18 fevereiro, 2011

Saber sofrer e esperar pelos erros do adversário

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

Árbitro: Craig Thomson (Escócia), Assistentes: Graham Chambers e Francis Andrews; Assistentes adicionais: Alan Muit e Calum Murray; Quarto árbitro: Iain Robertson Brines.

SEVILHA: Palop; Martín Cáceres, Sérgio Sánchez, Fazio e Fernando Navarro; Rakitic, Medel, Jesús Navas e Perotti; Luís Fabiano e Kanouté.
Substituições: Luís Fabiano por Negredo (74m); Rakitic por Romaric (78m); Perotti por Diego Capel (86m).
Não utilizados: Javi Varas; Zokora, Escudé e Alexis.
Treinador: Gregorio Manzano.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Hulk e James.
Substituições: James por Cristian Rodríguez (60m); Varela por Guarín (69m); Belluschi por Alvaro Pereira (86m).
Não utilizados: Beto; Sereno, Walter e Rúben Micael.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: Rolando (58m); Kanouté (65m) e Guarín (85m).

Disciplina: cartão amarelo para James (25m), João Moutinho (53m), Perotti (53m), Martín Cáceres (53m) e Guarín (87m).

O FC Porto venceu, esta quinta-feira, por 1-2 o Sevilha, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, disputada no Estádio Rámon Sánchez Pizjuán, na capital da Andaluzia, local onde a equipa de 2003 conquistou a Taça UEFA.

O FC Porto foi a equipa que começou melhor, colocando muita pressão sobre a equipa da casa, na noite em que não contou com Falcao no ataque. O colombiano nem se sentou no banco de suplentes.

A equipa sevilhana entrou desconcentrada, levando a que cometesse vários erros, nomeadamente na sua defesa, e a formação portuguesa aproveitou sempre que pôde,

Com tanta pressão ofensiva, a equipa azul e branca foi a primeira a criar perigo junto da baliza de Palop com um excelente remate do extremo colombiano James Rodríguez, fora da área, mas valeu a atenção do médio Medel que conseguiu desviar a bola para fora.

O Sevilha conseguiu depois criar momentos de desequilíbrio graças às fugas ágeis do brasileiro Luís Fabiano, mas a dupla de centrais portistas mostrou-se sempre muito atenta. O ex-jogador do FC Porto ainda introduziu a bola dentro da baliza de Helton mas o golo foi anulado por fora de jogo, assim entendeu o árbitro da partida.

No último quarto da hora do primeiro tempo, ambas equipas imprimiram mais garra e ambição no seu jogo, impulsionadas pelas vozes vibrantes provenientes das bancadas do Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, onde estiveram cerca de 30 mil espectadores (cerca de 2500 são portistas).

O árbitro escocês Craig Thomson apitou para o intervalo e as duas equipas retiraram-se para os balneários com o nulo no marcador.

No início do segundo tempo, os papéis inverteram-se por completo e a formação da Andaluzia passou a dominar o encontro, encostando os portistas à sua grande área.

Porque quem não marca sofre, o FC Porto conseguiu colocar-se em vantagem numa altura que tinha perdido o controlo do jogo. Num livre apontado por James em direcção à área espanhola, Rolando deu o melhor seguimento ao remate e colocou a bola com os pés no fundo das redes.

A euforia azul e branca durou pouco tempo porque, num lance muito semelhante ao golo portista, Kanouté cabeceou para dentro da baliza de Helton, depois de um cruzamento de Rakitic. O Sevilha só não voltou a marcar porque o guardião portista voou para parar a bola enviada de cabeça por Fabiano logo de seguida.

Nos últimos quinze minutos do encontro o Sevilha insistiu mas os Dragões conseguiram encontrar uma brecha para apontar o seu segundo golo. Freddy Guarín entrou na segunda parte para substituir Silvestre Varela e fez de ponta de lança "improvisado". A defesa do Sevilha deixou a bola a saltitar na área, depois de um remate de Cristian Rodríguez, e o médio colombiano aproveitou para apontar o golo da vitória portista.

