21 fevereiro, 2011

Ganhar, ganhar, ganhar…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Os nossos adversários já se preparavam para a festa, salivando desesperadamente por uma derrota azul e branca, aguçados pela possibilidade do líder do campeonato tropeçar em Braga e surgir uma aproximação ao líder.

Era uma excitação tal que a vitória do Braga surgia como uma inevitabilidade face às últimas exibições do FC Porto. Mesmo no seio dos adeptos portistas, sentindo o pulso de vários espaços de debate azul e branco, sentia-se um clima de enorme desconfiança e descrença em relação à equipa. A fraquíssima exibição frente ao Rio Ave com a vitória por 1-0 (o que no FC Porto é quase um crime ganhar por 1 golo de diferença!) antecipava um cenário, imensamente desejado por milhões de almas e temido por muitos adeptos portistas, de tragédia no estádio Axa, em que a força bracarense superaria aquelas almas desgraçadas vestidas de azul e branco…

Primeiro murro no estômago dos muitos milhões que ambicionavam a derrota do FC Porto. Vitória clara e confortável do FC Porto com uma superioridade táctica que desta vez não mereceu grandes elogios por parte da generalidade da comunicação social. É curioso que a única vez que a comunicação social se excitou sobremaneira a debater tácticas, “banhos tácticos” e posicionamentos estratégicos dentro do campo foi mesmo aquando da derrota do FC Porto na taça de Portugal…Quando o FC Porto venceu claramente a Supertaça e bateu por 5-0 o mesmo adversário que o derrotou na taça então aí a culpa foi de tudo, menos das tácticas de AVB. Aliás, tenho a clara sensação que AVB é mais um que só será valorizado pelo país quando sair do FC Porto. Aposto que os “iluminados” que agora tanto o criticam ainda o irão bajular, tal e qual acontece com Mourinho…

Novo jogo em Sevilha, renovadas as esperanças num deslize azul e branco para tentar abanar a estrutura. Um ambiente terrível, um dos terrenos mais difíceis de Espanha (o Real Madrid teve imensas dificuldades em ganhar lá!) e um jogo com pressão constante dos andaluzes. Bravos os jogadores do FC Porto lá insistiram em ganhar e, ao contrário do que os patetas que comentavam o jogo sugeriram, com a máxima limpeza e legalidade. A vontade intrínseca em arranjar ilegalidades nos golos do FC Porto é um fenómeno psiquiátrico que me enoja na maioria dos patetas que comentam futebol na tv. Estava dado mais um murro no estômago de tanta e tanta gente esperançada numa derrota do FC Porto…

No fundo, estes dois últimos testes do FC Porto retratam bem aquilo que tem sido o futebol português das últimas décadas. Toda a gente angustiosa e desesperadamente à espera de desaires do FC Porto, e este mantém-se imperturbável na sua caminhada gloriosa tanto em Portugal como na Europa… Ganha, ganha, ganha, jogando bem, às vezes menos bem e mesmo mal, a génese do FC Porto mantém-se: espírito vencedor! A génese vencedora do FC Porto é claramente algo que cada vez mais me orgulha pelo facto de ser adepto deste clube: um clube competente, vencedor e com mérito, ao contrário do lamaçal mesquinho, ordinário e invejoso em que se encontram os nossos adversários.

PS: O assassino que em 1996 matou em pleno Jamor um adepto da claque adversária foi apanhado pela polícia 11 anos depois… Quando algum daqueles cabrões que vomitam ódio contra o FC Porto num qualquer programa televisivo vier falar de violência, de bolas de golfe ou de outra coisa qualquer, seria bom que o comentador afecto ao FC Porto lhe falasse no mais vergonhoso e grave episódio de violência alguma vez passado no futebol português… Porque aquela cambada de “moralistas puros e santos”, esquece-se que pertence a um clube que fica indelevelmente associado à morte de uma pessoa num estádio de futebol… São uns santos, uns moralistas e uns puros do caraças… Se mais alguma vez algum desses “patetas de tv” chamar o povo do Norte violento ou coisa do género, proponho que o comentador afecto ao FC Porto chame assassino ao povo do Sul…

PS2: Apesar de tudo, a eliminatória com o Sevilha não está fechada. É preciso o dobro da concentração no Dragão para que não sejamos surpreendidos de forma bem desagradável. No campeonato, é continuar a ganhar jogo após jogo, não de forma artística, mas sim de modo competente, sério e trabalhador…

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. A) Os cães ladram e a caravana passa com a bandeira do FCP bem alto, carregada de AZUL FORTE; vamos continuar a ganhar sem nos preocuparmos com as plateias da ópera ou os imbecis de Lisboa. A eliminatória da Liga Europa não está ganha, mas temos tudo na mão para passarmos à seguinte.

