06 dezembro, 2009

A incompreensão...

Sei que quem vai começar por ler este primeiro paragrafo, vai pensar que estou novamente a falar mal do Professor Jesualdo Ferreira. Na realidade, não é disso que se trata. O que se trata aqui é, mais uma vez, não conseguir perceber certas atitudes do nosso teinador, nomeadamente na escolha do 11 inicial.

Na verdade, há jogos mais importantes que outros, mas todos devem ser ganhos e nenhum perdido, facto que este ano não está a acontecer com regularidade.

Quando se escolhe um 11 inicial, na minha opinião, deve-se sempre escolher os melhores dos melhores, e assim, ter uma boa equipa em campo disposta a ganhar.

Esta introdução serve para quê?

Para falar de Ernesto Fárias, um jogador que muitas vezes está no banco e não entendo o porquê, não só eu, mas também para muitos outros adeptos, Fárias é um dos melhores jogadores que o FC Porto tem, mas que muitas vezes, fica a ver jogar colegas que se tornam, em alguns jogos, uns autênticos desaires. Em muitas das vezes que é colocado em jogo, marca a diferença e marca também golos, golos esses que nos fazem ganhar. E então pergunto-me, porque não joga mais vezes Fárias? Porque fica tantas vezes no banco, se realmente marca a diferença quando entra em jogo? Não percebo!

Será que é muito dificil perceber que precisamos de ganhar jogos para chegar sempre onde chegamos? Será que é dificil perceber que somos um dos melhores clubes do mundo?

Temos bons jogadores, é verdade, mas também temos outros que, na minha sincera opinião, a fama sobe-lhes depressa e ficam demasiado convencidos. Sim, estou a falar de Hulk, grande jogador sem dúvida, mas falta-lhe um bocadinho de humildade. Deveria jogar mais para a equipa e deixar os individualismos fora de campo. É verdade que faz grandes jogadas, bonitas de se ver, passa por tudo e por todos, mas no final, o que faz? Não marca golos. Falha!

Um equipa, não deveria ser um conjunto de pessoas que trabalham para um bem comum?

Parece-me que este ano, o FC Porto falha um pouco com isso. Mas pensando bem, será que é o FC Porto que falha ou são os jogadores? ou até mesmo o treinador? ou serão todos?

Há questões às quais, realmente, eu não consigo encontrar resposta...

Saudações azuis e brancas
Sodani

14 comentários:

  1. Caríssima Sodani, respeito a tua opinião, mas para mim o Farías não tem lugar na equipa e portanto, está bem no banco.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Farias é outro dos patinhos feios que a massa assobiativa e entendida do FCP, marcou desde que chegou. É lento, não se desmarca, é triste,não empolga, é... tudo adjectivos perjurativos. Quando joga e se estiverem atentos é um verdadeiro rato de área. No 2º golo do FCP contra o Rio Ave, foi ele que foi buscar de cabeça uma bola que estava condenada ao fracasso, e a enviou para a baliza.

    Sejamos justos. O que falta a Farias é dar um murro na mesa, e solicitar que a equipa coloque a bola entre a marca de penalti e a entrada da área. De certeza que Farias se tornaria num caso sério na marcação de golos. O azar é que o FCP coloca sempre a bola entre a marca de penalti e a baliza, e muitas das vezes acaba nas mãos dos guarda-redes.

    Haveria que mudar o sistema de ataque para que Farias brilhasse, mas isso Jesualdo não o faz. Já todos sabemos que os jogadores é que tem que se adaptar aos sistema de Jesualdo. Quando a coisa fica apertada o mister lá dá um pouco de liberdade para as jogadas individuais, e assim o FCP vence os joguitos. Vejam o primeiro golo do FCP em Guimarães e vejam se não é uma jogada individual.

    Noutra altura Varela tinha que fazer o cruzamento para o 2º poste onde normalmente não está ninguêm, mas aqui como o jogo já era de tudo ou nada, a mostarda já lhe chegava..., houve que dar liberdade para que as individualidades resolvem-se o jogo. Até Guarim jogou na posição que mais rende e pode rematar de longe. Aleluia Professor. Mais vale tarde que nunca.

    E já agora professor, quando saimos da defesa para o ataque diga aos seus defesas para passarem a bola directamente para os extremos, passando estes ao ponta de lança que desceria ao meio campo, devolvendo o mesmo para as laterais, para as costas da defesa adversária. É só fazer a triangulação ao contrário do que fazemos actualmente sem a bola passar por Fernando, pois todos já pereceberam que Fernando era o 1º transportador de bola nas transições. Os adversários colocam sempre 2 jogadores a fazer pressão sobre Fernando, passando este a errar mais vezes. É só trabalhar e utilizar dois sistemas de saída da defesa para o ataque que você baralha as marcações à equipa adversária.

