02 setembro, 2014

O MERITÓRIO ESFORÇO DA SAD.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Finalmente, chegou o dia 2 de setembro. É caso para dizer que finalmente acabou o reboliço das transferências, do entra e sai constante, das especulações dia sim dia sim e dos mil e um clube estrangeiros interessados em vários jogadores do FC Porto (sim, porque com as especulações dos outros posso eu bem). Até janeiro, pelo menos, estão reunidas as condições para que todos os profissionais do FC Porto trabalhem com a cabeça totalmente “limpa”, focando-se única e exclusivamente numa coisa: o FC Porto! Não há desculpas.

Olhando para as alterações que o plantel do FC Porto sofreu desde o final da pretérita época, considero meritório o esforço (não um “all-in” como de forma demagógica se tem feito crer) efetuado pela SAD para dotar o plantel de mais e melhores opções em sectores que evidentemente necessitavam de reforço. Numa análise do que foi o reforço por sector, julgo que:

• BALIZA: Em minha opinião, a aquisição de Andrés Fernandez foi desnecessária. Para as necessidades do FC Porto, quer em termos europeus, quer em termos nacionais, Ricardo, já que foi contratado, dava e sobrava para fazer concorrência a Fabiano. Conheço pouco do GR espanhol, mas julgo que não representa um salto qualitativo em relação a nenhum dos GR atuais. Para além disso, é suposto o Helton regressar da lesão, ou não?

• DEFESA: Basicamente, saiu Mangala, entrou Martins Indi, para além das aquisições tendo em vista uma maior concorrência aos titularíssimos Danilo e Alex. Do ponto de vista teórico, temos mais opções para as laterais, mas em resumo, 3 dos 4 defesas deverão ser jogadores que transitam da época passada, terão é de estar inseridos num esquema de jogo coeso, não numa anarquia total em que ninguém se entende (tipo o ano passado inteiro).

• MEIO-CAMPO: Um sector em que apenas “sobreviveram” Quintero e Herrera face ao plantel da época anterior. A aposta em Ruben Neves surpreendeu tudo e todos, mas o certo é que o rapaz tem sido dos melhores nos jogos onde tem atuado. Caberá a Lopetegui saber tirar o melhor potencial das muitas aquisições feitas para este sector.

• ATAQUE: Em minha opinião, o sector onde era necessário maior reforço do plantel. Um sector fundamental num campeonato como o Português, onde têm de sobressair os criativos, os mágicos, os criadores das jogadas de golo, muitas vezes os abre-latas necessários para os muitos “autocarros” próprios da liga Portuguesa. Tínhamos desde o início da época passada um défice nas alas, sector fundamental num esquema 4X3X3 em que o FC Porto joga há quase uma década. Era preciso um reforço das alas e foi efetivamente feito: Tello, Brahimi e Adrián. Para além disso, com a saída de Ghilas, tornava-se urgente alguém para fazer concorrência a Jackson, chegando para o efeito Aboubakar, avançado camaronês do Lorient que no ano passado só foi superado no número de golos por Zlatan Ibrahimovic. Neste sector, temos muitas e boas opções, e depois, temos um avançado, agora em condições mentais mais focalizadas no FC Porto e não no Arsenal ou no Manchester United, que em condições normais, é dos melhores do mundo. Seja ele bem servido e as defesas adversárias irão passar um mau bocado.

Ao contrário do que alguns patetas (estou a ser simpático) tentaram fazer crer, a SAD do FC Porto não fez all-in nenhum. Investiu exatamente o mesmo que o seu rival encornado de Lisboa (cerca de 30M€) e encaixou cerca de 60M€ em transferências e mais-valias de outros jogadores. O problema de muitos patetas, é terem pensado que o FC Porto não seria capaz de se levantar depois do ocorrido a época passada. Pensavam que os melhores iriam sair todos e que viriam jogadores de 3ª divisão para os substituir, porque o FC Porto não teria capacidade para atacar o mercado de forma conveniente. Pensavam que iria ser o fim de ciclo completo e que a partir de agora, iria ser um passeio dos clubes de Lisboa. Enganaram-se! Vão ter de levar com o FC Porto, com a certeza que lutará com todas as suas forças pelo resgate do título de campeão nacional. Temos pena...

