25 fevereiro, 2011

Super Dragão com orgulho

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Nunca o escrevi aqui: pertenço à melhor claque do mundo. Sou Super Dragão e digo-o com orgulho. Sou daqueles para quem a distância, o sol, o frio, a chuva ou a neve não são barreiras para estar, como diz o cântico, “em qualquer lado, em qualquer estádio”. Sou daqueles que em vez de gozar as férias no Algarve ou num qualquer país tropical, prefere passá-las na Turquia, na Bulgária ou em Moscovo e a dormir nas confortáveis cadeiras dos aeroportos à espera de um voo para um qualquer país longínquo para cumprir a missão de sempre. Sou daqueles que ama, que vive e respira este clube, seja nas vitórias, seja nas inglórias. Que não sabe assobiar, que só sabe apoiar.

Repito: sou Super Dragão e com orgulho. Digo-o sempre quando alguém me pergunta e logo reage com uma expressão de reprovação. É sina. Porque os Super Dragões, aos olhos da sociedade, são um bando de insurrectos, vândalos, selvagens, ladrões e criminosos, que só sabem atirar pedras, cadeiras e afins, que só estragam o futebol.

A culpa de quem os vê assim não é deles, do povo, mas de quem lhes transmite essa imagem e essa mensagem. É de certos jornais, rádios e estações de televisão que fazem capas e abrem noticiários sempre há estações de serviço assaltadas ou vidros de uma carrinha de um certo clube partidos, mas que se escondem no silêncio quando há claques não legalizadas que atiram petardos e cadeiras contra a polícia – como vimos em Alvalade – ou cujos membros fazem da sua sede um posto de tráfico de droga e armas.

Porque os Super Dragões, tal como este clube, são vítimas do tratamento discriminatório e faccioso por parte dos meios de comunicação social da capital. Não, meus caros, não é apenas porque eles não gostam de nós. O objectivo de intoxicar a opinião pública com notícias contra esta claque é um só: atingir e denegrir a imagem do clube cujas vitórias sucessivas tanta azia lhes provoca. E é assim que a opinião se forma, o preconceito cresce, as generalizações se fazem e assim se confundem os milhares de Super Dragões com meia dúzia de energúmenos que por lá aparecem de quando em vez.

E é assim que se esquece a importância vital desta claque que já leva 24 anos de história no seio do clube. Como um dia confessou Vítor Baía a um amigo meu: “Se não fossem eles quem é que estaria a apoiar no Restelo, na Amadora, em Olhão, muitas vezes debaixo de chuva, num domingo ou durante a semana, antes de um dia de trabalho?” A resposta é óbvia e o mérito é nosso. Porque os títulos não se ganham apenas dentro do campo, com golos, mas também se ganham nas bancadas.

Assalta-me agora à memória aquele título conquistado em 2007, em Paços de Ferreira, onde debaixo de um temporal diluviano e a precisar de empatar o jogo, nem por um momento nos calámos. Foi o Adriano quem meteu a bola lá dentro, mas o golo, esse, foi marcado por nós, Super Dragões. E é por isso que não me canso de repetir: sou Super Dragão com orgulho.

12 comentários:

  1. A sociedade que tanto critica os SD, é a mesma que não se preocupa em procurar ver um pouco mais além, a mesma que não recusa as explicações fáceis e que nos entram pela tv dentro, a mesma que prefere criticar ao invés de querer saber um pouco mais e melhor.

    A micro-sociedade SD, é um fenómeno que muitos julgam conhecer e que dessa forma se dão ao direito de emitir os comentários que lhe vêm á cabeça. Na verdade, muito poucos são aqueles que conhecem a essência do grupo, havendo até aqueles que mesmo frequentando em dia de jogos a curva, nada percebem daquela realidade.

    Falhas??
    Comportamentos desviantes??
    Comportamentos desadequados??
    Muitos, muitos.....mas não os suficientes para retirar a força e o orgulho de dizer bem alto "SOFREMOS POR TE AMAR, CONNOSCO NUNCA ESTARÁS SÓ"

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida um espectáculo dentro do espectáculo...parabéns SD pela longa vida e que venham mais 24 e depois mais 48 anos....sem dúvida...não fossem vocês (e já agora menção ao Colectivo) e a equipa estaria só em muitos campos!!!

    É triste a imprensa deste país que tanto contribui para vos abandalhar e denegrir aos olhos dos pseudo-intelectuais, dos pseudo-grandes adeptos....Grandes adeptos e pessoas são vocês...que tanto têm ajudado a engrandecer o clube.....e quem denigre nada mais está senão a camuflar a inveja que tem não só da claque mas principalmente do clube e das suas glórias e conquistas. Tal como referiu...sofrem a mesma discriminação que o clube sofre.

    É certo que, como em todo o lado, haverá sempre alguém que faz merda (petardos e bolas de golfe, desculpem-me mas são coisas que não tem justificação alguma!!!!)...mas também sei que vocês sabem e que não é fácil controlar uma claque dessa dimensão....e que quem faz isso acaba por ser um grupo muito restrito!

    Força...muita força....


    http://odiabodeazul.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. À semelhança de qualificar pessoas (boas e más) não gosto de qualificar adeptos. É sempre arriscado dizer que aquele adepto é melhor que o outro por isto e por aquilo.
    Mas duma coisa estou certo (e venha quem vier não mudo de opinião): não há como os SD – Super Dragões ou Colectivo (não quero discriminar). Quer se goste, quer não se goste de determinada postura, é indesmentível que ELES ESTÃO SEMPRE LÁ, QUER CHOVA, NEVE OU FAÇA SOL. QUER SEJA NO ACOLHEDOR DRAGÃO OU NO ANTRO LABIRÍNTICO DOS TÚNEIS. QUER SEJA NO NORTE OU NO SUL. QUER SEJA PARA APOIAR A EQUIPA NO PRIMEIRO LUGAR, QUER SEJA PARA A EMPURRAR PARA CIMA. QUER SEJA EM JOGO COM O “ALGUIDARES DE BAIXO”, QUER SEJA EM ENCONTRO COM O BARCELONA. QUER HAJA BESTAS DO PELOTÃO DE CHOQUE, QUER HAJA DIABOS MARICAS Á SOLTA. SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE COM O PORTO, “para o servir e não para se servirem dele”.

    As claques são de facto admiráveis! Todos os portistas que se prezam, devem prestar-lhe o tributo devido. Eu, solenemente, aqui o faço: OBRIGADO SUPER-DRAGÕES, OBRIGADO COLECTIVO! OBRIGADO PELO NOSSO QUERIDO CLUBE, O FC PORTO! Bibó Porto, Viva o FC Porto!

    Nota: uma das coisas que tenho para cumprir é, um dia, assistir a um jogo no Dragão no meio da claque dos Super Dragões. Ninguém me convida?... Ah: quero levar aquele cachecol que a minha filhota exibia no FC Porto-Sevilha: AMO-TE PORTO (vejam a segunda fotografia da galeria do jogo no sítio do FC Porto - http://www.fcporto.pt/AdeptosFanzone/GaleriasFotos/Jogos/gal_fcpsevilha_230211.asp)

    Um abraço.
    Nota: propositadamente coloquei este comentário nos dois post: o do “Tripeiro” e o do “Farpas do Dragão”.

    ResponderEliminar
  4. Meus Caros AMIGOS PORTISTAS:

    Com muita honra e ORGULHO aqui expresso a minha admiração pelo trabalho efectuado pelas claques em causa na defesa do nosso PORTO. Digo isto não pelo facto de pertencer ao COLECTIVO mas pela constatação que são as claques que de estadio em estadio transportam o calor e o afecto pela paixao que dedicamos ao nosso PORTO. Sem nós decididamene os jogos seriam muito mais monotonos e comparados a um qualquer banal espectaculo. Parece-me porem que será isso mesmo que certa gente não só cá mas por essa Europa fora quer. Ao contagiar a população com noticias que mais não são que tentativas de denegrir o trabalho de quem ao seu clube tudo dá com noticias que no minimo sao empoladas e por vezes fabricadas numa só direcção o intuito dessa gente está á vista. E o Povo que facilmente é manipulavel deixa-se ir nessa intoxicação e com isso vai criando esteriotipos anti claques. Contra as do PORTO em particular e sobretudo essas ideias de preconceito são ainda mais estigmatizadas. No entanto e apesar disso cabe-nos a nós lutar contra este estado de coisas por todos os meios que possamos ter, a começar desde já por não nos pormos a jeito de por esses vermes sermos apontados antes porem procurarmos ataca-los na sa sua vunerabilidades. É onde o inimigo for mais fraco que tem de ser atacado e para isso temos de o estudar para o conhecer. Temos portanto muito trabalho de casa por fazer.
    Dito isto meus caros so me resta para alem de saudar toda a familia PORTISTA desejar tudo de melhor as nossa claques.

    FORÇA PORTO SO UNIDOS PODEMOS VENCER

    276mqj

    ResponderEliminar
  5. Norte, vou-te roubar esta parte :«Falhas??
    Comportamentos desviantes??
    Comportamentos desadequados??
    Muitos, muitos.....mas não os suficientes para retirar a força e o orgulho de dizer bem alto "SOFREMOS POR TE AMAR, CONNOSCO NUNCA ESTARÁS SÓ"»

    É isso mesmo, com as claques, o F.C.Porto nunca caminhará sozinho. Às vezes merecem críticas, claro que sim e devem ser criticados, mas quem nunca tiver pecado, que atire a primeira pedra!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Em todos os jogos sempre refiro a dedicação dos super dragões, e a sua presença constante, encorajadora e de total apoio...
    Só tenho pena que não haja dispersas pelo estádio - quando se joga no dragão - pessoas das claques que contagiem o restante pessoal, que precisa do speaker para se levantar e do speaker para se sentar... mais, muitas vezes até grita para se sentar quem está a vibrar...

