11 dezembro, 2009

Dragão ou Morcão?? - semana 15

Maniche

Data de nascimento: 11-11-1977 (32 anos)
Posição: Médio
Clube anterior ao FC Porto: Benfica
Clube posterior ao FC Porto: Dínamo de Moscovo
Clube actual: FC Colónia

Épocas no FC Porto: 3 (2002/03, 03/04, 04/05)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 2

Pontos de exclamação: Se fosse necessário explicar o real papel de um médio centro moderno, Maniche seria um exemplo perfeito. Um médio completíssimo, bom no passe curto, bom no passe em profundidade, de toque fácil e rapidez de raciocínio. Tinha como imagem de marca um potente e colocado remate, que fez miséria a várias defesas adversárias. Teve ainda o mérito de me ter feito engolir algumas críticas a quando da sua contratação.

Reticências: Na sua última época “mitrou” um bocadito, como que a dizer “quero sair e mai nada”! Longe da forma que lhe deu fama nas épocas anteriores. E isso não me agradou nem um bocadinho. Valha-nos que foi vendido por 16 milhões.

Alguns jogadores importantes com quem jogou: Vítor Baía, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Deco, Benni McCarthy, Costinha, Capucho.

Maniche in action!



Jaime Magalhães “sacou” 97% dos votos da semana anterior, o equivalente a 95 alminhas azuis e brancas. Não se previa outra coisa. Este médio-ala será sempre uma daquelas referências eternas do universo portista, a par de poucos outros. Era do tempo em que o “querer” falava mais alto, em que o futebol ainda era um jogo de qualidades e vontades. Fez parte do laboratório onde se aperfeiçoava a mística. Saudades dessa gente. A democracia fez com que houvesse 3 votos perdidos pelas outras duas opções. Que passaria pela cabeça desses votantes?

Fechou, na semana passada, o prazo de “qualificação” para a 1ª oferta da rubrica “Dragão ou Morcão”. Houve 10 fiéis seguidores que atingiram/ultrapassaram as 10 participações na caixinha de comentários, são eles:

Estes 10 já sabem, entrarão no saco azul (e branco) do qual irá sair o feliz contemplado no próximo jantar de Natal Bibó Porto. E abram a pestana pois como sabem, desde que iniciou esta rubrica, será oferecido outra prenda no jantar de aniversário Bibo Porto em Maio, aos que atingirem 20 participações desde o início da época, já está a contar!

Maniche? Perguntou o Antas, para logo de seguida o joel_fcp facturar com convicção redobrada. O artilheiro-mor Intrusus saltou para o terreno de jogo, qual Ernesto Farias, e fuzilou novamente, não sem antes se queixar de não ter sido primeira opção desta vez. A partir daí o “jogo” decorreu dentro do esperado com todos, ou quase todos, os intervenientes a dizimarem a defesa da “charada”. E que bom foi cruzar memórias desse fantástico jogo da UEFA em que Maniche brilhou!

Para a semana a votação irá recair sobre um Médio/Extremo que veio dos lados do estuário dos golfinhos. Fazia furor na sua equipa, e a sua contratação foi disputada com o Benfica. Chegou para colmatar algum défice ofensivo nas faixas da equipa, mas rapidamente se percebeu que esse défice iria permanecer inalterado. Foi daqueles que chegou, ficou, saiu, e vá, pouco se deu por ele. Quem será o “golfinho”?

Saudações e bons votos,
Dragon Soul

18 comentários:

  1. Maniche é Dragão.

    Será o Marco Ferreira??Vindo do sado,não tou a ver mais ninguém...

    ResponderEliminar
  2. Esta votação deixa-me algumas dúvidas...

    Como avalio os jogadores pelo percurso que fizeram no Porto e pela forma como olham para o nosso clube, só posso votar Dragão em agradecimento por tudo o que o Maniche fez com a camisola azul e branca...

    Mas na visão geral do que foi/é a carreira dele aos altos e baixos eu penderia para um Nem Dragão Nem Morcão...

    Para a semana é o Marco Ferreira...
    Só não concordo totalmente com o "pouco se deu por ele"...

    Fez a jogada e o remate que deu a recarga vitoriosa do Derlei em Sevilha e foi derrubado em Falta no Dragão contra o Corunha, mas o árbitro que expulsou o Jorge Andrade por um toque amigável no Deco, fez vista grossa a esse lance...

    De qualquer forma, pra semana voltamos a esse cromo... ;)

    Dragon Soul: Obrigado pela comparação com o Farigol, jogador de cujas qualidades sou apreciador. :)

    ResponderEliminar
  3. ...esqueci-me de acrescentar o pormenor delicioso de Pinto da Costa chegar para a apresentação do Marco Ferreira com o exemplar d'A Bola que tinha a manchete "Marco Ferreira confirmado no Benfica"... XD

    ResponderEliminar
  4. Como já tinha dito o Maniche nem é dragão nem morcão...embora tenha estado no clube em momentos históricos, não se pode dizer que seja um dragão. Foi um jogador importante, sem dúvida, mas saiu o Mourinho e o Maniche descambou. Nunca mais foi o mesmo e teve de ser despachado para a Rússia.

    Para a semana temos o morcão do Marco Ferreira, que, dizia-se no Porto, o que tinha de melhor era a mulher - de quem depois se separou -, a belíssima Helena Coelho.

    Ah e tu, dragon soul, vê se te portas bem, caso contrário no futsal já sabes o que te vai acontecer. Nem aqueces!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Já temos goleadores! :)

    Vila Pouca, quanto ao futsal, aconselho-te a levar daquelas caneleiras de protecção máxima, qual keeper de hóquei em patins, porque se não fica no estaleiro 2 mesitos. Mai nada!

    ResponderEliminar
  6. D.SOUL:

    O VilaPouca NÃO precisa de caneleiras. Vai ser o Calabote de serviço:)

    Qt a Maniche, Dragão, obviamente.
    Grandes épocas com Mourinho.

    pra semana:

    Um tal de Ferreira com cara de cromo, fraco jogador e só se encontrará besta pior qd chamares à lista o joão manel pinto... :)

    ResponderEliminar
  7. Maniche é Dragão.... 16 milhões pos Lisboa arder, lá foi considerado um jogador acavado, de Dragão ao peito encheio os cofres da SAD e Lisboa continuou arder.

    Dragon Soul, e porque não fazer uma robrica do genero para outras modalidades do nosso clube.

    ResponderEliminar
  8. Também fico dividido na classificação do Maniche, mas por aquilo que representou numa época de glória do nosso Porto, só lhe posso atribuir o estatuto de dragão.

    ResponderEliminar
  9. O Maniche, apesar de uma ou outra coisa que o Vila Pouca falou e bem, para mim e apesar de ... é dragão ( com letra pequena).
    Fantástico no tempo Mourinho, depois no ano a seguir via-se que queria sair, o dinheiro falava mais alto. Foi para a Rússia a foi só andar para tras...
    Próxima semana, Marco Ferreira por certo.
    Do setubal, o Sandro era Médio e veio também outro jogador de lá que não rendeu, acho que só fez um jogo e não me lembro do nome...

    ResponderEliminar
  10. Claro que o Maniche foi Dragão !!!
    Morcãozola foi quem o empontou p'rà Russia e o moço congelou-se ! Aquelas bojardas certeiras desde fora da area , ainda agora são recordadas e não superadas. Qdo lhe faltou o "spetial" ele decaiu um pouco , e os da ma$$a aproveitaram p'ra impingi-lo logo !

    ResponderEliminar
  11. Maniche, para mim, é Dragão!

    ResponderEliminar
  12. Eu assino o que o Jorge Aragão escreveu. O Maniche é Dragão, mas com letra pequena.

    Para a semana também acho que vai ser o nabo do marco ferreira.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Sem dúvida que votei Dragão... não por nascença... mas por opção!!!

    Enquanto cá esteve, os momentos bons, muito bons que nos deu e proporcionou, em muito ultrapassam algumas engónhices finais, quando se queria por ao fresco... mas que eu saiba, mesmo depois da saída, nunca faltou ao respeito ao clube que o levou para as luzes da ribalta... nunca!!!

    Por isso... Dragão!

    Quanto ao da próxima semana, só podia ser mesmo esse cepo do Marco Ferreira... muita parra (rarissimas vezes) e pouca uva (montes delas, aos molhos!).

    ResponderEliminar
  14. Mundial de Clubes: 1
    2004, FC Porto
    UEFA Champions League: 1
    2003/04, FC Porto
    Taça UEFA: 1
    2002/03, FC Porto
    SuperLiga Galp Energia: 2
    2002/03, FC Porto
    2003/04, FC Porto
    Taça de Portugal: 1
    2002/03, FC Porto

    Sem dúvida nenhuma um Dragão, e dos bons! Suponho que ainda agora, lá para os lados de Colônia, ainda deve ter a nostalgia da Cidade Invicta.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Por tudo o que deu ao FC Porto obviamente Dragão!

    ResponderEliminar