    Por aqui me fico, pois não quero ferir opiniões dos devotos a JUJU.

    ResponderEliminar
  3. Ernesto Fárias é um grande profissional e um bom jogador, merecia mais oportunidades, quanto a J.F. não faz mais que a sua obrigação colocar o PORTO a jogar futebol, continuo a não gostar dele.

    ResponderEliminar
  4. Evidentemente que neste Porto há mistérios que só Jesualdo pode explicar. Mas agora o que interessa é q a equipa embale rumo ao penta e beneficie do capital de confiança que jesualdo tem obrigação de capitalizar na mente dos seus jogadores, sejam do "seu núcleo" ou não...

    ResponderEliminar
  5. Para mim, Farias é um imprescindível e um mal aproveitado.
    Uma pena.

    ResponderEliminar
  6. O Farías é sempre um jogador a ter em conta,e Jesualdo sabe disso.Não podem é jogar sempre todos.

    Off Topic: ah,parece que agora o Labaredas está de férias...o tipo de mensagens que eram enviadas pelo Labaredas aparecem agora assim:

    http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futdesmentidobola_061209_48473.asp

    ...

    ResponderEliminar
  7. Quer dizer,assim: http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futdesmentidobola_061209_48473.asp

    peço desculpa.

    ResponderEliminar
  8. Não percebo. (?)
    Será que não está a exagerar nas suas dúvidas?
    Farias, quanto a mim é um jogador com limitações evidentes para integrar de inicio um desafio que ainda não definiu as características que vai ter, e isto porque é um típico jogador de área, ou seja, não é um jogador que construa jogadas em tabelas e se desmarque em seguida, como era Lisandro ou agora Falcao.
    É um finalizador eficaz, mas nem todos os jogos podem ter a equipe num esquema táctico que possa prescindir de inicio de avançados mais evoluídos na construção do ataque, e portanto enquanto essa definição não é presente, ou não surge a necessidade de arriscar devido a um resultado adverso, não considero que seja má opção tê-lo no banco.
    Também diz no seu post:
    (Na verdade, há jogos mais importantes que outros, mas todos devem ser ganhos e nenhum perdido, facto que este ano não está a acontecer com regularidade)
    Desculpe, mas não é bem assim, senão vejamos:
    12ªJORNADA 2008-2009
    PONTOS – 24 - VITÓRIAS – 7 - EMPATES – 3 - DERROTAS – 2
    GLOS MARCADOS 20 – GOLOS SOFRIDOS 9
    12ª JORNADA 2009-2010.
    PONTOS 26 - VITORIAS - 8 - EMPATES – 2 - DERROTAS 2
    GOLOS MARCADOS – 25 - GOLOS SOFRIDOS – 10
    Números são números, mas não se podem desprezar.

    ResponderEliminar
  9. Farias é excelente, mas como já foi dito aí atrás, não podem jogar todos. Pessoalmente prefiro Falcao.

    ResponderEliminar
  10. Hóquei em patins: vitória por 10-1 ao Hq. Barcelos e já estamos isolados no 1º lugar!

    ResponderEliminar
  11. Basquetebol: Vagos 79 - F.C.Porto 88

    ResponderEliminar
  12. Na minha opinião o Farias é um bom avançado já deu para ver que não é jogador para 90 minutos, mas quando entra marca golos ao contrario de outros que tem mais oportunidades!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Quando jogamos contra equipas que metem o autocarro,Fárias tem lugar na equipa desde inicio, mas como o J.F. só sabe jogar em contra-ataque(agora chama-se transições rápidas é mais chique), não terá lugar,porque a tática nunca muda,

    ResponderEliminar
  14. Amiga, de facto, comungo da opinião de alguns aqui... Farias, a mim, não me convence... quanto muito, é uma boa 1ª escolha para entrar se as coisas não funceminam, mas titular, de facto, não sei se a culpa é do sistema, se do jogador, mas não me convence, lamento.

    Agora, é bom dizê-lo... tem uma eficácia elevadissima se pensarmos nos minutos de jogo jogados e os golos facturados... será que contra nrs, existem factos?

    A mim, continuam a parecer-me haver de facto... factos para contestar!

    ResponderEliminar