13 fevereiro, 2011

«Este FC Porto está óptimo fisicamente»

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Na conferência de imprensa de antevisão ao desafio em Braga (domingo, 20h15), André Villas-Boas desmistificou algumas teses em volta do actual momento da equipa: a forma física é boa e o título nacional está longe de estar decidido. O encontro frente ao vice-campeão da última época é «aliciante», mas não define o futuro dos Dragões.

Hora das decisões
«Todos os jogos são decisivos à medida que caminhamos para o fim. Encontramo-nos numa fase prematura da segunda volta. O campeonato está longe de estar decidido, mesmo em caso de vitória neste jogo de Braga. O FC Porto tem sete jogos fora e quatro jogos em casa nesta segunda volta. Este é o desafio que temos para enfrentar e o título está completamente longe de ficar decidido em caso de vitória em Braga. Bem pelo contrário. Não só leio a nossa competência, mas também a confiança do Benfica, o rival mais próximo, que está a atravessar um excelente momento de forma.»

Desafio aliciante
«Vai ser um dos jogos de dificuldade mais acentuada deste campeonato. Trata-se do vice-campeão, que na última época teve uma prestação brilhante. Não foi campeão na última jornada, mas poderia ter sido. O Braga provoca-nos um desafio interessante e aliciante, em que devemos e queremos triunfar. Tenho respeito máximo pelo que fizeram no ano passado e pelo que estão a fazer este ano, porque estão dentro dos objectivos que delinearam. Este ano não assumiram a candidatura ao título, mas nós sempre os olhamos como tal, apesar da diferença pontual ser bastante alargada.»

Gerir a vantagem
«Essa questão já é colocada desde que perdemos os primeiros pontos em Guimarães [1-1, à sétima jornada]. Até aí, o FC Porto construiu uma vantagem que não é muito diferente da que tem agora. Em Outubro, éramos campeões, até havia quem já tivesse abdicado do título e só lutasse pelo segundo lugar. Foi tudo uma grande farsa. Ainda falta muito campeonato e, enquanto matematicamente o FC Porto não for campeão, vamos continuar focados em sê-lo. Reconheço que foi importante, e assumimos isso internamente, vencer o jogo antecipado com o Nacional. Permite-nos gerir uma boa vantagem, isto numa jornada em que vai haver ‘derby’ em Lisboa. Queremos dar continuidade e obter a oitava vitória consecutiva na Liga. É esse o nosso desafio.»

Rótulos e realidades
«Tem-se tentado colar esse rótulo de cansaço a esta equipa, mas é falso. O que me parece é que a menor qualidade exibicional tem mais a ver com os níveis de concentração do que com o desgaste. O FC Porto está óptimo fisicamente. Os dois jogadores que estiveram na selecção portuguesa [Rolando e João Moutinho] jogaram os noventa minutos, ao contrário de outros, e com um rendimento máximo. Isso é fruto do trabalho de qualidade que fazemos aqui.»

Treinos de topo
«Neste momento, estão todos no topo. Ontem fizemos um treino que me deixou muito satisfeito, hoje também treinámos no topo. Claro que houve paragem para as selecções e três jogadores nossos tiveram um desgaste acentuado, mas já estão recuperados. Estamos confiantes e estamos prontos. Tivemos algumas boas exibições e outras exibições menos conseguidas mas sempre com controlo absoluto dos jogos. Somos a melhor defesa do campeonato e uma das melhores defesas da Europa. As coisas estão como estão, são claras e confiámos na organização colectiva.»

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Maicon, Fucile, Rolando, Sereno, Sapunaru e Otamendi.
Médios: João Moutinho, Guarín, Belluschi, Mariano, Souza, Fernando e Rúben Micael.
Avançados: Hulk, Varela, Walter e James.

1 comentário:

  1. Bom dia,

    Hoje temos um jogo muito importante, se calhar o mais importante desta segunda volta, pois se o vencermos daremos um passo determinante, embora não decisivo, rumo ao título.

    Espera-se um jogo díficil, pois o Braga tem uma excelente equipa, apesar de este ano estar menos sólido defensivamente.

    Devemos explorar as laterais defensivas do Braga e para tal optar por um esquema táctico que encoste Hulk à linha.

    Temos de ser agressivos no meio campo e pressionantes. Não podemos cair no adormecimento que tem acontecido nos últimos jogos.

    Acredito que iremos vencer, porque somos melhores, temos é de lutar para tal.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar