13 dezembro, 2009

Campeões do Mundo... faz hoje 22 anos!


Depois de conquistar brilhantemente a Taça dos Clubes Campeões Europeus, apresentou-se novo desafio ao FC Porto: derrotar o Campeão Sul-Americano e tornar-se Campeão Mundial. Este encontro disputou-se em Tóquio, em condições verdadeiramente surrealistas, tal foi o nevão que inesperadamente caíu sobre a capital Nipónica.

Foi um verdadeiro encontro de titãs, onde o FC Porto mostrou que, para além de brilhante, era também uma equipa capaz dos maiores sacrifícios. Foi o que provaram os valentes Dragões frente ao Penarol de Montevideo, do Uruguai. O domínio inicial do FC Porto materializou-se com o 1º golo do encontro, apontado por Fernando Gomes. Aos poucos, os Uruguaios foram equilibrando o jogo, e quando já ninguém esperava que pudessem empatar, Viera fez o golo.

Tudo seria decidido num prolongamento... de repente, numa jogada a meio-campo, Sousa tira um adversário do caminho, e passa a Madjer, este consegue esquivar-se ao defesa adversário e, vendo o guarda-redes Pereira adiantado, fez-lhe um "chapéu" fabuloso! Uma vez mais, Madjer foi decisivo, marcando um golo só ao alcançe de um verdadeiro predestinado. Era já alta madrugada quando o país pode finalmente festejar um título mundial de clubes. O FC Porto inscrevia o nome de Portugal na lista de clubes campeões do mundo.

4 comentários:

  1. 3 da manhã, despertador, cama do pai e tanta emoção...

    Golo do Gomes, meu ídolo e depois o chapÉU de Madjer q a neve ia atraiçoando...Inesquecível...

    ResponderEliminar
  2. Não me posso lembrar mas posso dizer que é das páginas mais belas e emocionantes do nosso mágico clube!

    ResponderEliminar
  3. Madrugada louca, intensa e épica... qual filme à Hollywood!!!

    Foi tão só, a afirmação de um clube fabulástico que se já há muito rondava pa ficar por direito próprio no mundo da bola, estava na hora da afirmação... e eis que ela chegou por esta altura, para nunca mais se apagar!!!

    Uns heróicos, aqueles da «neve» do nosso contentamento!!!

    ResponderEliminar
  4. Será que algum portista
    deixou de ver o jogo em directo
    (ou ouvir o relato )
    por causa do fuso horário ?


    Não acredito !

    ResponderEliminar