03 setembro, 2014

QUANDO UM JOGADOR É MODA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Vou falar abertamente do tema Quaresma. Penso que deve ser analisado friamente e sem pré-juízos que podem afetar o discernimento dos adeptos, e muitas vezes geram discussões desnecessárias na bancada e atitudes ridículas destes para com o jogador, equipa e treinador.

Primeiro, importa tratar os "bois pelos nomes". Fazer uma analise séria e completa. Assim, como que quase numa consulta de psicologia, a primeira coisa que eu quero perceber é o que é que o leitor pensa imediatamente a seguir a ouvir o nome Quaresma.

1) Grande jogador! Um artista com a bola nos pés! Capaz de resolver um jogo com a sua magia.
2) Ótimo jogador, mas tende a ser individualista em demasia provocando por vezes que o jogo da equipa se torne mais lento e leve a mais percas de bola.
3) É um convencido de primeira, mimado e incapaz de lidar com hierarquias. Nunca deveria ter vindo para o FCP!
4) Gosto do tipo, foi no FCP que se afirmou verdadeiramente, apesar da idade é um elemento útil ao plantel e é capaz de ser uma mais valia em termos de reconhecimento internacional do clube, bem como, é capaz de criar calafrios quando está com a bola aos defesas contrários.

Mais coisa menos coisa, acredito que os leitores encontraram a sua "casa táctica" (como diz o iluminado) numa das opções que eu apresentei.

Agora, passo ao segundo passo. A facilidade com que a irrazoabilidade impera na bancada central.

Os que se identificaram com o 1) facilmente passam para o 3) se Quaresma mastigar ou falhar um passe ou optar por um remate em vez de centrar para Jackson. Sendo estes os mesmos que assobiam quando o Quaresma não centra e quando o Quaresma entra (ou pedem a sua substituição "porque não está ali a fazer nada"). E o mais incrível é que o inverso também sucede... aqueles que se enquadram no 3) facilmente se deleitam a uma trivela mágica ou a uma finta melhor conseguida e quase como do 80 para o 8 se inserem no 1).

É fantástico. Neste momento estão contra a minha teoria. Eu sei. Mas, não me preocupo. O meu companheiro de bancada percebe-me. Ele conhece esse seu lado bipolar.

Depois temos os outros adeptos, o 2) e o 4) que não vêm o futebol ao minuto, mas sim num todo. Reconhecem os prós de Quaresma, mas sabem também ver o que de mau tem. São os mesmos que dizem que Quaresma não se encaixa no modelo de jogo de Lopetegui, mas são os mesmos que sabem que mais vale contar com Quaresma do que contar com outros que passaram pelo FCP. Sabem que Q.B de Quaresma é bom. Mas sabem que Quaresma não é o FCP.

Estes não assobiam quando Quaresma arrisca. Sabem que existe esse risco com ele em campo (perdoem-me o pleonasmo), mas também sabem que outro no lugar dele perderia uma bola a hesitar, a pensar, a decidir o que fazer para depois perder a bola antes de fazer. Sabem que é possível jogar simples. Mas sabem que Quaresma vai sempre procurar surpreender. Mais uma vez, com as vantagens e desvantagens que poderá trazer. Algum outro que não Quaresma arriscaria rematar de "rabona" ao Arsenal? Não. Mas a verdade é que foi à barra. Algum que não Quaresma tentaria fazer aquele chapéu ao Quim duas vezes no Dragão? Não. Mas a verdade é que o fez e que festejamos esse golo a plenos pulmões. No entanto, algum outro que não Quaresma arriscaria uma trivela quando um simples passe o resolveria? Não. E a verdade é que perdemos muitas jogadas pela sua genialidade levada ao extremo.

Reitero. O problema não é Quaresma. Ele é aquilo. É, e sempre será, um diamante em bruto. Não haja ilusões. Não será agora que irá mudar. Mas não olhemos para ele como o problema ou a solução para tudo. Quaresma tem o seu espaço. É preciso é saber limitar esse espaço.

Depois, Quaresma tem outro problema. Que se chama Ricardo Quaresma. RQ7. Mustang. Harry Potter.

Ele carrega diariamente um fardo. tudo o que faz, pensa, sonha é noticia. Quaresma nasceu com holofotes. Vende. Vende ao sócio do Porto. Vende ao "barbas". Vende. É apelativo. Todos os adeptos "teorizam" sobre o "cigano", todos apontam o dedo, mas todos invejam o FCPorto, porque o tem. Quaresma tem uma "aura" que cativa jornalistas. Que cativa adeptos que vende merchandising.

Adrian esteve no banco. Outros estiveram no banco. Mas Quaresma? Quaresma é Quaresma. Quaresma é o Quaresma.

Mas é porquê? Porque é uma imagem de marca. Quer queiramos quer não, Quaresma vende. E nós temos que ser mais inteligentes que "eles" e não nos deixar-mos levar pelo o que nos é oferecido.

Algum outro jogador teria o impacto que teve porque ficou no banco?

Porquê? Antes que "suem" a pensar teorias. Eu dou a resposta.

"Ricardo Quaresma. RQ7. Mustang. Harry Potter."

Isto vende. Isto gera lucro. Isto "agita" e mexe.

Quaresma, amado ou odiado, é o Quaresma e sê-lo-á enquanto der pontapés numa bola e quando fizer considerações. Quaresma é moda.

autor: CativoDasAntas

2 comentários:

  1. Caro CativodasAntas,

    Em primeiro lugar parabéns pelo artigo. Muito bem escrito e explicado. Mas deixe-me, por favor, complementá-lo.

    A verdade é que reside na sua conclusão a premissa do problema, sabe.

    A questão da moda não faz com que seja mimado, mas faz com que se sinta acima das hierarquias. Já senti cada um dos 4 pontos a dado momento - menos a questão do mimado.

    Eu, que já ando aqui há algum tempo, como certamente o meu caro CativodasAntas, lembro-me que José Mourinho sentou Vítor Baia que, a par com Jorge Costa ou Deco, é um dos símbolos máximos do clube. Lembro-me também que Sir Bobby Robson deu um exemplar castigo a Fernando Couto!

    O meu caro amigo não achará de certeza que Quaresma tem mais direitos que qualquer um destes nomes.

    Quaresma é genial. A jogada em Nápoles, aqueles cruzamentos magistrais, aqueles golos de trivela, a raça de não desistir quando todos já o fizeram. Bati-lhe palmas de pé quando saiu.

    Mas hierarquias são hierarquias. O treinador manda mais que os jogadores, sempre. O Presidente manda mais que os treinadores. Todos. Critiquei a atitude de Quaresma sim, criticaria-a na voz e atitude de QUALQUER OUTRO. Mas já mais assobiar. É um jogador raçudo do MEU CLUBE. Que sua a camisola. E dá tudo por tudo.

    Quanto à Capitania, esse assunto é mais fácil. Não lhe reconheço o entrosamento Portista de um Baía, o exemplo de pessoa e jogador de um Deco, a atitude merecida de Big Boss do Bicho, e muito menos, a postura recta, correcta e vertical daquele que é um dos meus jogadores preferidos, El Comandante, Lucho Gonzáles.

    Se o amigo acha que Quaresma é tão capitão como qualquer um destes, diga-me. Eu acho que a Capitania para Quaresma foi uma motivação como foi para Mangalá ou é para Jackson.

    Nenhum destes será um Histórico Capitão.

    Saudações Portistas.


    ResponderEliminar
  2. O Quaresma só foi bom no 1º ano de Co Adrianse, que o pôs 8 jogos no banco e o proibiu de fazer trivielas e o obrigou a jogar para a equipa. Como dizia o mister Co A. ele centra melhor com o pé esquerdo do que de triviela e só não vê isto o próprio. O problema é que burro velho não aprende linguas e o Quaresma passou o tempo todo ao lado de uma grande carreira. Pela técnica que tem podia ser bem melhor que o Ronaldo, a diferença é que há uns que não sabem mas trabalham para lá chegar e outros que têm tudo mas não querem.

    ResponderEliminar