21 setembro, 2014

A ROTUNDA ESTÁ DE VOLTA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Após alguns anos de ausência, o Boavista regressou à 1ª divisão da mesma forma por onde saiu: pelos gabinetes. E hoje temos o reencontro com os axadrezados, na reedição de um sempre aguardado derby do Porto.

Esta perspectiva deixa-me no entanto sentimentos ambíguos. Por um lado é claramente um jogo com mais sal, com história entre históricos, que obviamente dá muito mais pica do que receber um Moreirense ou um Olhanense, com todo o respeito que estas colectividades me merecem. Ver o Boavista a entrar no Dragão faz crescer a vontade de os aviar com a conta do BATE, remete-nos para alegrias e tristezas, para duelos com equipas intragáveis como as do Manuel José ou do Jaime Pacheco, presididas por imbecis como o João Loureiro (olá morcão, continuas assim tão idiota?, onde pontificavam caceteiros como o Bobó, Petit, Litos e outros que tais...

Tudo isso faz-me sentir feliz por poder reeditar estes derbies, ainda mais sabendo que vamos regressar na 2ª volta a um Estádio do Bessa que me faz recordar jornadas de grandes duelos que faziam faísca. No entanto há um reverso da medalha...

O Boavista sempre significou para mim uma forma mais ou menos encapotada de ser benfiquista na cidade do Porto, exercendo na mesma o prazer de ir ao futebol. Poucos são os boavisteiros que conheci que não fossem sobretudo anti Portistas, a maior parte deles com umas quantas costelas vermelhas. Ao contrário dos seus rivais de Guimarães, onde encontro maioritariamente gente que detesta os 3 grandes quase por igual, no Bessa sempre se sentiu uma animosidade demasiado grande para com o único clube verdadeiramente representativo da Cidade do Porto.

O caso “Apito Dourado” e as suas consequências são bem reveladoras disso mesmo. Apanhados no meio de um processo sui generis, que apenas tinha o objectivo de eliminar durante uns anos (décadas?) o FC Porto, a reacção de muitos boavisteiros foi a de imediatamente culpar o FC Porto e, mais do que defender o seu clube, partir para a acusação de que nos devíamos ter juntado a eles na descida de divisão! Sendo um processo com o alto patrocínio da capital do império e das esferas vermelhas, o odioso ficou, claro está, para o odiado vizinho Azul e Branco, sendo que durante estes anos de inferno ainda se deram ao luxo de aceitar jogos de solidariedade e receber de braços abertos os amados amigos vermelhos quando estes vinham em digressão ao Norte.

Não tenho portanto nenhuma simpatia pelo Boavista e arrepio-me quando ouço Portistas dizer que “é bom termos de volta uma equipa do Porto e do Norte”. Eles podem ser geograficamente do Porto mas na verdade representam muito pouco esta Cidade e esta Região.

Se por um lado aceito perfeitamente quando dizem que o lugar deles pela sua história e passado é junto dos clubes de 1ª divisão, por outro não me custou nada vê-los na lama anos a fio. Mas se não me custou a mim também não custou à maior parte dos “boavisteiros” que simplesmente abandonaram o seu suposto clube durante os anos em que o clube mais precisava deles!

Bom domingo!

PS: As generalizações são sempre perigosas e sei que existem igualmente verdadeiros boavisteiros, que amam incondicionalmente o seu clube. Mas estes também sabem perfeitamente que sempre foram a excepção que confirma a regra, num clube que curiosamente seria muito mais pequeno sem a ajuda de figuras com a escola do FC Porto como José Maria Pedroto ou Jaime Pacheco, entre outros...

4 comentários:

  1. O típico 'andrade'.

    Absolutamente ridículo... confundes anti-portismo, que todos nós temos e assumimos, com pró-benfiquismo. Sinceramente, pensei que estivesse de certa forma erradicado esse tipo de pensamento azul. E se de facto há algo assim no nosso lado, é a exceção.

