10 fevereiro, 2011

Sevilla, aquí vamos!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A minha paixão pelo FC Porto nasceu e foi alimentada desde muito pequeno. Sendo sócio ainda antes de saber ler e escrever, a cultura portista foi-me enraizada e a fé neste clube foi sempre aumentando. Graças ao meu pai, desde muito novo frequentei o mítico estádio das Antas. Com ar de miúdo inocente, naquele palco vi de tudo, muitas e muitas vitórias, e também alguns desaires. Aliado ao meu amor ao clube, percebe-se que sempre tive o hábito de ir aos jogos. Durante largos anos apenas em casa e aos poucos e poucos alarguei-me também aos jogos fora. Não com a regularidade com que o faço hoje, obviamente, mas sempre com o mesmo intuito e a mesma dedicação. Os anos vão passando e noto que a cada temporada me supero, no que às minhas presenças diz respeito. Desde cedo que me identifiquei com esta forma de viver o clube e percebi que era assim que me sentia melhor.

Sendo ainda muito novo, orgulho-me do percurso que tenho vindo a traçar e de há uns tempos para cá o meu objectivo estava traçado: ir ver o FC Porto ao estrangeiro! Estava desejoso que aparecesse a melhor oportunidade e eis que ela apareceu no passado mês de Dezembro. Ao ver o sorteio dos dezasseis avos de final da Liga Europa, “Sevilha – FC Porto”, só pensei uma vez: “Ora aí está a estreia ideal!”

Tudo foi tratado ao pormenor como em qualquer deslocação. Demoraram a passar estes dois meses mas a grande viagem é já daqui a uma semana! O nosso grupo que corre para todo o lado, sempre para apoiar o FC Porto, vai marcar forte presença na Andaluzia no próximo dia 17 de Fevereiro!! Uma cidade que nos traz à memória um passado recente triunfal. Nem os bilhetes a 50 euros, o faltar a um dia de aulas para uns e o ter pedir um dia de férias para outros, nos separa da nossa equipa! Os bilhetes já esgotaram no estádio do Dragão e conto com mais de 2000 Dragões no Rámon Sánchez Pizjuán.

Espero ser bafejado pela sorte nesta estreia internacional e acima de tudo garantir um resultado que nos permita carimbar a passagem aos oitavos, em nossa casa, na segunda mão. Por falar em segunda mão, o jogo será disputado dia 23 de Fevereiro, uma quarta-feira, às 17h!! Não, não é feriado, é um dia normal de trabalho para todos. Esta obra-prima deve-se à nossa Polícia de Segurança Pública, que não garante segurança no Porto e em Braga ao mesmo tempo. No dia em que nós receberíamos os sevilhanos, os bracarenses recebem os polacos do Lech Poznan. Como foram eles a ficar em segundo lugar, o nosso jogo é que troca de dia. A hora deve-se ao facto de nesse dia haver Liga dos Campeões e os horários não poderem coincidir. 17 horas é uma excelente hora, Sr. Platini!

HAY QUE IR!!!

Venham mais fins-de-semana iguais a este último! Mais um fim-de-semana em que marcámos presença nas quatro modalidades, futebol, hóquei em patins, andebol e basquetebol. Mais do que isso, todas elas ganharam os seus jogos. Num Sábado de loucos, tivemos as três modalidades de pavilhão a jogar no Dragão Caixa, o que aconteceu pela primeira vez desde a inauguração do recinto. Mais um dia dedicado à nossa causa, desde o inicio da tarde até à noite. Com o Porto Sempre, pelo Porto tudo!

Quase sempre as mesmas pessoas, adeptos de ocasião não vão faltar, por exemplo, no próximo dia 5 de Março.

Dezanove jogos, dezassete vitórias e dois empates. É este o nosso formidável registo na Liga ZON Sagres. Primeiro lugar destacadíssimo, e desta vez a vítima foram os nossos vizinhos de Vila do Conde (1-0). O estádio do Dragão voltou a ter a aparência dos últimos tempos, ou seja, muito despido. Meus amigos, não estou aqui para falar de exibições, mas digo já que discordo totalmente, se acham que são os jogadores que têm de chamar as pessoas ao estádio!! Os adeptos é que têm de comparecer e puxar pelos jogadores! Isto não é nenhuma situação extrema, esta equipa está a construir história semana após semana para o campeonato, tem um registo imaculado até agora, e não merece que lhes viremos as costas nem que a assobiemos por tudo e por nada! Não é por um ou outro mau resultado que devemos deixar de ir.

