29 setembro, 2014

PARABÉNS AO ANTI-PORTISMO!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O que está a acontecer ao FC Porto este ano em termos de arbitragem não é nada que me espante, nem provavelmente a nenhum Portista minimamente atento ao fenómeno desportivo português.

Não é novidade que desde o desencadear do “apito” que visou sobretudo esmiuçar todas as esferas da vida pessoal e profissional de Pinto da Costa (e que redundou numa acusação de corrupção num jogo com o Estela da Amadora...), a atitude da generalidade dos árbitros tem como principal característica um medo terrível em errar a favor do FC Porto. Há cerca de 10 anos, fruto de uma orquestrada campanha do “apito” que acabou reduzido a cinzas em tudo o que é tribunal, que os árbitros têm pavor em errar a favor o FC Porto, na dúvida apitam sobretudo contra, com o habitual medo de aparecerem nas capas do rascord e da bolha no dia seguinte.

Neste particular devo dar os meus parabéns aos atrasados mentais que pululam em tudo o que é meio de comunicação social, dado que estes contribuíram muito para que se criasse um clima no futebol português de que o FC Porto é o mau da fita, que um erro a favor do FC Porto é corrupção, que um erro contra o FC Porto é apenas humano. Também eles (ou sobretudo eles) são responsáveis por esse medo que os árbitros sentem, medo que foi sem sombra de dúvidas “legitimado” pelo apito, um processo que refira-se destapou (quando não era suposto) um véu muito interessante numa conversa entre o então presidente da Liga Valentim Loureiro e orelhas, em que este último dissecava uma longa lista de árbitros para o jogo da meia-final da taça que se realizava umas semanas depois.

Deste modo, a presente época não é a única em que o FC Porto tem sido vítima de erros dos árbitros contra si. Na pior época do FC Porto dos últimos 30 anos, com 2 treinadores manifestamente incompetentes, também é justo dizer que o FC Porto foi várias vezes muito prejudicado pelos árbitros, com penalties contra vários metros fora da área, vários golos sofridos em fora-de-jogo e outros mal anulados a nosso favor. Só que a tremenda incompetência da equipa camuflou muitos erros de arbitragem contra o FC Porto.

Para tornar a coisa mais insuspeita e porque eu vejo demasiado azul à frente dos olhos, recorramos então à opinião de Jorge Coroado, alguém que seguramente não é afeto ao azul e branco. Segundo a opinião do ex-árbitro, na 4ª jornada em Guimarães ficaram 2 penalties por assinalar a favor do FC Porto, um sobre Brahimi, o outro sobre Quintero, bem como foi mal anulado um golo a Brahimi. No jogo de Alvalade, o lance de Maurício foi assim descrito por Coroado: “Incontestavelmente mão na bola. O jogador do Sporting arqueou o braço com manifesta vontade de ocupar espaço indevido. Ficou por assinalar grande penalidade.”.

Mais do que lamentar, o que se constata é que em 6 pontos perdidos, 4 deles ocorreram em situações onde o FC Porto foi grave e repetidamente prejudicado por erros de arbitragem, para não falar de uma expulsão de um jogador do FC Porto aos 20 minutos no Dragão frente ao Boavista, algo IMPENSÁVEL na luz ou alvalade. E mais uma vez se constata que só após a perca de 6 pontos e já com uma desvantagem para a liderança de 4 pontos é que houve uma reação da SAD do FC Porto, na pessoa do Presidente.

É triste e se calhar pessimista dizer isso mas a verdade é que não acredito que o cenário atual mude. Porque a atitude da direção continua a ser demasiado tardia aos graves erros de arbitragem contra o FC Porto. Porque a generalidade dos comentadores afetos ao FC Porto são demasiado frouxos perante as alarvidades que são ditas contra o clube (com uma ou outra honrosa exceção).

Por tudo isto, é evidente que Lopetegui terá de sofrer do mesmo mal que os treinadores dos últimos 9/10 anos sofreram, o enorme clima de condicionamento que se faz aos árbitros. O FC Porto tem de ser suficientemente forte para derrubar os adversários em campo, os árbitros e até outros obstáculos fora de campo. Sempre foi assim, assim terá de ser novamente agora.

Não posso deixar de referir que nada do que eu escrevi acima impede que se faça uma reflexão séria acerca das culpas próprias que temos tido nos 6 pontos perdidos. Há muito a refletir internamente e agora a margem de erro é quase nula. 4 pontos é, em minha opinião, o limiar máximo de desvantagem possível para o 2º lugar num campeonato fraquinho como o português, em que 70% das equipas apresentam uma mediocridade impressionante. Não é possível perder mais pontos para o 1º até à receção aos encornados em meados de dezembro. E muito provavelmente não perder mais pontos para a liderança poderá muito bem significar não perder qualquer ponto nos nossos jogos, porque do lado de lá o foco no campeonato é total, e eles perderem pontos com aroucas e setubais não irá ser fácil. No fundo agora é urgente começar a "morder-lhes" os calcanhares tal como foi feito em 12/13, numa época em que estivemos mais de dez jornadas atrás, mas sempre a vencer e a espreitar um deslize do rival, que felizmente aconteceu nas últimas jornadas, coroado com o momento Kelvin.

PS: Um labrego, por mais dinheiro que tenha, será sempre um labrego. Um estúpido, por maior que seja a bajulação da comunicação social, será sempre um estúpido. Um labrego estúpido e treinador do clube mais rafeiro à face da terra (é enorme a quantidade de labregos adeptos dessa agremiação) é uma mistura explosiva de estupidez, de labreguice e de filha da putice. O labrego estúpido grunhiu: “Lopetegui chora muito”. Pois, mas não disse “o árbitro errou porque quis”, como um dia disse esse labrego estúpido. Em vez das parvoíces habituais, esse estúpido de m*** fazia bem em ir aprender a falar português e a comportar-se como alguém normal antes de abrir a retrete imunda!

6 comentários:

  1. izithelo nekhofi ubisi29 setembro, 2014

    A concorrência vai desejar fervorosamente que os responsáveis do FCP apenas se preocupem com esse não-problema da arbitragem. Resolvam o verdadeiro busílis e parem de carpir.

    ResponderEliminar
  2. Estamos a voltar ao tempo da outra senhora, em que só os clubes da capital do império podiam ganhar, temos que dar um murro na mesa, ou então vamos ser engolidos pelos mafiosos de Lisboa. Até o presidente da câmara do Porto deixou de ser portista, passou a ser portuense, o que é isto? Com nortenhos destes estamos completamente nas mãos dos nossos maiores inimigos, e tudo isto para apanharem uns tachos lá na capital, isto assim não vai lá.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  3. Penso que o meu último parágrafo é bem claro quanto à necessidade de se fazer uma reflexão interna sobre as culpas próprias, independentemente do que se passa em termos de arbitragens, um fator externo que não acredito que vá mudar no curto prazo. Daí obviamente apenas nos resta trabalhar internamente e ser mais fortes que todos os obstáculos que nos possam aparecer.

    Inclusivamente falei a semana passada em asneiras como a escolha de Jackson no início do jogo, hoje poderia falar na forma inacreditável como Tello após passar por toda a gente pode oferecer o golo a Jakcson ou Brahimi e remata para fora no último lance do jogo ou na forma incrível como Jackson completamente isolado so com o GR pela frente falha o empate. Não tenho por hábito utilizar a desculpa das arbitragens porque não acho que isso seja o mais relevante.

    Agora, quando em 6 pontos perdidos, em 4 deles a generalidade de ex-árbitros (não sou apenas eu, que admito vejo demasiado azul!), sejam eles de qualquer cor, admite vários erros grosseiros sempre no mesmo sentido com clara influência no resultado… Quando apesar disso há um silencia sepulcral da comunicação social… Aí é necessário falar e levantar a questão de que se fosse ao contrário o que seriam as parangonas dos jornais face a possíveis erros de arbitragem a favor do FCP?

    Há 50 anos atrás eramos um clube simpático, que “comia e calava” tudo o que lhe davam e que assistia tranquila e serenamente a alternância de títulos dos clubes de Lisboa. Estivemos 19 anos sem ver um título que fosse. Não queiramos voltar a estes tempos.

    ResponderEliminar
  4. Caro Manuel Moutinho

    Há muitos anos que o único bastião do Norte, verdadeiro defensor da região e sem problemas nem papas na língua na altura de enfrentar e malhar nos muitos interesses vindos da capital lisboeta tem apenas e só um nome: Jorge Nuno Pinto da Costa!

    Tudo o resto é paisagem... Os tachos em Lisboa falam sempre mais alto.

    ResponderEliminar
  5. Está na hora de entrar em acção a associação de adeptos do FC Porto, para dar voz a toda a revolta e semanalmente chamar os bois pelos nomes. De alguns anos a esta parte tem sido notório a falta de uma voz sem papas na língua que ponha esses pseudo jornalistas e paineleiros na linha, além das duas nalgas por onde só sai merda ou entra palha e do orelhudo que com as suas jogadas vai fazendo o que quer, não tendo vergonha nenhuma nos roubos que fazem semanalmente aos seus adversários. Chega de pouca vergonha.Eu estou disposto a tudo para calar esses bois e dar-lhes nomes.
    SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
  6. pequenas notas:

    1- algum portista ainda se espanta com o que se está a passar (o que se passou nestas primeiras 6 jornadas) ao nível da arbitragem? eu, não!

    2- algum portista ainda se espanta com o "silêncio ensurdecedor" que emana dos corredores da casa mãe, coisa aliás que já não é de hoje, é de há muito, muito tempo? eu, não!

    3- algum portista ainda se espanta com o facto de o único porta-voz que temos na defesa do clube, época após época, e de há várias época, ser "o" treinador que é pago para treinar, não para defender "publicamente" o clube? eu, não!

    4- algum portista ainda continua a perder tempo a ver/ouvir/ler aqueles paineleiros (é o nome mais simpático que me ocorre, acreditem!) azuis e brancos que nas ditas televisões da merda, ora nos jornais de limpar o cú, defendem o clube de forma séria e honesta, quando estão amarrados até aos tomates pela lei do vil metal? eu, não!

    4- algum portista ainda continua a acreditar que de entre os carneiros, muitos labregos, outros tantos estúpidos, não passam afinal todos de uma cambada de filhos de um camião de putas, uns montes de merda que tresandam a podre, vivendo ainda hoje da opulência de um passado já distante e a preto e branco? eu, não!

    resumidamente, cabe-nos a nós fazer o trabalhinho de casa, acordar pá puta da vida... não dar tiros nos pés (alô Lopetegui, tás a ouvir?)... e seguir caminhando, enquanto houver estrada, de faca afiada no bolso, porque essa de ir prá guerra de fisgas, faz lembrar aqueles que se não sabem porque ganham, como podem saber porque perdem?!... bons rapazes? bons rapazes é no caralho!!!!

    ResponderEliminar