15 dezembro, 2009

Jogadores bravos, adeptos incansáveis e eufóricos...

“Uma vitória justa do FC Porto para gáudio dos seus incansáveis
e eufóricos adeptos presentes no Flávio Sá Leite."

Estas, são palavras retiradas do site do ABC de Braga... na tarde do último sábado, cerca de 15 dragões, mais uns 5 ou 6 que já lá estavam, fizemos do pavilhão Bracarense, um mini Dragão Caixa. Desses 15 adeptos, a maioria (onde me incluo), ia depois ter um jantar de Natal do fórum do Portal dos Dragões, na cidade do Porto, onde 23 Portistas confraternizaram e partilharam histórias e emoções únicas. Mas antes, estivemos lá em Braga apoiando a equipa em todos os momentos num jogo marcado por uma arbitragem que deixou corados os próprios adeptos do ABC.

Se há jogos em que as vitórias justificam festejos adequados, este foi um deles, porque o FC Porto venceu, mesmo jogando quase sempre contra 9 elementos (7 jogadores + os 2 árbitros). O nosso apoio incansável e a forma destemida e brava como a equipa jogou, só podia resultar na nossa vitória (24-27), com os jogadores e técnicos a cumprimentarem-nos, individualmente, no final do jogo.

E, porque a magia ainda não tinha acabado, 7 dos nossos jogadores de andebol apareceram surpreendentemente no nosso jantar de Natal e estiveram ali a confraternizar connosco para satisfação de todos. A minha equipa, ali ao meu lado!!! Qualquer coisa de inacreditável. Obrigado aos meus heróis por este momento arrepiante. Sois grandes e nunca, mas mesmo nunca, estareis sós, porque este grupo de adeptos, segue-vos por todo o lado. De resto, mais um fim-de-semana de festa. Só vitórias!

FC Porto vence em Braga, mesmo com o "campo" inclinado...
(1º FC PORTO-29 pts e 11 jgs; 2º Benfica-27 pts e 11 jgs; 3º ABC Braga-27 pts e 11 jgs...)

  • ABC Braga, 24 - FC Porto, 27
No Flávio Sá Leite, o FC Porto foi imponente, brilhante e destemido. Uma primeira parte de sonho, mas já com sinais de vergonha na arbitragem. O contra-ataque do FC Porto estava fulminante, alcançando 6 golos de diferença ao intervalo (8-14). Na segunda parte, chegamos aos 9-18, mas aí a dupla de Leiria, perdeu o resto da dignidade, que já era pouca. Inclinaram o campo e envergonharam o andebol com decisões inacreditáveis e surrealistas que escuso de descrever. Era só ver a cara deles, quando tinham que validar os mísseis do Tiago (5), do Mota (4), do Moreira (6), do Wilson (6), do Dario (3), do Gilberto (2, que surpresa…) e do Inácio (1), nada podendo fazer perante a classe e a garra dos nossos jogadores.

Os adeptos iam exultando com o festival Portista, mas também houve momentos quentes com insultos mais que justificados aos “juízes”. O ABC chegou aos 2 golos de diferença a um minuto do fim, mas, Laurentino defendeu o último remate, para Tiago Rocha encerrar as contas com um chapéu fenomenal. Abraços, gritos de guerra, júbilo, lágrimas, emoção, tudo isto numa só palavra, Porto! Obrigado aos nossos guerreiros. Sois os maiores!

Com esta vitória o FC Porto terminou a 1ª volta da fase regular isolado no comando do campeonato, com 2 pontos a mais que Benfica e ABC. De fora da supertaça (6 primeiros), ficou o Sporting com quem jogamos sábado (18h) em Lisboa na 1ª jornada da 2ª volta.


FC Porto vence e desloca-se a Lisboa sem Jeremy Hunt...
(1º Ovarense-12 pts e 6 jgs; 2º Benfica-12 pts e 6 jgs; 3º FC PORTO-11 pts e 6 jgs...)

