15 dezembro, 2009

Formação - Resultados

ANDEBOL

A equipa de andebol do FC Porto, escalão júnior, venceu claramente o Benfica por 36-22 (20-9 ao intervalo) em partida referente à 1ª fase do campeonato nacional do escalão. Com esta vitória, o FC Porto ascendeu provisoriamente ao 7º lugar da classificação (com 6 vitórias e 6 derrotas), embora tenha ainda que disputar uma partida em atraso agendada para o próximo dia 16 de Dezembro, com início pelas 21:00, no Pavilhão do Colégio dos Carvalhos frente ao CS Marítimo.

O jogo disputou-se no Pavilhão da Escola Básica 2,3 Quinta de Marrocos em Benfica, e o FC Porto patenteou, durante o jogo, toda a sua superioridade frente à equipa encarnada que com este resultado, passou a ocupar o 12º e último lugar da classificação.

O Benfica iniciou melhor a partida, pois, embora o FC Porto tenha saído primeiro com a posse de bola, alcançou vantagens de 2-0 e 3-1. A partir do empate a 3 golos, o FC Porto, "reforçado" com o lateral esquerdo Gilberto Duarte que jogara na véspera pelos seniores frente ao ABC, colocou-se em vantagem no marcador e foi alargando-a rapidamente até ao intervalo. Os 11 golos de vantagem registados no marcador, reflectiam a superioridade azul e branca na partida.

Na 2ª parte, a turma azul e branca alargou ainda mais a sua vantagem, embora tenha surgido um certo abrandamento do ritmo de jogo devido às várias substituições efectuadas, e que permitiram que todos os jogadores do plantel pudessem actuar na partida. Destacou-se naturalmente o Gilberto Duarte, autor de 10 golos, pelo seu poder de remate e facilidade de saída em contra-ataque. O jovem lateral esquerdo Belmiro Alves, autor de 5 golos, demonstrou pormenores que fazem antever ali um jogador de enorme potencial no futuro.

Os pontas Mário Lourenço e Bruno Borges, autores de 4 golos cada um, também estiveram em evidência. O central, e capitão de equipa, Tiago Sousa demonstrou muita garra e vontade, mas nem sempre os seus fortes remates saíam com a melhor direcção. Há também que dar um destaque especial ao guarda-redes Manuel Borges que protagonizou uma excelente exibição, bastantes furos acima da que realizara na partida frente ao Sporting.

FC Porto: André Silva (2), Gilberto Duarte (10), Eduardo Oliveira (4), Francisco Santos (1), Tiago Sousa (2), Belmiro Alves (5), Filipe Santos (1), António Silva (gr), Mário Lourenço (4), José Pinto (1), Pedro Almeida (2), Manuel Borges (gr) e Bruno Borges (4). Treinador: José Moreira



BASQUETEBOL

No basquetebol, 2 destaques este fim-de-semana:

  • A 1ª derrota da formação de Sub-20 frente ao CD Póvoa.

  • O apuramento da formação feminina de Sub-14 para a Fase Final distrital.
Entretanto, este fim-de-semana são conhecidos os primeiros campeões distritais de basquetebol. Os escalões de Sub14, masculino e feminino, têm a sua fase decisiva entre os dias 18 e 20 de Dezembro. O FC Porto estará representado nos dois escalões. Força miúdos...



FUTEBOL (Competições Nacionais)

Depois de averbar a 1ª derrota no campeonato, os Sub19 deslocavam-se a Santa Maria da Feira para defrontar uma equipa que esteve muito perto de derrotar os azuis e brancos no jogo da 1ª volta.

Tal como se esperava, o FC Porto teve muitas dificuldades. No entanto, um golo de Ramon a 5 minutos do final, deu ao FC Porto uma importante vitória na luta pelo apuramento para a Fase Final.

Nos restantes escalões, os Sub17 e Sub15, alcançaram vitórias tranquilas nas deslocações a Aveiro e Freamunde, respectivamente.

O Padroense também venceu, com grandes dificuldades, a formação do Rio Ave, e manteve assim o 1º lugar da série A. Um golo de Bernardo no tempo de compensação, deu 3 pontos importantes à equipa comandada por Rui Gomes.



FUTEBOL (Competições Distritais)



HÓQUEI EM PATINS



Um abraço e até para a semana
PedroPorto

6 comentários:

  1. Em grande os juniores do andebol, goleada a essa gente nem q seja ao berlinde ou à macaca sabe sempre bem... :) abraço grande pedro!

    ResponderEliminar
  2. o gilberto duarte teve uma boa participação em braga com o abc e no dia seguinte jogou pelos juniores na luz... em grande:)


    realçe à simpatia da equipa q se disponibilizou para as fotos q 2 Portistas presentes solicitaram!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vitoria, esta com especial sabor pelos números e pelo adversário!
    O campeonato de juniores é bastante competitivo como já vi em alguns jogos, vê-se bom Andebol ..
    Este Belmiro Alves não é um miúdos que jogava nos iniciados no ano passado???
    Pedro : isto cá para nos que miguem nos ouve !!! tenho que confessar que este ano ainda não vi os juniores a jogar !!!
    Acho que o Pai natal vai-se zangar comigo!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Grande vitória dos juniores de andebol :)

    ResponderEliminar
  5. Disputam-se entre a próxima sexta-feira e domingo a Fase Final do Campeonato distrital de Sub14 em masculinos e femininos.
    O FC Porto estará representado nas duas provas.

    No sector masculino o FC Porto chegou a esta Fase Final depois de ter terminado em 1º lugar na 1ª Fase da prova averbando 9 vitórias e apenas uma derrota (frente ao CD Póvoa).

    No sector feminino a qualificação foi mais complicada. Depois de ter terminado a 1ª fase no 4º lugar com 3 vitorias e 7 derrotas, o FC Porto disputou um play-off de acesso com o Lousada AC. Com vitória por 79-27 e 60-39, a equipa azul e branca garantiu o acesso a fase decisiva da prova.


    Fica aqui o programa de jogos:

    MASCULINOS

    1 18-12-2009 19:00 FC Porto - Guifões
    2 19-12-2009 12:00 Académico - FC Porto
    3 19-12-2009 17:40 FC Porto - Maia BC
    4 20-12-2009 10:40 FC Porto - Vasco Gama
    5 20-12-2009 18:40 CD Póvoa - FC Porto

    Os jogos realizam-se no Pavilhão Municipal do Formigueiro


    FEMININOS

    1 18-12-2009 20:20 FC Porto - Académico
    2 19-12-2009 09:20 NCRValongo- FC Porto
    3 19-12-2009 18:10 FC Porto - CPN
    4 20-12-2009 12:00 FC Porto - GD Bolacesto
    5 20-12-2009 16:00 Coimbrões - FC Porto

    Os jogos realizam-se no Pavilhão Municipal de Ermesinde

    ResponderEliminar
  6. Andebol júnior a rullar... e quem bem sabe c'um carago... nem que fossem às caricas ;)

    De resto, soma e segue... com uma vuitória muito importante dos juniores do futebol em sm feira!

    Pedro, sempre «mto valioso» este teu post semanal!!

    ResponderEliminar