Secretário: Sr. Nuno F. F. Monteiro.

    Estes Orgãos Sociais foram eleitos em Assembleia-Geral Ordinária, realizada no dia 22 de Janeiro de 2011, para um mandato de dois anos.

    2 - COMO E QUANDO SURGIU O ESPAÇO AZUL E BRANCO DE CAMINHA?

    Tudo nasceu e digo-o com um certo orgulho, por minha iniciativa, dois anos após a minha vinda para Caminha. Um pouco a medo coloquei a ideia ao Marco António que a abraçou com um carinho enorme e muita emoção. A partir daí, foi a bola de neve. Falamos com diversas pessoas (todos Portistas)e houve uma adesão que francamente não esperava. Organizamos uma primeira apresentação no salão Nobre dos Bombeiros de Caminha onde compareceram mais de cinquenta pessoas e no dia 2 de Março de 2009 no Café S. Roque em Vilarelho. Numa reunião, constituímos a Casa do Porto de Caminha, inicialmente com uma comissão instaladora de 21 elementos, tendo como timoneiro o Presidente sr. Humberto Lima e de cujos Orgãos me orgulho de ter ocupado o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

    Contra a vontade de muitos vermelhos, os quais não nos agouravam mais de 6 meses de vida, cá vamos remando há mais de 2 anos, com os pés bem assentes no chão, a alma no Dragão e esperanças no futuro.

    Temos muito orgulho na nossa sede, quer pelas instalações como pela localização, sendo mesmo verdade que para entrar para o centro da linda Vila de Caminha, tem de passar forçosamente por baixo da nossa Bandeira o que em época de crise dá muito trabalho aos "endireitas", para curar os torcicolos, dos vermelhos claro.

    Muito já foi feito pela anterior Direcção, mas muito ainda há para fazer, mas nós Portistas de Caminha somos rijos, pois o vento norte que vem da nossa vizinha Galiza enrijece-nos.

    3 - COMO TEM SIDO O DESENVOLVIMENTO,DURANTE O TEMPO DE EXISTÊNCIA, E QUANTOS ASSOCIADOS TÊM?

    Como digo na pergunta anterior, com muitas dificuldades. Praticamente vivemos com o apoio dos nossos Associados e de alguns eventos realizados pela Direcção, tais como a participação na Feira Medieval de Caminha onde participamos com a Tasca do Dragão. Sorteios de cabazes de Natal, a festa dos Magusto e pouco mais. Mas como já disse tem sido um desenvolvimento sustentado, mas com muitas expectativas. Temos actualmente 189 Associados.

    4 - QUAIS AS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO?

    Como já mencionei, esta Direcção tem muita vontade de trabalhar. Para já e com apenas 15 dias de gerência, já adquirimos um bilhar snooker e vamos realizar brevemente torneios de Sueca, promover Passeios pedonais com almoço campestre, sempre abertos também à participação de não sócios. Vamos ainda melhorar o pequeno bar de apoio aos nossos associados e decoração da nossa Casa. Tudo isto está planeado para o mandato de 2 anos, mas temos esperanças de o realizar em menos tempo, assim os nossos associados nos ajudem que a Direcção fará o resto.

    5 - QUAIS FORAM OS PONTOS MAIS ALTOS OU MAIS MARCANTES DA CASA?

    Não é difícil afirmar que o ponto mais marcante foi o da inauguração da nossa Casa pelo Exmo. Senhor e nosso eterno Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Foi um dia memorável, não só pelo acto em si, mas também pela recepção na Câmara Municipal. Não só pelo jantar no Hotel Meira em Vila Praia de Âncora que nos alimentou o ego e a barriga, mas sobretudo pela recepção dada ao nosso Presidente junto da Câmara. Pareciam "tolinhos", até o Vitorino de Almeida que é todo vermelho ficou mais vermelhão de orgulho de abraçar o nosso Presidente. Nos 300 metros de caminhada entre os Paços do Concelho e a nossa Casa, foi a loucura e acreditem que à mínima distracção, eu, o Presidente da Assembleia Geral, já não consegui chegar à frente para acompanhar o acto da inauguração. Foi triste para mim? Não! Fiquei feliz porque tínhamos a nossa gente connosco, que são a base da nossa Casa e do nosso FC Porto.

    Ainda o dia da assinatura do contrato de arrendamento e o dia da escritura da nossa Casa no Notário foram também marcantes momentos que nos dão força para continuarmos a ter fé no futuro. Por isso daqui eu peço aos Dirigentes do nosso querido Clube que não nos esqueçam, pois a sua presença, Directores ou Atletas é muito importante para a nossa massa associativa.