No dia 23 de Fevereiro, próxima quarta-feira, às 17 horas, é a vez de o Sevilha visitar o Estádio do Dragão para disputar a segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

Recorde-se ainda que o vencedor desta eliminatória joga com o PAOK Salónica ou o CSKA de Moscovo nos oitavos de final.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Foi um bom resultado, mas ainda temos a segunda-mão para jogar. Gostaria de acentuar a qualidade do ataque do Sevilha e a forma como criaram lances de ataque. A eliminatória ainda pode seguir em ambos os sentidos. O FC Porto tem de se manter competente para passar. O primeiro golo surgiu num momento bom para nós. O Sevilha depois empata, o que ainda assim seria um bom resultado e o mais justo para o que se passou aqui. Eles foram-se expondo cada vez mais e fomos experimentando saídas mais seguras para o ataque. Conseguimos assim chegar ao 2-1. No Dragão, será um jogo diferente. Queremos tomar mais iniciativa no jogo, ser mais controladores da posse de bola. Queremos dedicar a vitória a uma pessoa que está dentro do plantel, o Rafa, e ao Lourenço, o trompetista, que ontem nos mandou uma mensagem e que tem um grande significado para todos os portistas.»

Hulk: «Jogámos contra uma grande equipa, conhecida mundialmente. Estamos de parabéns, valeu o esforço. Este é um passo importante para seguirmos em frente, mas não nos podemos esquecer de que há uma segunda mão na próxima semana. Vamos concentrar-nos para conseguir passar.»

Rolando: «O meu golo foi importante, até porque os golos fora valem a dobrar. A partir daí, a equipa serenou e partiu para uma grande exibição. O Sevilha é uma grande equipa, foi preciso sofrer muito. Com a nossa capacidade, penso que vamos seguir em frente.»

25 comentários:

  1. Alguem pode fazer o favor de dar um biqueiro nas bocas dos comentadeiros da sic "Sociedad Ispañola de Comunicacion"?

    ResponderEliminar
  2. Será que a resposta de Guarim foi a mais correcta depois da poleemica do facebook?
    Cá pra mim gostei!

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Rolando para a próxima eliminatória.
    SEMPRE FC PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Bom jogo, com momentos de personalidade e outros de saber sofrer...
    Mais uma vez dificuldades de ligação com o ataque, as laterais furaram um bocado...
    E agora, digam mal do Helton!!!
    Felizes de novo em Sevilha, esperamos ficar mais felizes na próxima semana, mas atenção que os tipos são perigosos.

    ResponderEliminar
  5. Condor: É de respostas destas que eu gosto.
    Quanto ao jogo, não foi ópera, mas foi à Porto, e quando assim acontece é meio caminho andado para o sucesso.

    70% da eliminatória está resolvida, na próxima semana arruma-se a questão e pensa-se na seguinte.

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso da vitória, soubemos explorar os pontos fracos e a intranquilidade do sevilha. Agora o que odiei foi o facto de aqueles comentadores da SIC serem completamente contra o FCP, de forma tao nojenta que nem vi o jogo como queria(tive de tirar o som à TV). É um escandalo e espero que a direcção do FCP tome as medidas necessárias para impedir essa gente de entrar no nosso Estádio. Já não é de agora, já num jogo no Dragao, aquele nojento passou o tempo a chamar Gaitan ao Falcao. Além de serem incompetentes, têm 2 palas que nem os burros.
    Valeu pela vitoria e pelo esforço. Abraço a todos os Portistas.

    ResponderEliminar
  7. Grande espírito de sacrifício, admirável entrega ao jogo, enorme solidariedade e entreajuda nos jogadores. É assim (sem flores antes, durante e depois…) que se ganham jogos no estrangeiro. Os cães ladram, a caravana passa e… nós continuamos a ganhar. INVICTOS na Liga Europa!

    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  8. Condor:
    Tens toda a razão.
    Aqueles gajos da SIC (infelizmente, não são únicos), não conseguem despir a camisola.
    Hipocrisia é o mínimo que se pode apelidar de quem, alta voz, deseja o êxito das equipas Portuguesas mas que, no decorrer dos comentários ao jogo, têm estas "pérolas" lampionistas:
    1- Após o 1º golo do Porto, diz um dos cromos: vamos lá ver como é que a equipa da Luz(!!!) vai reagir a este golo.

    2- Com o resultado em 1-1, diz o mesmo (ou o outro) cromo: Mesmo o empate é um BOM resultado para o Porto.
    Nada de anormal se passaria se não fosse o facto de a terminar o jogo do Sporting, um daqueles mancos não gritasse: com este golo o Sporting empata e alcança um EXCELENTE resultado.
    Pobres diabos e péssimos profissionais.

    ResponderEliminar
  9. Mais uma vitória num terreno extremamente difícil, frente a um adversário que luta pela Europa na competitiva Liga espanhola e que aposta tudo na Liga Europa.

    Depois de uma primeira parte com controlo total das operações, a 2ª parte trouxe os sobressaltos normais de jogar num terreno daqueles, com ambiente bastante difícil. Soubemos sofrer, defendemos bem, tivemos boa capacidade de pressão no meio-campo e marcamos 2 golos num jogo fora, o que na Liga Europa é fundamental.

    Não podemos entrar em euforias porque ainda nada está ganho. Entrando forte no Dragão, com respeito pelo adversário e elevado ritmo (não jogamos no fim-de-semana o que é excelente em termos fisícos!) estou certo que resolveremos a eliminatória a nosso favor.

    Para terminar, faço um repto, um repto muito sincero e desinteressado: a todos aqueles que duvidavam da capacidade do FC Porto ganhar em Sevilha, colocando em causa tudo e todos aquando da magra vitoria frente ao Rio Ave, que venham agora comentar este jogo e esta vitória. Ou só são muito rápidos a vir comentar os momentos menos bons? Apenas gostam de criticar? Vá lá saiam da toca e agora venham comentar… O FC Porto ganhou claramente e tem tudo agora para passar a eliminatória… Não me esqueço das muitas questões levantadas nos últimos tempos…A equipa de AVB responde com autenticas “bofetadas sem mão”…


    PS: Quanto aos comentários no twiter, facebook ou no que quer que seja, tenho uma opinião muito propria: estou pouco lixando (para nao dizer outra coisa) para o que os jogadores escrevem ou deixam de escrever...Quero é que eles ganhem dentro de campo e honrem a camisola do clube que lhes paga ao fim do mês...Este tipo de "fait divers" é mais proprio de quem não tem mais nada em que pensar...

    ResponderEliminar
  10. Grande vitória ainda que pintada com muita sorte. Uma correcção Nunes. Eu não gosto dos comentadores da sic, mas eles não disseram equipa da luz. Disseram equpa Andaluz, que é a província a que Sevilha pertence. Abraços a todos!!!

    ResponderEliminar
  11. Grande e importante bitória! Grande jogo de Rolando, mais algumas desconcentrações do colectivo!

    Qto aos comentadeiros televisivos, quase me vomitava, espero sinceramente que alguns jornaleiros comecem a ser proibidos de entrar nas nossas instalações!

    ResponderEliminar
  12. Os Dragões voltaram a ser felizes em Sevilha!

    Previa-se casa cheia no Ramón Sanchéz Pijuan, mas esteve bastante longe da lotação esgotada, com cerca de 2100 portistas a apoiar o nosso clube. Apesar de isso, esteve um excelente ambiente em Sevilha, proporcionado pelo fanatismo dos adeptos do clube andaluz.

    Os nossos adeptos também se fizeram ouvir, em mais uma grande deslocação da malta portista, dando alguma beleza a um estádio com as cores do clube do regime.

    Um ambiente extremamente dificil para qualquer adversário, defrontando um clube que este ano aposta tudo na Liga Europa, visto que estão a fazer uma época bastante irregular a nível interno.

    Falcao voltou a ficar de fora das opções de André Villas-Boas e nem no banco marcou presença. Já Álvaro Pereira voltou à competição, após uma longa paragem devido a lesão. Os azuis e brancos alinharam com a mesma equipa que jogou em Braga.

    Uma 1ª parte em que o Futebol Clube do Porto entrou bem, bastante batalhador, pressionante e com muito espirito de sacrificio.
    O 2º tempo foi marcado pelos 3 golos do encontro, onde soubémos pressionar e defender da melhor maneira, dois golos que serão bastante importantes para o desfecho final desta eliminatória.

    Quanto a destaques a nível individual, a minha nota + vai para Helton e Rolando, que fizeram um grande jogo! Pela negativa julgo que James Rodriguez tirando o cruzamento para o golo do Rolando, passou completamente ao lado do jogo.

    Ainda nada está decidido e como tal, não devemos entrar em euforia. Conseguimos dar um passo de gigante rumo aos oitavos de final da Liga Europa e agora é tempo de preparar a 2ª mão, que está marcada para o dia 23, ás 17h00, uma hora pouco vulgar.

    RUMO A DUBLIN!

    http://dazuis.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Caros amigos.

    Foi uma vitória muito importante contra uma equipa que apesar de estar menos bem no campeonato não deixa de ter um conjunto de jogadores com enorme qualidade.

    Apesar desse facto não desgostei da primeira parte do FCP. Entramos muito bem, mas depois fomos perdendo fulgor físico para continuar a fazer a pressão alta que iniciamos o jogo.

    A segunda parte não gostei. Sei que marcamos dois golos, mas não podemos perder o meio campo da forma como perdemos.

    Penso mais uma vez que é um crime deixar Guarín de fora num jogo desta natureza. Aliáz, deveria ter entrado logo no início da segunda parte. O FCP no final da primeira parte estava a perder o meio campo, e tinha que reforçá-lo com um jogador das características de Guarín. Acrescento ainda que James tinha um amarelo, e em virtude da sua inexperiência era prudente tirá-lo.

    Penso que o nosso treinador acordou tarde para o jogo.

    Tiveos sorte. É certo que também a procuramos, e mostramos personalidade e grande espírito de entreajuda defensiva que foi o que nos salvou.

    Espero ver um FCP melhor no jogo da segunda mão no sentido de passarmos à fase seguinte.

    Cuidado que ainda não está ganho.

    Temos um excelente avanço, mas o ataque do Sevilha é muito forte.

    Temos que explorar as fragilidades defensivas.

    ResponderEliminar
  14. @ RCBC: Será o Rio Ave mais equipa que o Sevilha...Terá o FCP feito hoje um jogo que te tenha tirado as duvidas quanto ao facto de não ter-mos um 9 a jogar neste esquema de 4x3x3??? é de mim ou foi Fucile quem jogou hoje sobre a esquerda dando mais profundidade e acutilancia a asa esquerda defensiva???
    Execpçao feita ao jogo de Braga, onde andava este FCP capaz de pressionar alto, fustigando o adversario na fase de construçao, obstando a saidas rapidas pelas alas, e que tanta codicia pelo golo provocam em Kanoute/Fabiano???
    É certo que ganhamos, mas só eu terei visto o decrescimo exibicional na 2ªparte, levando ao baixar do bloco, que redundou em faltas e faltinhas, livres e afins para a area de Helton???
    2-1, bom resultado nao decisivo, mas e que me dizes, contentas-te ou achas assim tao bm futebol a incapacidade para sair com critério nas transiçoes, algo que na 2ª parte foi pauperrimo e bitola no fio de jogo levando ao decrescimo de oportunidades capazes de por em sentido o ultimo reduto Sevilhano??
    Após o 2-1 estou crente que com qualidade e maior competencia teriamos sentenciado no SAnchez Pizjuan a eliminatória.

    E pronto amigo estou cá fora da toca, se as criticas que lhes fizemos no passado de menor fulgor exibicional os obrigou a trabalhar para atingir um patamar mais proximo do futebol que gostamos de ver, onde a garra, o empenho e o brio sao tonus para exibicoes como BRAGA e SEVILHA, entao elas nao cairam em saco roto e demonstram o respeito que eles teem por nós, e isso eu agradeço-lhes porque me sinto importante no processo de crescimento e maturação desta equipa e clube que AMO!!!!

    ResponderEliminar
  15. É assim que se joga na europa do futebol, fora de casa e frente a boas equipas. Coesão defensiva - abamos algumas vezes, é verdade, principalmente pelas laterais, mas nunca estivemos em desespero e só uma vez caímos - espírito de sacrifício, para saber resistir à pressão, saídas rápidas para o ataque e aproveitamento das oportunidades.

    Frente a um Sevilha de pelo na venta, com a tradicional fúria espanhola, recheado de bons jogadores e a jogar a época neste jogo, a equipa de André Villas-Boas foi competente, equilibrada, organizada, discutiu o jogo, mais na primeira que na segunta-parte, é verdade, mas esteve sempre a um nível que se pode considerar aceitável, atendendo ao valor do adversário e sem esquecer um árbitro fraco, complicativo, que não contribuiu para que o jogo fluísse melhor.

    Sem Falcao - falarei do colombiano nas notas finais - e com o tradicional 4x3x3, o que obrigou Hulk a jogar pelo meio, a equipa azul e branca entrou bem no jogo - nestas partidas, como isso é importante!, dá confiança e deixa o rival em cuidados -, dominou, controlou, criou alguns lances de apuro na área sevilhana e nunca esteve em perigo de ser surpreendida. Se se pode considerar o nulo um resultado correcto, a haver alguém que merecia chegar ao descanso em vantagem, era o F.C.Porto.

    A etapa complementar foi pior jogada e muito mais sofrida por parte da equipa portista - tenho para mim e por mais absurdo que possa parecer, que aquele sururú e a paragem de vários minutos que se lhe seguiram, espevitaram o Sevilha, público e equipa e perturbaram o conjunto de Villas-Boas. A partir daí a equipa azul e branca teve dificuldades em ter bola, em controlar o jogo, em sair para o ataque, sofreu, mas teve a sorte do jogo e marcou na primeira oportunidade e numa altura em que o conjunto da Andaluzia era mais perigoso. Se a vantagem portista, de alguma forma era injusta, a justiça no resultado apareceu passado pouco tempo e fez a equipa espanhola acreditar que podia vencer, continuando a pressionar, a atacar e colocar a equipa portista em dificuldades.
    Mas Villas-Boas estava atento: vendo que Rodríguez pouco mais trouxe que o jogador que substituiu e com Varela a perder gás, o técnico portista fez entrar Guarín para o lugar do internacional português e com isso equilibrou a equipa, ganhou força, poder de choque e um jogador capaz de pressionar mais alto. Veio a colher os frutos e a ser feliz, com o colombiano a marcar o golo da vitória a 5 minutos do fim, resultado que pode ser injusto para o Sevilha - talvez o empate estivesse mais certo -, mas nestas provas a eliminar, é preciso e como dizia anteriormente, aproveitar as oportunidades, saber sofrer e ter sorte.

    Notas finais: o resultado é excelente, mas, atenção!, a eliminatória ainda não está resolvida. Cautelas, caldos de galinha e um público - por falar em público, parabéns aos que foram a Sevilha. Estiveram fantásticos. Com adeptos destes, o F.C.Porto nunca caminhará sozinho! - a apoiar sempre, acredito, vão colocar o Dragão nos oitavos-de-final.
    Radamel Falcao não estava a 100% e naturalmente não jogou, nem esteve no banco. Não podemos correr riscos se queremos o colombiano para o resto da época e não apenas para um jogo, para mais um jogo com estas características e que pedia 101%. Com lesões graves e nos joelhos, não se brinca Fizemos bluff?, talvez, mas qual é o problema?
    Talvez seja injusto para alguém, mas só vou destacar Rolando. Fez um jogo fantástico e marcou um golo importante.
    E vão nove jogos e oito vitórias e um empate. Pedir mais, seria um exagero...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Sem entrar em polémicas nem em tácticas aprofundadas porque essa não é a minha especialidade devo dizer que a equipa ganhou um jogo terrível com um adversário muito forte e precisa de manter os níveis de concentração para a 2ª mão pq nada está ganho. Fomos felizes mas tivemos atitude e nunca deixamos de acreditar. Foi um Porto de raça com as limitações q tem actualmente (irá deixar de ter em breve) e q conseguiu mais uma brilhante página da sua história a completar na quarta feira, mas é preciso cuidado.

    AVB como sempre imperial. Acredito neste treinador há muito tempo. Muito mesmo, antes de ele nos ter dado (na AcadémicA) muito q fazer nos 2 jogos no Porto na época transacta.

    Força Mister.

    ResponderEliminar
  17. Bom dia,

    Ontem fomos felizes no resultado, mas fizemos por merecer.
    Lutamos imenso e defendemos bem a nossa baliza.
    Helton e Rolando foram imperiais. Otamendi, Sapunaru e Fucile fizeram um excelente jogo.

    Fernando, Belluschi e Moutinho lutaram bastante. James demonstrou alguma falta de experiência, e Varela e Hulk tentaram sempre desequilibrar.

    O Porto entrou bem em cada uma das partes do jogo, e criou oportunidades de golo, marcando numa de bola parada por Rolando.
    Após o golo do empate do Sevilha, que deveria ter sido invalidado por falta de Kanouté sobre Otamendi, o Sevilha encostou-nos às cordas e tivemos de saber defender, e conseguimo-lo e bem.

    Com a entrada de Guarin reequilibramos o jogo, e com o Sevilha todo balanceado para o ataque, num contra-ataque marcamos o golo da vitória.

    Foi um excelente resultado, mas na segunda mão temos de estar atentos, pois o Sevilha nada tem a perder, e conta com excelentes jogadores.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Tens razão EnGdoPau.
    Entendi mal, daí me parecer estranhíssimo, a referência a alguém que nada tinha a ver com o jogo. Foi "Andaluz" que foi dito.
    O seu a seu dono.
    As minhas desculpas aqueles parciais comentadores.

    ResponderEliminar
  19. Num jogo em que a sorte foi elemento fundamental, o FC Porto lutou com raça e fez por merecê-la.

    Primeira parte de pressão alta, domínio, controlo e muita cabecinha.

    Segunda parte de menor pressão face à perda de força física, mais sofrida pela cavalgada sevilhana, alguma felicidade na obtenção da vitória, em momentos cruciais.

    Destaque pela positiva, a coesão defensiva, onde Rolando, Helton e Otamendi foram gigantes (por esta ordem)e pela negativa o incompreensível desbaratar de fáceis lançamentos do contra-ataque perigoso, por irritantes passes mal dirigidos de que abusaram Belluschi e Moutinho!

    Quarta-feira espera-nos uma missão ingrata pois o Sevilha patenteou grande capacidade ofensiva.

    Teremos de ser um Porto de boa colheita para prosseguirmos na prova.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Caro Bruno Rocha,

    Nestas coisas eu divido os criticos em dois: aqueles que construtivamente analisam o momento da equipa e os factos evidentes aos olhos de todos (nos quais eu lhe incluo), e o outro grupo daqueles que apenas criticam destrutivamente com o intuito de falar mal de tudo e todos, colocando em causa tudo e mais alguma coisa quando algo corre mal.

    Depois da derrota da Taça (apenas a 2ª da época), e da fraca exibição frente ao Rio Ave, vi muita coisa posta em causa, muita crítica demasiado destrutiva apenas com o intuito de dizer mal. Não perceber que uma equipa, numa época longa com imensas competições e jogos, tem altos e baixos de forma, e que não pode estar sempre ao mesmo nível é mesmo não perceber nada de futebol e apenas querer falar para agitar de uma forma despropositada.

    E o que aconteceu foi um alarmismo exacerbado aquando de um período de menor fulgor da equipa. Li muitas vezes, em vários espaços de debate desportivo: “Isto com o Sevilha vai ser uma desgraça”; “Não nos aguentámos com o Braga”; “A partir de agora, vai ser tudo a descer”!...
    E claramente na altura, achei demasiado excessivo. Havia razões para reflectir sobre o momento menos bom, havia razões para criticar forte e feio alguns jogadores, mas daí a colocar em causa tudo e todos, para isso não havia razões.

    A resposta que a equipa deu em Braga e Sevilha foi excelente. Calou e bem as muitas criticas que lhe eram apontadas e provou que em dois momentos extremamente importantes, a equipa responde bem...Muito sinceramente, taça da liga e taça de portugal sao coisas menores, porque se nao fossem, no ano passado a nossa época teria sido fantastica so porque ganhamos a taça de portugal... O campeonato e a LE é que sao realmente importantes...

    Relativamente a si, leio as suas opiniões e vejo que você critica construtivamente quando tem de criticar, mas também elogio.

    Considero que as suas opiniões são equilibradas e claramente não são levadas por momentos menos bons ou exageros mais próprios da esquizofrenia que se vive para os lados da Luz…

    Longe de mim, colocar-lhe no grupo de quem coloca em causa tudo e todos… Referia-me a muitos anónimos que aparecem na altura das derrotas, mas que curiosamente na altura de vitória escondem-se e arrumam a viola no saco…

    ResponderEliminar
  21. QUE GRANDE TRANSFERTA!!!

    Deslocação fantástica, grande grande vitória em Sevilha, mais uma vez lá fomos felizes! E agora carimbar a passagem aos oitavos na quarta-feira!

    COM O PORTO SEMPRE, PELO PORTO TUDO!

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Viva !

    Impossível de escrever. O computador está sempre a cair. Vamos ver agora.

    Platini e as instâncias europeias não cumpriram as suas promessas.

    Os estádios esvaziam-se e os sofás vão ficando vazios quando se trata de futebol.

    Quando escrevo isto, estou consciente que vivo num país onde a concurrência entre as modalidades é muito grande. Creio que não é o caso de Portugal.

    Há quem tenha fica escandalizado quando um comentador confundiu o Sevilha com o Benfica. E com toda a razão. Mas o que dizer dum comentador dum canal televisivo europeu que comenta em função de quem apostou ? Será que o futebol se está a tornar uma espécie de corrida de cavalos regida por apostas ?

    Fica o questionamento.

    Não me pude controlar e vi o jogo.

    Quanto a mim : Sevilha 1 - Helton 2

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    O Porto jogou mesmo mal e sem qualquer entrocamento entre as linhas. Mas o Porto também não tem culpa que os adversários sejam inferiores.

    É meio caminho andado !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  25. metade de (mais) uma etapa a caminho de DUblin está cumprida, depois de a termos quase ganho, de seguida a caminho do precipício, para no fim, sermos felizes na hora H... falta a segunda metade!!!

    ResponderEliminar