22 fevereiro, 2011

O sonho comanda a vida...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    “Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança.”
Este excerto de um poema de António Gedeão traduz na perfeição o estado de espírito dos quase 1500 espectadores que estiveram na tarde de domingo no dragão caixa a assistir ao jogo de andebol da EHF Cup em que os nossos guerreiros conseguiram vencer os Espanhóis do Ademar Leon por 26-25. Na 2ª mão a tarefa é muito mais “espinhosa” mas não impossível. A coragem da equipa aliada a alguma sorte que é sempre necessária nestes duelos pode traduzir-se numa enorme surpresa com o FC Porto a ter a real possibilidade de eliminar uma equipa super-favorita. Que o sonho partilhado pela massa adepta, equipa técnica e jogadores tenha correspondência efectiva no próximo sábado em Leon, que diga-se, não é assim tão longe do Porto…



ANDEBOL

FC Porto ganha em casa do Sporting e vence também na EHF Cup...
( 1º FC PORTO-50 pts e 18 jgs; 2º ABC Braga-47 pts e 18 jgs; 3º Madeira-45 pts e 19 jgs...)
  • Sporting 21-26 FC Porto
  • FC Porto 26-25 Ademar Leon
Na quarta-feira sem Wilson e ainda sem Tiago o FC Porto venceu por 26-21 no recinto do Sporting com uma 2ª parte de bom nível a fazer toda a diferença pois ao intervalo perdíamos por 1 golo. Grandes prestações de Nuno Grilo (6 golos), Filipe Mota (5), Ricardo Moreira (4) e Gilberto Duarte (4), sem esquecer a excelente performance do guardião Laurentino. Boa arbitragem da dupla Leiriense Roberto e Daniel Martins. Os leões estão já a 9 pontos dos Dragões e no próximo duelo até dava jeito se pontuassem em Braga. Nessa mesma ronda (a 2 de Março) o Porto joga em Belém (20h).

No domingo fui um dos felizes contemplados com uma grande tarde de andebol com 1435 espectadores no dragão caixa (o dobro dos espectadores que estiveram no sábado no basquetebol, 706) a assistirem a um belo encontro de andebol com o regresso (com homenagem) de Ricardo Costa ao pavilhão do seu antigo clube. O Porto nunca temeu o seu forte opositor (sempre na luta pelo pódio na liga Espanhola) e esteve mesmo a vencer por 4 golos a 10 minutos do fim (24-20). A dupla Norueguesa logo se esforçou por equilibrar o marcador e acabamos com um livre de 7m falhado pelo melhor jogador em campo, Nuno Grilo. Seria o 27-25 mas mesmo assim a vitória tangencial é um justo prémio para a nossa equipa que enfrentou olhos nos olhos os seus rivais. Em Espanha ver-se-á quem passa aos quartos de final. Será por certo mais um grande jogo no próximo sábado pelas 17h Portuguesas. No jogo deste domingo Nuno Grilo e Dario Andrade marcaram 6 golos cada e Tiago Rocha 4 (um regresso muito saudado) sendo estes 3 mais Laurentino os Portistas mais em destaque nesta partida memorável. Agora é dar asas ao sonho…





BASQUETEBOL

FC Porto ganha ao Sampaense numa tarde muito tranquila...
(1º FC PORTO-29 pts e 15 jgs; 2º A.Coimbra-28 pts e 16 jgs; 3º Benfica-27 pts e 15 jgs...)
  • FC Porto 94-79 Sampaense
Além do jogo de domingo do andebol estive também no sábado no basquetebol apoiando os pupilos de Moncho Lopez (muito saudado pela assistência) na partida frente ao Sampaense. Foi uma partida fácil com o Porto a vencer por 25 pontos no final do 3º período (70-45) mesmo com 3 ausências importantes, Santos, Andrade e Miranda. No período final Moncho rodou os mais jovens só não jogando o júnior Miguel Cardoso. Stempin e Terrell foram os Dragões mais valiosos com 17 pontos e 9 ressaltos para o primeiro e 10 pontos e 16 ressaltos para o segundo. Pontuações também interessantes para Diogo Correia (13 pontos), Nuno Marçal (14) e Sean Ogirri (11). No sábado há jogo complicado em Penafiel (21h30), adversário quem vem de 4 vitórias consecutivas.



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto já está apurado para a F8 mas agora é ganhar em Porto Santo...
( 1º Benfica-49 pts e 18 jgs; 2º Oliveirense-47 pts e 18 jgs; 3º FC PORTO- 46 pts e 18 jgs...)
  • Cronenberg 2-3 FC Porto
O Porto ganhou na Alemanha mas passou por dificuldades inesperadas tendo que dar a volta à desvantagem de 2-1 que surgiu nos instantes iniciais da 2ª metade. Emanuel Garcia bisou no jogo e Gonçalo Suíssas fez o outro golo da vitória tangencial dos Dragões. Com este resultado e a vitória do Valdagno (7-3) sobre o Coutras, Portugueses e Italianos estão já apurados para a fase final (F8) que decorrerá de 12 a 15 de Maio. O Porto volta à acção amanhã (20h, logo após o Porto/Sevilha) recebendo o Cambra e joga depois no sábado (16h) em Porto Santo. Duas vitórias nestes 2 jogos (mais difícil o 2º deles) tornarão o jogo (Porto/Benfica) do dia 5 de Março escaldante…



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

NUNO GRILO (ANDEBOL)

Duas grandes exibições de Nuno Grilo em Lisboa diante do Sporting e no Porto diante do Ademar Leon. Com Wilson ausente algumas semanas Nuno Grilo tem-se afirmado em pleno e chegou mesmo a ter momentos de puro brilhantismo nestas duas partidas. Marcou 6 golos em cada um dos jogos (já com o Águas Santas tinha sido dos mais influentes) e foi de longe o melhor Portista em campo nas duas partidas. Não merecia ter falhado aquele livre de 7 metros a 14 segundos do fim do jogo de domingo…



Saudações Portistas,
Lucho.

14 comentários:

  1. Grande vitória no andebol.
    Os jogadores estão de parabéns.

    ABRAÇOS
    .

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente semana!

    No Hóquei vitória difícil, mais do que se estava à espera, mas objectivo cumprido.

    Vitória natural no Basquetebol, mesmo sem três peças muito importantes.

    Andebol, se a única coisa que ainda não paga imposto em Portugal, são os sonhos - mas não convém abusar! -, porque não acreditarmos? Quem morre de vespera é o perú, não o Dragão e portanto, vamos lá tentar, mesmo que o obstáculo seja enorme.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. No ANDEBOL duas excelentes vitórias, numa altura em que estamos com dificuldades ao nível das lesões.
    Se no campeonato a vitória em Alvalade mantém o conforto de quem quer acabar a 1.ª fase em 1.º, já nas competições europeias, a muito saborosa vitória frente ao Ademar Leon, poderá não ser suficiente para conseguir o objectivo desportivo.
    Ainda assim, independentemente do que vier a acontecer, esta equipa merece todo o nosso crédito e orgulho, continuando a debater-se com as mais diversas dificuldades, mas batendo-se sempre de forma muito intensa e profissional.
    E claro...porque não sonhar e acreditar na passagem aos quartos???

    No HÓQUEI, missão antecipadamente cumprida na Liga Europa. Importante a garantia da qualificação, dando tanquilidade para o que falta de campeonato.
    Só temos que ganhar e mais nada!
    Os jogadores sabem-no!
    Os treinadores sabem-no!
    Os dirigentes sabem-no!
    Os adeptos sabem-no!
    Por isso, que ninguém se deixe "comer de sebulada" pois daqui até á recepção aos menstruados, podem existir manobras que visem retirar pressão a esse jogo.

    basket...

    NUNO GRILO sem dúvida em grande destaque, a aparecer no momento em que mais era preciso. Um enorme jogador que ainda não atingiu o máximo das suas capacidades ao serviço das nossas cores. Parece finalmente estar a consegui-lo, o que nos enche de satisfação, até porque ao que sei, trata-se de um excelente profissional, tremendamente humilde.

    ResponderEliminar
  4. COntinuamos na senda de bons resultados, não há impossíveis no Andebol, espero que o Hóquei dê conta do recado para depois comermos os benfas aqui rumo ao deca...
    Lucho, obrigado pelo mail com aqueles filmezinhos históricos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Mais um belo fim-de-semana nas modalidades.

    O basquete continua forte apesar das lesões que teimam em não ajudar. Espero que recuperem rapidamente pois jogamos proximamente com os gayvotas eprecisamos de ganhar para arrumar em definitivo a fase regular. É claro que a vitória em Penafiel é obrigatória.

    O hóquei continua a não convencer mas a verdade é que continua em todas as frentes e vamos acreditar que o Deca e a champions este ano vão ser nossas.

    Deixo o andebol para o fim de propósito pois esta equipa merece efectivamente os maiores elogios pela garra, pela entrega mas também pela sua enorme qualidade além de que é a equipa com mais jogadores formados no clube o que, só por isso, merece um carinho especial. Apenas um senão que foram as inúmeras faltas técnicas que limitaram a capacidade da equipa em obter um resultado mais dilatado. Verdade seja dita que se o Porto eliminar o Ademar será uma enorme surpresa ainda para mais sem Wilson e com o Tiago ainda a recuperar.
    No entanto, no campeonato, grande vitória na mouraria sobre a equipa agora de Pokrajac que reforça a candidatura ao título.

    Obrigado pelos vídeos, Lucho. É sempre bom recordar.

    ResponderEliminar
  6. Três excelentes vitórias este fim de semana. Infelizmente apenas pude assistir à 2a parte do basket no caixa e aos últimos 10 minutos do andebol em casa dessa forma não posso emitir grandes comentários sobre os jogos!

    De referenciar que dos 10 minutos que vi o andebol pela televisão fiquei cheio de ouvir aqueles comentadores anti-portistas! Um deles dizia quando o porto ganhava por 3 golos :"o treinador do Ademar ta a sentir que pode perder a eliminatória para uma equipa mais...de...da..." (mais fraca queria ele dizer) acabando por corrigir dizendo de um campeonato inferior!

    De realçar também que para a RTP o Porto está a jogar a Taça challenge e não a Taça EHF pois no quadro de resultados aparecia este jogo juntamente com o jogo dos mouros com o titulo Taça Challenge!

    É vergonhoso o serviço prestado pela RTP!

    Força Grande Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Modalidades em excelente nível, em especial o andebol! Fico satisfeito por saber que esteve tanta gente a assistir ao andebol, é um bom sinal e pena que não se repita mais vezes!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  8. Sonhar é favor, com esta malta.

    Se repararmos depois dos azares de não conseguirmos entrar na Liga dos Campeões, depois de um sorteio que poderia ser mais favorável e não o foi e depois de lesões em jogadores que fazem moça continuam a dar o litro e mostrar raça de Dragão.

    Podemos sonhar sim senhor, eu acredito que vamos alcançar o nosso objectivo, esta equipa e os nossos adeptos merecem esta passagem e contra um grande equipa.

    Quanto ao hóquei patins o nosso objectivo está cumprido, já estamos na final 8 que era o que interessava e assim não precisamos de fazer contas no último jogo em casa, assim e com calma poderemos até perder o próximo jogo das competições Europeias e encarar as próximas 4 jornadas com muita calma.

    Cambra, Porto Santo, recebemos o regime e vamos ao Candelária.

    Aqui se decide o campeonato.

    Por isso Força FC Porto eu acredito no Deca.

    No basquetebol mais um jogo mas diga-se jogado com a canalhada, este Sampaense não tem qualidade para mais infelizmente.

    Mesmo assim um vitória importante quando estamos a chegar ao fim da fase regular e queremos o primeiro lugar.

    Lucho um Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Aproveito para deixar aqui as palavras do nosso treinador de andebol Ljubomir Obradovic:
    "Eu gosto de guerreiros, de pessoas que lutam e se entregam às coisas, e o FC Porto é um clube de guerreiros: os jogadores são guerreiros, os directores são guerreiros, os adeptos são grandes guerreiros e estão sempre connosco". Sem comentários.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Dizem que houve feridos no derby de marrocos.
    http://www.youtube.com/watch?v=wABo61nGJXc

    ResponderEliminar
  11. ANDEBOL - semana com 2 grandes vitórias! Ganhar ao Sporting com 2 baixas importantes não é fácil, mas os nossos guerreiros conseguiram-no! Depois a vitória frente a uma das grandes equipas do fortíssimo campeonato espanhol... BRILHANTE!!! Venha o jogo de sábado porque tudo é possível. Muito difícil mas não impossível.

    BASQUETEBOL - mais uma (importante) vitória rumo ao 1º lugar da fase regular.

    HÓQUEI - fiquei surpreendido com o magro resultado conseguido na Alemanha, mas estamos apurados, que era o mais importante.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  12. Hoje,quarta, não esquecer há hoquei, porto-cambra pelas 20h

    ResponderEliminar
  13. Estive presente no sábado e no domingo e foi um fim-de-semana em grande.

    Começando pelo basket, foi uma vitória tranquila, num jogo que pensei que poderia ser mais equilibrado face às lesões que vão apoquentando o nosso plantel. Apenas penso que o Moncho podia ter posto o Miguel Cardoso a jogar alguns minutos pois a vitória nunca esteve em causa. Acho que seria merecido dar essa oportunidade ao Cardoso mas o Moncho é que sabe :-)

    Em relação ao andebol, em 1º lugar fica sem dúvida o orgulho de ver a nossa equipa vencer o poderoso Ademar. Quanto ao jogo, começou com a nossa equipa bastante nervosa (o exemplo mais flagrante é quando o laurentino quer impedir a bola de sair e a passa a um jogador do Ademar) e com muitos passes falhados...Depois gradualmente fomos melhorando e foi pena não termos conseguido manter a vantagem de 4 golos...Os 2 livres de 7 metros falhados e aquele contra-ataque desperdiçado pelo Moreira, dariam outra expressão ao marcador.

    Merecem uma palavra de apreço todos os adeptos que puxaram pela equipa e merece o meu total repúdio a vergonhosa presença de elementos das nossas claques no andebol...Como sabem sou não-sócio e dei de bom grado 10euros para ver este grande jogo mas fico revoltado quando gajos que têm bilhetes de borla não comparecem e ainda têm o desplante de os andar a vender !!!

    Para finalizar nunca irei esquecer o momento em que os nossos guerreiros, na habitual ronda final de cumprimentos, receberam um forte aplauso dos adeptos do Ademar...

    Sábado será muito díficil, mas eu ACREDITO nesta equipa !!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. no hÓQUEI, surpresa só mesmo a reduzida vantagem no score final... missão cumprida, é o que mais valeu!

    no bASQUETEBOL, foi assim que a modos de «bater em mortos»... fraquinho, fraquinho o adversário... soma e segue!!!

    por fim, o aNDEBOL, ganda joga e ganda orgulhos nestes nossos jogadores que foram uns autênticos heróis perante uma grande força do andebol da vizinha Espanha... e se compararmos os orçamentos, bem, então, conseguimos uma quase missão impossivel. Sim, podia ter sido um nadinha melhor na «vantagem» adquirida para o jogo da 2ªa mão... mas enquanto há vida, há esperança. Quem sabe, não estaremos num daqueles dias «SIM»??? aguardemos por sábado e lá pró fim da tarde já sabemos como foi afinal.

    ResponderEliminar