10 fevereiro, 2011

Até os comemos

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Como qualquer cidadão não gosto nada que me atirem areia para os olhos. Incomoda-me ter de esfregar, irrita-me o ardor, mas pior que isso não me agrada a figura de parvo que me obrigam a fazer. Assim sendo, ponho um guarda-chuva, daqueles grandes, à frente da minha delicada tromba e evito que a areia me atinja.

Ora, por muito que o nosso treinador diga que vai tudo bem com a nossa equipa de futebol, que as nossas exibições são boas e que não há razão para preocupações, eu, devidamente protegido pelo referido artefacto protector de areias e demais objectos voadores, consigo ver o que toda a gente que não está ceguinha vê: desde a goleada aos depenados milhafres que não jogamos nadinha e que temos, em alguma situações, tido uma sorte dos diabos.

Como já vejo futebol há uns aninhos valentes também não papo a conversa do Walter ser bom jogador e tal mas que não joga apenas por uma questão de escolha. Não é preciso ser propriamente o José Maria Pedroto para perceber que o Walter não é nada mau jogador, longe disso. Pelo que vi dele parece-me ser um excelente jogador, com algumas falhas como é evidente, e, sobretudo, também não é preciso ser grande génio para perceber que atirar o Hulk para ponta de lança é piorar a equipa. Primeiro, porque o Hulk a ponta de lança não é mau mas é incomensuravelmente melhor num dos lados do ataque. Em segundo, porque sem ponta de lança de raiz tornamo-nos numa equipe que só consegue levar perigo à área adversária em jogadas de contra ataque ou em bolas paradas.

Não custava nada ao André Vilas Boas, que vai ser um dos mais importantes treinadores de sempre do FC Porto, vir dizer que estamos em má forma, que há jogadores que estão longe de produzir o que seria normal, que há outros que ainda não perceberam que estar no banco obriga-os a estar ainda mais motivados para quando chegar a altura deles mostrarem que têm lugar na equipa titular, que o facto dum jogador ser bom – como é o caso do Fucile ou do Walter – não chega para jogar, que é impossível um equipa ter sempre o mesmo nível exibicional ao longo duma época.

A malta não é ceguinha, caro Mister. E nós, como o Mister, somos do Porto. Estamos habituados a ver grande futebol. Também sabemos ver quando não jogamos um caracol e não gostamos nada, mesmo nada, que nos digam que não vemos aquilo que vemos.

Por outro lado, também não gosto daqueles nossos consócios que estão sempre mortinhos para dizer mal para provar umas teses estapafúrdias sobre as qualidades dos nossos atletas ou sobre a gestão do plantel. Dizer que o Moutinho não é um fantástico jogador só porque se embirra com a cara do rapaz é coisa digna dum Manha ou dum Delgado, não dum portista. Dizer que vender o Bruno Alves com 28 anos por 22 milhões de euros não é grande negócio é, tão só, gozar com a nossa cara. Dizer que só temos 3 ou 4 jogadores excelentes e os outros são ou maus ou medianos é só disparatado e não merece mais que um sorriso complacente. Bem sei que estes comentários são fruto dum amor assolapado pelo clube e que não há adepto dum clube que sedento de mais e melhores exibições não perca a tranmontana, mas menos, menos, por favor.

Nestas alturas de menor esplendor, digamos assim, é preciso ter o coração e os ditos no sítio certo. Nem conversas de enganar tolos, nem histerias. A gerência agradece.

E agora, dentes cerrados, tomates de aço, coração de dragão e vamos comê-los.

14 comentários:

  1. Tenho para mim, e concordo em absoluto, que o discurso do Villas-Boas é para fora, ou seja para não dar armas aos adversários, para que não pensem que aqui seja como com eles, onde se sabe quase tudo, na opinião pública.
    Quanto ao resto, até os comemos, mesmo!
    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. PML, concordo em absoluto... ainda que possamos estar todos a ver o filme ao contrário (mas acho que não, acho que não!).

    mantenho que AVB não tem que passar um atestado de menoridade à inteligência dos Portistas... não temos estado bem, é certo!!... e que mal tem admitir, mesmo que ao de leve a coisa? para quê estar insistentemente a falar de coisas que mais ninguém viu ou sequer descortinou??? para quê???

    no entanto, pró bem e pró mal, enquanto AVB por cá «morar», será sempre o meu treinador... com apoio indiscutível, ainda que isso não me faça ter opinião e voz própria!!!

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo. Digamos que, “nem tanto à terra, nem tanto ao mar”.
    Tenho orgulho e não esqueço aquilo que a equipa já fez, tenho fé que vai conseguir dar-nos mais alegrias.

    Há que redobrar de cautelas porque, apesar de 11 ou 8 pontos de vantagem, ainda nos faltam 11 jogos para cumprir. Correspondem a 33 pontos, muito para a vantagem que temos. Vamos ter fé e apoiar a equipa. Nada de assobios. Apesar dos sinais menos positivos, estou crente que a equipa vai atingir, de novo, o patamar exibicional a que nos habitou. E, assim, os resultados continuarão a ser favoráveis.
    Em fins de Dezembro atingimos o ponto mais alto da “curva de rendimento”. Oxalá que o último jogo tenha sido o ponto mais baixo dessa mesma “curva”. E que a partir do próximo encontro reiniciemos a subida de forma.

    FORÇA PORTO! BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Como todos constatam, é óbvio que não estamos a jogar bem e o treinador que não é cego e é inteligente sabe isso muito bem. Agora admiti-lo ou não, neste país onde somos presos por ter cão e por não ter, neste país em que mesmo quando fazemos grandes exibições e grandes resultados, isso é sistematicamente desvalorizado, não sei se seria a melhor ideia. Mesmo que a qualidade tenha baixado, estamos a fazer uma boa época e no principal objectivo, o campeonato, temos uma performance notável de 17 vitórias, 2 empates, com 44 golos marcados e 7 sofridos em 19 jogos. Se fosse noutro clube, eram capas e mais capas, com loas e mais loas, como é no F.C.Porto andam ouvir os "notáveis" portistas para saber se estão contentes. Assim e repito, para quÊ o treinador falar no óbvio. Tem é de gozar com eles -quando ele diz que foi uma resposta fortíssima, é para gozar...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. É verdade que a qualidade baixou mas todas as equipas no mundo têm um abaixamento de forma durante uma época.

    E se formos a ver bem a única grande contrariedade foi a derrota para a Taça de Portugal (que penso ainda estarmos a tempo de corrigir eu acredito!) a eliminação da bwin cup era mais do que esperada depois da derrota com o nacional.

    Por isso,vamos recuperar os lesionados,vamos recuperar a forma aqueles que estão em baixo de forma (o trio do meio campo claramente)e vamos voltar a dar confiança aos nossos centrais para atacarmos a fase decisiva da época que vai começar domingo em Braga!

    Força Grande Porto!

    ResponderEliminar
  7. É sempre um privilégio ler os comentários do PML, até por concordar em absoluto com o que ele escreve. Teremos de partir a pedreira, é certo, mas confio que iremos suplantar mais esse obstáculo e assim continuar no caminho das vitórias.

    ResponderEliminar
  8. Eu se tivesse um mínimo de jeito para escrever era mesmo isso tudo que dizia.
    Muito bem e obrigado, revejo-me completamente em tudo que diz caro PML.

    ResponderEliminar
  9. Com todo o respeito, o Walter não é um bom jogador. Não é mau, mas falta-lhe idade, experiência e emagrecer.

    Concordo que a equipa fica mais fraca quando tem Hulk a ponta e não nas alas, mas não acho que usar o Walter no clássico tivesse sido boa ideia. Tal como o James, não tem maturidade para estes jogos.

    Só discordo do Villas Boas quando diz que o plantel não precisa de mais avançados. Quando o Falcao se lesiona ficamos muito em baixo. Claro que contratar um avançado que seja melhor que o Walter, mas para ficar no banco, não é fácil. Ainda para mais nesta altura do campeonato. O melhor tinha sido tratar disto no início da temporada ou até antes.

    ResponderEliminar
  10. Depois do período pós-goleada 5-0, tem se vindo a verificar uma quebra exibicional em vários jogos. A grande verdade é que esta quebra não teve impacto na Liga em que continuamos a vencer, ao contrário do que aconteceu na taça da Liga e na taça de Portugal…

    Felizmente, esta quebra exibicional coincidiu com um período de jogos maioritariamente no Dragão e frente a equipas de menor valia. A regra tem sido o “deixa andar” ou o “acreditar que um golo há de cair do céu”…De todo este período, apenas em 3 ou 4 jogos a equipa atingiu níveis elevados… Assim de repente, lembro-me do 4-1 ao Marítimo, 3-0 ao Nacional, o 3-0 à Naval e o 3-1 ao Rapid Viena… Tudo o resto foi bem fraquinho, com autenticos pesadelos como aquele jogo com o Setúbal ou o ultimo com o Rio Ave...

    A derrota com o nosso principal adversário em casa e de uma forma totalmente justa (se bem que esteve longe de ser um banho tactico como falsamente quiseram fazer crer), bem como uma pálida e fria exibição com o Rio Ave num magro 1-0 (este resultado para um clube como o nosso faz sempre muita confusão aos adeptos) são definitivamente os sinais de que é necessário haver um sinal de alarme no seio da equipa…

    Não considero que devamos estar em pânico, nem excessivamente preocupados… O FC Porto terá de perder 9 pontos (considerando a vantagem no confronto directo devido aos tais “5-0”) para sair da liderança, considerando que o nosso mais directo adversário irá ganhar todos os seus jogos…

    Convenhamos que para uma equipa que em quase 7 meses de competição ainda não perdeu nem para o campeonato nem para a Liga Europa, é necessário que os níveis baixem vertiginosamente e que os erros e asneiras se acumulem com frequencia estupidamente alta…

    Em suma, penso que estamos no nosso ponto mais baixo da época, e curiosidade das curiosidades, ainda não perdemos no campeonato… Em Braga, é verdadeiramente imprescindível a equipa dar uma boa resposta e atingir um bom resultado e boa exibição…Se ganharmos, estou ciente que voltaremos a subir e perder o campeonato é quase uma “impossibilidade”… Se repetirmos uma má exibição com consequente perca de pontos (porque em Braga tenham a certeza que ou jogamos muito mais, ou perdemos como é obvio!), as duvidas aumentam, as criticas vão surgir em catadupa e com maior intensidade. Para além de que, como é óbvio, o Guimarães aos 10 minutos de jogo já estará a levar 2 ou 3 (apostam que sim?) e perderemos alguma vantagem na liderança… Logo a intranquilidade irá aparecer, ainda mais assobios, enfim… já estou a ver o filme… Tudo resumido e baralhado: e que tal ganharmos e convencermos em Braga com um jogo "à Porto"? Ou continuar neste estado de dúvida… Têm a palavra os jogadores…

    PS: Ganhando, perdendo ou empatando, eu continuarei a apoiar e acreditar...e a criticar positivamente, algo que às vezes se torna dificil para alguns...

    ResponderEliminar
  11. Gosto de ler os seus comentários.É CLARO QUE ATÉ OS COMEMOS!!!E estamos efectivamente a jogar mal fruto de algumas modificações forçadas,e de alguma falta de confiança na transição do meio campo defensivo-é preciso mais certeza no cagar quando se endereça o esférico, CARAGO!!!
    Quanto ao discurso do n/ treinador eu penso que não podia ser outro,nesta terra do faz de conta,onde toda a gente diz que uns depenados cheios de sorte e ajudas estão a jogar um futebol de 1ª agua.Temos ,segundo a minha opinião, uma politica de informação que podia ser bem melhor...mas tambem não podemos ser ingénuos.AZUL e BRANCA esta Bandeira avança......

    ResponderEliminar
  12. PML, está excelente o seu post, estou de acordo praticamente com tudo o que aqui escreveu!

    E vamos comê-los sim! ;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  13. Deixemo-nos de lirismos bacocos que não levam a lado nenhum:
    - a época está a ser melhor do que qualquer um de nós previa;
    - num qualquer clube da capital, esta época seria épica;
    - no presente momento não estamos ao nível que já estivemos;
    - nos últimos tempos, o treinador tem dado mostras de tiques de "novo riquismo";

    Perante estas realidades, o que fazer??
    Essencialmente ACORDAR, por os pés no chão, trazer os níveis de humildade para a dose certa...e comê-los forte e feio!

    ResponderEliminar
  14. Caro PML

    Tanta merda, tanto post, tanto jornal, tanto tele(lixo)jornal e o meu caro resume isto em três pinceladas.

    Fosse asim a n/ justiça e não tinhamos aquilo entupido até aos olhos

    Até os comêmos

    ResponderEliminar