  • FC Porto, 89 - Física, 71
Na taça, fomos lá ganhar por 41 pontos de diferença, mas neste jogo, existiram mais dificuldades. A Física deu que fazer na 1ª parte (36-42), mas levou um parcial de 53-29 na segunda metade, com Stempin (17), Mota (16), Marçal (14) e Andrade (13) a brilharem. Hunt (11 pontos), foi afastado do jogo por uma falta violenta que lhe fracturou o maxilar (um mês de recuperação). Sábado, às 17h30, o FC Porto joga na Luz, num jogo transmitido em directo pelo canal do clube anfitrião.

FC Porto ganha ao Braga e ruma a Itália para defrontar o Viareggio...
1º FC PORTO-28 pts e 10 jgs; 2º Benfica-23 pts e 9 jgs; 3º J.Viana-20 pts e 10 jgs...)

  • FC Porto, 6 - HC Braga, 1
Este FC Porto, mesmo em ritmo de treino, goleia a seu belo prazer. Mais uma tarde descansada no Dragão Caixa (onde estive antes do futebol), que deu para rodar o plantel, mesmo que Franklim não tivesse colocado em campo, o júnior, Rafa. Quem esteve de pontaria afinada, foi Reinaldo Ventura com 3 golos, sendo os outros de Pedro Moreira, Jorge Silva e Emanuel Garcia.

O Porto continua no comando isolado, faltando saber com quantos pontos de avanço, pois o Benfica só hoje joga. No sábado, jogamos para a Liga Europeia, com o FC Porto a deslocar-se a Itália (Viareggio), com o inicio de jogo aprazado para as 20h Portuguesas.


WILSON DAVYES

Rapou todo o cabelo, mas manteve a imponência e classe do seu jogo. Wilson Davyes, foi absolutamente decisivo (6 golos tal como o capitão Moreira) na vitória do nosso andebol em Braga, com golos espectaculares, que nem os árbitros conseguiram invalidar. Foram momentos brilhantes de Davyes que fizeram delirar a torcida mas também Ricardo Moreira, Tiago Rocha e Filipe Mota estiveram a um nível altíssimo, bem como o redes Laurentino (mais na 1ª parte).

No hóquei, o destaque ao Reinaldo Ventura (outro careca), e no basquetebol, ao Rui Mota, mas é justo que esta semana, o destaque maior vá para Wilson Davyes e para a nossa grande equipa de andebol!

ps - na NATAÇÃO, destaque por inteiro para os Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta (25m) que decorreram em Leiria. O FC Porto/Dolce Vita foi primeiro classificado no «medalheiro», estabeleceu 11 novos recordes nacionais absolutos e 27 novos recordes do clube, tendo conquistado um total de 28 medalhas, 12 de ouro, oito de prata e oito de bronze, seguido do Sporting com 20 (cinco de ouro, sete de prata e oito de bronze) e do Louletano, que somou 15 (cinco de cada).

Saudações azuis e brancas, Lucho.

27 comentários:

  1. Temos os melhores adeptos do mundo:)

    ResponderEliminar
  2. Mais uma grande crónica, que li com muita atenção e pautada pela qualidade.

    Já estou farto de dizer mas não cansa...vocês são GRANDES!

    Quanto ao dragão da semana, mais do que justo a eleição do Wilson, que esta temporada tem sido o elemento em maior foco nos jogos com maior dificuldade e este jogador tem um potencial tremendo e acredito que vai chegar longe.

    A forma como a equipa defendeu (sobretudo na primeira parte) foi simplesmente soberbo e apenas com uma arbitragem habilidosa no critério disciplinar, permitiu o ABC encurtar distâncias, mas mesmo assim nunca se mostrou superior ao FC Porto (nessa altura apareceu em grande o Mota).

    Esta foi claramente uma das melhores exibição do campeonato até ao momento e mesmo falando dos duelos no Flávio Sá Leite, não me lembro do FC Porto dominar e "massacrar" o ABC de forma tão categórica como fez.

    Os adeptos estiveram FANTÁSTICOS e incansáveis os 60 minutos e realmente foi emocionante no final do jogo os jogadores festejarem com vocês esta enorme vitória.