PS: Existem duas subespécies a quem eu muito sinceramente acho imensa piada (a sério que acho). A primeira subespécie de patetas são os anti-Portistas, a segunda são os “Portistas da toca”, gente sempre pronta a sair da toca quando algo corre mal, mas que de positivo e construtivo dá ZERO ao clube. E tenho a.chado imensa piada às constantes novelas que estas duas subespécies de patetas têm desenvolvido ao longo destas últimas semanas. Foi a novela da armada espanhola (devemos ter tantos como o Bayern Munique). Foi a novela do treinador sem nenhuma experiencia em treino de clubes. Foi a novela do apocalipse em caso de não apuramento para a fase de grupos da Champions. Foi a novela empolada de Quaresma. De novela em novela, os cães ladram e o FC Porto segue em 1º lugar e na fase de grupos da Champions. No entretanto, os anti-Portistas e os “Portistas da toca” fazem figas para que tudo corra mal ao FC Porto, ao seu treinador e aos seus jogadores. Vão ter azar.

4 comentários:

  1. Boa Noite

    Eu que o ano passado critiquei,a gestão da SAD e várias vezes a apelidei de gestão danosa, reconheço que neste defeso a SAD fez um excelente a todos os niveis,e do mesmo modo que critiquei agora dou a cara a elogiar o excelente trabalho da SAD, que era bem necessário. A minha questão é o porquê da gestão do ano passado...mas isso são outros quinhentos... No que diz respeito a esta época, subscrevo quase na integra este excelente post.

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  2. Concordo quase com tudo o que disseste. Apenas acho que o a.fernandez foi uma contratacao interessante no sentido de morder os calcanhares ao fabiano, que eu acho que nao vai ser titular muito mais tempo,

    Em relacao a parte final, dos portistas da toca existe um blog de um suposto "portista com muito orgulho" que me da uma semelhante raiva por tudo que escreve, nao entendo este genero de gente que acha que dizer mal do cluebe a torto e a direito está de alguma forma a ser util aos interesses do clube. Sou apologista do senao gostas ta calado, ja existe tanta gente contra nós que ter um dos supostos nossos a contribuir para o mal-dizer da me vontade de partir as trombas, sinceramente.

    Felizmente temos blogs como este, porta 19, tomo ii, que apesar de criticarem o que acham errado sabem ser coerentes e manter o portismo. A voces todos parabéns e muito obrigado.

    ResponderEliminar
  3. acho que a contratação do Adrien merece um olhar mais atento.
    apesar de ter sido aununciado que custou 11m por 60% do passe nao devemos esquecer que o Altletico ainda tinha um divida com o FCPorto e por esse motivo esses 11m nao devem ter saido do nosso "banco".

    se retirar-mos esse valor e olharmos para as outras contrataçoes acho que fica claro que estamos com algumas dificuldades de tesouraria e tb por isso tivemos que vender uma parte do passe do brahimi e nao tivemos tanto poder negocial para comprar o Oliver.

    ResponderEliminar
  4. Boas.
    Acho que TODOS os Portistas (sejam verdadeiros adeptos ou falsos) devem sempre olhar para estes tipos de blog onde a verdadeira paixão Portista é demonstrada e pensarem no que é melhor para o clube.
    E não virem aqui com o síndrome do ano passado de pensarem que agora o clube não consegue nada.
    À que ter cabeça e pensar na nossa história e não andar ai a desatar a criticar por coisas mínimas.
    Somos uma nação unida, forte e sem medo nenhum e estes mau-adeptos não podem interferir nisto.
    Só é portista quem pode, quem não pode escusa de aparecer no estádio.
    Quanto á SAD vejo melhorias.
    A partir desta época e trabalhar seriamente e sem as brincadeiras que se viu no ano passado.

    Abraço

    ResponderEliminar