    B) Claro que o “incidente” (assim lhe chamou um fdp da capital!) de 1996 no Jamor foi um assassinato. E a palavra, com todas as letras, deve ser mandada à cara dos cabrões vermelhos dos debates televisivos a três. E os comenta-dores afectos ao FC Porto não o fizerem, fico muito desiludido.
    Para mim foi… (eis o que já escrevi para a m/história do FCP – Dragões de Azul Forte):

    Morte no estádio, violência repugnante, o dia mais negro do futebol português
    A 18 de Maio de 1996, no Estádio do Jamor, Sporting e Benfica defrontavam-se e disputavam a Taça de Portugal. Aos nove minutos os encarnados colocaram-se em vantagem. Decorriam os festejos do golo quando um "very-light", disparado da zona das bancadas onde estava a claque benfiquista, atravessou todo o campo e foi atingir a garganta do adepto leonino Rui Mendes, que havia viajado da Mealhada e teve morte imediata.
    Este incidente repugnante ou antes, este assassinato, ocorreu durante um evento desportivo que devia ser de festa; foi o dia mais negro do futebol português. Afinal um ou mais energúmenos deixaram de luto uma família, os desportistas e o futebol nacional. O desporto não pode ser palco de violência; a paixão não deve dar lugar à brutalidade. As bestas, os vândalos devem ser erradicados dos recintos desportivos.

    RCBC, um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro RCBC

    Nenhuma equipa consegue manter até ao fim da época, os mesmos indíces exibicionais do início. Pode é ter uma regularidade maior que as outras, o que é diferente.

    Nós entramos muito bem no campeonato, com maioritariamente boas exibições, desconcentramo-nos depois da goleada ao benfica, e desde aí fizemos uma série de jogos, em que apesar de vitórias, as exbições ficaram muito aquém do desejado

    No entanto, onde todos os meios de comunicação social, e nós também, que o jogo de Braga era extreamente importante e decisivo rumo ao título, onde os rivais acreditavam que o Braga era a equipa que podia fazer frente a nós e obter pontos, os nossos jogadores fazem uma excelente exibição, a roçar as do início, conquistando uma vitória com todo o mérito, inquestionada por qualquer analista imparcial. ´

    Em Sevilha, apesar de todas as adversidades, desde o ambiente verdadeiramente infernal à qualidade dos jogadores do Sevilha, que provaram que são uma excelente equipa, e que a eliminatória, como muito bem dizes, não está resolvida.

    Ganhamos apenas por um dois erros elementares da defesa do Sevilha? Talvez, mas não só. Também um extraordinário jogo colectivo.

    Quanto á violência, esta deve ser completamente irradicada do futebol. Apesar de lamentar profundamente que o autocarro do benfica seja apedrejado quando vem ao Dragão, eu, ao contrário de certos comentadores, que exemplo às 2ºsfeiras à noite, se desdobram em fazer figuras tristes que nada contribuem para a decência do futebol português, Não estabeleço distinção neste fenómeno. Matar um adepto numa final da taça, vandalizar o carro de um dirigente numa ida a Lisboa, destruir completamente um jogo de juniores em Alcochete, incendiar um autocarro de um grupo de adeptos que apenas pretende ir ver o jogo é tão ou mais grave que apedrehjar um autocarro.

    Tudo deve ser erradicado, mas peço é a determinados comentadores que não estabeleçam distinções.

    RCBC, um abraço

    ResponderEliminar
  4. "Nós entramos muito bem no campeonato, com maioritariamente boas exibições, desconcentramo-nos depois da goleada ao benfica, e desde aí fizemos uma série de jogos, em que apesar de vitórias, as exbições ficaram muito aquém do desejado"

    Claramente o jogo com o benfica marcou um ponto de viragem negativo no desempenho exibicional, apesar dos resultados se terem mantido bem positivos...
    Claramente, o jogo do Rio Ave, de tão fraco que foi, também terá de ser um ponto de viragem, mas desta vez um ponto de viragem positivo para o que resta da temporada...

    Está confirmada a nossa vantagem de 8 pontos para o 2º, depois do passeio deste em Alvalade, um jogo que mais parecia de solteiros e casados, tudo entre amigos...enfim...os niveis de alerta têm de estar ao nivel máximo...

    ResponderEliminar
  5. PEDRO TRINDADE MARGEM SUL21 fevereiro, 2011

    nao tolero a msg daquele que se diz treinador dos vermelhos no flah que diz que tem 8 pontos de atraso mas é como se fosse 5 e ri-se para o jornalista veremos se o tiro nao lhe ´sai pela colatra e o titulo a ser começado e comemorado no galinheiro rumo ao dragao!!! para voçes vermelhos bicampeonatos só na playsation pk pentacampeao só ha 1 o f.c.porto e mais nenhum!! nao liguem equipa o que diz 1 gajo da amadora que nem a 4ªclasse deve ter e que nem sabe escrever quanto mais falar é um 0 a esquerda, mostrem a raça do jogar ha porto para calar este senhor que se julga alguem mas nao é ninguem portou-se muito mal hoje e aliás estou farto das tangas deste gajo nao teve respeito por nós portista por isso também ninguem tem que ter respeito nenhum por esta pessoa que nem a considero como tal!! avança avb e da-lhe a triplicar porque este gajo desrespeitou a nossa instituiçao e muito!! saudaçoes tripeiras para todos venha o sevilha e o olhanense mais 2 vitorias rumo aos 2 objectivos!! allez porto allez

    ResponderEliminar
  6. RCBC,

    o «mau tempo» já lá vai... agora, é sempre em frente, até à glória suprema!!!

    o corta na casaca, foi chão que já deu uvas... agora, é apoiar, apoiar, apoiar... os mais altos interesses do fcPorto, nesta fase de todas as decisões, fala mais alto, muito mais alto... a jogar bem, mal, bemzinho ou malzinho, é ganhar, ganhar, ganhar!!!

    ResponderEliminar
  7. Assino por baixo!

    A loucura incontrolada que se vive sempre que aparentemente o FC Porto está menos forte, é digna de um best-seller.
    Desavergonhadamente, continuam a ser parciais, mas isso já não é surpresa nem pode ser factor inibidor para ninguém, pelo contrário.

    A estrutura interna só tem que saber tirar os devidos proveitos desta situação, fortalecendo e unindo o grupo.

    Quanto á violência, nem vou contribuir para o descaramento alfacinha que insiste em branquear as dezenas de casos em que os NN se vêm envolvidos, desde mortes, tráfico de droga, perseguições a casa das pessoas, incêndio de autocarros, tráfico de armas, etc, etc, etc.

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro Trindade,

    Fico bastante satisfeito com o facto do treinador deles pensar que o jogo já está no papo...
    Foi essa falta de humildade e concentração que nos fez perder aquele jogo no Dragão...

    ResponderEliminar
  9. http://www.youtube.com/watch?v=9jZOPnJujIY

    ResponderEliminar
  10. O sistema de "abutrismo", chamemos-lhe assim, que vive a máquina da propaganda é tal que vemos todas as semanas frases novas, Tri-Vice-campeão, Campeão das entradas na Taça Eufa, ultra super muito altamente ranking dos campeões de adeptos...

    Bem era normal eles vibrarem com qualquer abaixamente de rendimento da nossa equipa.

    O problema é que quem vai na frente pode relaxar um pouco e quem vai na perseguição não o pode fazer, algo que não explicaram a um País tosco como este.

    Vamos continuar a ganhar porque o nosso compromisso é com a Vitória.

    ResponderEliminar
  11. sou assiduo leitor deste blog, mas é a primeira vez que o comento

    caro RCBC, subscrevo por inteiro o seu post inicial, quero apenas acrescentar um ponto: ontem assistimos a tristes cenas de um típico filme de guerra, digno de Hollywood; policia a arrear em tudo o que usava verde ao pescoço, e verdes a arrear, tanto nos que impunham a força através da luta, como contra os mesmos verdes que iam para cima dos ditos agentes da autoridade, que impediam assim de usufruir em pleno de um jogo que à partida deveria ser de espectáculo e de festa, mesmo tratando-se do benfica e não do Porto. Coloco agora esta pergunta, que vem também no seguimento do post inicial: a violência, que tanto se apregoa vir aqui do Norte, nomeadamente da bela e mui Nobre cidade do Porto, onde todos nós somos "marcados" de arruaceiros, ladrões e mal-feitores, é a mesma que vemos quando chegamos a lisboa, onde autocarros de adeptos são incendiados, onde adeptos são mortos em campo e outros feridos junto à "catedral" quanto não se ostenta adereços alusivos ao slb, ou a cenas de pancadaria em pleno estádio? Somos nós os violentos e a "corja" deste (triste) país, quando os "meninos" da capital agridem acompanhantes de jogadores, intimidam os mesmos para os desviar de outros clubes, planeiam estrategicamente investidas em túneis e afins?

    Para reforçar a minha ideia, achei este vídeo, no minimo "engraçado" :
    http://www.youtube.com/watch?v=D4F-7-R75-8&feature=related

    Abraços a todos os Portistas, mas sobretudo a todos aqueles que desejam limpar a Porcaria que há neste país que tanto se apregoa ser "regional" (ou por outras palavras, "centralizado na capital")

    Vítor Oliveira

    ResponderEliminar