04 dezembro, 2009

No berço da Nação… embala Dragão!!!

Ou não?!?!? Maioritariamente, esta é talvez, senão a maior, uma das maiores dúvidas que assolam os espíritos dos mais indefectíveis adeptos azuis e brancos.

Um terço da época cumprida e o rumo do PENTA, por muito que se cole a discursos optimistas, corajosos e de alarve esperança, emperra a cada transição, vê-se tolhido de sucesso a cada golo sofrido e pior que tudo, enferma a esperança, de repetir façanha, na ineficácia ofensiva em frente das balizas contrárias, defendidas por um qualquer Peçanha.

No Minho, cabe a Vimaranenses e Dragões, honras de abertura na Jornada 12, jogo de cartaz, de indesmentíveis dificuldades e de resultado apontado à tripla.

Em Guimarães, Cajuda é passado mesmo depois de momentos triunfais, Vingada, chegou contagiou a massa adepta, mas cedo conheceu a lei do chicote. Paulo Sérgio, é agora “Rei”em terras de Afonso Henriques, aposta que parece conduzir os Vitorianos para lugares mais próximos de objectivos europeus.

A primeira vista os de Guimarães parecem ter ganho agressividade ofensiva, no entanto a pedra basilar deste encadear de sucesso último, manifesta-se no rigor posicional, na tenacidade defensiva, bem vincada na inviolabilidade da baliza de Nilson, mas também na nova estrutura táctica do meio-campo.

O ex-técnico Pacense, que para os mais esquecidos, começou a época a roubar pontos ao TetraCampeão, tem demonstrado argúcia no arquitectar dos onze.

A equipa inspira-se entre o labor e o virtuosismo técnico de algumas das suas melhores unidades. Aos movimentos incisivos, soma-se o talento, e sob o relvado aparece o futebol carrossel a toda a largura do terreno, onde Nuno Assis, Desmarets, Targino, são vértices fulcrais de dinâmicas pujantes e da personalidade adulta que este novo Vitória evidencia, aliando rapidez sobre a bola à cada vez mais evidente capacidade de pressing sobre as linhas adversárias.

Confiança é algo que não falta ao 4x4x2 vimaranense, os laterais não traduzem grande profundidade, mas sobem a preceito, a direita é a ala mais utilizada para canalizar os ataques, ate porque a esquerda da defesa tem sido alvo de adaptações circunstanciais.

O núcleo central e linha transversal da coesão têm em Nilson, guardião de recursos elásticos e defesas felinas em instinto e eficácia. Gustavo Lazaretti transmite segurança, dando poder e acutilância nos lances de bola parada. Flávio Meireles e João Alves, são tampões e filtros da consistência no miolo, conferindo equilíbrio defensivo, traduzindo por norma superioridade numérica face as acções do adversário. Depois o playmaker Assis, impõe os ritmos ofensivos, trava e acelera as transições, libertando a régua e esquadro passes de ruptura que encontram em Targino, Douglas e/ou Roberto, fonte de perigo constante para o ultimo reduto contrário.

Moral da história, se Guimarães já é por norma um feudo de dificuldades, esta nova filosofia e princípios de jogo, cujo conjunto de Paulo Sérgio assimila a olhos vistos, só potencia ainda mais o ambiente electrizante que circunda as bancadas do Afonso Henriques, sempre num registo de apoio, onde a máxima é empurrar o emblema da casa em direcção à baliza contrária.

Por tudo isto e sabendo eu como muitos outros que “futebol é o momento”, faz sentido considerar esta contenda como o mais difícil teste ao Porto de Jesualdo… não pelo que o adversário faz adivinhar em problemas, mas por aquilo que não consigo antever como soluções para garantir os 3 pontos e embalar de forma sólida, rumo ao PENTA.

Não sei se passa por mudar o sistema, não sei se passa por mudar as rotinas, nem mesmo acredito ou sei se passa por mudar os interpretes, tão somente penso, qualquer grande clube deve ter sempre mais que um sistema onde se possam acrescentar ideias com o sentido de progredir.

Jesualdo vincou a ideia que a evolução verificada na pós-paragem competitiva, não chega para ultrapassar o obstáculo minhoto. Será possível que em 5 dias se cresça tão abruptamente?... Se consiga suplantar objectivamente e eficazmente ideias intermitentes de agressividade, competitividade, capacidade de pressing e eficácia?... Imagem de marca deste Dragão de inicio de época.

Naturalmente nem só destas premissas poderá viver a ambição de evolução azul e branca, para lá destas, está a moldura táctica capaz de as fazer coabitar como expressão de bom futebol.

Sem mecanização capaz, as transições perdem fulgor na catadupa de passes transviados, falta ao conjunto de Jesualdo decifrar o código capaz de abrir o Dragão ao futebol explosivo, organizado, criativo, feito de dinâmicas cinéticas, mas também de rigor posicional, sobretudo na dimensão da ocupação de espaços defensivos.

Parece consensual a importância de Belluschi como elo criativo, unidade de fantasia, que distancia com a sua presença, o futebol azul de uma imagem de previsibilidade, cujo os desequilíbrios se fazem de correrias estéreis ou duelos combativos de médios mais dados a futebol musculado, feito de expressão física e táctica, mas incapazes de alterar ritmos e transportar o jogo para patamares de qualidade exigível a um campeão.

Não sendo um futebol de encantar aquele com que nos presenteiam jornada após jornada a verdade é que seguimos apostados em chegar o quanto antes a liderança, não restam duvidas pois que em Guimarães só um Porto pouco visto no decurso da época pode fazer face as adversidades.

Um Dragão capaz de combinar criatividade com solidez de processos, mesclar disciplina com fantasia de acções ofensivas, onde a simbiose dos sistemas tácticos case na perfeição a compatibilidade de jogadores como Hulk, Rodriguez, Varela, Farias e/ou Falcao. Onde a equipa evidencie capacidade para se equilibrar entre linhas, com e sem bola, de forma coesa, capaz de interpretar uma linha defensiva mais subida no relvado, propiciadora de maior capacidade de zonas de pressão alta, traduzindo uma atitude dominadora sobre o relvado.

Estas são para mim as linhas orientadoras do sucesso que anseio para o clube que colhe a minha paixão.

Já Jesualdo teima em baralhar e voltar a dar, e como tal vai experienciando ideias de trocas e baldrocas, na berlinda, Beto pode ceder o lugar a Helton, Maicon pode ver Rolando voltar a titularidade, Belluschi pode voltar ao aconchego do banco e Farias ocupar um lugar de destaque na frente de ataque. Hulk pode voltar a ter de conhecer o espaço central do ataque, como melhor caminho para o golo ou Rodriguez ceder lugar a um médio de características mais interiores e como tal Mariano já espreita.

Fico pois a espera que tanta remodelação e escolha, sejam o berço da revolução, e o Dragão embale para uma exibição a CAMPEÃO!!!

LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Fucile, Bruno Alves, Rolando, Maicon, Sapunaru e Alvaro Pereira.
Médios: Fernando, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri e Rodríguez.
Avançados: Falcão, Varela, Hulk, Farías e Mariano.

14 comentários:

  1. Vamos lá, cambada!!

    Depois dos jogos contra o Chelsea e o Rio Ave, acredito que estamos a iniciar a curva ascendente de forma e tou com fezada que vamos virar o calendário à frente da lampionagem... (e se o Braga escorregar, quem sabe já em primeiro)

    Apesar de ainda nem sequer estarmos a meio do campeonato, estes próximos três jogos são importantíssimos!!

    3 vitorias podem ser a alavaanca para Penta!!
    O Porto não costuma falhar na hora da verdade!!

    ResponderEliminar
  2. Este é um dos tais jogos que pode valer um título. O meu Porto, o nosso Porto, nestes jogos costuma dizer presente e ganhar. É com essa esperança que vou ver logo o jogo, acreditando que vamos ter um Tetracampeão forte, determinado, com o esperíto certo e a jogar melhor do que nos últimos jogos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. "Ninguém pode andar distraído"

    Palavras do Mister. Servem para ele também. Queremos ganhar. Temos que ganhar!

    ResponderEliminar
  4. Joguem "à Porto" e a vitória ficará bem mais perto!

    VAMOS PORTO!!!

    ResponderEliminar
  5. Nunca mais chega a hora de embarcar rumo ao minho :D Vai ser cantar "mesmo que a voz me doa"!

    Espero um jogo muito difícil, como o é tradicionalmente. Eles têm subido de forma ultimamente, apesar de terem começado mal a época.

    É verdade, quando nem tudo esté bem, estou habituado a que nestes jogos o nosso GRANDE PORTO diga "presente" e arranque os 3 pontos!

    É uma partida crucial na luta pelo primeiro lugar da tabela. Se temos esperanças de chegar ao Natal no topo, é de extrema importancia ganhar o encontro d'hoje e para a semana ao Setúbal, para irmos ao galinheiro com hipóteses de lá chegar!!

    MAIS E MAIS AMOR
    QUE AMOR TÃO LOUCO
    CADA DIA EU, TE QUERO MAIS
    MEU GRANDE PORTO

    Luta Campeão!

    ResponderEliminar
  6. Mais logo, na visita aos «espanhóis», e onde vou estar, porque nestas alturas, é quando mais pica sinto em estar «perto» dos meus heróis, no apoio incondicional e deixar de lado a merda da cassete de que por ora, parece que no reino do Dragão, tudo está mal, nada, nem ninguém se safando de levar com as culpas em cima... como dizia, estas são as horas de provar quem é e quem só faz de conta... quem apoia sempre e quem apoia só quando se ganha... quem não se esconde nestas alturas, mas dá sempre a cara.

    Fui, sou e sempre serei, «mui» orgulhosamente, um Portista incondicional, um Portista de todas as horas, das boas, das assim-assim, mas muito mais nas más, quando o clube mais precisa do nosso apoio, do nosso carinho, do nosso embalo, da nossa ajuda... seja na 1ª ou nos Distritais!

    Parafraseando o Amigo Lucho, mais logo, "queremos ganhar, temos que ganhar" e vamos GANHAR!!!

    ResponderEliminar
  7. Logo vitória da alma!
    Nem pode ser de outra forma!

    Gostei da conferência do Jesualdo, parece que afinou o diapasão... vamos ver como ele toca!

    Saudações

    ResponderEliminar
  8. Logo é mais um daqueles jogos que temos de Ganhar !!! também estou convencido que estamos a melhorar pouco a pouco mas logo é para Ganhar !!!! Sei que o nosso F C Porto dá-se bem com grandes jogos.
    apoio também não vai faltar.... apesar de ser um campo muito difícil... pessoal dêem lá uns BERROS por mim

    Força PORTO

    ResponderEliminar
  9. UEFA: Ronaldo e Bruno Alves nomeados para a equipa do ano...

    55 jogadores e 5 técnicos «lutam» por um lugar na equipa ideal

    (maisfutebol.iol.pt)


    Cristiano Ronaldo e Bruno Alves são os únicos dois jogadores portugueses que estão entre os candidatos à equipa do ano da UEFA, numa votação que decorre no site oficial deste organismo.

    O jogador do Real Madrid está entre os nomeados para melhor médio direito, a par de Stankovic (Inter), Milos Krasic (CSKA), Jesús Navas (Sevilha) e Marek Hamsik (Nápoles).

    O jogador do F.C. Porto é candidato a um dos dois pontos de defesa central. Os seus «concorrentes» são John Terry (Chelsea), Vidic e Rio Ferdinand (Man Utd), Piqué e Puyol (Barcelona), Chiellini (Juventus), Chygrynskiy (Shakhtar/Barcelona), Vermaelen (Ajax/Arsenal) e Mertesacker (Werder Bremen).

    Refira-se que Bruno Alves é o único jogador da Liga Sagres nomeado...

    ---

    é evidente q se fosse Di MARIA ou outro qq morcão dos gayvotas o destaque iria ser de capa garrafal nos jornais de amanhã!!!

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Bonito texto.

    Acho que vou poder ver o jogo logo.

    Sim , os três pontos são mais que necessários.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Uma coisa é certa: vai ser sofrido.Se o sofrimento irá compensar ou não,cabe a eles decidir.

    ResponderEliminar
  12. Com sofrimento ou sem ele, jogando bem ou mal o que é FUNDAMENTAL é a vitória!

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  13. As PROMESSAS são para se cumprir, seja nacional, argentino ou COLOMBIANO, eu quero golos, quero uma vitória à PORTO !!

    ...ok, pode não ser à PORTO, mas quero a vitória, é fazer o favor de a trazer :)

    ResponderEliminar
  14. Bem, Amigos, tá quase na hora de abalar a terra d'espanhóis :D

    Portanto, hoje, crónica (ao jogo) de mais uma Bitória, só lá pró final da noite... tenham paciência :)

    No entanto, os «guardiões» da tasca, estarão por cá a tomar nota das ocorrências.

    Fiquem por aqui... que eu vou até ali ao lado «espanhol» e já volto num instante :D

    ResponderEliminar