22 dezembro, 2009

Obradovic e uma equipa cada vez mais forte!!!

No final da temporada transacta, a saída de Carlos Resende e a contratação de Obradovic para o lugar de técnico principal da nossa equipa de andebol, causou algum desencanto e mal-estar em alguns adeptos dedicados à causa das modalidades. Não foi o meu caso, porque sempre entendi que Carlos Resende acabou cedo demais a sua carreira como andebolista e mesmo tendo sido campeão Nacional na sua 3ª época como nosso treinador principal, existiram sempre alguns sinais de falta de maturidade e de um discurso mais firme e autoritário para dentro do balneário. O meu desencanto surgiu mais na sequência da não renovação com Eduardo Filipe, num processo demasiado longo cheio de hesitações de parte a parte.

Hoje, já com 12 jornadas decorridas, e com a particularidade de este que vos escreve, ter estado presente em 7 desses jogos (+ 3 de outras competições), parece-me claro que o andebol que este FC Porto actualmente pratica, está bem acima de todos os outros concorrentes, havendo unanimidade da parte dos outros rivais quanto ao superior ritmo e qualidade de jogo dos Portistas. A forma como a equipa ganhou em Braga e na casa do Sporting, bem como outras exibições frente a rivais poderosos, é consequência do grande trabalho do Sérvio Ljubomir Obradovic.

O FC Porto, campeão da temporada transacta, tem encantado os seus incansáveis adeptos nos últimos tempos depois de um início pouco prometedor (duas derrotas), e segue agora imparável na liderança com mais 2 pontos que o ABC, mais 3 que Belenenses e Madeira e mais 4 que o vice-campeão Benfica. É importante também que a equipa mantenha sempre a mesma atitude guerreira e o mesmo espírito de equipa dos últimos jogos, porque todos sabem (jogadores incluídos) que ao virar da esquina, surgem arbitragens como a de Braga cheias de má fé e pouca isenção. Por isso, aos guerreiros de Obradovic o que se pede agora é que não tirem o pé do acelerador. Pena é que o próximo jogo oficial seja só a 21 de Janeiro…

Uma nota ainda para a secção de Natação do FC Porto. As melhores perspectivas para os Nacionais de Clubes, confirmaram-se este fim-de-semana, já que o FC Porto Dolce Vita renovou o título Feminino conseguido na época transacta e conseguiu o pódio no sector masculino (3º).

FC Porto demonstra clara superioridade em casa do Leão...
(1º FC PORTO-32 pts e 12 jgs; 2º ABC Braga-30 pts e 12 jgs; 3º Belenenses-29 pts e 12 jgs...)

  • Sporting, 20 - FC Porto, 26
Vitória incontestável do FC Porto em casa do rival que mais se reforçou esta época (9ª vitória consecutiva dos Dragões e a 1ª derrota caseira do Sporting com este treinador). Com Laurentino, uma vez mais em grande plano, o FC Porto voltou a acelerar na parte final da 1ª metade, deixando o Sporting e o seu aziado técnico, Faria, à beira de um ataque de nervos. Com Dario Andrade (6 golos) e Ricardo Moreira (7) imparáveis no contra-ataque, auxiliados pelo poder de fogo de Davyes, Inácio Carmo e Tiago Rocha, e pela excelente gestão de posse de bola de Filipe Mota, o FC Porto silenciou totalmente o público do Sporting, vencendo e convencendo um jogo em que na segunda parte, o máximo que o Sporting conseguiu, foi estar a 4 golos de diferença. Ao intervalo, já vencíamos por 8-15 e na 2ª parte, soubemos sempre gerir o ritmo de jogo, acabando por vencer por claros 20-26. Este Porto é de casta superior!!!

O próximo jogo do campeonato, é só a 30 de Janeiro na recepção ao Sp.Horta, mas antes, disputa-se a supertaça ARENA PORTIMÃO com FC Porto, Benfica, ABC Braga, Belenenses, Madeira e Xico Andebol, numa prova com 2 grupos ainda por sortear e que se disputará de 21 a 24 de Janeiro.

FC Porto perde pela 2ª vez com um último minuto novamente traiçoeiro!
(1º Ovarense-14 pts e 7 jgs; 2º Benfica-14 pts e 7 jgs; 3º FC PORTO-12 pts e 7 jgs...)

  • Benfica, 78 - FC Porto, 72
Independentemente da arbitragem pouco corajosa que esteve na Luz, parece-me que Moncho Lopez terá que resolver o “treme-treme” da equipa nos momentos de decisão. E tem também que rever a insistente aposta em João Figueiredo, nosso base, que teima em não produzir exibições positivas. Boas prestações de Terrell (20 pontos e 11 ressaltos), Stempin (14 pontos), Hunt (12) e Carlos Andrade (10). De referir que Hunt jogou embora com limitações.

No último minuto, estivemos a 2 e a 3 pontos, mas o triplo nunca entrou. Nem o triplo nem a falta que ficou por assinalar num desses lançamentos! As cuspidelas ao banco do FC Porto já são uma imagem de marca daqueles vermelhos, seja em que modalidade for...

Dia 2 de Janeiro, recebemos o Ginásio e temos agora duas derrotas a manchar o nosso percurso que obrigam a equipa a não vacilar mais, se ainda pretende o 1º lugar da fase regular…

FC Porto impõe empate ao Viareggio, em jogo muito complicado...
1º FC PORTO-28 pts e 10 jgs; 2º Benfica-26 pts e 10 jgs; 3º J.Viana-20 pts e 10 jgs...)

  • Viareggio, 1 - FC Porto, 1
Estava no jantar do blog na noite do último sábado, e ansiava por uma boa nova que nunca mais chegava. A informação recolhida era que o Viareggio vencia por 1-0, com um golo do nosso conhecido, Orlandi. Era fundamental que o FC Porto pontuasse em Itália nesta 2ª jornada do seu grupo na Euroliga. E a 2 minutos do fim lá me informaram do golo de Pedro Gil que nos permitiu o tal empate positivo fora de portas. O redes Italiano fez uma exibição soberba, mas Gil soube silenciar a torcida ruidosa e numerosa do Viareggio. Eu sabia que a nossa equipa de hóquei nunca me deixa ficar mal. Parabéns pela entrega ao jogo e pelo acreditar até ao fim. O FC Porto lidera, mas o Valdagno e o Viareggio têm menos um jogo.

Dia 9, temos um Ac. Espinho-FC Porto no regresso do campeonato Nacional.
A euroliga volta a 16 de janeiro, com um grande jogo, Porto-Valdagno (líder do campeonato Italiano).

RICARDO MOREIRA

Esta semana, em que só o andebol ganhou, fiquei indeciso entre os nossos 2 pontas, Dario Andrade e Ricardo Moreira. Ambos estiveram em grande plano na vitória do FC Porto no recinto do Sporting (20-26). Escolho o capitão, Ricardo Moreira, pelos seus 7 golos (mais um que Dario) e pela eficácia de remate conseguida de 78%. Um grande jogo dos Dragões e mais uma bela exibição do nosso capitão de equipa (100% eficaz nos livres de 7metros, situação que se vem repetindo jogo após jogo).

Saudações azuis e brancas, um Feliz Natal para todos os adeptos deste clube mágico e um ano de 2010 cheio de alegrias e muitos sucessos, um abraço do Lucho.

22 comentários:

  1. Obrigado por dares sempre noticias sobre as modalidades.

    Gostava que aqui no blog, todas as semanas se possivel, informasses onde joga o FC Porto por esse país nas diferentes modalidades que acompanhas.Nem sempre sei onde joga, e se for acessivel sempre há mais adeptos do Porto nas deslocações do clube.

    ResponderEliminar
  2. Caro Lucho, não tenho nada a acrescentar ao post que está excelente. Apenas digo que no Basquetebol, continuo a pensar que há staff a mais e jogo a menos. Se tivessemos no Basquetebol um Obradovic, tenho a certeza as coisas já tinham mudado. Será que Moncho é capaz de por ordem naquela feira de vaidades?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas palavras Vila Pouca.
    Quanto ao Moncho, eu acredito que vai conseguir formar um grupo coeso.

    Saci:

    Essa informação dos jogos do fim de semana tens sempre aqui à sexta feira, trabalho do meu colega Pedro Porto.

    ResponderEliminar
  4. ANDEBOL

    FC Porto Vitalis participa em torneio internacional

    O FC Porto Vitalis vai participar no Torneio Limburgse Handbal Dagen 2009, disputado na cidade holandesa de Limburg, entre os dias 27 e 29 de Dezembro. Os Dragões foram colocados no grupo A, ao lado dos croatas do RK Porec, dos noruegueses do Haugaland HK e dos locais do Eurotech/Bevo HC.

    No próximo domingo, o FC Porto Vitalis defronta o Eurotech/Bevo HC às 11h e o RK Porec às 19h. No dia seguinte, às 12h, é a vez do embate com o Haugaland HK, estando as semi-finais agendadas para a tarde. Na terça-feira, dia 29 de Dezembro, disputa-se a final e as partidas que definem o terceiro, quinto e sétimo classificados.

    (IN WWW.FCPORTO.PT)

    ResponderEliminar
  5. Fui um dos que fiquei triste com a saída de Carlos Resende, por isso aqui estou eu para dar o braço a torcer e admitir que Obradovic tem feito um trabalho excepcional! É daquelas situações em que estarmos errados sabe muitíssimo bem e nos deixa extremamente felizes! :)

    Quanto aos jogos do fim-de-semana, fantástica a vitória frente ao Sporting, péssima a derrota com o slb e, dadas as circustâncias do jogo, bom empate na Liga Europeia de hóquei.

    ResponderEliminar
  6. Sevilha:

    "É daquelas situações em que estarmos errados sabe muitíssimo bem e nos deixa extremamente felizez"

    Gostava que esta tua frase fosse tb a minha noutra modalidade no final da época :)

    ResponderEliminar
  7. Amigo Lucho,

    Depois de uma longa ausência devido a problemas com o pc, aqui estou eu, de novo, lendo regularmente os teus (e dos restantes membros também) interessantes textos, e, humildemente, comentando um ou outro.

    Quanto ao Andebol, a equipa está simplesmente espectacular, magnífica, talvez até acima do esperado. E devemos valorizá-la ainda mais pois é constituída quase toda integralmente por atletas nacionais e muitos da casa. A única excepção é o suplente de Laurentino.

    Quanto ao Hóquei, mais do mesmo. Um orgulho aquela equipa, aquele staff técnico e estrutura. Um regalo para nossos olhos e nossos corações.

    No Basket, apesar de alguns desequilíbrios e de alguma intermitência, na minha opinião perfeitamente compreensíveis dada a nossa equipa ter sido quase toda completamente reformulada, acredito estarmos no bom caminho. De matéria prima e estrutura técnica estamos bem servidos. Hunt, por exemplo, é uma mais valia que penso ser a pedra de toque que nos levará ao título. Vamos ter calma, paciência, os play-offs serão nossos!

    Com toda a sinceridade, acredito realmente que podemos ser Campeões nas três modalidades.

    Um abraço a todos, especialmente ao Lucho e aqueles restantes colegas que não arredam pé do Dragão Caixa e pavilhões vizinhos, no apoio incondicional ao nosso grande F. C. Porto.

    Um abraço especial também ao Blue Boy, ao qual não tive a oportunidade, em tempo útil, de agradecer as palavras a mim "mimoseadas". Fica a promessa de numa próxima deslocação ao Dragão Caixa o cumprimentar pessoalmente.

    Finalmente um Feliz Natal a todos!


    Rogério Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  8. Bom, modalidades a dar cartas: andebol em alta, e hóquei a cumprir.

    Como sabes encontrei os nossos guerreiros do hóquei no aeroporto antes da partida deles, enquanto esperava pelo meu voo para Espanha, e além das respectivas fotos com o Pedro Gil e o Grande Filipe Santos, lá comprovei a simpatia e simplicidade dos nossos jogadores que, e notem bem, reconhecem perfeitamente o blog e o "tribunal" que se formou no Dragãozinho :) portanto, mais prova que essa não há: estás de parabéns!!!

    Quanto ao basket, desilusão, a minha modalidade preferida a claudicar quando menos devia. Mas temos boa equipa.

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  9. Lucho esta equipa respira uma frase:

    "Ajoelhem-se perante a nossa Superioridade..."

    Só com arbitragens à nicolau/caçador esta equipa não vence tudo.

    Obrigado a todos eles que estarão no meu coração para sempre, não esquecerei o 12-12-2009.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Este ano tenho fé nas 3 equipas, mas a de andebol e a de hóquei respiram uma confiança que nos levará aos títulos. Dia 24 lá estaremos em Portimão para a final da SuperTaça Arena de Portimão.

    ResponderEliminar
  11. Rogério: Ora, já estranhava a prolongada ausência:) um abraço e boas festas tb

    Dragon Soul: Aquela foto com o Gil no aeroporto inspirou o espanhol q no salvou em Itália:)

    Antas:
    "Obrigado a todos eles que estarão no meu coração para sempre, não esquecerei o 12-12-2009"

    Em cheio, essa frase poderia muito bem ser minha. Inesquecível!

    ResponderEliminar
  12. Delindro: Parece que vamos ter gente para essa viagem, além de nós 2 o sevilha e o antas tb alinham:)

    ResponderEliminar
  13. Boas pessoal do Porto, somos um blog novo sobre desporto e gostariamos de divulga-lo.
    Queremos começar pelos blogs dos clubes da Liga Sagres e se aceitarem colocar o nosso link no vosso blog faremos o mesmo no "Gritos do Desporto" ( http://www.gritosdodesporto.blogspot.com/ ).

    Agradecemos uma resposta

    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar
  14. Pois é, a equipa de Obradovic continua a dar cartas e faz-nos sonhar alto! Grande vitória frente aos lagartos, no seu terreno!

    No basket, temos jogadores, espero que tenhamos também equipa para vencer este ano o campeonato. Que esta derrota frente aos mouros seja ultrapassada rapidamente..

    No hóquei, num jogo talvez mais complicado do que o esperado, conseguimos um empate em Itália, que no fundo nos abre boas expectativas para a passagem à fase seguinte.

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Continuo sem perceber o que é uma saudação desportista, principalmente quando se fala em futebol!

    E principalmente num país bi-clubista como o nosso.

    ResponderEliminar
  16. ANTAS:

    "Continuo sem perceber o que é uma saudação desportista"

    Eu explico. É algo parecido com o cumprimento que 3 adeptos que tu conheces deram ao Nicolau na época passada à saída do Dragãozinho:)

    E, diga-se que da próxima a saudação será bem mais "desportiva":)

    ResponderEliminar
  17. off-topic:«O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reduziu o castigo aplicado ao director de comunicação do FC Porto, Rui Cerqueira, e revelou que a Comissão Disciplinar da Liga foi incoerente na decisão.

    Em causa está uma multa de 3 mil euros e a suspensão de 3 meses imposta a Rui Cerqueira pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), na sequência de injúrias a um jornalista, aquando da visita do FC Porto a Matosinhos, para realizar um encontro do Campeonato diante do Leixões.

    Rui Cerqueira, de acordo com várias testemunhas, terá injuriado um jornalista da RTP no final do encontro.

    O director de comunicação do FC Porto recorreu da decisão para a FPF e, no acórdão a que a Agência Lusa teve acesso, pode ler-se que a CD da LPFP não deveria ter utilizado o artigo 107.º do Regulamento Disciplinar (RD) conjugado com o 87.º.

    "Entendemos não poder assacar-se ao recorrente qualquer responsabilidade baseada no artigo 107.º, conjugado com o 87.º, do RD, uma vez que o ofendido é, no caso em apreço, um jornalista".

    Ora, o CJ da FPF lembra que o artigo 107.º apenas faz referência a membros de órgãos da estrutura desportiva, elementos da equipa de arbitragem, dirigentes, jogadores, demais agentes desportivos e espectadores.

    Apesar de tudo, o CJ da FPF nega provimento ao recurso e condena ao recorrente na pena de multa de 750 euros.»

    O justiceiro da Liga, o vermelho Ricardo Costa, extravasou competências e aplicou um castigo, sem suporte legal, aplicando uma pena de 3 meses e 3000 euros, que o Conselho de Justiça reduziu, para apenas uma multa de 750 euros.
    É este "artista", vermelho até dizer basta, que vai tomar decisões sobre mais uma pouca vergonha no túnel da Luz. Aguardemos o que vai sair dali, mas cheira-me a mais uma provocação do compincha do Hermínio.

    ResponderEliminar
  18. BOM Trabalho que está a fazer...

    noticias de andebol, tambem em http://www.zonadesportiva.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. E lá continuamos com mais do mesmo :)

    Em Basquetebol finalmente se fala do problema que já venho a frisar de há umas Épocas a esta parte. Tanta gente ali anda só para passear os Fatos com o símbolo do nosso Clube, a olhar para a Bancada a tentar ver quem repara neles, como se fossem autênticas Crianças... Mete-me Nojo, já dos tempos de Matosinhos!


    Andebol é a prova que com Gente a pensar «à Porto», facilmente os Jogadores aprovam a nossa "Ideologia" e fazem de tudo para defender uma causa. Conheço o Grupo do Andebol por dentro, sei bem o que aquela gente pensa, como fala, do que fala e os Resultados estão à vista! Entram em qualquer Pavilhão totalmente confiantes em demonstrar a clara superioridade, como uma Raça e Ambição ilimitadas! Estão todos de Parabéns, mas há que continuar!

    Em Hóquei continuamos calma e tranquilamente no caminho de sempre, mesmo que tenhamos a concorrência da "Selecção Nacional"... É caso para dizer que os Cães ladram e a Caravana passa! Repararam que fizeram crer que o resultado em Viareggio foi muito mau para o FC Porto? Como se empatar em casa do concorrente directo, nesta fase da prova, nos prejudicasse em alguma coisa. O bom é ter uma Viagem atribulada até Inglaterra e cilindrar com mais de 20 golos uma equipa que nem deve saber patinar...

    ResponderEliminar
  20. Viva !

    Excelente como sempre !

    Eu continuo a pensar que o andebol é a modalidade do amanhã , embora prefira o futebol.

    E não deixa de ser curioso que a foto lá em cima apresente uma parede vazia de bancadas num Sporting-Porto.

    O número três tem uma simbólica especial. Os meninos Franceses foram três vezes campeões em dez anos. As meninas Francesas foram três vezes vice campeãs em dez anos.

    Porquê ?

    Porque tem havido um enorme trabalho das escolas em torno desta modalidade.

    E talvez porque o andebol não genera a violência que o futebol pode generar .

    A pensar !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  21. Obrigado Lucho por mais um excelente post!
    Com um fim de semana muito movimentado, não tive tempo para me actualizar nas modalidades consideradas amadoras, mas tu como sempre conseguiste deixar-me bem informada!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  22. Um fds assim-assim nas modalidades... se começou mal no basquetebol, com a derrota no galinheiro... compôs-se com a igualdade do Hóquei em terras transalpinas, com um candidato directo... pa fechar em beleza com o sabor da vitória em território lagarto, no Andebol.

    Andebol e Hóquei, sempre on-fire... o Basquetebol parece um pouco mais atrasado, mas acredito que vamos lá chegar no momento certo.

    ResponderEliminar