04 dezembro, 2009

Dragão ou Morcão?? - semana 14

Jaime Magalhães

Data de nascimento: 19-07-1962 (47 anos)
Posição: Médio/Extremo
Clube posterior ao FC Porto: Leça
Situação actual: Retirado do futebol profissional

Épocas no FC Porto: 15 (de 1981/82 a 1994/95)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 7

Pontos de exclamação: Um médio-ala excelente que, juntamente com João Pinto, construiu um flanco direito respeitado em toda a Europa! Cruzamentos bem medidos, finta em progressão, apesar da aparência “bruta”. Não tinha a velocidade de muitos dos Extremos da actualidade, mas progredia bem no terreno. Diz quem o conheceu que, como pessoa, era um homem simpático, e simples, sempre disposto a dar duas de treta no famoso Café Velásquez. Um daqueles jogadores “à Porto”, que os seus 15 anos de profissional atestam bem!

Reticências: Faltava-lhe um bocadinho mais de raça, mas a sua posição também não era muito virada para o “atira ao pau”. Não era cerebral e por vezes a desconcentração, e falta de determinação, atraiçoavam-no.

As conquistas que fazem um jogador:

- 7 Campeonatos Nacionais
- 4 Taças de Portugal
- 8 Supertaças Cândido de Oliveira
- 1 Taça dos Campeões Europeus
- 1 Taça Intercontinental
- 1 Supertaça Europeia
- Finalista vencido na edição de 1983/84 da Taça das Taças, em Basileia.

Alguns jogadores importantes com quem jogou: João Pinto, Futre, Gomes, Bandeirinha, Semedo, Vítor Baía, André, Rui Barros

Um dos grandes jogos de Jaime Magalhães:



Hugo Almeida lançou a confusão nas votações. Tudo muito repartido, tão repartido como ficou o meu cérebro desde que o vi actuar pela primeira vez de Dragão ao peito. Esperava muito deste possante avançado, e fartei-me de esperar, pois a realidade é que nunca se impôs, nem nunca chegou a comprovar o vaticínio de Grande Avançado que lhe tinha lançado mal lhe “mirei” a estampa. A verdade é que as oportunidades de que dispôs também não foram muitas, e vai daí o meu voto foi para “Nem Dragão, nem Morcão, há um senão.”, a opção que acabou por sair vitoriosa, com 43% dos votos da comunidade. Comunidade Bibó Porto escolheu, está escolhido.

Dragão Azul e Blue Boy são os 2 mais recentes comentadores a conquistar o “blue pass” para o sorteio do prémio fidelidade à rubrica “Dragão ou Morcão”. Os seus nicks estarão portanto no saco azul (não soa bem) do qual irá sair o vencedor do cheque-viagem de 20,00 eur das Viagens Abreu. Obrigado pela vossa participação.

Jaime Magalhães não foi facilmente identificado, e a “cara de malandro” parece que enganou alguns. Pois se eu olho para a foto dele e vejo uma cara de (bom) malandro que querem que vos diga?! É superior a mim. Mas como sempre, houve um Avançado fura-redes que fuzilou à primeira, Hugo de seu nome, ainda que aos empurrões. Foi prontamente assistido pelo Lucho e pelo Intrusus, e posteriormente Blue Boy, Vila Pouca e Jorge Aragão juntaram-se à "molhada", nem sempre com vontade de facturar, é certo :)! Parabéns pelo acerto. Não estava fácil.

Na próxima semana, a votação irá recair sobre um jogador que chegou com rótulo de “direitinho para a equipa B”, e em pouco tempo se tornou num fenómeno para as hostes portistas! Nunca irei esquecer aquela noite em que a chover copiosamente, de capote azul sobre a cabeça, com 2 primos meus, e após uma atribulada viagem desde Vila Real City, me sentei no estádio das Antas para assistir, sem saber, a um dos melhores jogos ao vivo da minha vida. Mal acabadinho de me sentar e já o adversário fazia um manhoso contra-ataque culminando com um golo de um argentino que nunca rumou ao Dragão. Gritei a plenos pulmões “cara#&oooo” virei-me para o lado e de cara lavada pela chuva disse: “pronto, lá se foi o sonho”. Para minutos depois gritar “gooooooolo cara#&oooo... que ganda goooooolo!”, e depois novo “gooooooolo”, e mais “goooooolo, e mais ainda “gooooooolo”. Um feito épico. E esse jogador foi sem dúvida o rosto da viragem com um golaço fora de área. Quem é ele, quem é? Pois.

Saudações e bons votos,
Dragon Soul

22 comentários:

  1. Aqui não há dúvidas. É um SENHOR DRAGÃO.
    GRANDE JOGADOR E GRANDE PORTISTA.

    Quem não votar DRAGÃO, não pode ser portista.

    ResponderEliminar
  2. Este é dragão não engana.

    Para a semana que vem só pode ser um jogador.

    Jogo de muita chuva, porto começa perder com um golo do argentino "Piolho" Lopes logo aos 2 minutos e depois claro está um golo de Maniche dá assim de fora da área o 1-1 um grande remate e um grande golo.

    Estamos a falar de Maniche?

    Para semana vemos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Dragão sem dúvida!!

    Para a semana.. Maniche!!! :D O jogo que recordas foi os 4-1 à Lazio em Abril de 2003 no estádio das Antas! Chovia muitíssimo. Claúdio López inaugurou o marcador e depois Maniche com o tal grande golo de fora d'área, dois de Derlei e o último de Postiga, fizeram daquele jogo INESQUECÍVEL, e sendo sem dúvida, dos que mais me marcaram nesse mítico estádio!! Que noite, lembro-me como se fosse ontem, o Mancini a dar um murro no banco aquando do 4-1!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  4. Jaime magalhães claro que é campeão, teve uma grande carreira no FCPORTO. O proximo penso que estamos em sintonia, dos melhores jogos FCPORTO-lazio 4-1,não? O jogador Maniche, não era mas tornou se Dragão :))

    ResponderEliminar
  5. Dragãozão!

    Era um dos jogadores dos meus tempos de "iniciação draconiana"! :)

    Para a semana, sem dúvida, Maniche!!

    Senti o mesmo que tu, Dragon Soul, aquando do golo do Cláudio Lopez... ("FDP*#% dos italianos!! - foi o meu pensamento...) ...mas ao 4º golo,até o meu impermeável voou para umas filas abaixo da minha... :P

    PS - F%$&-SE!! 1 da manhã e já 5 posts?!
    Nunca mais consigo "inaugurar o marcador"... :)

    ResponderEliminar
  6. Jaime Magalhães? Absolutamente Dragão.

    ResponderEliminar
  7. Dragão, embora aquela negociação com o Benfica que esteve quase a dar certo, me esteja atravessada na garganta. Grande jogador, mas não tinha a fibra, a raça e o verdadeiro espírito do Dragão.
    O João Pinto estava sempre a dizer-lhe: - Anda cara...lo, mexe esse cú...

    O jogador é o Maniche que já aviso, para mim, nem Dragão nem morcão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Grande Vila Pouca, sempre o nosso "inside man"! :) Eu quando estava a fazer a pesquisa para o post também vi escrita essa estória! E fiquei surpreendido.

    Dizia-se que o Jaime esteve vai num vai para fazer o que o Rui Águas fez ao malfica (em sentido inverso) por falta de pagamentos de ordenados no FC Porto. Verdade? Mentira? Fiquei no que me pareceu. Podes dar aí uma ajuda com a "estorieta"?

    Mas claro, para mim será sempre um daqueles Dragões dos grandes... e muito grande!

    Quanto aos goleadores, bom, hoje é dia de goleada!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  9. Jaime Magalhães pela historia que tem no clube é sem duvida Dragão

    ResponderEliminar
  10. A grande maioria dos golos do bibota Fernando Gomes surgia após assistências perfeitas do extremo direito Jaime Magalhães.

    A 2ª metade da década de 80 que "iniciou" esta minha paixão avassaladora pelo FC Porto é muito marcada pela equipa de Viena e Tóquio. E por isso o Jaime é tb um dos meus ídolos de sempre.

    DRAGÃO!

    Qt ao próximo é Maniche, claro:)

    E tb é dragão, digo eu.


    Nesse jogo frente à Lázio a que também assisti ao vivo (que temporal...) estamos todos de acordo, foi um festival de bola para Italiano nunca mais esquecer!!! Grande golo o de Maniche, mas depois em Braga marcou um ainda melhor.

    No meio daquele dilúvio onze guerreiros de Mourinho lutaram pelo nosso sonho. E depois em Sevilha o sonho virou realidade!

    ResponderEliminar
  11. Não há estorieta nenhuma, ele e o João, sim o João Pinto também esteve na corda bamba - por isso o Porto contratou dois laterais nesa altura: O vitoriano ao Varzim e o Toni ao Braga -, tiveram propostas do Benfica e estiveram com um pé fora. Mas e ainda bem, P.C. conseguiu inverter a situação e continuaram no F.C.Porto. O João até ao fim da sua carreira, o Jaime, não, ainda jogou no Leça que estava na altura na 1ª divisão.

    Um abraço e depois vais ter de pagar o cafézinho.

    ResponderEliminar
  12. Dragão sem dúvida.
    Para a semana é o Maniche que marcou aquele golão frente ao Peruzzi nesse jogo inesquecível. O tal onde pela primeira vez vi um treinador fazer uma placagem a um jogador

    ResponderEliminar
  13. DRAGÃO!!! E dos grandes!

    O jogo contra a Lázio foi o melhor jogo do FC Porto a que assiti ao vivo! Inesquecível! Saí do estádio encharcado, mas feliz como nunca e a sonhar com o Jorge Costa a levantar a Taça UEFA... Desse jogo guardo a Gazzetta dello Sport do dia seguinte, que me trouxe um amigo meu que estava a estudar em Itália. :)

    ResponderEliminar
  14. Se a memória não me atraiçoa, Jaime Magalhães, foi e continua a ser para mim, um DRAGÃO... ponto final, parágrafo!!!

    Nunca foi daqueles jogadores com muito «marketing» jornalistico na rectaguarda da sua carreira... mas foi sempre de uma utilidade ao clube a todos os niveis... aquela ala direita, com João Pinto atrás e Jaime Magalhães mais avançado, não era «galáctica», pelos nomes em questão, mas era indiscutivelmente de muita raça, pulmão, coração, sangue e suor... que saudades dos bons velhos tempos desta dupla.

    Para a semana, Maniche... óbviamente. Do tal golo e do tal jogo semi-épico, já tudo foi dito e escrito... quem viu ou foi, viu e foi... quem não viu ou não foi, tivesse visto ou tivesse ido... mai'nada!

    ResponderEliminar
  15. Boas.

    O Jaime Magalhães só pode ser Dragão.

    O próximo vai ser o Maniche.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. "Dragão Azul e Blue Boy são os 2 mais recentes comentadores a conquistar o “blue pass” para o sorteio do prémio fidelidade à rubrica “Dragão ou Morcão”. Os seus nicks estarão portanto no saco azul (não soa bem) do qual irá sair o vencedor do cheque-viagem de 20,00 eur das Viagens Abreu. Obrigado pela vossa participação."

    Ai não que não, ai dele ;)... foi quase na queima, mas foi... é que se a minha senha não morasse lá no saco azul (e branco), não havia sorteio pra ninguém na janta... "dasseee, tudo lá pra fora pró frio e prá chuva; façam o sorteio lá fora com quem e quantos quiserem, porque cá dentro, à mesa, não quero cá cenas dessa erópiticas a meter nojo ao ambiente festiva-nataleiro" :D

    ResponderEliminar
  17. Viva !

    Dragão sem sombra de dúvidas.

    Salvo erro é ele quem o árbitro manda recuar, por se ter colado à linha, aquando o lançamento de linha lateral que dará o golo do Bayern. ( Decisão ou ordem aliás ilegal do árbitro.)

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  18. É DRAGÃO claro.

    Vá,fiquem lá com pele de galinha:

    http://www.youtube.com/watch?v=ylEVsfdGaVE

    =')

    ResponderEliminar
  19. Jaime Magalhães é Dragão. Aliás é um grande DRAGÃO.

    Lembro-me em 84 Porto-Zagreb aos 89 minutos um cruzamento para Gomes marcar o 1-0 (depois de termos perdido em Zagreb por 2-1) e lançar o Porto em direcção à primeira final europeia em Basileia.

    Na próxima semana, Maniche, foi outro jogador decisivo nas conquistas da UEFA e da Champions com vários golos e grandes jogos. Ele que aindas por cima vinha das Gayvotas.

    ResponderEliminar
  20. Magalhães é um DRAGÃO, sem dúvida.
    O proximo será o Maniche, autor daquele espectacular golo aqui referenciado.
    E sim, Mourinho nesse jogo com a Lazio impediu um lançamento perigoso e foi expulso... mas fez bem!!!

    ResponderEliminar
  21. Atrasado eu sei, mas a internet ontem não existiu cá na zona.
    Jaime Magalhães é dragão até hoje. Quem dera mais como ele.

    ResponderEliminar