    6 - QUAIS OS APOIOS E INICIATIVAS QUE A CASA PODE OFERECER AOS ADEPTOS DO NOSSO CLUBE?

    Servir com dedicação a nossa Casa, procurar torná-la atractiva e confortável, proporcionar-lhes dentro do possível a angariação de bilhetes para os jogos do F C do Porto, promovendo as actividades já mencionadas, para os que quiserem ou puderem, no final do dia possam ter um lugar deles, onde se respira Portismo, Desportivismo e muito respeito. Enfim fazer com que esqueçam as amarguras da crise com as alegrias que o nosso Clube lhes dá e a nossa Casa representa. É ter uma segunda Casa.

    7 - EXISTEM CASAS OU DELEGAÇÕES DE OUTROS CLUBES EM CAMINHA ? SE SIM, QUAL O TIPO DE RELAÇÃO QUE MANTÊM?

    Existe uma casa do Benfica em Vila Praia de âncora e um Núcleo Sportinguista em Caminha, este último creio que desactivado. Quanto a relacionamento por agora não existe e tenho dúvidas se um dia existirá. Foram muitos anos de prepotência , de desrespeito e de outros adjectivos que me escuso a pronunciar e que se mantêm até aos dias de hoje. Tenho pena, gosto da concórdia, mas tenho que dar razão a quem diz que quem não se sente, não é filho de boa gente.

    8 - TEM ALGUMA HISTÓRIA CURIOSA QUE QUEIRAM CONTAR OU RELATAR; RELACIONADA COM A VOSSA REGIÃO E A VOSSA CASA?

    Histórias que me recorde de momento não, mas aconteceu uma coisa que muito me marcou e me deu mais alento para seguir em frente. Depois da montagem da casa, passamos à fase de angariação de sócios. Um dia vinha eu na rua, e uma moça disse-me; - “Olhe senhor do Porto, foi uma coisa muito boa o ter constituído a Casa do FC do Porto em Caminha! Olhe que mesmo quando ganhávamos campeonatos tínhamos receio e vergonha de os vir festejar para a rua!” Sorri e disse-lhe que a partir desse momento tudo ia mudar. E mudou! Já festejámos, ainda pouco para o meu gosto, mas festejámos. E já vi a tal moça a festejar. Já valeu a pena.

    9 - QUAL A VOSSA OPINIÃO SOBRE O DESEMPENHO DA NOSSA EQUIPA ATÉ À DATA, E JÁ AGORA, GOSTARIA DE SABER SE A DERROTA SOFRIDA PARA AS MEIAS FINAIS DA TAÇA DE PORTUGAL, PODE TER ALGUMA IMPLICAÇÃO POSITIVA OU NEGATIVA PARA O QUE RESTA DA TEMPORADA?

    Quanto ao desempenho da nossa Equipa até à data,só tenho razões para sorrir. Lembre-se que com os meus 68 aninhos já passei por muito jejum. Quanto à derrota sofrida para a taça de Portugal, sou por sistema optimista. Julgo que poderemos dar a volta, mas se isso não acontecer, não sou tão fanático que não consiga viver com os desgostos, nem deixo de ser cada vez mais PORTISTA. Vamos ser Campeões Nacionais, com mais ou menos dificuldades, pois como disse um certo senhor piloto aviador, Deus só pode ser Portista, senão não fazia o céu azul e as nuvens brancas!

    10 - O QUE ESPERAM PARA O JOGO EM SEVILHA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA PARA A LIGA EUROPA?

    Vai ser um jogo difícil, pois vão estar em campo duas grandes equipas. Eu acredito na nossa vitória, mas é daqueles jogos que como dizia o João Pinto: -“Prognósticos só no final.”

    11 - JÁ CONHECIA O BLOG "BiBÓ PoRtO, carago!!"? SE SIM, QUAL A VOSSA OPINIÃO?

    Eu francamente não conhecia, mas após o nosso primeiro contacto fui logo ver e digo-lhe, gostei do que vi e li. Cada vez mais me convenço que pouco sei de tudo o que gira à volta deste GRANDIOSO FUTEBOL CLUBE DO PORTO. Para vocês muitos parabéns e obrigado pelo vosso trabalho.

    12 - PARA FINALIZAR, QUEIRAM DEIXAR UMA MENSAGEM AOS NOSSOS LEITORES.

