28 dezembro, 2009

Década azul e branca

A década que agora se aproxima do fim, carece de análise em relação ao que foi o desempenho desportivo nacional e internacional do FC Porto. Porque pretendo efectuar uma análise séria e racional, utilizo os números como meio de comprovar toda e qualquer análise que pretenda fazer em torno do fenómeno desportivo, porque os números têm a virtude de reflectirem factos indesmentíveis. O campeão de 1950 será sempre o campeão de 1950, tal como o vencedor da Liga dos Campeões de 2004 será sempre o Campeão Europeu de 2004... apesar de todas as considerações, justificações e queixumes que se possam fazer. Vamos então à análise do que se passou na década que agora finda, complementando os tais «números» com comentários explicativos e factuais daquilo que aconteceu.

A década começou com 3 anos de «seca» em termos de campeonato nacional para o FC Porto. 2 títulos para o Sporting e um para o Boavista, quebraram o ciclo de 5 campeonatos consecutivos ganhos pelo FC Porto no fim da década de 90. Curiosamente, a última destas 3 épocas, relevou 2 factos muito curiosos: o 3º lugar do FC Porto, uma raridade a partir da década de 80, e a entrada de um jovem treinador chamado José Mourinho, que tinha sido colocado fora do Benfica, e relançado a sua carreira no U. Leiria. Aí, o jovem treinador português mostrou todas as suas qualidades, levando os leirienses a uma fantástica classificação e a um futebol de grande qualidade face à média dos clubes da primeira liga portuguesa. Pinto da Costa, provando mais uma vez que sozinho é mais inteligente que todos os outros Presidentes juntos, foi buscar Mourinho a Leiria, dando-lhe todas as condições para singrar no reino do Dragão. Não foi por acaso, que Mourinho referiu há pouco tempo, que se “habituou mal no FC Porto”.

Independentemente deste curto interregno de vitórias no campeonato, o vício de vencer portista continuou na Taça de Portugal, na Supertaça e na Europa: o FC Porto venceu, neste período, 2 taças de Portugal, 1 Supertaça, atingiu os quartos-de-final da Liga dos Campeões em 2000 e os quartos-de-final da Taça UEFA em 2001, tombando frente a Bayern Munique e Liverpool, respectivamente. Nem tudo foi mau, neste primeiro «bloco» da década.

Do meu ponto de vista, a década pode ser «dividida» em dois blocos: o primeiro entre 2000 e 2002, já analisado neste post, e o segundo compreendido entre 2003 e 2009. De uma forma muito simples, poderemos dizer que a década se pode dividir no período de não hegemonia do FC Porto e no período de hegemonia do FC Porto. Mais nenhum outro clube deteve hegemonia no que quer que seja...

Entre 2003 e 2009, o domínio do FC Porto em termos internos, foi esmagador, consubstanciado em 6 títulos nacionais, 3 taças de Portugal e 4 Supertaças. Quanto a adversários, verdade seja dita que o Sporting foi o único que ousou tentar colocar em causa os títulos nacionais do FC Porto, sendo que em 2006-2007, esteve mesmo perto de o conseguir. Foi amealhando algumas taças de Portugal e Supertaças, algumas ganhas frente ao FC Porto. Acabou por ser uma espécie de eterno segundo classificado. Quanto ao nosso outro adversário, aquele que tem muitos milhões de adeptos, o Benfica, há que repor a verdade dos números:

  • em 2006, a 1ª versão do “Super-Benfica” do Sr. Vieira, ficou a 12 pontos do FC Porto e não ganhou nada;

  • em 2007, a 2ª versão do “Super-Benfica”, ficou em 3º lugar e não ganhou rigorosamente nada, porém, conseguiu um feito que foi o de ficar a apenas 2 pontos do FC Porto;

  • em 2008, a 3ª versão do “Super-Benfica”, acabou a 17 pontos do FC Porto e voltou a ganhar uma mão cheia de nada;

  • por fim, em 2009, a 4ª versão do “Super-Benfica”, ficou 11 pontos atrás do líder, em terceiro lugar e com a brilhante conquista de Taça da Liga.

  • esperam muitos milhões de adeptos, espera a comunicação social e mais meio mundo que a 5ª versão do “Super-Benfica” (o de 2010) traga finalmente o tão ambicionado título.
Quem lesse o presente post até esta altura, poderia fazer a seguinte questão: “pois, mas isto de ganhar tudo num país como Portugal em que a maioria dos adversários não joga um chavo é muito fácil, mas, e na Europa, onde jogam os melhores do mundo, o que tem feito o FC Porto?”

