22 dezembro, 2009

Livre (in)directo - Liga 09/10, semana 14

ANaval1ºMaio 0-1 SportingCP

Por motivos profissionais, foi-me impossível assistir e fazer a análise deste jogo.



SLBenfica 1–0 FCPorto

Lucílio Baptista, arbitra o seu primeiro jogo envolvendo um dos três grandes. Depois de no seu último clássico ter tido uma arbitragem polémica (final da taça liga 08/09), vamos ver como é que o árbitro age nos lances mais polémicos neste jogo, que promete ser fértil neste tipo de lances.

Ao minuto 10, Carlos Martins deveria ter visto o primeiro cartão amarelo do jogo, depois de uma rasteira imprudente sobre Raúl Meireles. Assim não entendeu o árbitro e mal.

Ao minuto 12, o Benfica reclama um atraso de bola de Bruno Alves a Helton. Sem razões para tais protestos, visto que foi um alívio de bola do defesa portista e, portanto, sem intenção no passe.

3 minutos volvidos, e foi a vez de Falcao lhe ter sido perdoada uma advertência depois de ter calcado David Luiz. O árbitro assim não entendeu, mas devê-lo-ia ter feito.

Ao minuto 21, golo do Benfica. Não existe posição irregular de Saviola no momento do passe do seu companheiro de equipa... mas existe uma situação de fora de jogo no lance que procedeu o lance de golo com Saviola a fazer um passe para Urreta, e este de calcanhar, devolve a bola num fora de jogo incrivelmente não assinalado. Muito mal a equipa de arbitragem do jogo.

Ao minuto 22, Saviola deveria ter visto um cartão amarelo por entrada imprudente sobre Fucile. Mais uma vez, Lucílio Baptista nada assinalou.

Ao minuto 36, Cardozo toca a bola com a mão dentro da sua área defensiva. Grande penalidade que ficou por assinalar.

Minuto 38, Falcao apanhado em fora de jogo. Correcta a decisão do árbitro.

Ao minuto 42, Saviola vê finalmente o cartão amarelo por rasteirar Rodrguez. Correcta a decisão do árbitro, mas lembro que esta deveria ter sido a segunda advertência com consequente expulsão.

Já na segunda parte, sequência de faltas mal assinaladas por Lucílio Baptista. A desconcentração do árbitro é evidente.

Minuto 69. Pontapé de canto mal assinalado pelo árbitro da partida. Mais uma má decisão a culminar uma série desastrosa de outras não assinaladas. Na sequência do lance, Rodriguez faz grande penalidade. Mais um lance mal ajuizado pelo trio de arbitragem presente na Luz.

Ao minuto 80, Fernando é advertido por uma rasteira imprudente sobre Saviola. Mais uma má decisão do árbitro da partida.

Ao minuto 85, Rodriguez rasteirou de forma imprudente, Javi García acabando por ter sido bem advertido. Na sequência do lance, Bruno Alves e Maxi Pereira viram o cartão amarelo por protestos.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 3. Penso que a equipa de arbitragem acertou poucos lances do jogo. Desde grandes penalidades por assinalar, a faltas não existentes e outras existentes por assinalar, este trio de arbitragem foi o pior que vi esta época. Só não recebe uma nota pior, pelo nível de dificuldade alto que o jogo teve. Árbitros como estes que estiveram na Luz, há muito que deveriam ter-se reformado.

9 comentários:

  1. Bluelife,e no lance em que o Hulk é,na minha opinião,rasteirado pelo Peixoto?Foi antes da mão do Cardozo...
    Que tens a dizer?

    ResponderEliminar
  2. Faltam aqui alguns lances para avaliares. Entre os quais:
    - A bolada do Javi Garcia ao Falcao quando o jogo estava parado, logo no 1 min
    - O agarrão do Cesar Peixoto ao Hulk quando este ia com perigo para o ataque, já no meio campo do Benfica, antes dos 10 min.
    - O lance na área do Benfica do Hulk com o César Peixoto

    ResponderEliminar
  3. faço minhas as palavras do Miguel

    no mínimo o lance do Peixoto sobre Hulk merece um comentário

    ResponderEliminar
  4. Por aqui já se vê alguma coisa...

    O golo é ILEGAL e o penalti de que eles se queixam parte de um pontapé de baliza transformado em canto...

    Senhor Lucílio Baptista! Odeio-te benfica!

    ResponderEliminar
  5. Miguel: Com razão, falta efectivamente analisar esses lances. Sem dúvida que a "bolada" de Javi García logo ao minuto 1 é um lance para cartão vermelho directo, visto configurar-se como agressão utilizando um objecto.

    O agarrão de César Peixoto a Hulk é, por si só, motivo para advertência. Agarrar o adversário é, em qualquer circunstância motivo para advertência.

    E finalmente o lance do César Peixoto na área com Hulk não me parece grande penalidade. o Jogador do Benfica chega primeiro à bola e não existe qualquer intensionalidade em derrubar o jogador portista.

    de qualquer forma a nota de Lucílio Baptista mantém-se inalterada.

    ResponderEliminar
  6. o lance do César Peixoto na área com Hulk é grande penalidade
    as imagens apresentadas no dia seguinte não deixam margem para duvidas

    ResponderEliminar
  7. Exactamente Offshore. Só um palhaço como o Cervan é que não vê!! O césar peixoto não toca na bola, quem toca é o Hulk, e depois é derrubado claramente!! Se virem as imagens que eu vi do Dia Seguinte d'ontem, notam claramente...

    ResponderEliminar
  8. Bluelife, voltamos a entrar em conflito... de opiniões!

    O lance de César Peixoto com Hulk é grande penalidade... onde é que está a dúvida? eu, não a tenho!

    E CP não chega primeiro à bola... coloca é o pé pá sua esquerda, não pa disputar a bola, que só o faz depois, mas para bloquear o Hulk de a tocar... foi o que vi, é o que vejo e não tenho alguma dúvida!

    ResponderEliminar