    Caros DRAGÕES, acreditem no nosso Clube do Coração, acreditem nos nossos jogadores e dirigentes que, creiam-me, dão tudo para nos dar alegrias. Nem sempre sairá tudo certo, e quando isso acontecer, nesses momentos menos felizes sejam educados e dignos do Clube que representam. BiBó Porto, Carago!!



    CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS

    morada [sede social]: Casa do Futebol Clube Porto de Caminha - Av. Manuel Xavier, nº 3, 1º Andar Esquerdo - 4910-105 Caminha

    contactos telefónicos: +351 93 425 3435 - +351 96 281 5202 - +351 96 859 0485.

    como se podem inscrever novos associados da casa do FC Porto e os seus custos: Caso se queira inscrever como Associado da Casa do FC PORTO de CAMINHA, pode fazê-lo por EMAIL, por carta ou por qualquer destes telemóveis. O custo é de 5,00 Euros/mês.

    vantagens em se tornar associado da casa do FC Porto: Caro Dragão, ao tornar-se sócio desta Casa vai sentir-se em casa ao ver os jogos, poderá jogar uma partida de bilhar e jogar umas cartas para relaxar antes e depois dos jogos, beber e comer um petisco no barzinho e ajuda a engrandecer o nosso Clube nesta Região Norte.

    página na internet: não tem
    e-mail: casafcpcaminha@gmail.com
    redes sociais: facebook (CASA F.C.PORTO CAMINHA).

5 comentários:

  1. Parabéns Mafaldinha!

    As casas do F.C.Porto espalhadas pelo país e pelo mundo, fazem um grande trabalho em prol do F.C.Porto e por isso todas são dignas do maior carinho e destacá-las é mais que justo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. óh Mariazinha... ups, Mafaldinha... tás em grande e quase já internacional, c'um carago... mais uns poucos kms ao lado e já tabas na vizinha Galiza ;)

    a divulgação de todos estes cantinhos de Portismo, dentro, como lá fora, não deveria ser ressalvado amiúde mas sim, de uma forma permanente e exaustiva, porque se é verdade que há muito, muito mesmo, o fcPORTO soltou as amarras além fronteiras, e não havendo «comunicação» que glorifique estes espaços, cabe-nos a cada um de nós, da melhor forma possivel, fazê-lo... eles, especialmente eles, merecem-nos... mas o clube também.

    a cada dia que passa, a cada ano que se salta, esta é uma «viagem sem retorno»... o Portismo, praticado e apresentado, está à vista de tudo e todos... só não vê, quem não quer!!!

    por isso, e em primeiro lugar, os meus parabéns e um forte abraço de consideração e estima para todos os Portistas de Caminha, que ajudaram e/ou continuam a ajudar manter bem vivo este espirito de jamais quebrar... e em segundo lugar, para este teu trabalho altamente meritório e valioso.

    todos nós, merecemos ser sabedores de fonte segura que o Portismo, está muito para além do que os nossos olhos alcançam... e vivo e muito bem vivo!!!

    aguardamos pela nova divulgação... quem serão os felizardos da tua nova escolha?

    ResponderEliminar
  3. Sou sócio da Casa do F.C.Porto de Caminha, embora resida no Porto. Estive naturalmente na inauguração da Casa, que se constituiu numa grande manifestação de fervor clubistico. Custa-me no entanto verificar o reduzido numero de sócios face à presença massiva de adeptos nesse evento. Faço por isso aqui um apelo para que todos os portistas residentes no concelho de Caminha ou que lá se desloquem com frequencia para que não deixem de se tornar sócios desta Casa. Sei bem o quanto custa aos nossos "amigos" ver a bandeira do F.C.Porto a flutuar, altaneira, à entrada da vila. Vamos todos colaborar no engrandecimento do nosso clube, ajudando a consolidar a sua presença firme um pouco por todo o mundo.

    Sckit

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Mafaldinha por mais esta bela entrevista. Caminha é uma Vila muito simpática q já visitei diversas vezes. Não conhecia a sede do FC Porto mas da px vez q lá for não falho. Parabéns ao entusiastas azuis e brancos de Caminha! Força Porto!

    ResponderEliminar
  5. Tenho ascendência minhota e adoro a região. É um prazer especial para mim ver o FCP a cravar a bandeira em solo minhoto (e transmontano), pois o Norte é um só e temos que estar unidos! Haver mouros no Norte, gente que torce por quem nos tenta espezinhar, é algo que me entristece. O contrário alegra-me :)

    Parabéns Mafaldinha pela entrevista e parabéns aos Dragões de Caminha! Que sejam cada vez mais e continuem a honrar o nosso FC Porto na vossa linda terra!

    ResponderEliminar