    O jogo com o Sporting será muito complicado, até porque no Casal Vistoso a equipa tem jogado muito bem e o problema tem sido mesmo os jogos fora de casa e isso fez a equipa ficar de fora da Supertaça, com tal irregularidade.

    No basquetebol, vitória natural diante do Física e lamentar é mesmo a lesão do Hunt, que estava a exibir-se em muito bom nível e agora vai estar parado 1 mês e o problema é mesmo não jogar com o Benfica, que será uma deslocação complicada e acima de tudo um teste importante às capacidades da nossa equipa. Atenção ao reforço will Frisby, que tem muita qualidade, sendo que joga a 5, mas com o Élvis em campo passa a 4, uma vez que tem a capacidade de deslocamento para zonas exteriores, um pouco a fazer lembrar o Tommie Eddie, mas menos pesado.

    O hóquei, mais uma vitória e o Rei mais uma vez a brilhar. Gosto desta equipa do HC Braga e a classificação que ocupa não corresponde à qualidade do plantel, mas perante o FC Porto e sobretudo o jogo sendo disputado no dragão Caixa, as hipóteses eram remotas de criar surpresas, portato vitória certa e esperada da melhor equipa.

    O próximo jogo com o Viareggio, são sempre deslocações complicadas e atenção à grande estrela da equipa, o veterano Alberto Orlandi, que tem estado muito bem e vai reencontrar a sua antiga equipa, onde foi importante na conquista de dois campeonatos.


    Um grande abraço para lucho, que é um...luxo! ;)


    otilious

    ResponderEliminar
  3. Mais uma tarde de sábado com jogo de Andebol !!do nosso F C PORTO lá fui eu mais o meu filho e um Amigo .Um pavilhão vem composto ,como é normal no Sá Leite, mas nos apesar de estarmos em menor numero não nos portamos mal! Na TV não dá para ver, mas foi a Loucura total ...Apoiamos de principio ao fim eles ainda começaram a bater nas chapas ,como de costume ,mas não valeu nada ..Nos fomos uns valentes ,eu até fiquei rouco ,tenho uns vídeos mas como de costume nestes jogos não os vou poder mostrar, porque aquilo foi mesmo uma loucura TOTAL!!!!
    Com uns gajos que equipavam de escuro ...deviam ser os árbitros, mas pelo que vi não acredito que sejam!! Um dos meus colegas ainda contou uma anedota que diziam que era a melhor dupla de árbitros portuguesa .... Eu não sei como é possível tal coisa aquilo com diz o outro é uma escandaleira ... ele davam porrada, passos calcavam a linha, mas tudo valia. Nos até questionamos as opções sexuais tais como homossexualidade de um dos árbitros em quanto outros falavam da ( profissão ) da mãe do árbitro. acho que trabalha numa esquina !!!!Por mim nem para o regional servem! Mas continuo a dizer que quem os manda também deve ter visto o jogo.
    Nem vou falar do 7 metros .... mas depois vi na Tv. e descobri que o Porto tinha um jogador que se chamava Tiago Mota !!! o (comentador ) deve ser cego ou burro, mais uma vez se nota que não há coerência nos comentadores ...
    Eu já lá fui sozinho e tive de aturar aquilo tudo ,eles mostram um apoio com muita raça e dedicação, por isso ainda me deu mais gozo esta vitoria!!! Não vou falar em nomes porque todos foram uns Dragões! Um grande abraço a todos !!!!
    Quando vínhamos a caminho de casa o meu filho disse, assim dá gozo vir cá ver os jogos!que grande tarde...só foi pena não ter vindo o nosso Presidente!!!!para acalmar a malta !hehehehe
    Já agora deixo um Abraço ao policia que nos aturou ..a cena dos mitras foi verdade!!!!
    No fim o tipo que eu conheço da claque do ABC veio dar –me os parabéns pela vitoria...
    Assim dá gosto ver Andebol!!!! Neste dia vi 3 jogos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Otilious (FSC):
    As tuas opiniões aqui são mais valias, meu caro:) Q falta fazes no Continente:)Aparece sempre q puderes. Abraço

    Dragão Penafiel:
    Foste outro que tiveste que me aturar o jogo todo. Houve alturas em que perdi a cabeça. 7 livres de 7 metros contra zero e 9 exclusões contra duas é demais...
    Essa do macaco e dos mitras para assustar a polícia passou-me ao lado... :)

    ResponderEliminar
  5. O Nicolau e o Caçador a nível internacional apitam muito bem e por isso tem grande reconhecimento na modalidade. O problema é que a nível interno é mais do mesmo e nos jogos com o FC Porto existe sempre o "azar" de prejudicar os mesmos.