    "a reacção de muitos boavisteiros foi a de imediatamente culpar o FC Porto"... sem comentários. Onde andaste e com quem falaste nestes seis anos?

    "deram ao luxo de aceitar jogos de solidariedade". Cegueira, jogo de beneficiência organizado por um... Dragão Azul. Imagina lá porque se virou para um clube do sul.

    Deixa-me adivinhar: Emanuel, Meireles, Artur, Bosingwa, são as exceções de entre Petits e Litos, não?


    Carregadinho de arrogância, meu caro. Para ti, a Invicta é azul e branca e o resto é paisagem. Como disse no início, típico.


    Deixa lá isso. Venha o derby que faz falta.

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. "confundes anti-portismo, que todos nós temos e assumimos, com pró-benfiquismo. (...) E se de facto há algo assim no nosso lado, é a exceção." - Será? Tens mesmo a certeza e metes as mãos no fogo pelos teus? Eu não metia, já tenho alguns anos de vida e ainda fui conhecendo alguns boavisteiros. Curiosamente alguns desligaram-se do clube nos últimos anos, vai-se lá saber porquê...

    "Deixa-me adivinhar: Emanuel, Meireles, Artur, Bosingwa, são as exceções de entre Petits e Litos, não?" - Se quiseres também cito o Pedro Emanuel, para não ficares triste. Mas sabias uma coisa? O Bobó em Portugal até começou no FC Porto por isso...

    "Cegueira, jogo de beneficiência organizado por um... Dragão Azul." - http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=262809&tm=45&layout=158&visual=49... Chama-lhe o que quiseres, se pretendes ficar mais confortável. E quando vem para ai passear nos vossos campos de treinos, o que se chama? Apoio logístico?

    "Carregadinho de arrogância"? Talvez. Mas não será a mesma que a vossa quando gritam na bancada "o campeão voltou" nos dias que correm? Ou então quando festejavam o titulo nos Aliados (bem juntinho à CMP para parecerem muitos) a gritar "O Porto tem mais encanto, vestido de preto e branco"?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. são as exceções de entre Petits e Litos junta-lhe João Pinto, Nuno Gomes

    ResponderEliminar
  4. Meto as mãos no fogo pelas gerações pós anos 70, sem a mínima dúvida. Tudo que é estarola está ao mesmo nível para nós, não queiras é meter o derby ao barulho e tudo que isso significa para os puros adeptos de Futebol. Eu, pelo menos, dou especial importância à rivalidade convosco, mesmo partindo sempre do princípio que somos menores na dimensão e nunca seremos os vossos principais rivais.


    Ó MM, um dos nossos melhores jogadores de todos os tempos começou aí, isso nunca será problema para nós. Não podes é catalogar-nos de caceteiros quando têem campeões que passaram os anos da formação aqui no Bessa. Esses são de classe mundial e aprenderam a jogar à bola aos 28 anos, os outros são sarrafeiros... Bah!

    Quanto ao aluguer do campo, isso é dinheiro em caixa e nos tempos em que ocorreram nem fazes ideia do que representou. Achas que se dependesse de mim (ou nós, Boavisteiros) eles colocavam lá os pés? E sim, o organizador do tal jogo foi um dragão de ouro, ex-dirigente de um clube de Lisboa e (ex?-) diretor da marca que patrocinou o evento.


    Quanto aos cânticos, vocês têm o "orgulho da invicta somos nós" e o "uma rotunda...", nós não podemos ter o do "Encanto"? Foda-se, lá está a arrogância (e tens dúvidas que isto é muito mais bonito em modo monocromático?). São cânticos, nada mais. "O campeão voltou" é a nossa bandeira para todos os clubes que não os três grandes, acho fácil perceber porquê.

    Bom jogo mais logo e que não ganhe o melhor. Saudades de ir aí.


    Cumps

    ResponderEliminar