27 fevereiro, 2011

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 21ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: SC Olhanense 0-3 FC Porto
Árbitro: João Capela (AF Lisboa) / Assistentes: Tiago Rocha e Paulo Soares.


Capela exemplar

Promovido a internacional em Janeiro deste ano, João Capela tem nota positiva, numa avaliação global retirada da análise dos nossos especialistas em arbitragem. Em 15 lances apreciados, apenas dois foram classificados com "menos": Paulo Paraty considera que Hulk não merecia o amarelo na sequência de uma entrada sobre Fernando Alexandre, e Jorge Coroado defende que Maurício justificava o vermelho directo pela cotovelada sobre Hulk.



Momento mais complicado

20' É bem mostrado o cartão amarelo a Hulk por uma entrada sobre Fernando Alexandre?

Jorge Coroado
+
Hulk foi imprudente. Ao derrubar o adversário, cortou jogada prometedora. Naquelas circunstâncias, o árbitro tinha forçosamente de exibir o cartão amarelo.

Pedro Henriques
+
O árbitro entende que Hulk tem uma entrada por trás, feita de forma imprudente e que impede a saída rápida, em contra-ataque, da equipa do Olhanense. Assim sendo, a decisão do árbitro é absolutamente correcta.

Paulo Paraty
-
Pelo critério que o árbitro seguiu ao longo do jogo, este cartão amarelo parece-me exagerado. Apesar disso, as Leis do Jogo escudam João Capela.



Outros casos

20' A falta de Maurício sobre Belluschi era merecedora da exibição de cartão amarelo?
51' Há falta quando Falcao domina a bola com o braço direito antes de a atirar ao poste?
78' Maurício dá com o cotovelo esquerdo em Hulk. Era mesmo amarelo ou merecia vermelho?
86' Hulk estava em fora-de-jogo no momento do passe de Álvaro Pereira?

Jorge Coroado
+
A falta aconteceu em zona neutra e não foi ostensiva. Não justificava acção disciplinar.
+
Não. O movimento efectuado dá a ilusão de ter sido com a mão, mas tal não aconteceu. Esteve bem o árbitro em deixar prosseguir.
-
Vermelho, objectivamente. Foi deliberado, o gesto efectuado: com o braço esquerdo, Maurício atingiu Hulk na cabeça. O gesto foi de facto evidente.
+
No momento em que o passe foi efectuado, em jogada corrida e sem repetições, é visível não existir fora-de-jogo. Precipitação do assistente.

Pedro Henriques
+
Decisão correcta. Considero que a entrada de Maurício sobre Belluschi é feita de modo negligente, sem motivo para acção disciplinar.
+
A bola é que vai à mão (inesperadamente). Ou seja, o toque de Falcao não é deliberado, antes perfeitamente causal. Bem o árbitro em nada assinalar.
+
Maurício é imprudente na forma como usa o cotovelo na disputa da bola, tocando na cabeça de Hulk. Acção de algum perigo, mas o amarelo é justo.
+
Lance no limite, mas Hulk tem o tronco ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo adversário no momento em que lhe é passada a bola.

Paulo Paraty
+
Com a gestão disciplinar que fazia - e fez - do jogo, percebe-se que João Capela não tenha exibido cartão amarelo neste lance.
+
A bola bate efectivamente no braço de Falcao. Não parece haver qualquer propósito deliberado. Fez bem João Capela ao não ter interrompido a partida.
+
Creio que o vermelho seria exagerado. Apesar de haver um toque com o cotovelo em Hulk, a situação não configura mais do que imprudência.
+
A TV não nos dá o melhor ângulo, e a melhor posição é do assistente, que está perfeitamente alinhado. Ficando eu próprio com dúvidas, valido a decisão.



Apreciação global

Jorge Coroado
Desempenho de acordo com as suas características. Interrompeu muitas vezes sem necessidade e, noutras decisões, assinalou com sentido contrário. Tudo está bem quando acaba bem - não teve influência.

Pedro Henriques
Excelente arbitragem de João Capela. Esteve bem, técnica e disciplinarmente, evidenciando boa condição física. E contou ainda com uma colaboração exemplar por parte dos seus assistentes.

Paulo Paraty
Um jogo correcto por parte dos intervenientes que não ofereceu especiais dificuldades a João Capela. Motivos que lhe permitiram dar uma condução dinâmica a um jogo agradável.



fonte: ojogo.pt

1 comentário:

  1. Ninguém fala dum penalty na area do Olhanense?Corte com o braço.

    ResponderEliminar