19 fevereiro, 2011

Recordar é viver!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Esta semana, vou começar com uma piada seca só para baixar um pouco as expectativas. Então, cá vai: sabiam que o Rolando está perto de ser um dos melhores jogadores do mundo? Basta o L e o N trocarem de posição.

Bom, posto isto, bebam um copo de água para aliviar a secura da piada, e vamos seguir em frente que esta semana temos muito que conversar!

É menino ou menina? É bolha!

Certamente já se terão apercebido que os antigos jogadores do Benfica têm uma estranha propensão para dar à luz filhos abichanados. Quando uma pessoa vê o filho de um antigo jogador do Benfica diz logo: "Olha que rabichas ! Sai mesmo ao pai, o sacana!". Nené, por exemplo, teve um filho que nasceu rapaz mas que, ao longo da vida, se tem esforçado para ser rapariga. Quando vejo o filho do Nené - felizmente, são poucas vezes -, penso sempre que Portugal não devia ter sido tão apressado ao abolir a pena de morte. Mas o que se passa com o filho do Nené também se passa com o filho de Veloso: ambos eram do sexo masculino à nascença, mas, por qualquer desígnio cósmico, aos 20 já querem ser mais femininos do que a Scarllet Johanson. O que já faz disto uma patologia crónica dos jogadores da águia. Deve ser o gene da mariquice a manifestar-se. Qualquer jogador que tenha representado o clube da águia possui esse gene, que posteriormente é passado à descendência. É caso para dizer: tais pais, tais filhos.

Ainda assim, há que reconhecer, o filho do Nené consegue ser mais másculo do que Miguel Veloso. Pelo menos, o filho do Nené tem voz à homem, não muda de penteado setenta vezes por mês, não faz madeixas novas todos os dias nem faz desfiles de moda para a Fátima Lopes envergando fatos dourados. Para além de que o filho do Nené tem mais pêlos no peito do que Miguel Veloso no corpo todo.

Sugeria que Nené e Veloso fizessem um concurso para ver qual dos dois tem o filho mais mariconço. Os títulos possíveis para a competição poderiam ser: "Sabe mais que o rabichão de 20 e tal anos?" ou, em alternativa, "De todos os jogadores do Benfica, sou aquele que tem o filho mais conichas.". Era assim, com ideias destas, que a televisão portuguesa poderia ganhar alguma credibilidade. Mas, infelizmente, neste país, ninguém dá valor às boas ideias.

P.S: Quando o filho do Nuno Gomes chegar à puberdade, prometo regressar a este tema com mais pormenores.

LIDLson

Alvalade despediu-se em lágrimas de Liedson. Os sportinguistas são como as meninas: quando querem chorar, juntam-se em grupo e vão para a casa-de-banho. Não sei se já partilhei convosco a indignação que o estádio do Sporting que me suscita. Isto porque, como sabem, o FC Porto foi durante vários anos patrocinado pela Revigrés, e, no final de contas, o Sporting é que usufrui da tijoleira. Não me parece justo que a Revigrés tenha vendido azulejos a preço de saldo ao Sporting, quando foi ao peito dos jogadores do Porto que a marca alcançou visibilidade.

Bom, se costuma ler as minhas crónicas, sabe que sou uma pessoa sensível. É por isso que também não pude deixar de verter uma lágrima por Liedson. O rapaz tinha o sonho de representar um grande em Portugal. Infelizmente, o Sporting não o deixou concretizar esse sonho. Comove-me sempre quando as pessoas se esforçam e, mesmo assim, não conseguem alcançar os seus objectivos.

Pelo que tenho lido na imprensa brasileira, Liedson tem sentido bastantes dificuldades na adaptação ao Corinthians. Ao que consegui apurar, Liedson está a estranhar o facto de representar um grande. Mas é compreensível. Afinal, trata-se de uma experiência inédita na sua carreira.

P.S. 1: O futebol português está em alta. Somos o único país do mundo que exporta jogadores para o Brasil. E já vão dois: Deco e Liedson.

P.S. 2: Alguma mente iluminada me pode explicar o que é que são aquelas lesmas que o Liedson tem na cabeça? Aquilo é um penteado ou uma doença oncológica?