    O problema neste jogo até nem foi tecnicamente (exceptuando uma ou outra falha, como pelo menos dois livres sete metros que ficaram por marcar sobre o Tiago Rocha), mas disciplinarmente foi terrível e o critério foi absolutamente ridículo.

    Aquela exclusão ao Wilson perto do fim é de rir. O lance que o Inácio foi excluído também nesse período mais "quente" também não se percebe, porque lances desses é o que não falta no andebol, mas pronto o ABC estava a aproximar-se (não por muito tempo) e por isso o Inácio teve que levar dois minutos...

    A expulsão do Dario eu aceito, porque um jogador não pode tocar do pescoço para cima no jogador (uma vez que coloca a integridade física do mesmo em causa), mas não deixou de ser na mesma um pouco "sacada" pelo Tiago Pereira e pelo movimento que abordou na entrada aos seis metros, mas enfim...o problema é que não vai haver Dario para o Sporting.

    Já agora...claramente o Caçador é aquele com mais "jeitinhos" para a bixeza.


    otilious

    ResponderEliminar
  6. Amigo lucho eu leio todas as semanas as tuas crónicas, mas realmente não costumo comentar muito neste espaço, mas tens aqui um fã desde sempre ;)

    O blog está muito bom agora, porque assim já não existe muita confusão nos posts (muitos "testamentos" seguidos) e assim estando apenas uma intro da crónica é melhor e assim basta clicar e temos tudo completo ;)

    Um abraço a ti e a todos que estão a ler e comentam estas grandes crónicas.

    otilious

    ResponderEliminar
  7. Deixo aqui um Abraço a todos os que se deslocaram a Braga no Sábado.
    Cheguei cedo ao Américo Sá Leite, a convite dos nossos Jogadores e Dirigentes, já ali lhes prometia que, juntamente com o meu Amigo Rica, ia entoar a minha Voz, que não é mais que a do FC Porto. Do meu Organismo para fora só transbordo a Alma Portista, por muito que custe a Bracarenses, a Benfiquistas, enfim a todos!
    Quando o Tiago Rocha me pediu para entregar Bilhetes a uma Malta que também vinha ali, logo comentei que assim é garantido que jogaríamos em Casa. E não falhei no Prognóstico. De todo!

    É obviamente usual ter de aturar Polícias e as suas Exigências Ridículas. Imaginem alguém referir-vos que não podem Dialogar com Jogadores Adversários, por exemplo.. Sim, isso mesmo, dialogar tratando as Pessoas pelo próprio Nome e tudo! Ou então, impedir-vos de baterem nos Painéis de Publicidade, de Madeira, ao mesmo tempo que a 3/4 metros dali todo o Adepto Adversário batia naquelas Chapas de Publicidade. Como já estou mais do que habituado, procuro nem ligar àquilo, pois tenho um Jogo para me concentrar, não perdendo tempo com atitudes de pura criancice.

    No Flávio Sá Leite demos todos uma enorme demonstração daquilo que nos torna sempre Diferentes de qualquer outro Clube, a Paixão Clubística transbordante! Ninguém fica indiferente a um Portista, seja ele qual for!

    Um Grande Abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. Oh João estiveste em grande durante o jogo :D


    Abraço


    otilious

    ResponderEliminar
  9. Andebol em grande e a mostrar claramente, mesmo aos mais cépticos, que apesar de todo o respeito e consideração, pelo Jogador, Treinador e Portista, Carlos Resende, Obradovic é de outro patamar. Dou apenas um exemplo: ele chegou, olhou patra o Tiago Rocha e disse: - o quê, tu com esse cabedal só atacas?! Tens de defender. E agora, o que vemos? Pois é, o Tiago ataca bem e defende bem.
    Parabéns à malta que esteve no Sá Leite e que até mereceu destaque na Bola.

    Como não fui a Braga fui ao Dragãozinho ver o Basquetebol. Mais uma vez não me convenceu. Continuo a pensar que há ali demasiado staff - entre técnicos, dirigentes, fisioterapeutas e afins, são para aí vinte, quando no andebol são menos de um terço - e não não há mística, alma e espírito do Drgão, coisa que nunca faltou nos tempos da dupla Jorge Araújo Alberto babo. Apesar de tudo e porque temos bons jogadores - Pena a lesão do Hunt que foi violentamente agredido - e um bom treinador, acho que podemos discutir o título.

    No Hóquei que também vi...é aquela máquina.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. O joão Ribas é um adepto de eleição. Quando o vimos por lá sentimos também que a nossa força iria ser ser ainda mais intensa e a nossa voz bem mais audível. Os Bracarenses nem queriam acreditar...


    Um abraço também a todos os jogadores e técnicos do nosso andebol que nos cumprimentaram no final um a um agradecendo o nosso apoio.

    E para FINAL DE FESTA aquela surpresa de 7 jogadores DO NOSSO PLANTEL ANDEBOL aparecerem no nosso jantar é só imaginarem a minha cara quando oS vi ali ao meu lado. Não consegui disfarçar um brilho especial nos meus olhos. GRANDES!

    ResponderEliminar
  11. http://www.fcporto.pt/AdeptosFanzone/GaleriasFotos/Outras/gal_jantarnatal2009_141209.asp

    este é o link das fotos de ontem do jantar de Natal organizado pelo FC Porto com todas as equipas Portistas de todas as modalidades.

    ResponderEliminar
  12. www.youtube.com/watch?v=f3YiU_mQ5m4

    link das fotos do nosso convívio no jogo de andebol e depois o jantar cheio de ...surpresas:)

    ResponderEliminar
  13. na foto q está no post relativa ao jogo de hóquei há ali muito boa gente conhecida:) n é mafaldinha? :)

    ResponderEliminar
  14. Brilhante post!

    Antes de mais, gostaria de dar os parabéns aos fantásticos adeptos que seguiram a equipa até Braga e elogiar a humildade dos nossos campeões de andebol. Extraordinário!!!

    Não assisti a nenhum dos jogos do fim-de-semana, mas fiquei muito feliz com os resultados alcançados. A vitória no campo do ABC deixou-me eufórico! Esta equipa tem crescido imenso! Estou feliz! :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  15. eu vou-lhe levar os cartões e por isso espero q o vila pouca não me expulse pese o meu jogo algo violento, aviso já:)

    ResponderEliminar
  16. Grandes equipas, e Grandes adeptos... e essa cereja no topo do... jantar eihn Lucho?! muito bem os nossos jogadores a premiar a vossa fidelidade!

    Aquele abraço

    Psd - Sábado é bom usarem as melhores caneleiras! Depois não se queixem :))

    ResponderEliminar
  17. Fim-de-semana para mais tarde recordar, sem dúvida!

    Grande Sábado com excelente deslocação a Braga para apoiar os Campeões de andebol. Silenciamos aquele pavilhão, tanto assim, que na segunda parte tiveram de se socorrer às chapas da publicidade para nos tentar abafar! Grande vitória contra uma arbitragem vergonhosa, bem ao estilo daquela dupla conhecida por esses pavilhões.

    O jantar com a malta apaixonada por este clube correu 5*, e contou no fim com a presença de alguns elementos do plantel de andebol que socializaram connsco! Fantástico!

    No basket, vitória mais difícil do que o esperado. Que HUNT recupere rapidamente que é bem preciso!