Quem acompanha o que eu escrevo, está certamente recordado das minhas críticas à postura de certos adeptos nos últimos tempos. Pois bem, na quarta-feira da semana passada, às 20h45, estiveram presentes 47512 e no último Domingo, às 18h15, estiveram 29417. Onde está a coerência?! Está no adversário que defrontamos. E mais, não seria o jogo com o Rio Ave a melhor altura de estar presente? Se calhar até agora foi o jogo mais importante de toda a época, nesse aspecto. Perdemos uma batalha, em casa, com o nosso maior rival, e o jogo seguinte deveria provar à equipa que estamos todos com eles! Mas a maioria pensa o contrário.

Depois há outros, os que estão e mais valia não estarem. Os novos ricos que assobiam por tudo e por nada, e que pelo facto de pagarem para irem ao jogo, podem criticar tudo e todos. Há jogadores no último jogo, que até sem bola eram apupados. Uma pouca vergonha de quem se julga ser adepto. “Em vez de assobiar, nós preferimos apoiar.” Já leva alguns anos, mas está mais actual que nunca.

Trinta e seis jogos, trinta vitórias, quatro empates e duas derrotas. Com a época que está a ser feita até agora e com os assobios que tenho ouvido nos últimos jogos em nossa casa, nem quero imaginar o que seria se estivéssemos em segundo ou terceiro lugar. Era invasões de campo todos os jogos, estou a imaginar. Enxerguem-se!

Domingo ao final da tarde, sector dos Super Dragões muito bem composto, sector do Colectivo com várias cadeiras vazias. O apoio foi razoável de parte a parte. Realço também a presença de cerca de vinte adeptos no apoio à equipa de Vila do Conde. O destaque deste jogo vai para uma grande faixa exibida pelos Super Dragões na segunda parte, de solidariedade para com o nosso Emídio Rafael, que se lesionou gravemente no final do mês de Janeiro em Barcelos. Como a comunicação social só menciona as claques quando há problemas, quem não esteve no jogo talvez ainda não tivesse conhecimento de que isto se passou.

E agora para quem servir a carapuça…



Próximo Domingo invasão a Braga! Jogo crucial rumo à conquista do título nacional! TODOS PELO PORTO!!

Um abraço ultra.

21 comentários:

  1. Só acho escusadas as bocas aos adeptos de ocasião. nem toda a gente tem o tempo necessário nem o dinheiro para ir sempre ao dragão ou ao dragãozinho (ou não pertencem a nenhuma claque para entrar de borla)...e o absurdo é as claques venderem os bilhetes que deveriam usar para entrar e apoiar a equipa...às porta do dragãozinho não falham...fica bem..mais vale ser adeptos de ocasião que usar o clube pra ganhar dinheiro..ai não..perdão..é pra suportar os custos da claque..enfim

    eu este ano fui praí a 10 jogos no dragao e meia duzia ao dragaozinho, quase sempre a ver hóquei..e não...nunca fui a nenhum jogo fora...e não é por isso que sou menos portista que vocês ou sou portista de ocasião...continuem que hão-de ter muitos leitores....pessoalmente risquei

    ResponderEliminar
  2. ora nem mais tRIPEIRO,

    foi um fim-de-semana de caixão à cova... taba a ber que sábado nunca mais chegava ao fim, mas como quem anda por gosto não cansa, tudo se aguenta com mais um esforçozinho (saudável)!!!

    depois, vai por mim, tem cuidado com as «bocas» ao adepto de ocasião, porque como sempre, quem no bom sentido, e com pitadas necessárias de provocação, procure «agarrar» mais adeptos para apoiar o clube, sempre!!!, passa logo por se querer arvorar em mais Portista que o do lado, ora por isto, ora por aqui... como se fosse esse o fim da coisa.

    eles não percebem que o objectivo passa exactamente pelo contrário (se calhar até percebe, fazem é de conta que não percebem!), num efeito «agregador» em prol d'uma causa, em prol d'um clube, em prol d'uma religião... mas quando não se quer admitir que no topo das prioridades, talvez, o acompanhamento ao clube do coração ande ali pelo meio da tabela, ou talvez até mais pra baixo, há que seguir o caminho mais fácil... amuar e atirar a pedra ao vizinho, sacudindo a água do capote!!!

