30 setembro, 2014

PARA O ANDRÉ.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Há cinco anos atrás, por altura da inauguração do Dragão Caixa, reparei num miúdo que à minha frente via um jogo de Andebol, e com os phones estava atento a um jogo de futebol pela rádio. Foi através dele que "segui" as incidências do jogo que não estava a ver ao vivo, e depois disso, várias vezes nos encontramos no Dragão Caixa e colocamos a conversa em dia. O André sofria pelo Porto como eu, fosse qual fosse a modalidade.

Por volta de 2012 ou 2013, já não sei bem, reparei que o André estava doente, e mesmo assim (com dificuldades evidentes) não faltava ao Dragão Caixa. Nunca tive coragem de lhe falar nisso e ele também nunca me disse nada. Falávamos do Porto, da equipa de hóquei, de andebol e de todas as outras. Acabava o jogo e o pai do André queria ir embora, mas ele só ia depois da saudação à equipa. Não o via desde por altura do Hexa no andebol, mas o Tripeiro diz-me que esteve com ele ainda há 2 ou 3 semanas. Parecia melhor numas alturas, pior noutras.

Na passada 6ª feira, vagueava pela internet tentando ler tudo o que escreviam sobre o sporting-Porto, quando me apercebi do que tinha sucedido. O André partiu e não nos avisou. O seu rosto meigo de menino e a sua expressão de respeito para Portistas como eu, com quase o dobro da idade dele, são coisas que não mais esquecerei. O FC Porto perdeu um dos seus melhores Adeptos.

André, sei que esta crónica já não vais poder ler, mesmo assim, digo-te que ganhamos na Horta em Andebol por 27-19 (jogo da 3ª jornada), e no basquetebol ganhamos a mais uma equipa da LPB (Oliveirense por 75-67 no seu torneio).

No próximo sábado, o Dragão Caixa tem os seus primeiros jogos oficiais da época 2014/15. Pelas 15h00, recebemos o Candelária em hóquei. Pelas 18h00, o Águas Santas em Andebol.

De uma coisa estou certo André. Se fechar os olhos, ver-te-ei na bancada a meu lado, a vibrar e a sofrer pelo Porto, e só depois da saudação à equipa, irás abandonar o pavilhão. Regressarás a cada jogo. Porque um PORTISTA assim, como TU, tem direito à Eternidade.

Até sempre miúdo!

17 comentários:

  1. Obrigado Lucho, muito obrigado por esta pequena homenagem ao André... :(

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente por motivos geográficos não posso fazer o mesmo que você e o André. Um grande abraço para a familia e amigos do André e que descanse em paz.

    ResponderEliminar
  3. Abraço, Lucho.
    Até SEMPRE, André. Com AZUL no coração.

    ResponderEliminar
  4. Até Sempre Miúdo!

    Obrigado Lucho.

    ResponderEliminar
  5. Qualquer pessoa tem direito à Eternidade... desde que AME com paixão e seja AMADO.
    - O André é (foi) um deles.

    ESPERO QUE ESTE PORTISTA DEVOTADO
    E LEAL; SEJA "SEMPRE" LEMBRADO E APONTADO COMO EXEMPLO A SEGUIR.

    Na expressão do insígne Poeta
    João de Deus; .

    Neste contexto, a presença espiritual do André, estará presente em todos os eventos e competições do FC do Porto;
    por que o seu amor é indelével.

    DESCANSA EM PAZ ANDRÉ; ESPERO CONHECER-TE MAIS TARDE, NO ALÉM.

    ResponderEliminar
  6. Joaquim Silva30 setembro, 2014

    Não conhecia o André, mas basta-me dizeres que era Portista e que vivia o Porto da maneira que demonstras-te... Emocionou-me e sempre me emociona a perda de grandes Portistas ainda mais sendo assim novinhos... Estejas Andre onde estiveres sei que estarás connosco e viverás o Porto e as nossas alegrias eternamente...

    ResponderEliminar
  7. Um dia lá em cima, voltaremos a conversar sobre o nosso Porto. Até sempre André.

    ResponderEliminar
  8. Muito bem!

    O portismo é também isto: solidariedade e humanismo.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Lembro-me perfeitamente de ver o André a apoiar em todos os jogos e de falar com ele. Descansa em paz:(
    Tiago Rocha

    ResponderEliminar
  10. Bonita homenagem, Lucho! O André foi um portista e uma pessoa exemplar, sempre de sorriso nos lábios, sempre a tratar toda a gente com o mesmo respeito, educação e simpatia. Viverá para sempre no nosso coração e na nossa memória.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado a todos pelas palavras e pelo vosso contributo também em homenagem ao André.
    Em especial um obrigado ao nosso ex-jogador de andebol Tiago Rocha, um abraço por teres aqui vindo também Tiago! O André merece...

    ResponderEliminar
  12. Simplesmente comovente...

    ResponderEliminar
  13. Hum nao tenho palavras para descrever esta massa de solidariedade para com o Andre..
    eu sou o Luis o irmao do Andre e posso dizer que ele, esteja onde estiver, estara a olhar nao so pela familia mas por todas as pessoas que pelo menos uma vez na vida lhe deram um sorriso na cara...
    Por isto e em nome de toda a familia posso dizer com orgulho Obrigada porque eu agradeço todas as palavras que ouvi para o Andre e que sei la no fundo o Andre era o melhor ser humano a face terra..
    Viva ao Andre <3

    ResponderEliminar
  14. Um Portista nunca morre.
    A única coisa que morre é o corpo.
    A sua alma estará sempre presente no DRAGÃO.

    ResponderEliminar
  15. Não conheci o André mas fiquei sensibilizado com esta crónica. Certamente que Deus lhe reservou um bom lugar. Um forte abraço aos seus familiares e amigos.

    ResponderEliminar
  16. Lembro-me de ver o André no Dragão Caixa e da paixão com que vivia cada jogo. Espero sinceramente que ele, onde quer que esteja, possa estar a ver os jogos. Em cada vitória do porto, saberemos que haverá uma estrela mais brilhante de orgulho nessa noite.

    ResponderEliminar
  17. Apenas conhecia o André de vista dos jogos no Dragão Caixa mas fica aqui a minha homenagem.

    Descansa em paz André e que o nosso FCP continue a dar-te imensas alegrias.

    Abraço

    ResponderEliminar