A resposta é muito simples... o FC Porto tem «apenas» ganho títulos europeus, como Ligas dos Campeões e Taças UEFA, num contexto completamente dominado pelos milhões de € de “Abramovichs” ou “Florentinos”, tem feito campanhas europeias simplesmente fantásticas, batendo o pé a todo e qualquer tubarão europeu, e tem dignificado o nome do país, contribuindo com muitos pontos para o ranking das equipas portuguesas na UEFA. É caso para dizer que o FC Porto tem sustentado “burros” a pão-de-ló... “burros” que, ainda por cima, são mal agradecidos e depois ainda tentam entrar pela “porta-do-cavalo” nas competições europeias a que não têm direito.

De notar também algumas boas campanhas europeias do Sporting, nomeadamente em 2005, onde atingiu a final da Taça UEFA, perdendo para os moscovitas do CSKA, e 2008, ano em que sucumbiu nos quartos-de-final da Taça UEFA.

A década que agora finda, constituiu a afirmação definitiva do FC Porto como força do futebol Europeu e Mundial. Pode ser um pormenor irrelevante, mas quando aí há umas semanas li na imprensa que num questionário efectuado aos adeptos do Real Madrid, o adversário menos apetecível para os “merengues” era o FC Porto, senti um misto de orgulho e revolta, porque o que é bom em Portugal, só é reconhecido lá fora...

nota final: É uma mera opinião, mas aqui vai… entra pelos olhos adentro que o problema actual do FC Porto (e que tem como resultado os 4 pontos de atraso face à liderança), reside na falta de um estratega, de um organizador de jogo, de um pensador de jogo tipo Deco ou Lucho. Ruben Micael ou Hugo Viana não encaixariam tão bem no esquema do FC Porto? E se calhar até nem são tão caros como isso, porque um investimento tem de ser analisado através de duas vertentes: a vertente do custo do investimento e a vertente do beneficio futuro que esse investimento poderá trazer. Era importante definirmos de uma vez por todas, um estratega de jogo, porque a jogar com 3 trincos, não vamos a lado nenhum. Também é na superação dos momentos menos bons que acredito na estrutura do FC Porto. A ver vamos...

12 comentários:

  1. É como dizes, MAIS uma década de domínio esmagador do FCP.

    E sublinho ainda o teu pedido quanto a reforços para meio campo (e ataque digo eu). Não convém enfiar a cabeça na areia. Há retoques mais q necessários.

    ResponderEliminar
  2. Foi esta década (ou melhor quase as 3 últimas décadas) que leva a que nós, adeptos portistas, sejamos exigentes mesmo quando ganhamos. E é esta exigência que faz com que quem comanda os destinos do clube sinta necessidade de dar resposta aos anseios dos adeptos.

    Também me parece que o grande problema do Porto reside no meio campo mas também na atitude de quem treina que não tem uma ideia nova e não usa metade dos recursos que lhe são postos à disposição. Porque, na verdade, o plantel tem 28/29 jogadores e até agora jogaram 14/15.

    Quanto a reforços, e tal como venho referindo desde o início da época, precisamos de 1 ou 2 jogadores do meio campo e 1 avançado diferente dos que temos. E também precisamos que o plantel seja mais bem gerido.

    ResponderEliminar
  3. Concordo no essencial e é verdadeiramente avassaladora a hegemonia do FCP no futebol Português que só não é unanimemente reconhecida pela lastimável comunicação social deste país, sempre ao serviço de alguns, sempre de cócoras em relação aos vermelhos. Eu, portista desde sempre, lembro-me dos títulos pós 19 anos de seca, portanto desde 1978 e sou do tempo em que assumir-se portista era quase um acto de coragem, ainda por cima aqui na Madeira, tão distante da área natural de implantação do FCP. Mas se me permitem, gostava de fazer um reparo em relação ao que leio e ouço, não nos blogs do FCP, porque nesses acho natural que os adeptos possam exprimir um raciocínio mais emotivo mas no geral noto que muitos portistas estão a tornar-se naquilo que eu sempre detestei nos benfiquistas; estão a tornar-se arrogantes, falam com altivez e convencidos que ganham sempre. Ora eu que sempre odiei esse feitio bem vermelho, de se acharem os maiores e que antes de entrarem em campo já estava ganho, vejo agora muitos portistas a enveredarem por esse caminho, como ve leu e ouviu antes do último benfica-porto. Muitos julgaram (erradamente) que por esses tristes estarem em baixa, pelos resultados recentes e por não terem um ou outro cromo na equipa que aquilo já estava no papo.Como se viu, não foi assim e espero que sirva de lição para o futuro. Arrogantes são eles, armados em maiores também são eles. Nós portistas somos de outra casta, deixamo-los falar e depois... zás dentro de campo. Era bom que tudo continuasse assim, eles a palrar e nós a papar campeonatos, que tal ?

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao resto, é deixar a procissão andar, que isto ainda vai dar muita volta e o FCP tem ainda tudo para ser Penta, basta ser rigoroso, e que o Jesualdo ponha de facto os melhores em campo (uma lástima ver o Varela no banco) e o beluschi tem de jogar sempre, mesmo que muitas vezes as coisas não lhe corram bem, há que insistir (como o faz com o Mariano) que ele é o único médio criativo que temos no plantel. Reforços ? não sei, deixo tudo nas mãos do nosso presidente que tem sido mestre a comandar a nossa casa. Lembrar ainda que não há no mundo inteiro, alguma equipa que consiga ganhar campeonatos todos os anos. Nós ganhamos quase todos os anos por isso só temos de estar satisfeitos e acreditar na nossa equipa. PS. por falar em Pinto da Costa, o nosso presidente cumpre hoje mais um aniversário, são 72 abençoadas primaveras, parabéns presidente

    ResponderEliminar
  5. O nosso clube tornou-se à muito um alvo abater por um país "pequenino" e "mesquinho" como o nosso.

    Por mais que façamos
    Por mais que ganhemos
    Por mais que lá fora nos elogiem
    Por mais pontos que conseguimos arrecadar para ajudar esta nossa liga

    Nunca vai interessar ao resto do "País".
    Para um "País" que vive em depressão crónica à 30 anos as nossas vitórias nunca serão aceites, até há gente que diz por aí que só somos um adversário forte há pouco mais de 10 anos, a estes e outros só digo este País não merece um clube tão nobre e vencedor como o nosso.

    Quanto a reforços é tirar o cavalinho da chuva que não vem ninguém, não é que tenha alguma inside-info, é simplesmente que confio em todos os jogadores deste plantel para o ataque ao Titulo.

    Nesta altura ir ao mercado é arriscado e caro, visto que todas as equipas estão bem e só venderam se for um bom negócio ou mandar para outros o lixo que não querem.

    ResponderEliminar
  6. Uma excelente década mas em que perdemos três campeonatos muito mal perdidos, o que foi pena...
    Mas mostramos a nossa força ainda por cima em alturas em que até o Ministério Público se uniu para nos derrubar.
    Para a conquista do Penta pedem-senovas ideias e dois jogadores, um para o meio campo, outro para o ataque.

    ResponderEliminar
  7. Década de ouro que recordarei para SEMPRE! Obrigado ao nosso MÁGICO clube!

    Em relação à nota final, reforços... estamos à espera de quê? No mínimo para o meio-campo é mais que necessário um reforço. As hipóteses que apresentaste são boas, é em jogadores que conhecem o futebol português que temos de apostar...

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  8. Alguém sabe se ainda há bilhetes para águeda e quanto custam?

    ResponderEliminar
  9. Amigo Steward 492,

    Bilhetes para a taça já disponíveis

    O FC Porto colocou à venda este sábado, na Loja do Associado do Estádio do Dragão, os bilhetes para o jogo da Taça de Portugal com a Oliveirense, agendado para o próximo dia 2 de Janeiro, às 20h15, no Estádio Municipal de Águeda. Os ingressos têm os preços de 8 e 11 euros.

    in "fcporto.pt"

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Uma década de hegomonia azul!
    Ganhamos tudo e mais alguma coisa,e que grandes jogadores cresceram e se fizeram de Dragão ao peito.

    Este país não nos merece...

    E,muito sinceramente,acho que não precisamos de reforços...precisamos que o treinador ponha sempre a melhor equipa possível a jogar,sem aniquilar a sua identidade quando encontra um adversário mais forte.
    Belluschi tem qualidade,Valeri precisa de jogar,Varela nem é preciso comentar,Falcao precisa de estar bem acompanhado e não passar a vida a vir buscar bolas ao meio-campo.
    Guarin tem qualidade,não pode é ser obrigado a fazer aquilo que não sabe...
    Tudo isto junto com as peças nucleares iguais a si próprias e temos tudo para concretizar os nossos objectivos.

    ResponderEliminar
  11. E ainda há o Orlando Sá.O problema é que está sem ritmo...mas claro que não me oponho à entrada de alguém.Desde que ajude a equipa...

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Concordo com o que afirmas.

    Gostei do teu artigo.

    Agora, só uma pergunta : O Porto precisa dum chefe de orquestra. Estamos de acordo. Mas fazer referência a antigos maestros não é "matar" o próximo mestre de batuta ?

    No fundo, a comparação será sempre feita quanto ao passado e o presente não existirá.

    ( oups : Não sei se me exprimi bem )

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar