04 fevereiro, 2011

Força Porto, Força Porto, toda a curva cantará…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O futebol é feito disto mesmo, de alegrias mas também de tristezas. Felizmente amamos e vibramos com um clube que nos dá infinitamente mais alegrias do que tristezas. Pobres daqueles a quem acontece o contrário. Como verdadeiros aficionados do FC Porto, estamos ao lado da equipa nos bons e nos maus momentos, nas vitórias mas também nas derrotas, quando sabemos que quase de certeza que a nossa equipa vai ganhar, mas também quando sabemos que é muito difícil isso acontecer. A nossa grande preocupação é a de dizer “presente” quando a equipa sobe ao relvado, seja onde for e seja contra quem for.

Devido à minha tenra idade, foi apenas a segunda vez que me lembro dos lampiões terem ganho aqui no Porto. Estou triste, estou muito triste, como quem me conhece e me acompanha semana após semana sabe perfeitamente. Mas também muito orgulhoso por amar o FC Porto. Aqui está o que acabei de referir há pouco, pobres daqueles a quem a felicidade aparece de lés a lés. E como não somos adeptos de ir à bola só quando a nossa equipa está a passar num grande momento de forma, afirmo já aqui, o que nem seria preciso, que no Domingo lá estarei novamente, a puxar pelos meus rapazes durante 90 minutos, cantando até ficar sem voz e agitando a bandeira até me doerem os músculos. E lá vou encontrar os meus, a minha malta, o que estão lá quando está muita gente e os que estão lá quando está pouca gente. Os que estão lá quando o jogo é ao lado da sua casa, e os que estão lá quando o jogo é a centenas de km de distância. Os que cantam quando o líder manda, e os que continuam a cantar quando o líder está calado. Os que lutam pelo Porto quando ele está na mó de cima ou quando está na mó de baixo!! Em suma, os que vão com o mesmo espírito seja contra que adversário for. Estaremos no Dragão com o Rio Ave, estaremos em Braga na semana a seguir e estaremos nos dois jogos da eliminatória com o Sevilha!!

Nada está perdido, estamos no intervalo de uma eliminatória e se querem saber acredito plenamente que temos capacidade para ir lá abaixo dar a volta a isto. E contem comigo para o fazer!

Começo a análise às nossas claques pelo jogo do fim-de-semana, em Barcelos, com o Gil Vicente, para a taça da Liga. Depois de uma má entrada na fase de grupos, que ditou a primeira derrota da temporada, estávamos dependentes do resultado do Nacional para seguirmos as meias-finais. Acabámos por empatar 2-2, num jogo em que o nosso treinador apostou claramente numa segunda linha.

As nossas claques, tanto os Super Dragões como o Colectivo marcaram forte presença e ficaram instaladas num dos topos do estádio. Foram audíveis durante praticamente todo o encontro, apoiando sistematicamente o FC Porto. Não marquei presença neste jogo (o que não acontecia há cerca de dois meses), pois estive em Valongo a apoiar a nossa equipa de hóquei em patins, que bem precisa neste momento delicado. Um pavilhão com um ambiente de fazer inveja a qualquer um, com o apoio de todos os portistas presentes (éramos cerca de 30), garantimos uma grande vitória para o nosso clube.

Esta quarta-feira foi dia de clássico no estádio do Dragão. Tal como aqui previ na semana passada, esteve um belo dia, de muito calor, os bilhetes eram baratos, a hora era boa e ninguém trabalhava. Aliás devem ter tirado férias desde o início da semana, pois eram enormes as filas que se faziam em frente à rádio popular, na segunda e terça-feira à tarde, para se garantir o bilhete. É pena que seja só nestes jogos, é o que tenho a dizer. Nestes jogos todos podem ir. E mais de metade dessas pessoas, comodistas ao longo de todo o ano, são aquelas que não perdoam e ao primeiro passe errado insultam e assobiam. Assistem ao jogo como se estivessem a ver na televisão e levantam-se apenas para festejar um golo. Não sabem a grande diferença que há entre um adepto e um espectador. Básico.