    são se calhar os mesmos que há uns dias atrás, «gozavam» com a vergonha da dimensão do Dragão Caixa... mas afinal, o que se vê, fds após fds? metade, chegava e bastava, e ainda sobravam cadeiras!!!

    nada a fazer... no que me toca, manter-me-ei provocador na busca de trazer mais Portistas a apoiar o seu clube... mesmo que não venham, manterei a posição de provocação... e mesmo que os de ontem, hoje já venham, continuarei a «bater» nos que continuam mesmo assim a não vir... e vem algum mal ao mundo por causa disso? desde quando isso faz de mim mais Portista que outrém??? desde quando? adiante.

    ps - que tem o cú a ver as calças, dito melhor, que interessa essa conversa de manjerona dos SD, destes ou daqueles, para uma conversa de provocação «aglutinadora» de quem procura apenas e tão só, recrutar mais fiéis para esta causa de todos nós??? dassse, há gente que vê fantasmas em todo o lado, que até da própria sombra são capazes de duvidar ou ter medo!!!

    ResponderEliminar
  3. Atenção amigos. Este "anónimo" deve ser o mesmo que anda a espalhar veneno por outros blogues afectos ao nosso Clube. Já me provocou e fez o mesmo a figuras ilustres da blogosfera portista. Mandem-no dar uma volta...

    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  4. Estava a ver que nunca mais me apareci aquia uns destes ;)

    Caro anónimo, é tão simples quanto isto, não gostas, não comes! Ponto final.

    Se queres que te diga, não me importo minimamente em debater o teu comentário e esclarecer-te bem algumas dúvidas que te possam atormentar essa cabecinha, se bem que não foste nada elegante na forma como deste a tua opinião. Para mim, um "anónimo" muito dificilmente tem credibilidade. Uns são anónimos, outros são "sem nome". É semelhante. Mas adiante.

    Crítico quando tenho a criticar e elogio quando tenho a elogiar. Básico! Obviamente que, segundo a minha forma de pensar e não a tua! Para que conste.

    Por partes, se me "riscaste" dás a entender que seguias o que escrevia. E se seguias o que eu escrevia hás-de me dizer desde quando é que elogiei a atitude dessas pessoas, que enchem os bolsos à custa do clube, vendendo ingressos que não lhes custaram rigorosamente nada! Se seguisses as minhas opiniões, saberias que já os critiquei várias vezes nas minhas crónicas, e também em meros comentários, a crónicas de outros colaboradores, aqui neste espaço.

    Nunca na minha vida procurarei algo em troca do meu clube. Só quero uma coisa: VITÓRIAS!!!

    Dizes que "este ano fui praí a 10 jogos no dragao e meia duzia ao dragaozinho", e digo-te que fazes tu muito bem. Hás-de me dizer desde quando é que eu tenho dito que todos os adeptos têm de ir a todos os jogos!?! Se tivesses atento, reparavas que a minha crítica é para aqueles que só vão quando lhes convém!!

    "nem toda a gente tem o tempo necessário nem o dinheiro para ir sempre ao dragão ou ao dragãozinho "

    Caro anónimo, nisto estou de acordo, mas espera lá, todos estão ocupados e sem dinheiro para ir ver ao fim-de-semana os Setúbais, os Évoras, os Nacionais, os Marítimos, as Navais e os Rio Aves, mas durante a semana já estão LIVRES e lhes saiu o EURO MILHÕES para irem ver o slmerda e o Sevilha?!?!? Mas onde está a coerência?!?!? Diz lá, pois já vi que percebes muito disto.

    As pessoas podem dar 40 euros para ir ver o slmerda, mas não podem dar 16 euros para ver o Nacional + Marítimo + Naval + Beira-Mar + Pinhalnovense!!! Explica-me lá este fenómeno que eu não percebo!!

    "(ou não pertencem a nenhuma claque para entrar de borla)"

    Falas muito mas acertas pouco! Então, 1 ou 2 euros para ver as modalidades é caro porra?!?!? No fim-de-semana passado por 2 euros podias ver hóquei, andebol e basquetebol, é caro?!?!

    Fumas?! Sabes quanto custa actualmente um maço de tabaco?!

    Por último, e não menos importante, lá vem a história da "minha que é maior que a tua!". Que fique bem claro, não sou mais portista que ninguém, nem ninguém é mais do que eu, isso não existe!!

    VIVO É O CLUBE de maneira diferente da tua, apenas isso!

    Mais alguma dúvida e terei todo o gosto em esclarecer, caro anónimo.

    ResponderEliminar
  5. Boa Tripeiro, excelente, gostei. Mas não percas mais tempo com esse cretino. Eu e mais alguém já o deixámos a falar sózinho. É isso que merece, porque é capaz de muito mais para além do que demonstrou aqui.
    Um abração, Tripeiro.

    ResponderEliminar
  6. Vais ter uma estreia internacional como mereces, à campeão, numa Cidade mágica para o nosso clube.

    Por curiosidade a minha estreia internacional nos jogos do nosso Porto foi tb numa cidade de boas memórias, Viena em Dezembro último.

    Um grande abraço, mas antes de Sevilha há q ganhar ao Braga.

    ResponderEliminar
  7. Tripeiro és grande e é esse o espírito. Servir o F.C.Porto e apenas aceitando em troca muitas vitórias.

    Que estes três jogos te proporcionem as alegrias que mereces.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente existe muita gente que não vai ver o Porto mas sim o adversário!

    A maioria desses Portistas pensa assim:"bilhetes baratos sou capaz de ir ver...oh mas é contra o Rio Ave não interessa!

    Quando é contra o slmerda nem que o bilhete custe 30 euros estão lá certinhos,daí a diferenca dos 47 mil para os 29 mil!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Caro Tripero,

    boa sorte para a viagem e muito cuidado.

    Apesar de as equipas não jogarem entre si há muitos anos, há antecendentes graves com os Biris Norte e as claques do FCP em ocasiões extra-jogos de futebol.

    Em Espanha o jogo já foi considerado de alto risco.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Excelente tripeiro e esse último vídeo realmente serve de carapuça para alguns dos nossos adeptos, que tal como tu dizes e bem, só vão aos jogos que lhes convém.

    Lá estarei presente em Braga e em Sevilha! Mas pelo que ouvi dizer, é preciso ter bastante cuidado em Sevilha, já que é uma das cidades mais problemáticas de Espanha e que tem a maior taxa de criminalidade.

    Alguns daqueles gajos são mesmo fanáticos e um amigo meu que é espanhol e do Barcelona, mas que neste momento está a estudar no Porto, disse-me que na final da SuperTaça Espanhola, um amigo dele quase que era esfaqueado por um adepto do Sevilha.

    Não é por acaso que este jogo é considerado de 'alto risco'.

    Um abraço e Domingo mais um festival azul e branco! ;)

    ResponderEliminar
  11. Eu ia escrever qualquer coisa mas arrependi-me, não vá ser desagradável e dizer coisas que não devo.

    Assim sendo, deixo apenas um abraço ao "miúdo" com votos de boa estreita, boa viagem e que disfrutes...que seja a primeira de muitas!

    HUGO MIL893

    ResponderEliminar
  12. Ora ai está uma excelente ideia para quando as centrais assobiarem!!!
    Lá estarei para cantarmos o mesmo quando assim for necessario "cantem conosco, publico de merda!"

    Por razoes profissionais infelizmente nao poderei ir a sevilha, mas nao me mata muito, porque ja estao esgotados os bilhetes. apoio nao falatará.

    Domingo la estaremos para mais uma deslocaçao das que gosto!

    Um abraço,
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  13. Lucho, só espero que a minha estreia seja em grande como foi a tua! Vou fazer de tudo para que isso aconteça!

    Vila Pouca, obrigado pelas palavras. Todo o apoio vai ser preciso para estes três próximos jogos, de nível elevado de dificuldade!

    Pedro, é exactamente essa a minha forma de pensar, não defendo que todos tenho de ir a todo o lado, não aceito é desculpas esfarrapadas como frio e falta de dinheiro, pois quando cá vem quem nós sabemos nunca há nada disso e tudo aparece!

    Anónimo e Eduardo, já soube que o jogo já foi considerado de alto risco. Sei que houve uns desentendimentos no torneiro de verão lá disputado, Peace Cup, em 2009, e também sei, por exemplo, que a Biris Norte esta temporada veio apreensiva a Braga, com receio de encontrar quem não desejasse.

    Mas uma coisa é certa, também não acredito que nos armem grande confusão, porque ainda haverá uma segunda volta para eles cá virem lol

    Hugo, vai-te preparando, o padrinho está escolhido :)

    Rodrigo meu amigo, vai poupando para Dublin e não te esqueças do que vais gastar também nos copos :)

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  14. Por falar em Biris Norte, ei-los em acção:

    http://www.youtube.com/watch?v=YHa9PnGWU4c&feature=player_embedded

    Vamos ver quem dá show no dia 17 :)

    Os bilhetes já estão esgotados no Dragão!!

    Mas antes, no Domingo, há INVASÃO A BRAGA!!!

    ResponderEliminar
  15. BILHETES PARA O BRAGA-FC PORTO ESGOTADOS

    Os bilhetes disponibilizados no Estádio do Dragão para o SC Braga-FC Porto, encontro da 19.a jornada da Liga, esgotaram ao final da tarde desta quinta-feira.

    O jogo está agendado para as 20h15 de domingo, no Estádio Municipal de Braga.

    in fcp.pt

    ResponderEliminar
  16. Tripeiro,

    Infelizmente não vou a Sevilha, mas desejo-te uma grande viagem e uma grande vitória!

    Sem dúvida que é entusiasmante fazeres a tua estreia além-fronteiras, mas deixo uma mensagem para ti e para todos aqueles que, como tu, seguem o Porto literalmente para todo o lado: ir a Anfield, ao Bernabéu ou a San Siro pode ter mais glamour, mas não é mais importante do que ir à Mata Real ou ao Bonfim. Pelo contrário. Tiro o meu chapéu a pessoas como tu, que estão sempre lá independentemente do nome do adversário e da imponência do estádio.

    Atenção que isto não é uma boca a ninguém, aliás quem me conhece sabe que o meu currículo fora de casa, sobretudo em Portugal, é pobre para dizer o mínimo. É acima de tudo uma auto-crítica e uma palavra de reconhecimento a quem bem a merece.

    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  17. Começando pelo sábado passado grande ideia ter as três modalidades juntas no mesmo dia e com possibilidade de se poder ver os três no mesmo dia. Grande ideia !!! Só tive pena de não poder ter ido ver nenhum, mas isto de ser pai tem destas coisas...
    Mas o que interessa é que ganhamos em todas, sempre com o teu apoio de do resto da malta, os tais que não falham um jogo.
    E já agora estas prai a dizer que vai ser a tua estreia em jogos do FC Porto ao estrangeiro??? Para mim também vai ser :)Lá estaremos, como tu dizes : uma forte presença na Andaluzia no próximo dia 17 de Fevereiro.
    E nem me fales em perder dias de trabalho essa parte é que vai ser linda...
    quanto ao anónimo esse vale o que vale...
    Um Grande Abraço

    ResponderEliminar
  18. Eu tb irei fazer a minha estreia em visitas internacionais..vou com a minha namorada,e vamos no nosso carro particular..Porém disseram me para ter muito cuidado com os adeptos do Sevilha pois se virem alguém com cores que não sejam do sevilha atacam sem apelo nem agrado..no entanto nada me fará mover de ir ver o Grandioso FC Porto!

    ResponderEliminar
  19. Tripeirinho, boa viagem e que o teu baptismo a nivél internacional, seja para ficar no teu album de recordações, com uma excelente vitória!;)))

    Ps: E, não é que ainda tens uma carinha de inocente;))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  20. Bem como o Tripas vai comigo, o Irredubili também vai escuso de levar lanche.

    Em dia de estreias há que pagar pelo menos umas Cañas aos amigos. :)

    Agora fora de brincadeiras espero que seja a primeira de muitas para o nosso amigo Tripeiro e como dizem os antigos "Estás comigo estás com Deus".

    Importante é como é claro vencermos num jogo que vais ser difícil isso já todos estão à espera.

    Um abraço Tripas.

    ResponderEliminar
  21. Amigos,

    Boa viagem a todos até Sevilha, mas antes disso paragem obrigatória em Braga.

    Quanto á discussão de quem gosta mais ou menos, o meu vizinho tem um cão lá em casa que é grande como o caraças.....é pá, mas o meu ainda é maior!!!!
    VÃO PRÓ CARAÇAS, porque só não vai ao estádio quem não quer, ponto final....com poucas excepções!

    Estou a ver que em Sevilha vai haver muitas estreias pelo que já mandei cancelar os barris de cerveja...preparem as pesetas....oh desculpem, os euros, pois aqui o rapaz leva sede com ele e os "benjamins" têm que dar o corpo ao manifesto

    ResponderEliminar