01 fevereiro, 2011

A paixão do hóquei em Valongo...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Estava no basquetebol com o jogo ao intervalo praticamente controlado pelo FC Porto (49-38) quando me desafiaram para sair a meio e ir a Valongo apoiar a nossa equipa de hóquei. Em boa hora aceitei o convite, pois o ambiente que se vive nesse Pavilhão é absolutamente indescritível. Respira-se paixão, desportivismo, emoção e acima de tudo, ama-se o hóquei em patins. O FC Porto venceu o jogo (3-5) com clareza e justiça, mas aquele ambiente que vivi na tarde de sábado marcou-me pela positiva. Valeu a pena mais esta aventura ULTRA.



ANDEBOL

FC Porto volta às provas oficiais recebendo os Açorianos do Sp.Horta...
( 1º FC PORTO-44 pts e 16 jgs; 2º ABC Braga-42 pts e 16 jgs; 3º Sporting-39 pts e 16 jgs...)

O andebol dos Dragões volta à acção (agora que terminou o Mundial com mais uma demonstração de força da França) com a recepção sábado às 21h30 ao Sp. Horta em jogo dos quartos de final da taça de Portugal, jogo onde ainda não contaremos com Tiago Rocha mas onde o público do Dragãozinho (eu incluído) poderá ser a mola impulsionadora para que a equipa ultrapasse essa dificuldade, coisa que conseguiu com o Sporting mas não com o Benfica nos desafios da supertaça. Quem vencer passa à “final four” em Tavira em fins de Maio.



BASQUETEBOL

FC Porto continua firme no comando da fase regular do campeonato...
(1º FC PORTO-25 pts e 13 jgs; 2º Benfica-23 pts e 13 jgs; 3º Ac.Coimbra-22 pts e 13 jgs...)
  • FC Porto 97-87 Lusitânia
No basquetebol assisti (712 espectadores) à 1ª parte do jogo no Dragão Caixa com os Dragões a demonstrarem acerto no jogo exterior mas a mostrarem-se algo permissivos defensivamente. No final do 3º período 75-60 o que permitiu depois uma natural gestão do plantel com Catarino, por exemplo, a actuar mais de 23 minutos. João Santos com 18 pontos (6 triplos!) foi o mais inspirado, seguido por Marçal com 16, Terrell 13, Miranda 12 e Soares 10. Sábado pelas 18 horas recebemos o Barreirense que este domingo ganhou à Ovarense.



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto escorrega na Oliveirense mas volta a erguer-se em Valongo...
( 1º Benfica-45 pts e 16 jgs; 2º Oliveirense-41 pts e 16 jgs; 3º FC PORTO- 40 pts e 16 jgs...)
  • Oliveirense 4-3 FC Porto
  • Valongo 3-5 FC Porto
Na quarta feira em Oliveira de Azeméis o FC Porto fez uma 1ª parte perfeitamente desinspirada e acabou por perder um jogo muito por culpa dessa má entrada. Ainda chegamos aos 2-2 mas a Oliveirense adiantou-se de novo e ultrapassou-nos na classificação. Ventura bisou e Suíssas marcou o outro tento dos Portistas que agora já estão a 5 pontos do Benfica.

No jogo de sábado em Valongo que assisti ao vivo Reinaldo Ventura marcou 3 golos na 1ª parte (muito certinho nas penalidades) e assistiu Pedro Gil para um outro golo dos Portistas que assim foram para o intervalo a vencer por 3-4 perante grande réplica da equipa local muito apoiada pela sua fantástica assistência. Na 2ª parte os pupilos de Franklim tiveram que lutar imenso e só a 7 minutos do fim pude descansar com o 3-5 por Pedro Moreira. Continuamos na luta e a exibição da equipa (e mesmo a atitude) foi bem diferente do jogo de quarta feira. Sábado pelas 15 horas recebemos o Sp. Tomar.



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

REINALDO VENTURA (HÓQUEI EM PATINS)

Reinaldo Ventura já tinha sido o melhor dos Dragões na partida de quarta feira (2 golos) e no sábado voltou a ser decisivo apontando 3 dos 5 tentos dos azuis e brancos assistindo ainda Pedro Gil no lance do nosso 2º golo. A sua raça tem que ser imitada por todos os outros jogadores para que JUNTOS todos acreditem ser possível ainda inverter esta classificação.



Saudações Portistas,
Lucho.

20 comentários:

  1. Não esperava perder em Oliveira de Azeméis. Mas em Valongo a resposta foi fantástica.
    E que grande "estafeta" fizeste, Lucho! Ah grande Dragão!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Lucho, de facto em Valongo há paixão, agora mais desportivismo, menos fanatismo. No passado os Valongo-Porto eram de escana pessegueiro...Boa vitória e a esperança que vamos ganhar todos os jogos para depois fazermos as contas.

