11 setembro, 2014

É COM ESTES.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Após muitas movimentações de entradas e saídas, um número ainda superior de especulações, vamos enfrentar o V. Guimarães no próximo domingo com o plantel definitivo que enfrentará a época, pelo menos até Janeiro.

Muito mais aquisições do que o habitual, algumas saídas, vários empréstimos em ambos os sentidos, e um acréscimo inequívoco de qualidade depois, temos razões para estar satisfeitos com o “produto final”, o que não significa que não possam existir discordância com as decisões tomadas.

Como ponto prévio, sublinho que Lopetegui me tem agradado, tanto pelo discurso como pela postura (dentro e fora do relvado). Mensagens simples, eficazes e claras. Tentativa de dizer palavras em português, quando habitualmente os espanhóis nunca se preocupam com isso. Liderança firme, não se deixando levar por nomes, estatutos ou nacionalidades. Ao contrário do que se tem dito, Lopetegui não tem “protegido” mais do que qualquer outro, quer espanhóis quer algumas das suas escolhas. Ruben Neves é um desses exemplos, pois não hesitou em deixar “consagrados” de fora para lançar o miúdo. Adrian, Marcano ou Tello, são outros exemplos de que todos são iguais.
Mas onde Lopetegui mais me tem agradado, é a mexer no jogo desde o banco através das substituições, fazendo-o atempadamente, sem esperar pelos 70 minutos e quase sempre com bons resultados.
O que menos me agradou até agora, foi a sua conferência de imprensa após o jogo com o Moreirense, “exigindo” mais reforços mas para o centro do terreno. Recordo que nesse dia Casemiro, Brahimi e Oliver foram titulares, Ruben, Herrera e Quintero entraram, Evandro nem de lá saiu. Além disso, ainda existia Carlos Eduardo, Mikel a breve prazo, Josué emprestado, e uma equipa B recheada de jovens. Não, não deveria exigir mais, se bem que é óbvio (eu incluído) todos desejamos sempre mais e melhor.

Ultrapassada a questão treinador, entremos nas contratações:
Ricardo – Não se percebi a sua contratação. Até acho um guarda redes com bom nível, mas se não serve para 2.ª opção, então não se justificaria a sua contratação.
Andrés Fernandez – Não conheço, não quero dizer muito. De qualquer forma, com Ricardo para suposta 2.ª opção, Helton ainda a poder vir a dar “uma perninha”, mais Kadú....
Opare – Um jogador interessante, que pode dar profundidade ao plantel, ainda por cima jogando nas duas laterais. Tendo vindo a custo zero, julgo que se tratou de uma oportunidade de negócio.
Indi – Quando se é titular de uma selação como a Holanda, qualidade tem que existir. Boa contratação, pela idade, qualidade e estabilidade que aquela zona do terreno exige.
Marcano – Dizem-me ser craque, não sei! Precisa de uma oportunidade urgentemente.
José Angel – Pese embora ter sido a custo zero, e mesmo sem colocar a qualidade dele em causa, só faz sentido se tiver estaleca para dentro de um ano ser o sucessor de Alex Sandro.
Casemiro – Boa leitura de jogo e passe longo. Não será um Fernando a defender, mas tem todas as condições para ser uma referência do nosso 11. Apesar de não ter sido divulgada a clausula de opção, espero mantê-lo dentro de 1 ano.
Campaña – Não conheço, e julgo (ao contrário do treinador) que no timing que ocorreu, já não se justificaria a sua chegada. Esperemos que o seu valor justifique a aposta.
Otávio – Uma oportunidade de negócio que foi aproveitada. Não julgo que acrescentará muito este ano, mas pode ser o novo Carlos Alberto.
Brahimi – Muita qualidade, fantasia e imprevisibilidade. Na ala ou no meio, pode ser a estrela da época. Veremos a sua consistência numa época longa e exigente.
Evandro – Garantia de qualidade de passe. É mais sóbrio do que outros, mas uma excelente contratação e uma muito boa opção.
Oliver – Um menino graúdo, com muita maturidade e futebol nos pés. Já se assumiu na equipa, o que demonstra a sua personalidade. Sentiremos falta dele dentro de um ano.
Sami – Alguém tinha de partir e foi um dos escolhidos. Teve o azar de chegar num ano de muita qualidade, pois julgo que nos poderia acrescentar velocidade de ponta.
Tello – Craque, ponto! Não é preciso dizer mais nada, e accionar os 8 milhões da clausula de compra é “obrigatório” no final do ano, mesmo que possa não ter uma época a top.
Adrian Lopez – Muitas bocas se vão calar em breve. Não tenho dúvida da sua qualidade. Nem sempre os jogadores se adaptam no imediato, e este pode ser um caso desses. Mas quando agarrar...
Aboubakar – Outra boa oportunidade de negócio que não foi desperdiçada e ainda bem!

Nos empréstimos, fiquei triste com a saída de Carlos Eduardo (penso que tinha lugar no plantel, tendo em conta as aquisições de último dia), percebo Ghillas na óptica de ter que jogar mais vezes, e discordo de Varela, pois preferia que saísse, mesmo que por 5 milhões.

Nas saídas, obviamente que Fernando e Mangala deixam saudades... dois enormes jogadores! Quanto a Defour... não devia ter vindo, mas é como os melões, pois tinha todas as condições, características e referência para ser uma excelente escolha.

Finalizando com algumas notas breves sobre alguns temas:
HELTON – Não podia escrever o que escreveu nas redes sociais e não concretizar ou esclarecer. É uma referência do balneário, e como tal exige-se uma maior sentido de responsabilidade.
RUBEN NEVES – Não lhe peçam o céu e a lua. É um menino, precisa de ganhar o ritmo certo, apesar da sua qualidade brutal. Afinal há qualidade na formação... apareçam as oportunidades e façam-se as apostas.
HERRERA – Parece de facto ser um jogador diferente para melhor na seleção. Mas se assim é, está na altura de perceber porquê. Penso que se sente mais confiante, mais livre, com maior margem para errar, não sentindo a necessidade de ter que provar algo a cada momento.
QUARESMA – Se houve um filme ou uma curta metragem, não sei. Mas que houve alguma coisa, obviamente que houve. Penso que tanto ele como o treinador, falharam em momentos distintos. No entanto, em todos os grupos há problemas e dificuldades. O segredo é saber superá-los melhor que os outros. O jogador Quaresma, ajuda sempre tê-lo! Este homem Quaresma, não faz falta!
JACKSON – Falou-se, falou-se, falou-se... e o homem cá ficou, aparentemente de “cabeça limpa”. Se assim for, é o maior de todos os reforços.
EMPRÉSTIMOS – É um facto que quebrámos um pouco com aquilo que era política recentemente. Mas, desde que tenham opção de compra, qual o problema dos empréstimos? Chega, faz uma ano, é bom, fica, não serve, avança!
FUNDOS – Desde que as regras estejam definidas, qual o problema dos fundos? Quero comprar um activo, e não tenho capacidade financeira para tal. Se tenho um parceiro que me ajuda no negócio, qual o problema? Abençoados sejam os parceiros que nos ajudam, com jogadores a jogarem e renderem a 100%, sendo que já sabemos a percentagem que nos é devida em futuras vendas.
GASTOS – Há quem diga que se descobriu petróleo no Dragão e há grande crise na luz. Há quem diga que é o tudo ou nada para nós. Há quem diga que se não ganharmos estamos falidos. Mas a verdade é que nas contas finais, gastamos 37,8 milhões e eles 35,5 milhões. Uma mentira dita muitas vezes não deve tornar verdade, apenas porque sim!
ARMADA ESPANHOLA – Qual a novidade de poderem existir vários jogadores de uma nacionalidade no mesmo clube? Já houve brasileiros, argentinos e em alguns lados, sérvios, mas nunca se viu um alarido assim. Como já disse, até ao momento, não vi nenhum privilégio dado por Lopetegui aos espanhóis. E a continuar a ser assim, tudo bem, haja qualidade.
LISTA DA CHAMPIONS – Teria feito o mesmo, com uma mudança: saída de Andrés Fernandez entrada de Reyes. Só 3 centrais acho pouco, pois não vislumbro possíveis adaptações, ao contrário dos defesas laterais (Ricardo e Maicon para a direita, Indi e Marcano para a esquerda).
GRUPO DA CHAMPIONS – Acessível. A experiência tem-nos dito que quanto mais acessível, mais complicado o temos tornado. Mas um Shakttar a jogar longe de casa e com alguns jogadores com a cabeça longe, um Atl. Bilbau que mesmo sendo forte (estamos na Champions, tem que haver qualidade) está longe de ser um papão e um BATE de um país da 3.ª divisão da Europa, exige-se qualificação.

Como isto já vai longo, um abraço e até domingo no castelo!

3 comentários:

  1. O que escreveu helton?

    ResponderEliminar
  2. 21 de Julho de 2014
    Mensagem enigmática de Helton nas redes sociais
    Guarda-redes do FC Porto partilhou uma mensagem nas redes sociais que está a inquietar os adeptos.

    “Eternamente Grato. 1993-2014”. O verdadeiro significado da mensagem colocada por Helton no Instagram ainda não foi revelado, mas já há quem agradeça ao guarda-redes pelo que deu ao futebol e, em concreto, ao FC Porto, por entenderem que se trata do fim da carreira do guardião.

    Até ao momento, nem o guarda-redes nem o FC Porto se pronunciaram sobre um possível ponto final na carreira desportiva.

    Helton está no FC Porto desde 2005, ano em que trocou Leiria pela Cidade Invicta. Antes, representou o Vasco, do Brasil. Em março, o jogador contraiu uma rotura total do tendão de Aquiles, no encontro frente ao Sporting, em Alvalade, e não voltou a pisar o relvado. O regresso está previsto para o final do ano.

    fonte: ojogo.pt

    ResponderEliminar
  3. "GASTOS - Mas a verdade é que nas contas finais, gastamos 37,8 milhões e eles 35,5 milhões."

    Não... a verdade não é essa... a verdade é que para além dos 35,5 milhões eles ainda tiram que recomprar os passes que pertenciam ao Carnide Stars Fund no valor de 28,9 milhões!

    Afinal onde está o petróleo?

    Saudações desPortistas!!!

    ResponderEliminar