    Domingo estive no hóquei, é uma máquina aquela equipa... soma e segue em direcção ao ENEA!! Grande jogo do Rei :))

    Cumprimento especial ao Otilious (é um prazer ter este especialista na matéria por cá) e ao João Ribas (um grande adeptos também do nosso clube. Já o tinha visto em Ovar).

    FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  18. Dragão penafiel:

    Obrigado pela boleia :) Ah.. e o casaco chegou ao destinatário :)

    Gravei o jogo e quando cheguei a casa vi o nosso grande apoio e também reparei nesse "erro" absurdo... no flash-interview o jornalista chamou ao nosso pivot... Tiago Mota!!! LOL

    ResponderEliminar
  19. Vocês estão enganados. O Vila Pouca não se deixa pressionar e depois respeitinho é bonito e eu gosto. E se eu vacilar, estão lá as minhas assistentes, Mafaldinha e 7351 - Azul desde 1971.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. È verdade Lucho, muito boa gente e grandes portistas!:)

    Alguns deles que estiveram em Braga a acompanhar o Andebol, segundo os comentários, estiveram em grande a apoiar a equipa de inicio ao fim do jogo, para além de algumas brincadeiras pelo meio, o importante é que ganhámos!
    Como também ganhamos no Hoquei e no Basquetebol!:)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  21. Ai se houvesse Dragões de Ouro para os adeptos....

    ResponderEliminar
  22. vi os bravos adeptos pela TV...
    na altura da roubalheira das exclusões, quase que endoidava, com vontade de estar no pavilhão!

    Apreciei a gratidão dos nossos jogadores ao cumprimentarem os adeptos (treinador incluído!)

    ResponderEliminar
  23. Vila Pouca, ainda vais ser nomeado para o jogo de domingo:)

    ResponderEliminar
  24. http://www.youtube.com/user/Andebol10#p/u/0/xGObeP6F_Og

    mais um fantástico vídeo com tudo o se passou no abc-fcp

    autoria do andebol10 filho do nosso amigo dragão penafiel

    ResponderEliminar
  25. No ANDEBOL, só eu sei o que lamento não ter podido ir convosco a Braga ver o jogo in-loco (aliás, só vi mesmo os últimos 5m finais pela tv)... e tb ao jantar, que depois de saber que estiveram lá os heróis da bola que tem cola até meter nojo, ainda mais estragado fiquei... mas lá tá, momentos há em que temos obrigações/deveres mais importantes na vida do que o FC Porto... mais vezes virão concerteza!

    Quanto ao jogo, vitória altamente meritória, para uma equipa que vai em crescendo de forma notório... grandes conquistas nos esperam com estes heróis!!

    ps - nesses 5 minutos finais pela tv... deu para ver a fabulástica claque que vocês foram em território pouco simpático... estão todos de parabéns... e feliz do clube que tem ao seu lado, adeptos destes... nunca caminhará só, nunca!!!

    No BASQUETEBOL, pelos vistos, (mais) uma entrada má para um final feliz... já são algumas... mas antes entrar mal que acabar mal... no entanto, penso que poderemos ver o real valor desta equipa, em jogos mais a sério... e em Ovar, que foi já uma amostra, saiu asneira no final e derrota óbvia.

    Depois, comungo das palavras do VilaPouca... aquele banco, tem tantos suplentes, como staff de engravatados e calça vincada... mais parece uma NBA em ponto pequenino. Dá assim tanto, para manter tantos?!

    Por fim, o HÓQUEI... soma e segue, que mais dizer? sempre o mesmo do mesmo!!!

    ResponderEliminar
  26. Eu estive a ver o jogo na rtp2 e é com espanto que os comentadores que até aí só falavam do Abc, como se fosse a única equipa em jogo como é costume falaram também da pouco vergonha da arbitragem que foi nesse jogo, foi mesmo gritante para eles chamarem a atenção sobre isso!
    Tive pena não saber a tempo, senão tinha ido ver!
    Como vi o Belenenses no caixa e o Hoquei no Domingo contra o Braga também!
    No final do jogo vimos os jogadores todos a cumprimentar-vos e um pouco da festa que fizeram!
    Meus sinceros parabéns!
    E as nossas equipas também!
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar