14 dezembro, 2009

Jesualdo pede... nós «recordamos» Pavão!

Foi ao minuto 13 da jornada 13 da Liga (num FC Porto-Setúbal): "Pavão fez um passe e depois morreu" (escreveu o JN). O jogo repetiu-se ontem, dia 13, na 13ª jornada. Por isso, foi dia de lembrar o médio portista, que caiu morto no relvado do Estádio das Antas, faz 36 anos na próxima quarta-feira, dia 16 de Dezembro.

Um FC Porto-V. Setúbal é coisa banal no campeonato (61 jogos, 51 vitórias, seis empates e quatro derrotas para os dragões). Mas poucas vezes terá havido a macabra coincidência de, como ontem, dragões e sadinos se terem encontrado no Porto, à 13.ª jornada, num dia 13.

O 13 do azar de Pavão, então capitão do FC Porto, foi a 16 de Dezembro de 1973. Corria o minuto 13 do jogo com o Vitória: o médio fez um passe para Oliveira, que se desmarcava na direita, e tombou sobre o relvado.

"50 mil pessoas acabavam de ovacionar a sua última jogada. Foi Oliveira quem recebeu o seu derradeiro passe. Da relva para a maca, desta para o balneário e daqui para a ambulância que o conduziu vertiginosamente para o Hospital de São João - foi este, em resumo, o princípio e o fim do drama que enlutou a festa das Antas", resumia, no dia seguinte, o JN.

A festa bem podia ter acontecido no estádio dos azuis e brancos. Após o desfalecimento de Pavão, o jogo continuou normalmente, sem que se soubesse o estado de saúde do médio. Após o apito final, os adeptos do FC Porto podiam festejar a aproximação ao 1º lugar, com a vitória (2-0) sobre os setubalenses, então líderes da liga. Mas tinham um nó na garganta: Pavão.

O jogador já não acordou da letargia em que caiu, ao tombar no relvado. Mas isso só se soube após o fim da partida. Entre as lágrimas dos portistas - "meu deus, como é triste esta grande vitória", chorava o defesa Guedes, o treinador sadino (e ex--dragão) José Maria Pedroto falava do "dia mais triste" da sua vida. "Tão bom e tinha só 26 anos. Vai fazer muita falta" resumia o treinador do FC Porto, Bella Gutmann.

"Nunca devia ter jogado futebol"

Os dias seguintes foram de dor e consternação na cidade do Porto. 30 mil adeptos despediram-se nas Antas do camisola 6 do clube, estreado em 1965, numa vitória sobre o Benfica (2-0).

Pavão (Fernando Pascoal das Neves) nasceu em Chaves, a 12 de Junho de 1947, mas cedo despontou como figura do FC Porto e do futebol nacional. Jogou oito épocas de dragão ao peito e foi internacional por 11 vezes - estreou-se pela equipa nacional A aos 20 anos, no jogo de inauguração do Estádio Salazar, em Lourenço Marques (actual Maputo), frente ao Brasil.

A morte levou-o sem que pudesse ver o FC Porto quebrar a série de 19 épocas sem ser campeão (nessa temporada de 1972/73, os dragões ficaram em 4º, atrás de Benfica, Belenenses e V. Setúbal). E, após alguma especulação, a causa do falecimento do jogador só foi conhecidas em Janeiro de 1974. Foi estenose aortica, uma patologia do coração, que provocou a sua paragem cardíaca. Com essa doença, "Pavão nunca devia ter jogar futebol", escreveu a imprensa da época.

R.I.P. Pavão

6 comentários:

  1. Nunca sei o que dizer nestas alturas

    Que descanse em Paz

    ResponderEliminar
  2. Emocionantes as palavras de Jesualdo no "flash-interview". Fantástico!

    Pavão, serás sempre um dos nossos!

    ResponderEliminar
  3. Eu estava lá e vi. Como Pavão foi o meu primeiro ídolo, devem imaginar os meus sentimentos nesse momento. O funeral de Pavão foi uma grande manifestação de pesar e de portismo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. O meu pai quando me fala desta tragédia com Pavão tb não esconde a emoção...

    ResponderEliminar
  5. RIP Pavão!
    Não o vi jogar mas a famelga portista emociona-se ao lembrá-lo!

    ResponderEliminar
  6. Tão pouco era nascido, mas sempre ouvi falar dele, com um «sombreado» de orgulho em cada um dos Portistas da velha guarda que o recordavam na minha presença... como tal, resta-me alinhar pelo mesmo diapasão e lembrar que esteja Pavão onde estiver, será sempre um dos nossos eternos!!!

    RIP Pavão

    ResponderEliminar