30 dezembro, 2009

Américo, o ídolo da juventude...

    Nos idos anos 60, Américo era o guarda redes do FC Porto e o meu jogador favorito, o verdadeiro ídolo.

    Quando ele abriu em Sto Ildefonso a sua casa de artigos desportivos, a "Casa Magriço" e dado que morava ali perto, passava a vida a ir lá perguntar preços só para ver se aparecia o Américo.

    E assim um dia lá consegui o seu autógrafo e o prazer de poder trocar umas palavras com alguém que apreciava e via jogar aos domingos na Antas.

    O dito autógrafo perdi-o quando fui no conto do vigário e emprestei o bloco onde o tinha a troco de uma promessa de obtenção de mais assinaturas do plantel da época...

    Foi um guarda redes excepcional, talvez o melhor que vi jogar, injustiçado na sua carreira sobretudo a nível da selecção nacional que representou por 15 vezes, por ser do FC Porto e não pertencer às elites do centralismo lisboeta salazarento, o que lhe valeu não ter jogado no Mundial de 66. Tarde vieram as lágrimas de crocodilo do treinador que se penitenciou do facto de não o ter posto a jogar.

    Américo é, sem dúvida, uma das grandes lendas do FC Porto.

    Vem isto a propósito de um jantar de Natal organizado pelo Blog de referência portista que comento diáriamente "BiBó PoRtO, carago!!" que juntou os colaboradores e participantes numa festa muito bonita onde se respirou amizade e portismo, com a surpresa Américo, que esteve presente para alegria dos participantes, especialmente os mais velhos, como eu e mais alguns ...

    Passados 40 anos não só obtive novo autógrafo - que não conto perder - como pude relembrar aqueles tempos difíceis onde era complicado o FC Porto ganhar e pude estar frente a frente com o ídolo que nunca esqueci.

    Resta-me agradecer ao bLuE bOy, o Presidente do "BiBó PoRtO, caragO!!", todo o seu empenho e alma portista que nos permite momentos destes.


    29.12.2009 - texto originalmente publicado no blog do Amigo, Jorge Aragão.

4 comentários:

  1. Grande Jorge, em grande, um jantar que fica para memória futura...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Um convidado de eleição! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Jorge, sem dúvida um momento marcante para todos nós q lá estivemos. Uma grande figura do FCP.

    ResponderEliminar
  4. E que pena que eu tive de não poder estar presente. As gripes aparecem quando menos se espera e menos se quer.

    Américo foi um guarda-redes que nunca vi jogar mas que conhecia como se o tivesse visto jogar muitas vezes tantas eram as histórias sobre o Américo que o meu pai, irmãos e tios contavam sobre ele. Também eles me contavam sobre esse Mundial 66 em que com Américo na baliza poderíamos ter ido ainda mais longe.

    Um bem-haja Américo. Espero que surjam outras oportunidades para o conhecer.

    ResponderEliminar