15 setembro, 2014

BAPTISTA, ROUBO & Cª.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Guimarães-FC PORTO, 1-1

Primeira Liga, 4ª jornada
Domingo, 14 Setembro 2014 - 17:00
Estádio: D. Afonso Henriques, Guimarães
Assistência: 25.358


Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre).
Assistentes: José Braga e Valter Rufo.
4º Árbitro: João Pinheiro.

MOREIRENSE: Douglas, Bruno Gaspar, Defendi, João Afonso, Traoré, Cafú, André André, Bernard, Hernâni, Tomané, David Caiado.
Suplentes: Assis, Josué, Jonatan Álvez, Bruno Alves (75' Hernâni), Knezevic, Gui (67' David Caiado), Bouba Saré (90+2' Bernard).
Treinador: Rui Vitória.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, José Ángel, Casemiro, Rúben Neves, Herrera, Quintero, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Andrés Fernández, Marcano, Quaresma, Tello (64' Quintero), Evandro (54' Rúben Neves), Ricardo, Aboubakar (90' Herrera).
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Jackson Martínez (61' pen), Bernard (69' pen).
Disciplina: Bruno Gaspar (60'), Maicon (64'), Tomané (64'), Evandro (68'), Jackson Martínez (69'), Gui (76'), Casemiro (81'), Bernard (90+2').

Um FC Porto que nunca deixou de procurar a vitória, empatou 1-1 com o Vitória de Guimarães, este Domingo. À quarta jornada da Liga, os Dragões perdem os primeiros pontos, mas o triunfo seria merecido pela qualidade e coragem colocadas em campo, sobretudo na 2ª parte. Mas o principal motivo do FC Porto não sair de Guimarães com os 3 pontos foi claramente devido à equipa de arbitragem que funcionou autenticamente como mais um naipe de jogadores da equipa da Cidade-berço.

Paulo Batista e a sua equipa de artistas assinalaram um penalty contra o FC Porto que só eles viram, escamotearam um penalty a favor do FC Porto por clara obstrução a Quintero na área vimaranense e anularam um golo limpo a Brahimi num fora de jogo inexistente. Num só jogo a equipa de arbitragem tem 3 erros gravíssimos com clara influência no resultado final.

Depois de marcar um golo por Jackson Martínez de penalty a castigar um derrube claro a Brahimi aos 61 minutos, os azuis e brancos viram o adversário chegar à igualdade, aos 69 minutos com a ajuda preciosa da equipa da arbitragem. Daí para a frente, o FC Porto não deixou de carregar sobre o adversário, reforçando um domínio territorial que até aí já tinha sido seu. É sintomático que a equipa vimaranense tenha saído satisfeita do seu estádio com este empate, pois não mais fez do que impedir o FC Porto de jogar na 1ª parte e na 2ª parte só foi capaz de chegar à baliza e ao golo com a ajuda do Batista de forma escandalosa.

Num terreno difícil para qualquer equipa, o FC Porto entrou mal na 1ª parte. Ambas as equipas entraram de forma calculista. O FC Porto não conseguiu fazer o seu jogo com variações de flanco e com a bola controlada desde a sua área. Os vimaranenses procuram por todos os meios anular o jogo do FC Porto e este não encontrou forma de se soltar. Na primeira parte, os vimaranenses criaram uma única ocasião de perigo, num pontapé de canto em que Fabiano deveria ter saído ao lance, permitindo que um avançado contrário rematasse com pouca convicção para as mãos do guarda-redes portista. O FC Porto teve uma clara oportunidade por Brahimi que isolado perante Douglas rematou contra o guarda-redes contrário.

A história do segundo tempo pode ser contada a partir do penalty não assinalado sobre Quintero mas isso já o fiz. Mas, no entanto, é necessário salientar que o FC Porto foi mais agressivo, mais acutilante e poderia ter saído perfeitamente com os 3 pontos na bagagem não fosse a influência da equipa de artistas e malabaristas do apito.

Notas finais pela negativa para o jogo apagado de Rúben Neves. Não esteve em campo. Casemiro e Herrera erraram muitos passes e a substituição que Lopetegui operou, com o jogo empatado, apenas a 3 minutos do fim com a saída de Herrera e a entrada do ponta-de-lança camaronês Aboubakar não se entende. Julen, querias ganhar o jogo a 3 minutos do fim? Porque não fazer a substituição aos 69 ou aos 70 ou mesmo aos 75 minutos? Lembrou-me Paulo Fonseca.

Destaco as boas exibições de Jackson, Brahimi e José Angel, este uma verdadeira alternativa a Alex Sandro.

O FC Porto recebe, na próxima 4ª feira no Estádio do Dragão, o Bate Borisov da Bielorrússia a contar para a 1ª Jornada da fase de grupos da Champions League 2014/15.

Todos esperamos uma resposta à altura e isso passa por conquistar os 3 pontos.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Merecíamos a vitória”

​Julen Lopetegui considera que o empate a uma bola entre Vitória de Guimarães e FC Porto foi penalizador para os Dragões. Na óptica do treinador portista, os azuis e brancos foram “claramente superiores” ao seu adversário e criaram as “melhores oportunidades” de golo, mas o fraco desempenho da equipa de arbitragem também contribuiu para o insucesso.

“É difícil marcar um golo válido e não o validarem, e também me parece haver uma grande penalidade sobre o Brahimi que não foi assinalada. Fomos a melhor equipa em campo e criámos oportunidades suficientes para vencer uma boa equipa, que nos soube criar dificuldades. O Vitória de Guimarães não me surpreendeu, mas as melhores oportunidades foram nossas. Os árbitros são humanos e também se equivocam, mas espero que não se equivoquem tanto no futuro. Creio que fomos claramente superiores e que merecíamos a vitória, mas o futebol é mesmo assim”, afirmou Julen Lopetegui após o desafio com os vimaranenses.

Jackson: “Defrontámos uma boa equipa”

​O quinto golo de Jackson Martínez em quatro jornadas não foi suficiente para ajudar o FC Porto a vencer em Guimarães, mas o avançado colombiano, que marcou no seu 100.º jogo oficial de Dragão ao peito, considera que os azuis e brancos defrontaram uma equipa de qualidade, que “trabalhou muito bem”.

“Defrontámos uma boa equipa, que trabalhou muito bem. Sentimos muitas dificuldades e não tivemos muitos espaços para explanar o nosso futebol. Não podemos pensar que há equipas que trabalham menos do que nós e temos de respeitar todos os adversários. Foi pena não termos conseguido conquistar os três pontos. É óbvio que ainda temos coisas para melhorar, mas cada jogo tem uma história diferente. Fiquei feliz por marcar, mas triste por não ter ajudado a minha equipa a vencer”, declarou o capitão portista.



RESUMO DO JOGO

6 comentários:

  1. Meus caros amigos Portistas, começou oficialmente a época dos árbitros.
    Mais uma boa exibição da terceira equipa da 2ª circular.
    Agora há que não perder o caminho e usar este motivo como mais uma razão para lutar contra tudo e todos.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Uma primeira parte fraca, com pouca intensidade e poucas oportunidades de golo;

    Uma segunda parte com significativa melhoria de qualidade, sobretudo com a entrada de Evandro;

    Uma equipa de arbitragem que não viu um puxão claro a Brahimi na 1ª parte que dava expulsão e penaltie;

    Uma equipa de arbitragem que anulou mal 3 jogadas de ataque perigoso do FC Porto, sendo que a última resultou em golo de Brahimi, muitíssimo mal anulado;

    Tudo isto junto resultou em 2 pontos muito mal perdidos. Falhamos a liderança isolada e a vantagem de 2 pontos que tínhamos para a escumalha, o que num campeonato tão equilibrado pode ser comprometedor no futuro.

    Resumindo: temos de jogar mais durante os 90 minutos. Não podemos jogar bem em 35/40 minutos como no jogo de hoje e adormecer o resto do jogo. Tem de haver mais intensidade. É verdade que o árbitro errou e errou muito em prejuízo do FC Porto. Mas a partir do momento que o Presidente e Vice-Presidente da Liga dizem que o mais importante para o futebol português é que “o FC Porto não seja campeão e que os clubes de Lisboa não podem ficar muito tempo sem ganhar”… Que na Federação há mais benfiquistas por metro quadrado que no galinheiro… A partir destas premissas o FC Porto, toda a sua estrutura, desde treinadores a jogadores têm de perceber que este ano vai ser roubar “à tripa forra” contra o FC Porto… Só há uma forma de combater isso: lutar em campo até à morte! Ser mais forte que 14 jogadores, que 500 dirigente anti-Portistas, que 6, 7 ou 8 milhões de anti-Portistas no país inteiro… Só assim conseguiremos ganhar, sendo muito mais fortes que todos os outros…. Afinal sempre foi assim!

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite

    Pela primeira vez desde que escrevo para este blog, vou falar de arbitragem...
    A arbitragem de Paulo Baptista teve ao nivel de Ocean Eleven, e da sua sequela...Filme onde é feito um roubo e ninguém se apercebe do roubo...É o que me parece que aconteceu esta tarde em Guimarães, o FC Porto, foi vitima de um roubo tremendo, e vejo portistas a atacar Lopetegui e as suas opçoes, referindo-se ao de leve a arbitragem...HAJA PACIENCIA!!
    Já aguardava essas criticas,eles estavam a espera dos primeiro desaire para atirar a pedrinha...e é triste...é triste que uma parte da massa adepta do FC Porto não perceba o que está em causa...O que está em causa é muito simples, esta época, vai ser feito TUDO E DE TUDO MESMO, para se comprovar a teoria de que a época passada marcou o virar de ciclo, e quem não perceber isso mais vale ler livros de banda desenhada!!
    Hoje nem que o FC Porto tivesse Mourinho , Villas Boas ou o Sr Pedroto no banco ganhava aquele jogo!!deixeme nos de dar "tiros nos pés" e cerre-mos fileiras a volta da nossa equipa!!

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  4. Uma palavra para o jogo de hoje:


    ROUBALHEIRA.


    O resto é conversa de café.

    ResponderEliminar
  5. Quero dizer desde já que não leio livros de banda desenhada e que muito menos admito que alguém ponha em causa o meu portismo.
    Quero ainda dizer que concordo em absoluto que fomos prejudicados pelo arbitro (fraquinho, aliás, nem internacional é.
    Reconheço que "abriu a caça ao dragão" e isto desde que a época começou (basta verificar a arbitragem tendenciosa que se fez na nossa própria casa na jornada passada contra o Moreirense).
    Feitas estas disposições interlocutórias, não posso deixar de referir:
    1.º) a primeira parte da equipa foi fraca;
    2.º) O treinador, nessa primeira parte, colocou jogadores em lugares que não são os melhores para eles (Rúben e Brahimi).
    3.º) Não podemos criar tantas oportunidades de golo e converter somente duas, sendo uma delas grande penalidade.
    Falta objectividade à equipa e é necessário melhorar!
    As arbitragens só nos prejudicarão se não formos 200% melhores que os outros. E é isso que temos que ser. Sempre!

    ResponderEliminar
  6. Há jogos que não podemos ganhar!...
    ou melhor, SOMOS IMPEDIDOS DE
    GANHAR PELA EQUIPA DE ARBITRAGEM!
    Este foi um deles!!!

    Sendo assim, quem foi o
    beneficiado, o penalizado o
    "verdadeiro vencedor" e o responsável pela "maquinação"?

    - O beneficiado: O Guimarães; por
    ter ganho "ILEGALMENTE" 1 ponto!

    - O penalizado: O Porto, porque
    foi ROUBADO ESCANDALOSAMENTE e
    FOI OBRIGADO a perder 2 pontos!

    - O verdadeiro vencedor: O benfica, que ganhou 2 pontos;
    sem ter contribuído para tal!

    - O GRANDE USURPADOR E
    MAQUINADOR: o árbitro e seus pupilos (conhecidos como amásios
    das águias).

    Em suma, neste contexto, fomos
    impedidos de alcançar a
    liderança; apesar da supremacia
    que nos confere.

    - ASSIM VAI O CAMPEONATO, DUMA LIGA DESLIGADA E PARCIAL!!!!!

    ResponderEliminar