    Fiquem bem, e fiquem sempre.

    Se possível não deixem que elementos vossos partam coisas, nem caras, em estações de serviço - quanto menos, melhor - e continuem a renovar nos cânticos...

    ResponderEliminar
  7. Farpas não sou Super-Dragão mas é como se fosse.

    Estou ali ao lado deles, gosto de acompanhar o FC Porto ao lado dos Super, daí ter muitos e bons amigos onde conheço muito de perto estas realidades e sacrifícios inerentes do que é acompanhar o FC Porto.

    Directas para o trabalho, jogos à chuva, neve, frio, questão monetária nem se fala, condições inumanas em que colocam estes adeptos sem poder parar onde comprar algo para comer ou beber, sem casa de banho, etc etc etc...

    Esta dedicação e a essência da nossa claque está lá e está bem viva mesmo depois de 24 anos.

    Os comportamentos menos correctos que vemos na claque eu vejo-os no trânsito, no shopping, no supermercado e por aí fora pelos mesmo que rápidamente criticam e diabolizam os Super Dragões.
    Por isso nem me aquece nem me arrefece estou 100% ao lado das nossas claques seja onde for e contra quem for.

    Contigo a todo Lado, Durante todo Ano, Força FC Porto.

    Farpas uma grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. Jorge da Silva25 fevereiro, 2011

    Boas ...

    Tivessem muitos uma pequena parte da entrega,do entusiasmo,da crença,
    da raça,do empenho,etc.,que os mts
    elementos das nossas claques o têm,
    ... concerteza que o nosso FC PORTO
    muito benefeciaria com isso !!!

    18CurvaPorto93
    "Ultras Contra o Futebol Moderno"

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Talvez por estar fora, por viver o Porto de forma muito mais diferente, não é fácil ser o quarto mosquetário, Porthus, eis uma pergunta que me muitas vezes me atrevessa a cabeça.

    Porque é que os ultras só ganham desde o fim do século XX, enquanto o FC Porto já tem um historal que mergulha no século XIX ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. Tenho 12 anos disto, mas 12 anos a sério!

    Não tenho 12 anos de viagens exporádicas, de presenças intermitentes.

    Tenho 12 anos com mais de 500 jogos jogos vistos ao vivo, a cantar, a apoiar, a sofrer, a rir e a chorar.

    A sociedade é o que é!
    As influências são o que são!
    Cabe a cada um de nós demonstrar o inverso.

    Enquanto filho único, foi complicado para os meus pais aceitarem a minha entrada nos SD.
    O que fiz? Rodeei-me daqueles que são os bons, e mostrei-os á minha família.
    Resultado? Afinal há gente boa nos SD!

    Ou seja, esta é a realidade, há gente boa e gente má em todo o lado. Mas parece que alguns apenas querem mostrar a gente má.

    HUGO MIL893

    ResponderEliminar
  11. Como Portista tenho orgulho nos Super Dragões e no Colectivo. E tenho orgulho no facto das nossas claques terem boas relações entre si, o que como sabemos nem sempre acontece dentro de um mesmo clube.

    É claro que há situações condenáveis, mas isso, como muita gente já disse, não é exclusivo das claques, e muito menos das nossas claques. Há gente boa e gente má, como em tudo. O que há é muita publicidade negativa. Os Super Dragões são pintados como criminosos, mas há claques de outros clubes a fazer pior e com a conivência de tudo e todos.

    Já se sabe que é assim, nas claques como em tudo: querem é deitar o FCP abaixo. Mas os Super aguentam, como guerreiros que são, e só se tornam mais fortes!

    Apenas um "detalhe" belisca a minha admiração pelas claques Portistas: é preciso uma presença muito mais forte no Dragão Caixa, e não apenas nos jogos grandes.

    Viva o Porto!

    ResponderEliminar
  12. não sou SUPER, nem tão pouco alguma vez estive filiado em qq movimento ultra da «nossa casa», o que não quer dizer que desde a primeira hora, admire, respeite e apoie a 101% aquela forma de estar, viver e sentir o (nosso) clube!

    SD e C95, são a alma matter de paixão de qualquer Portista... sem eles lá, tudo seria diferente, muito diferente... para pior!!!

    já disseste quase tudo no teu post, nessa forma de viver e de estar, mas nunca é demais dizê-lo, até porque, sempre que posso, "dêem-me mundo ultra azul-e-branco"... ali, é a adrenalina no seu estado mais puro!!!

    Respeito e admiração contínua para com os SD e C95... que aquele espírito e espírito de missão, nunca se extinga!!!

    ResponderEliminar