    Basquetebol, normal e no caminho certa para vencer a primeira fase, com tudo o que isso significa para os play-off.

    O Andebol vai regressar forte, apesar do Tiago.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Valongo é um local onde se respira hóquei há muitas décadas, tendo formado tremendos jogadores do nosso clube, como por exemplo António Vale, António Alves ou Vítor Bruno.

    O seu pavilhão ainda hoje reserva o ambiente que considero "á moda antiga". Hostil ao adversário e muito ódio especialmente ao FC Porto.

    Nas muitas partidas em que já lá assisti do nosso clube, já vi de tudo um pouco, como por exemplo há mais de 25 anos ter que fugir de lá, porque cometi o erro de pela mão do meu pai, ter um cachecol azul ao pescoço.

    Quanto ao jogo de sábado, não estive presente, mas o importante foi a vitória. Importante, decisiva, pois acabou-se a margem de erro, e não há hipótese de perder mais pontos.
    Isto porque perdemos em Oliveira de Azeméis, num jogo onde fomos bastantes prejudicados pela arbitragem, com tremenda dualidade nos cartões azuis.

    Ainda assim, de nada valem outras explicações...só as vitórias interessam.
    E como elas não vão surgir do céu aos trambolhões, mais do que nunca é importante ter um grupo unido e coeso.
    Foram muitos anos de liderança incontestada, sempre com os outros a correr atrás....agora estamos perante um desafio que já não nos lembrávamos como era, que é o de sermos nós a estar atrás.

    A equipa não perdeu qualidade nem desaprendeu de jogar.
    Está inequivocamente num momento menos bom, mas ajudas que tem tido para se levantar são poucas ou quase nenhumas, e sobre estas não me quero alongar muito....diria apenas, DEIXEM OS JOGADORES TRABALHAR!!!! No final do ano tomem as decisões que entenderem, troquem quem tiverem que trocar, paguem a quem tiverem que pagar, acabem com o que tiverem que acabar, despeçam quem tiverem que despedir.
    Mas nestes 4 meses deem tranquilidade á equipa, estando unidos em torno de um desígnio comum: o DECA.

    Sobre o basket não comento.

    ResponderEliminar
  4. Norte:

    Eu compreendo onde queres chegar.

    Mas acho q os nossos jogadores mesmo assim têm q conseguir (pq no passado tb existiram situações dessas e eles davam a volta) apresentar o seu melhor rendimento abstraíndo-se dessas indefinições sobre contratos e renovações. Têm q dar sempre o máximo pelo nosso emblema pq envergar estas cores TEM QUE SER UM ORGULHO.


    Há q ter raça e atitude em TODOS como teve o Reinaldo por exemplo em Valongo.

    Se entram a pensar nessas sitauações e com cara de enjoados mais vale o Franklim não contar com eles.


    EU acredito mas é preciso estarmos todos unidos.

    Tb não me agrada mt coisa q o clube me faz (enqt sócio) e não deixo de ter a mesma paixão e devoção acompanhando todas as equipas dia a dia.

    ResponderEliminar
  5. E depois há outra coisa:

    Não gosta da forma como tratas o basket.

    Não comentas porquê?

    Pode não haver a mesma mística do andebol e hóquei mas são as nossas cores na mesma...

    ResponderEliminar
  6. " O FC Porto venceu o jogo (3-5) com clareza e justiça" tens a certeza que estiveste no pavilhão do Valongo?
    5 penaltis qual deles o mais farçola, chamas a isso vencer com clareza e justiça? De facto os vossos padrões de justiça andam muito deturpados.

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de fazer-vos uma pergunta que é pertinente quando o Lucho publica os resultados das modalidades. Para quando uma equipa do FC Porto no futsal?

    O futsal é uma modalidade que està a ganhar muita força em Portugal. Certo, não tem a tradição que tem um oquéi em patins por exemplo, mas é uma modalidade que tem cada vez mais adeptos e na qual Portugal e as equipas portuguesas têm bons resultados.

    Penso sinceramente que o futsal português chegou a uma fase onde apenas poderà evoluir mais se duas coisas acontecerem : 1. a conquista pela selecção de uma prova internacional; 2. a entrada do FC Porto nesta modalidade que iria de certeza aumentar ainda mais a qualidade do futsal.

    Neste momento Portugal tem 3 equipas de nivel internacional, capazes de lutar por todos os titulos (Benfica, Sporting, Belenenses). Foi com grande agrado que vi o Benfica entrar nesta modalidade, não apenas por ser adepto do Benfica, mas por ser grande apreciador de futsal. Trata-se de uma modalidade que pratiquei quando era mais jovem e como eu bastantes portugueses (em pequenos torneios regionais onde um grupo de amigos se junta, busca patrocinio e inscreve-se).

    O futsal é uma modalidade espectacular e com muita emoção, sobretudo em Portugal onde estão dos melhores jogadores e equipas do mundo (exemplo: Belenenses 4-5 Benfica deste fim-de-semana). Espero que o FC Porto entre nela.

    ResponderEliminar
  8. David:
    De futsal não falo, não gosto da modalidade, ponto.


    Anónimo:

    Publiquei o q escreveste só para te dizer q "farçola" é o teu comentário pois não existiram 5 mas sim 4 penaltys para o porto e 1 um livre directo para cada uma das equipas.

    E digo-te com toda a convicção q os penaltys assinalados existiram, foram evidentes pq com os árbitros q eram (benfiquistas declarados) se não fossem assim tão claros eles de certeza q não os assinalavam.

    Custa perder, mas perderam e bem. O Porto foi superior mas já elogiei o valongo e as suas gentes que não são farçolas como tu, q te estás a doer mas é por causa de outro clube...

    ResponderEliminar
  9. Como não foi possivel acompanhar a equipa do Porto até Barcelos, eu, juntamente com o meu grupo de amigos decidimos ir ate Valongo apoiar a equipa de hoquei. Mais uma vez foi um prazer apoiar a equipa a vossa beira, parabens pelo fantastico grupo. Foi uma vitória suada mas justa por parte da nossa equipa. Acredito totalmente nesta equipa.
    FORÇA PORTO

    Marques

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente em Portugal só são espectacular as modalidades (que na verdade são bem escassas) em que o clube do regime ganha!

    Quanto ao nosso grande Porto continuamos a nossa campanha rumo ao 1o lugar da fase regular no basquetebol.

    Gostei que o Moncho tivesse dado minutos ao Catarino,ao Diogo Correia e ao João Soares pois são jovens com muito valor.

    Espero também que as lesões do Andrade e do João Santos não sejam graves!

    No hóquei tivemos um desaire muito amargo em Azemeis,mas mesmo assim eu continuo a acreditar no titulo e para depender-mos de nós só precisamos de um empate dos vermelhos!

    Força Grande Porto!

    Abraço lucho

    ResponderEliminar
  11. Não quero entrar em polémicas (não é com esse sentido que vou escrever), mas não deixa de ser engraçado que os arbitros são sempre "adeptos declarados" do clube rival : portistas quando se trata de adeptos benfiquistas, benfiquistas quando se trata de adeptos portistas.

    Agora, admito que possa estar a ser injusto para com o Lucho, pois não conheços arbitros do jogo em causa. Para dizer a verdade a unica vez que vibrei com o oquéi foi na final do Campeonato do Mundo em 93 em Italia. De resto, e mesmo antes do esmagador dominio do Porto, nunca foi uma modalidade que me interessasse muito embora reconheça a sua importância no desporto português.

    ResponderEliminar
  12. Grandes jogos vi eu entre o Porto e o Valongo num Américo de Sá às vezes a abarrotar.
    Ainda para mais, muitos dos alunos do Alexandre Herculano eram de Valongo, meus colegas e alguns praticantes jivens da modaldade, o que dava umas boas brigas verbais entre nós...
    Eram jogos emotivos e rijos...
    Agora espero que consigamos dar a volta, para mim - além de nova Taça dos Campeões - gostava de chegar às 12 vitórias seguidas, vamos a ver...
    Um abraço ao Lucho.

    ResponderEliminar
  13. Ganhámos com toda a justiça num pavilhão muito dificil e com um ambiente que dignifica o espetáculo. É assim que eu gosto de estar num jogo!

    O nosso grupo mais uma vez esteve me grande, e ainda se ouviu em vários momentos ;)

    Enquanto for possivel vamos acreditar, estarei sempre com esta equipa que me deu imensas alegrias nos ultimos anos.

    Anónimo, o teu clube jogou no Domingo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Ora amigo Lucho mais um fim de semana de modalidades. :)

    Vou começar pelo primeiro que fui ver, apesar de só ter visto metade do jogo não gostei muito daquilo que vi, era um jogo desigual, tal a diferença de indivualidades, mesmo assim o Lusitânia lá conseguiu arrancar um punhado de pontos com metade da nossa equipa a dormir, depois Carlos Andrade lesionou-se para juntar ás boas noticias.

    Saí do pavilhão e o resultado estava escasso, pensei por aquela altura já estaríamos mais folgados, mérito como é claro para o visitante.

    Mesmo com algumas distrações ganhamos e continuamos na busca do primeiro lugar onde queremos tirar todas as vantagens do factor casa.

    Depois lá me desloquei a Valongo, num daqueles jogos onde o o resultado é sempre incerto e muito se deve aos seus adeptos que vivem e respiram hóquei e claro a uma equipa muito bem organizada.

    Um pavilhão como os de antigamente era de se esperar pressão sobre os arbitros aliás que aconteceu, lembro só para os mais esquecidos que num dos lances da penalidade há um cartão que ficou no bolso e saía um vermelho, as regras são para todos quando um jogador segue isolado para a baliza e é derrubado pelo adversário que não tem intenção de disputar o lance tem de sair cartão vermelho, ora nem azul saiu por isso fico-me por aqui.

    Não foi um jogo bem disputado, foi um jogo de muito coração, muitas bolas perdidas, muitas faltas, lembro 14-14 em faltas.

    Deixo uma anotação ao golo do Gil que foi uma jogada de toda a equipa que foi finalizada de forma espetacular e claro o golo do Pedro Moreira que me levou quase a trepar a rede quando via a bolinha preta no fundo das redes, momento de loucura.

    O hóquei precisa de muitos jogos assim, muitos pavilhões como Valongo e o que mata também a modalidade é o bi-clubismo, é a praga que vemos por aí.

    Venha o próximo fim-de-semana que vamos ter muito por onde ver é um sábado em grande.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  15. Hóquei - estamos no limite do erro. Não se pode voltar a falhar. A derrota em Oliveira de Azeméis deixou-me preocupado, mas voltei a sorrir em Valongo. Fizemos um bom jogo frente a uma excelente equipa e perante um magnífico público. Parabéns aos adeptos do Valongo!

    Basquetebol - mais uma vitória e estamos cada vez mais perto de conseguir o 1º lugar (muito importante!) no final da fase regular.

    Andebol - que o Tiago recupere rapidamente e bem para nos ajudar na difícil luta pelo título. No próximo fim de semana a preocupação chama-se Sp. da Horta. Vamos a eles!

    ResponderEliminar
  16. Esse anónimo "farçolas"deve ser tão adepto do valongo como eu!
    Por falar em hipócritas...!

    ResponderEliminar
  17. Só deu mesmo para ver o jogo de hóquei.
    Depois de uma derrota em Oliveira de Azeméis, tínhamos que estar com a equipa, mais um pavilhão hostil....para quem acha que nos exageramos que vá ver os jogos.
    Como diz o Antas : bi-clubismo, é a praga que vemos por aí!!!

    Mas o que realmente interessa é a vitoria do PORTO bom jogo,muita emoção como é normal em hóquei.
    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Lucho,

    Começo pelo fim, o BASKET.
    Antes de tudo, não comento o basket apenas porque não me apetece. Com isso, não desrespeito ninguém, não desrespeito as nossas cores, não desrespeito o clube, não desrespeito os jogadores ou treinador.

    Com toda a honestidade, já tive vontade de dizer muita coisa sobre uma modalidade liderada por um Júlio Matos que abomino.
    Fui seu fã enquanto jogador, mas ele sim, desrespeitou o clube enquanto treinador, tendo recorrido aos mais diversos expedientes para "correr" com o Alberto Babo quando era seu adjunto. Esse sim era um grande homem, um grande portista, um grande treinador, que soube esperar pelo seu dia, sem tentar "fazer a cama" ao prof. Jorge Araújo.

    Ainda assim, nada de mais tenho dito, a não ser que não comento, direito que me assiste, e continuarei a não comentar, simplesmente porque não quero.

    E comecei a fazê-lo desde a vergonhosa derrota frente aos menstruados na taça Hugo Santos, na sequência de outra vergonhosa derrota contra os mesmos artistas na supertaça.

    Ambas vergonhosas, ambas dadas de mão beijada, ambas ocorridas porque os atletas não sabem o que é o FCP, não sabem o que é jogar contra os menstruados, não têm fibra e garra capazes de os levar á vitória quando em ambos os casos entraram no último minuto á frente no resultado.
    Pelo contrário, demonstraram a total passividade daqueles para quem aquele jogo é igual aos outros, quando para todos nós assim não é (quero retirar deste lote o Miguel Miranda e o Marçal).

    Árbitros são apenas desculpas...desculpas para tapar incapacidades, pois quem tem garra de campeão, sentimento de dragão, espírito "á porto", não perde jogos que significam títulos, naquelas condições contra aqueles adversários.

    Desejo e espero muito que sejam campeões! Mas independentemente disso, continuarei a não comentar, quer ganhem ou percam.

    Quanto ao HÓQUEI, não discordando do que dizes, tenho uma visão diferente.

    Antes de mais acho que não podemos comparar a nossa relação com o clube, com a dos jogadores ao clube.

    Se a tua empresa não te der todas as condições para trabalhar, se o teu chefe não te motivar, se quando as coisas correrem mal tiveres gente a apontar-te o medo ao invés de te ajudar, se todos os dias tiveres notícias de indefinição do teu futuro, se tivesses conversas com teus colegas do mesmo ramo a traçarem-te cenários absolutamente distintos dos teus, qual seria a tua atitude no dia a dia??
    Continuarias a trabalhar e a tentar dar o teu melhor, mas não trabalharias com o mesmo ânimo nem com o mesmo gosto de encarar o dia a dia. É assim que eu vejo estes atletas!

    Envergar a camisola do nosso clube deve ser um orgulho para qualquer atleta, independentemente da modalidade, dando sempre o seu máximo, honrando a história centenária da nossa instituição. Acho que os atletas o têm feito....

    Não podemos confundir isso com rendimento desportivo. Este nada tem a ver com empenhamento, dedicação ou profissionalismo.
    E aí, ao nível do rendimento, é inequívoco que as coisas não têm estado bem.
    Quem praticou desporto, sabe que quando as coisas estão a correr bem, a bola bate no poste, na barra, nas costas do guarda-redes e entra...quando as coisas não estão a correr bem, a bola bate nos dois postes e não entra.
    Quando tudo está bem, os golos aparecem naturalmente, os avançados marcam golos de todas as maneiras, o guarda-redes defende tudo e mais alguma coisa, os defesas não deixam passar nada.
    Quando as coisas não estão a correr bem, os avançados não conseguem meter os dribles, o guarda-redes dá frangos, e até os defesas marcam na própria baliza.

    Há uma inequívoca crise de confiança, para a qual muito tem contribuído todo o ambiente á volta da equipa, onde até o apoio de outrora dos adeptos se tem vindo a desvanecer.

    Onde está o problema ou quem é o problema? Cada um terá a sua opinião...

    EU ACREDITO, pois das conversas que vou tendo com os atletas, ninguém está mais triste do que eles...cabe a todos nós ajudá-los a dar a volta.

    ResponderEliminar
  19. hÓQUEI, visita a um rinque tradicionalmente dificil, mas ganhamos, não folgadamente, mas ganhamos... afinal, por esta altura, que mais podemos pedir senão, ganhar, ganhar, ganhar?!!!

    bASQUETEBOL, mais um jogo, mais uma vitória... há que manter a qualidade superior no placard final de forma a mantermos a posição de topo actual... que pode fazer toda a diferença lá mais para a frente. Será este ano? acredito que sim!!!

    ResponderEliminar
  20. Estive presente no basket em mais uma vitória rumo ao 1º lugar na fase regular e posteriormente ao título :-)

    Ofensivamente estivemos bem, mas já na defesa deixamos muito a desejar e continuam a existir momentos de desconcentração, que penso que em alta competição não deviam ser tão frequentes.Mesmo assim continuo a acreditar piamente no título :-) Alguém sabe porque razão o Sean jogou apenas 2 ou 3 minutos ? Não me apercebi de nenhuma lesão...

    Boa vitória em Valongo, num pavilhão tradicionalmente díficil. Está díficil pois os orcs não desarmam mas acredito que o deca será nosso...

    Em relação à questão levantada sobre o futsal, penso que não devemos ir por esse caminho...Já temos 3 modalidades que, e segundo o que leio aqui no blog, por vezes vão tendo salários em atraso...Para além disso, e apesar de existirem adeptos como o lucho que vão a todos os jogos da modalidades, adeptos como eu que vão com alguma regularidade mensal, infelizmente a maior parte dos adeptos tá-se a marimbar para as modalidades...por isso é melhor apoiar condignamente as modalidades que existem, em vez de andar a querer criar outra sem tradição no nosso clube, só porque os clubes de lisboa participam.

    Tenho pena que no próximo fim-de-semana as 3 modalidades sejam todas no sábado pois é precisamente o dia em que não posso ir ao Caixa...fiquei com um grande galo ao saber disso :-( especialmente porque queria voltar a ver os jogos dos guerreiros de andebol...Mas estou acerto que será um fim de semana com um tetra:vitórias nas 3 modalidades e também no futebol !

    Abraço

    Força FCP !

    ResponderEliminar