P.S.3: Prometi a mim mesmo não fazer piadas sobre o facto de a "vedeta" do Sporting ser um caixa de supermercado reformado com aspecto de queniano subnutrido. 
 
Hulk faz falta

Pegando na música "O Que Faz Falta" de José Afonso, criei um hino para o Herói de todos nós. A música chama-se "Hulk Faz Falta" e é uma forma de homenagearmos aquele que tanto tem dado ao Nosso Querido Clube. Mas é, ao mesmo tempo, um grito de raiva por todas as injustiças de que fomos vítimas a época passada. Infelizmente, não tenho dotes musicais que me permitam tocar a música com a letra adaptada. É por isso que conto convosco para levar esta música bem longe. Vamos fazer disto o nosso hino para o resto da temporada. Espero que gostem e divulguem em tudo o que é lado: blogues, facebooks, mails. Sejam criativos!


    Hulk Faz Falta

    Quando a corja topa da janela
    Hulk faz falta
    Quando o Vieira já cheira a merda
    Hulk faz falta

    Hulk faz falta é avisar a malta
    Hulk faz falta
    Hulk faz falta é avisar a malta
    Hulk faz falta

    Quando nunca a noite está decidida
    Hulk faz falta
    Quando a raiva nunca foi vencida
    Hulk faz falta

    Hulk faz falta é animar a malta
    Hulk faz falta
    Hulk faz falta é acordar a malta
    Hulk faz falta

    Quando nunca a vitória teve tão perto
    Hulk faz falta
    Quando sabes que vais ser campeão
    Hulk faz falta

    Hulk falta é animar a malta
    Hulk faz falta
    Hulk faz falta é empurrar a malta
    Hulk faz falta

    Quando o lampião te morde a canela
    Hulk faz falta
    Quando a esquina há sempre uma mentira
    Hulk faz falta

    Hulk falta é animar a malta
    Hulk faz falta
    Hulk faz falta é empurrar a malta
    Hulk faz falta

    Quando um mouro te quer atacar
    Hulk faz falta
    Quando dizem que isto é tudo treta
    Hulk faz falta

    Hulk faz falta é agitar a malta
    Hulk faz falta
    Hulk faz falta é libertar a malta
    Hulk faz falta

    Se o Costa te quer tramar
    Hulk faz falta
    Se o benfiquista conspira na sombra
    Hulk faz falta

    Hulk falta é avisar a malta
    Hulk faz falta
    Hulk faz falta é dar poder a malta
    Hulk faz falta

16 comentários:

  1. Ok, amigo escrevinhador, o vídeo e a respectiva letra amanhã lá terão o destaque merecido.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente! Parabéns!



    Cinco estrelas!


    Genoveva Costa

    ResponderEliminar
  3. “Hulk é o que faz falta…” Com mais o Escrevinhador é que já nada faz falta a este blogue!
    Que post! Está fabuloso.
    Obrigado. Um abraço azul forte.

    ResponderEliminar
  4. Lol escrevinhador!
    Tá espectaculo, parabéns.

    Hulk faz falta, lálálá...
    Bom fim de semana à malta!!

    ResponderEliminar
  5. Excelente post, foi uma leitura com muitos sorrisos, é mesmo o que faz falta de vez em quando para animar a "MALTA"...

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  6. ...espero ansiosamente a nossa versão... muitos parabéns pela criatividade..."o título está já ao fundo daquele túnel..."

    ResponderEliminar
  7. Sobre a 1ª parte do post:
    Não acho que façam falta bocas à virilidade deste ou daquele (o que é que isso interessa?); acho até que quando não entendemos certas coisas o melhor é abster-mo-nos de as comentar!... Todos têm direito à existência e à diferença, e sobretudo acho que pedir a pena de morte - que não é para fazer rir ninguém e não é brincadeira nenhuma - fica mal a quem escreveu, a quem não se indignou nos comentários, e ao blogue que o publicitou!

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    O autor do texto deve ter-se esquecido que a palavra coragem em Português é do género feminino. O que é uma especificidade no âmbito das línguas Latinas.