Em dias de grandes jogos rumo cedo ao palco das emoções. Não gosto de perder pitada do que se passa nas redondezas, seja a chegada dos autocarros, ou mesmo do gado em manada, que caminha desde a estação de campanhã até ao sector visitante, com quase um polícia/spotter por adepto. Desde pequeno que não prescindo desta rumaria, lembro-me de, ainda em criança e em dia de receber os lampiões, estarmos todos debaixo da mítica torre das Antas à espera dos autocarros.

Cheguei cedo como habitualmente e o tempo foi passado em convívio com os meus grandes amigos. Deu para ver tudo. De longe, aliás, de muito longe. Jogo após jogo é cada vez mais alargado o perímetro de segurança. O mais próximo que um portista pode estar de um lampião deve ser 300 a 400 metros. Destaque para as regalias dos nenucos, que chegaram ao estádio às 18h15. Atentem bem, o jogo foi às 20h30, as portas abrem duas horas antes, ou seja às 18h30, eles às 18h15 já lá estavam!! Em Abril também quero entrar com esta rapidez!

Uma hora antes do jogo já muita gente se encontrava nas bancadas e até ao apito inicial o estádio encheu praticamente. À entrada das equipas o ambiente era de um grande jogo. As bancadas eram cobertas por cartolinas azuis e brancas, na bancada norte, estendeu-se um pano gigante com o emblema do FC Porto, na bancada nascente, no piso superior um pano gigante a dizer “Porto” e no piso inferior, outro com a equipa estampada. Este já tinha sido utilizado no jogo do campeonato. Na Curva Sul, um verdadeiro “show”. Muitas bandeiras gigantes espalhadas pela bancada. À frente, uma faixa enorme onde se ia “Super Dragões 1986”, juntamente com o emblema da claque. Uma “tochada” à moda antiga e o rebentamento de vários petardos. Registo também que houve pelo menos uma tocha aberta no sector do Colectivo. Um efeito absolutamente extraordinário!

O sector visitante não encheu. Na taça de Portugal o clube visitante pode pedir até 10% da lotação do estádio, ou seja podiam pediram até 5000 bilhetes. Mas só pediram 2500 e… ainda devolveram! Estiveram presentes cerca de 2000 ultras benfiquistas, sem qualquer bandeira, estandarte ou faixa. Algumas tochas foram abertas como de costume pelos seus grupos, principalmente após os golos.

Em relação ao apoio durante o jogo, achei-o algo amorfo por parte dos Super Dragões. Quer dizer, não por parte dos Super Dragões, porque isso é injusto dizer, mas por parte de quem só vai para aquela bancada nestes jogos. Os que estão lá sempre bem se esforçaram por cantar e apoiar a equipa, e saíram roucos como de costume. Mas não teve a imponência que deveria ter tido porque nem todo se associaram. O Colectivo esteve bem e foi algumas vezes audível. O sector visitante fez-se ouvir bem a partir dos 20 minutos finais do jogo. Aliás, foi nessa altura que se registaram as maiores picardias de parte a parte.

Aqui fica um vídeo que traduz a grande festa na Curva Sul, antes do jogo começar:

Levaram 5 para o campeonato, e na taça ainda faltam jogar 90 minutos. ESPEREM POR NÓS!



Apelo a presença dos portistas ao Dragão no Sábado para apoiar as nossas modalidades que entram agora em fases decisivas da época. Vamos ter pela segunda vez este ano todas as modalidades a jogarem em casa no mesmo fim-de-semana e pela primeira vez desde a inauguração, toda a jogar no mesmo dia! Às 15h hóquei FC Porto – Tomar, às 18h basquetebol FC Porto – Barreirense e às 21h30 andebol FC Porto – Sp. Horta, este para a taça de Portugal.

Um abraço ultra.

18 comentários:

  1. Enfim fico parvo com o atestado de ignorantes que certos
    meios de comunicação em Portugal conferem aos Portugueses,
    não digo nomes pois a disparidade é tal que é fácil os identificar. Um jornal do burgo a sul escreveu que:
    " Jorge Jesus vulgarizou o F.C do Porto"
    POR FAVOR, que o Benfica ganhou bem no dragão é um facto marcou dois golos aproveitando 2 erros da defesa
    do clube rival e a partir daí quanto a mim fez o pior jogo das últimas 14 jornadas a que chamam de vitoriosas.
    Enfim se isto é uma lição táctica o André Vilas Boas
    e com a equipa desfalcada provou que não necessita de perdão mas sim de perserverança.
    O sr. Jorge Jesus o mestre da táctica teve dois deslizes (Segundo estes meios) o da super taça que nem
    com ajuda do árbito se livrou dos 2-0 e o para a liga que depois de inventar comeu 5-0 no dragão.
    A pior derrota do Benfica nos últimos anos.
    Contudo como não há duas sem três espero que daqui a 75 dias o sr. Jorge Jesus cometa mais um deslize
    e então voltar a ver (Estes meios de comunicação) a borrar o vermelho (1 X +) de azul inconveniente.

    Ricardo Branco

    ResponderEliminar
  2. Força Porto!

    Vamos lá continuar o nosso percurso fantástico neste campeonato.

    O sentimento aumenta nestas alturas... Eles pensam q o efeito será outro mas acho q ficamos ainda + fortes.

    Só um pouco mais de azul...

    Abraço Tripeiro.

    ResponderEliminar
  3. Um Dragão quebra, mas não torce e um Dragão, se é realista, não é pessimista e muito menos negativista.
    Vamos a eles!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Miúdo,

    Carrega forte e feio, porque o futebol é isto mesmo.
    As facadas são duras de ultrapassar, mas o tempo vai-nos protegendo.

    Importante é cantar 90m no domingo!

    Um abraço,
    HUGO MIL893

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Amigo tripeiro : sei com tu és, e que tens uns dedicação enorme pelo PORTO seja onde for e em que modalidade seja, tu lá estas !!!! sempre SEMPRE e nunca paras de cantar seja qual for o resultado tu és um verdadeiro DRAGÃO de platina :)
    Eu sempre que te vejo no apoio ao nosso Porto fico contente por que sei que temos malta nova como tu que não vai esmorecer ,vai apoiar sempre o nosso PORTO.
    um grande abraço Amigo

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que já estavamos à espera disto mesmo: ao menor deslize (e este nem foi tão pequeno como isso) e os escribas lá do burgo salivaram com a miragem de um oásis na sua travessia (longa) do deserto. O pasquim Record de ontem era um atentado aos conceitos minimos de ética jornalistica (chegaram a por uma foto de Rui Dias em sorrisos e abraços comemorativos com aquele velhote, acho que de nome José Augusto) e o "artista" do costume, Rui "Gel" Santos teve a ousadia de questionar a qualidade da defesa (!!!) do Porto - essa mesmo, a que vai com 7 golos sofridos (5+2, os mesmos que os do Benfica só nos jogos contra o Porto) em 18 jogos realizados!
    OK... não vamos ao Algarve jogar uma Taça e talvez não iremos a Oeiras jogar a outra! Paciência!!! Mas a qualidade deste percurso e as alegrias que este grupo nos têm dado, em ano de transição, não merecem desânimo nem dúvida - este ano seremos CAMPEÕES!

    ResponderEliminar
  7. Um Dragão nunca se abate, revigora-se.

    FORÇA PORTO! BIBÓ PORTO!
    Abraço azul muito forte.

    ResponderEliminar
  8. "As claques têm sido fundamentais em casa e fora de casa" - AVB

    ResponderEliminar
  9. “Devido à minha tenra idade, foi apenas a segunda vez que me lembro dos lampiões terem ganho aqui no Porto.”

    Caro amigo,

    Partilho da tua lembrança. Para ser mais preciso a única vez que me lembrava de ter visto o FC Porto perder no seu estádio com os lampiões foi em 2005, num jogo em que o nosso treinador era Adriaanse e que perdemos por 2-0.

    Antes disso, a última vitoria dos lampiões para o campeonato em pleno terreno portista havia sido em 1991, num jogo em que um suplente deles entrou e a 5 minutos do fim marcou 2 golos… Pelo meio também perdemos um jogo em 92 para a Taça nas Antas com este adversário…

    Dei-me ao trabalho de pesquisar o histórico de confrontos entre as duas equipas na casa do FC Porto…Recuei até 1980, para não se tornar fastidioso, e apenas perdemos por mais uma vez e novamente para a Taça em 1981.

    Concluindo, nos últimos 31 anos (e nem recuei à década de 70) perdemos 1 vez na década de 80, 2 vezes na década de 90, 1 vez na 1ª década do século XXI e esta vez agora em 2011. Ou seja, em 31 anos perdemos 5 vezes e 2 delas para a Taça…E não recuei mais, porque se se calhar concluiríamos que eles nos ganham cerca de uma vez por década…

    É mesmo muito raro e estranho o que aconteceu na 4ªf. É tradicionalmente um jogo em que os índices motivacionais e de concentração estão no máximo, e em que não ocorrem tantas asneiras infantis como ocorreram.

    Mais a frio, obviamente que perdemos justamente.

    Mas obviamente também que não levamos nenhum baile táctico nem banho de bola… Oferecemos 2 golos e pagamos justamente por isso…mas não houve massacre, nem banho nenhum como alguns patetas quiseram fazer crer...Senão, o que tinha acontecido nos ultimos 3 jogos com este adversario em que o "score" havia sido de 10-1 tinha sido um verdadeiro "hiper-mega-super enorme" massacre/banho...

    Continuo a acreditar, e por mais ridículo que possa parecer, esta derrota pode ter efeitos bem positivos no seio da equipa:

    - fim da letargia, excesso de confiança ou adormecimento à sombra de muitas goleadas no inicio da época;

    - necessidade premente de corrigir alguns problemas que se poderão tornar graves se não forem solucionados o mais rápido possível. Maicons e Serenos rapidamente fora da equipa… Fernando, Rolando e Moutinho com enorme necessidade de melhorarem rapidamente os seus índices que é como quem diz “dar cordinha aos sapatos”… Walter e Fucile convém começarem a ter mais oportunidades sob pena de se perderem completamente… Falcão e Alvaro Pereira rezar para que regressem rapidamente, e mandar as respectivas selecções para a p.q.p., porque quem lhes paga o dinheiro somos nós e depois vão-se lesionar para as suas selecções, como aconteceu com Alvaro Pereira…

    Pela 30ª vez esta época, termino o meu comentário com a frase:
    EU ACREDITO NESTA EQUIPA!

    ResponderEliminar
  10. Incrivel. Um gajo que passa os 90 m a cantar olha po lado e só ve mongas uns a abanar a cabeça pa tirar o cabelo da frente outros mais interessados em fumar do que ver o jogo... "ih eu é k xou fixe" enfim é esta a triste realidade da maioria dos adeptos do FCP neste momento... é por estas e por ourtras que as vezes me da vontade que o porto perca... penso comigo... "se perdessemos tres campeonatos seguidos quantos estariam aqui..." 50? estava bem melhor acompanhado. Mete nojo ir ao Dragao nestes ultimos tempos. enfim.

    Ass Socio 17662

    ps: Nao n sou "ultrá" ou "velha guarda" ou do "gangue" ou dos "casual" simplesmente amo o porto e quero torcer por ele... nao pa me exibir e dizer que "eu é k mando estilo"

    ResponderEliminar
  11. Nós vamos no comando, longe d todos, e este jogo foi puramente de êrros, perdeu-se outra vez, prontos, ainda há muito por ganhar, ninguém afroxe!
    MALTA , DAMOS UM PASSEIO ATÉ Á BELA SERRA DA ESTRELA? Há q dar 1 ensaio a outro benfa bocâo ( partimos d Google com: epacumcatano ) .
    BAMOS A ELE ?

    ResponderEliminar
  12. Caríssimo anónimo sócio 17662,

    O estádio do Dragão tem lotação para 52000 pessoas, o que desde logo induz a existência de diversos sectores.

    Ora, se está num sector que não lhe agrada, que lhe mete nojo, com o qual não se identifica, tem diversas opções e soluções de escolha para mudar.
    É o que eu farei se algum dia sentir nojo do sítio onde estou.

    E com mais velocidade o faria, se por um segundo que fosse isso me fizesse sentir vontade que o FCP perdesse.
    Bem, se por um segundo sequer isso me passasse pela cabeça, então é que mudava logo, pois não me poderia permitir a ter sentimentos lampiões do mais baixo nível.

    Já dizia o velho ditado "Quem não está bem, muda-se!!!".

    Um abraço,
    HUGO MIL893

    ResponderEliminar
  13. .. ó "hugo mil893" nao entendeste a ideia e se calhar tambem nao me expremi como deveria.. quando disse que gostaria de ver o porto a perder referia-me a ver quem estava nas bancadas ... por exemplo neste ultimo jogo... quantos foram embora antes do tempo... tem assim tanta pressa que nao podem esperar 5 minutos? enfim.

    e quanto a me mudar.. eu? eu ja la estava e estou muitos anos nao sou eu que infesto a "curva" acho que tu como mil893 conheces a nossa realidade... ou nao?

    ResponderEliminar
  14. Ao contrário do habitual as claques neste jogo estiveram como a equipa, APAGADOS...

    Mas acredito que nos próximos jogos teremos as nossas claques, com a força a que nos habituaram!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  15. O Tripeiro, meu grande amigo,é tipicamente um exemplo de sócio a seguir.

    Sempre na Curva Sul, com o objectivo de apoiar a nossa equipa nos bons e aumentos.

    Relativamente ao Benfica, o apoio foi visível até cerca dos 65m, a partir do momento em que se sentiu que o resultado estava feito. Foi a partir daqui que as claques benfiquistas abafaram-nos completamente.

    Continua assim rapaz!

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. «naquele jogo», o «tal», sou de opinião que as claques, as nossas, obviamente, pois são essas que interessam... estiveram abaixo do que podem (e deviam) fazer!!!

    é a minha opinião, nada mais que isso!!!

    melhores dias virão... não tenho dúvidas!!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo,

    Eu posso-me rever mais ou menos em certas coisas que acontecem na curva, posso-me rever mais ou menos em algumas pessoas que vejo na curva, mas não me mete nojo lá estar.

    Os defeitos da curva sul são conhecidos por todos aqueles que por lá andam, mas quem acreditar na sua força deve lutar por ela como quem luta pelo clube.

    Não tenho problema em apontar o dedo ás pessoas, chamá-las á atenção, porque também já mo fizeram noutras alturas e só cresci com isso.

    Se calhar efectivamente não te exprimis-te da melhor forma, mas tudo bem!
    Acho é que o importante é fazermos aquilo em que acreditámos. Eu ocupo o meu lugar no estádio por convicção, por gosto, por amor ao que faço, junto daqueles em quem me revejo, junto daqueles que sei que têm o mesmo espírito que eu.
    Mais, algumas das pessoas que frequentam este blog, são presenças assíduas junto do grupo do qual faço parte, e julgo que se sentem bem nesse local.

    Que fique claro que eu não "convido" ninguém a sair do lugar que ocupa...não sou ninguém para tal. Apenas entendo que quem não está bem no sítio que ocupa, deve procurar um sítio onde se encontra melhor.

    Um abraço para todos os que amam o clube, lutam desinteressadamente por ele e o apoiam incessantemente ao longo dos 90m. Acredito que seja o teu caso!

    HUGO MIL893

    ResponderEliminar
  18. O estádio tem várias bancadas, cada qual escolhe aquela onde se sente melhor.

    E mesmo cada bancada tem vários sitios onde podemos "habitar" e cada qual escolhe onde se sente melhor, novamente.

    Estou no sitio onde me sinto bem, sinto que estou no meio de pessoas que me podem ensinar muito e nas quais me revejo absolutamente. São um exemplo a seguir, não há palavras para tais "supporter's", eles sabem quem são e que tenho muito orgulho em poder aprender com eles.

    Obrigado pelos vossos comentários, um abraço a todos!

    ResponderEliminar