    Não me parece que este texto dignifique quer a história do Porto quer a história de Portugal.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. eSCREVINHADOR,

    como vês, ter piada tem os seus quês... há quem goste, há quem não goste, há quem pura e simplesmente ache um mau gosto terrivel.

    nada a fazer, senão continuar no (bom) caminho... minha e única exclusiva opinião.

    tal como noutros teus posts, admiro essa tua forma tão própria de brincar com coisas sérias... a vida não é um drama, não pode ser... somado o 1+1, percebi o cerne da questão, retirando os «preconceitos» da mesma para questões laterais de somenos.

    admira-me que ninguém se tenha indignado já agora, com o facto de teres catalogado "os sportinguistas são como as meninas". Admira-me?!

    como em tudo na vida, quem gosta, come; quem não gosta, arruma pró lado!!!

    ps - fez-me agora lembrar a história do racismo... ninguém é racista, ou gostam todos muito de ser arvorar em muito puritanos, mas o que é certo, é que ninguém quer os ciganos à porta de casa. Então, em que ficamos?!

    ResponderEliminar
  10. Confesso que quando li os comentários que me fizeram, pensei em trÊs coisas:

    1 - Senti pena de quem os escreveu.

    2- Senti que me ia cansar a explicar o que é a linguagem humorísticas a gente que sente sérias dificuldades em perceber palavras que tenham mais do que duas sílabas.

    3- Lembrei-me do que em tempos fizeram ao Herman a propósito de um sketche que algumas mentes puritanas acharam ultrajante. ( Não é preciso pedir para salvaguardar as devidas distâncias, porque a enormíssima evidência delas a isso o dispensa)

    Queria, antes de tudo o resto, agradecer ao bLuE por estar do meu lado! Orgulha-me saber que temos neste blogue um líder forte que pensa pela sua cabeça e não vai atrás de pensamentos provincianos e próprios do homem de Neandertal. Mais uma vez, obrigado por esta manifestação de confiança. É nestes momentos que as personalidades dos líderes se definem. Um líder fraco teria optado por me censurar em público, dar-me um puxão de orelhas ou expulsar-me do blogue. Seria aliás a forma mais cómoda de resolver a situação. Mas não. Ele preferiu sair em defesa do seu pupilo e, de certa forma, dar primeiro o corpo as balas. É nestes momentos que as personalidades se definem e é por isso que eu sinto um cada vez maior prazer de ser colaborador desta fantástica Casa. O FC Porto é um clube de grandes líderes. É por isso que este blogue é e será sempre o maior espaço de tertúlia da Nação Portista. Porque temos um GRANDE TIMONEIRO.

    Posto isto, vamos aos esclarecimentos que dou apenas por respeito ao bLuE. ~

    Os comentários que aqui foram deixados por alguns leitores são reveladores a vários níveis.
    Em primeiro lugar, levam-me a concluir que essas pessoas fazem uma intrepretação literal de tudo aquilo que lêem. O que é gravíssima. Fazendo dessas pessoas seres humanos assaz sádicos. Senão, reparem: quandos essas pessoas lêem a frase " os benfiquistas deviam morrer", esses pertinentes comentadores de ocasião não se indignam. Isto é, partindo do pressusposto que não fazemm um leitura literal apenas dos meus escritos, essas pessoas aceitam que os benfiquistas deviam morrer mesmo, visto que fazem uma leitural literal de tudo aquilo que lêem. O genocídio dos benfiquistas é uma coisa que eu jamais defenderia, até porque implicaria a morte da minha namorada. Mas também não me indigno contra quem o escreve, pois tenho massa encefálica suficiente para perceber que quem escreve isso está apenas a recorrer a um EXAGERO para demonstrar o seu amor FC Porto. Felizmente, tenho capacidade para distinguir o que é um EXAGERO daquilo que a pessoa realmente sente. Mas enfim.

    Será que essas pessoas que fazem uma leitura literal de tudo o que é dito, quando ouvem um adepto dizer que o árbitro devia morrer, acham mesmo que esse adepto deixa a morte do árbitro? Será que essas que pessoas que fazem uma leitura literal de tudo o que é dito, quando ouvem os adeptos desejarem coisas às mães dos árbitros, acham mesmo que esses adeptos são seres macabros ao ponto de, na realidade, desejar que essas coisas acontecem mesmo às mães dos árbitros? Parecem que o problema é aqui é que há pessoas que não percebem o que é a paixão clubísticas e os EXAGEROS - repito, EXAGEROS - que lhe estão adjacentes.

    Por exemplo, quando vou ao estádio e vejo cachecóis a dizer " Antes morto do que vermelho". Eu sei que aquilo é um EXAGERO. Mas faz parte da paixão do futebol. É óbvio que quem exibe esses cachecóis se fosse confrontado com o seguinte dilema: morrer ou vestir uma camisola do SLB. Essas pessoas, na verdade, optariam por vestir a camisola do SLB. Mas, no entanto, continuam a mostrar aqueles cachecóis. E aposto que os autores dos comentários anteriores não se sentem ofendidos quando vão aos estádios e vêem esses cachecóis. E, tendo em conta que fazem uma leitura literal de tudo o lêem, podemos inferir que essas pessoas acho mesmo que a morte deve presidir a uma paixão clubística - por maior que ela seja. Espero nunca contactar de perto com esses comentadores.

    ResponderEliminar
  11. ( CONTINUAÇÃO)

    Em segundo lugar, constato que há quem não intenda que a linguagem humorística permite certos EXAGEROS que a linguagem coloquial não permite.No humor, por vezes, é necessário recorrer a um EXAGERO grotesco da realidade para se ter piada. Vou dar um exemplo. Se eu dizer " A minha namorada é gorda". Isto não tem piada. Mas se eu disser " A minha namorada tem o nadegueiro maior que um alguidar de barro". Isto já pode ter alguma piada. A ideia é exactamente a mesma, mas a forma como é expressa é que dá a piada.

    Para além disso, quando há uma piada há sempre alguém que se sente ofendido. Se queres ter piada e não ofender ninguém, tens de optar pelo caminho da sensaboria. E esse caminho eu evito a todo o custo.

    É impossível agradar a toda a gente. Cada um tem uma sensibilidade diferente. Cada um tem o seu tema-tabu que acha que deve ser intocável pela linguagem humorística. E todos são diferentes. Se eu fizesse um comentário sobre a extinção dos pandas, teria a Quercus a chatear-se comigo. Se gozasse com a Floribela, teria crianças a indignar-se comigo. Se gozasse com o Festival da Canção, teria a Maria Guinot a indignar-se comigo.

    Não há forma de fazer humor e, ao mesmo tempo, evitar que alguém fique ofendido. Nem que seja no Burkina Faso, uma piada ofende sempre alguém. Nem que seja apenas uma pessoa. Por isso, se fosse para não chatear ninguém, não seria possível escrever humor.

    Como é óbvio, eu não desejo a morte do filho do Nené, nem dos benfiquistas, nem de ninguém. No entanto, vou continuar a escrever que desejo a morte do filho do Nené, dos benfiquistas e dos aqueles que, por razões clubísticas, não aprecio. Para quem não se lembra, quando comecei a escrever a equipa prometi que não ia ser meigo. Foram avisados. Sou jovem. Sou irreverente. E usar determinadas expressões no contexto humorísticos, não é ser mal-educado. Faz parte.

    GRATO PELA ATENÇÃO,

    ESCREVINHADOR ( IMPLACÁVEL, para alguns)

    ResponderEliminar
  12. Estou de acordo com a reine margot e discordo de todo que se trate de uma questão de liberdade humorística. Na minha opinião pode-se brincar com tudo, mas há formas de brincar com as coisas. Para mim o humor é uma forma de arte e como tal enriquece e melhora a sociedade em que se insere, chamando a atenção para os problemas de forma muitas vezes mais eficaz do que qualquer outra e estimulando a sempre saudável capacidade da sociedade se rir de si própria.

    Dizer que alguém merece a pena de morte por ser transsexual não é humor, é desrespeito puro e simples. Não torna a sociedade melhor; muito pelo contrário. Há miúdos a espancarem outros miúdos nos recreios da escola por identificarem neles tendências homossexuais, há pais a expulsarem filhos de casa por esse motivo e textos como este só reforçam esse tipo de comportamento. Todos somos responsáveis pelas nossas atitudes e suas consequências, e muitas vezes simples palavras e pequenos gestos têm grandes repercussões - e mais ainda quando se escreve na Internet para milhares de pessoas, incluindo crianças. E como se sentirá um portista homossexual ou transsexual ao ler o primeiro parágrafo deste post?

    E que a defesa do Escrevinhador tenha começado por dizer que tem "pena" e chamar iletrado e puritano a quem o critica também não abona a seu favor. Quando se é autor num blog com a popularidade deste, está-se exposto à crítica (justa e injusta) e é preciso saber lidar com isso sem recorrer ao insulto.

    Adaptando o que disse o Portomaravilha, não me parece que este texto dignifique este blog nem o Futebol Clube do Porto. Este texto, não; o primeiro parágrafo.

    ResponderEliminar
  13. só para encerrar o assunto, até porque já dei demais para esta freguesia...

    no meu 1º comment, dirigi-me ao eSCREVINHADOR, tal como me poderia ter dirigido à (?) Reine Margot ou até mesmo ao PortoMaravilha, que foram aqueles que antecederam o meu comment, daí que este mais recente da eNID já é posterior ao mesmo.

    não pretendi ser advogado da defesa de ninguém, nem tão pouco advogado do diabo d'outrém, para que fiquemos claros.

    apenas pretendi deixar sub-entender que retirei da 1ª parte do post o que interessava significativamente e de valia para mim... o humor sarcástico com 2 atletas que fizeram parte do odioso inimigo e os seus rebentos que com pena ou sem pena, com ruído ou menos ruído, um e outro não deixam de ser quem são, ponto final parágrafo... outros comentadores, sem qualquer desprimor para nenhum deles, diga-se de passagem, e têm total e completa liberdade de opinião e expressão, esqueceram quanto a mim o cerne da coisa e deleitaram-se no significado puro da coisa, sentindo-se ofendidos ou outra coisa qualquer com uma piada, para mim, repito, para mim, puramente insignificante!

    se eu sou mais que alguém? não!
    se outros são mais que eu? não!

    cada um tem o seu limite de liberdade de opinião, neste caso, de piada pura e dura... o eSCREVINHADOR tem o seu (que ainda não consegui ver onde está o mal, sinceramente, por mais que leia, não consigo centralizar-me no que dizem sem ofensivo!), a (?) Reine Margot tem o seu, o Porto Maravilha tem o seu, depois tb, a eNID tem o seu.

    o humor, o jeito para estas coisas, tem os seus quês... há quem ache piada, há quem não ache piada alguma... para mim, é claro como água, a piada tem sempre um rosto que me faz admirar ou não... só como exemplo, Herman para mim, é uma besta sem piada alguma... os Fedorentos então, bem, se pudesse, enfiava-lhes uma lapada na tromba a cada um deles... e então? há tantos e tantos, Amigos e conhecidos, Portistas até, que são indefectíveis fervorosos desses!! Então, em que ficamos? Onde fico eu e eles no meio disto tudo?

    moral da história: ou se ama, ou se larga... tão simples quanto isso!!! no final, cada um fica na sua... gosta, come; não gosta, arruma pró lado!

    ResponderEliminar
  14. Escrevinhador mais um vez excelente post.

    Um grande abraço.

    PS: Ainda no outro dia no trânsito dei por mim a cantar o "Hulk Faz falta"...

    ResponderEliminar
  15. "moral da história: ou se ama, ou se larga... tão simples quanto isso!!! no final, cada um fica na sua... gosta, come; não gosta, arruma pró lado!"
    desculpe mas é exactamente isto que não deve ser!
    Se não sabemos lidar com o que escrevemos e com as críticas que nos fazem, nem sabemos parar para meditar se as pessoas que nos criticam têm razão ou não, e simplesmente entrámos no modo de vida "não gosta, não come" em que aceitámos tudo: - podemos passar a aceitar que haja um tirano e que quem não gosta de ser tiranizado que saia do país!!!!
    por último, referir-se à primeira parte do post como humor é que é de facto engraçado!

    ResponderEliminar
  16. Reine Margot,

    pensei que o assunto já estivesse encerrado e morto, cada qual na sua no que toca aos 'limites', mas já reparei que queres entrar numa de «ditadura musculada» só pa cantar Vitória!?

    Sabes que mais? fica lá com a taça!!

    por mim, GAME OVER!!!

    ResponderEliminar