08 dezembro, 2009

Três cálices de Porto!!!

Este foi um fim-de-semana de vitórias em todas as modalidades. Isto foi o que escrevi na última crónica. E tenho hoje que repetir a frase. Mais um fim de semana glorioso. De lamentar, somente a derrota injusta de 3ª feira para a taça de andebol. Mas no que se refere aos jogos do fim-de-semana, foi efectivamente mais um pleno de vitórias!!!

O FC Porto reuniu este ano, 3 planteis de luxo nas modalidades de pavilhão. Em todas elas, estamos já a demonstrar qualidade para reinar em absoluto nos momentos de decisão. Lideramos isolados no hóquei, somos líderes com companhia Bracarense no andebol e estamos a apenas 1 ponto do topo no basquetebol. Olé Porto! Um brinde especial com 3 cálices do Porto a uma época que muito promete...

FC Porto goleia um dos líderes da prova depois de sair da taça...
(1º FC Porto-26 pts e 10 jgs; 2º ABC Braga-26 pts e 10 jgs; 3º Benfica-25 pts e 10 jgs...)

  • Benfica, 27 - FC Porto, 26
No pavilhão da Luz, o FC Porto demonstrou todo o seu potencial, silenciando em largos períodos do encontro o público da casa. Ao intervalo, os Dragões venciam por 11-13 e entraram na 2ª metade a todo o gás, chegando aos 12-17 com Hugo Laurentino em grande. Mas nessa altura, em 2 minutos, sofremos 3 golos e o nervosismo ditou um final de jogo dramático com o FC Porto a deixar-se empatar a 5/6 minutos do fim (23-23). Antes deste empate, poderiamos ter pedido um time out... Nessa altura Davyes (6 golos) ainda conseguiu dar avanço ao FC Porto, mas o Benfica deu a volta chegando aos 26-25 após uma defesa de Candeias a remate de Inácio Carmo num lance em que deveria ter sido assinalada falta. O Porto, por Nuno Grilo, ainda empatou 26-26, ficando uma exclusão por assinalar, mas a 20 segundos do fim, o pivot do Benfica “atropelou” Dario e facturou o 27º tento. O FC Porto teve ainda um remate isolado de Ricardo Moreira no último segundo com Candeias a segurar a vitória num lance em que o nosso ponta direita (melhor marcador da equipa com 8 golos) poderia ter feito bem melhor…

E pronto, fomos eliminados da taça de Portugal nos oitavos de final num pavilhão sempre complicado (onde a arbitragem voltou a ser decisiva nos minutos finais borrando a pintura duma arbitragem que estava a ser isenta) mas onde o FC Porto deixou uma boa imagem e a certeza de que o Campeão (apesar de menos experiente este ano) está aí para as curvas… Destaco ainda as cuspidelas constantes a jogadores do Porto e a falta de fair-play de um ex-portista David Tavares. A última vez que Porto e Benfica se tinham encontrado na taça de Portugal de andebol ocorreu na final de 2007 com os Dragões a levarem a melhor… Por último deve destacar-se que a actual edição desta prova já ficou sem os 2 finalistas da época anterior, FC Porto e ABC Braga. Os quartos de final jogam-se a 16 de Fevereiro com os vencedores a seguirem para a final four.

  • FC Porto, 40 - Belenenses, 30
Neste último sábado, em jogo a que assisti ao vivo, o FC Porto voltou a derrotar o Belenenses por números expressivos numa partida em que o técnico dos Lisboetas afirmou no final que este Porto demonstrava já qualidade e ritmo de jogo internacional. Este Porto apresenta níveis físicos muito bons e um andebol de grande classe e velocidade. Basta dizer que a 20 minutos do fim Obradovic retirou 4 titulares e não mais os colocou. Ao intervalo o Porto já ganhava por 21-14 e o resultado de 40-30 demonstra show de ataque com Spinola (6 golos), Tiago (5), Gilberto (5) Moreira (5) e Dario (5) a serem os mais eficazes. Arbitragem muito penalizadora para com o FC Porto num jogo em que Resende esteve a assitir ao vivo tal como António Cunha. O Belenenses que liderava juntamente com Porto e ABC Braga desceu ao 4º lugar.

Este sábado dia 12 (RTP2/17h) temos um ABC Braga-FC Porto para a última jornada da 1ª volta da fase regular (jogo onde conto estar presente). Os 6 primeiros classificados desta 1ª volta jogam a “SUPERTAÇA Arena Portimão” de 21 a 24 de Janeiro. De fora destes 6 pode ficar o Sporting que este domingo perdeu com o Xico Andebol...

FC Porto a caminho da forma ideal vai vencendo e convencendo...
(1º Benfica-10 pts e 5 jgs; 2º Ovarense-10 pts e 5 jgs; 3º FC Porto-9 pts e 5 jgs...)

  • CAB Madeira, 81 - FC Porto, 84
Em jogo dos oitavos de final da taça de Portugal de basquetebol o FC Porto saiu vitorioso da Madeira e assegurou a presença na “final a 8” em local ainda a designar (de 4 a 7 de Março). Este jogo começou mal com os Dragões a terminarem o 1º período com uma desvantagem de 10 pontos que se manteve quase inalterável até ao intervalo (52-44). No 3º período finalmente apareceu o grande FC Porto que Moncho está a construir e na altura em que o CAB vencia por 63-49 fizemos um parcial de 1-15 e chegamos assim ao último período empatados a 64 pontos! No último período o CAB Madeira continuou a marcar triplos de forma incrível e chegou aos 75-68 mas o FC Porto com Stempin (21 pontos e MVP), Terrell (16) e C.Andrade (16) na liderança nunca desistiu e chegou ao último minuto na discussão do jogo. Nesse instante Jeremy Hunt (13 pontos) apontou 2 triplos consecutivos e decidiu o jogo a favor dos azuis e brancos. Uma vitória difícil mas muito saborosa na casa de um adversário sempre complicado. O FC Porto procurará agora no 1º fim semana de Março assegurar a conquista de mais uma taça de Portugal, feito que alcançou pela última vez em 2007 frente ao Belenenses.
  • Vagos, 79 - FC Porto, 88
Este jogo que acabou por se jogar em Esgueira devido à humidade do piso em Vagos acabou por resultar em mais uma vitória justa dos Dragões que ao intervalo ganhavam por 4 pontos mas com um 3º período muito acertado conseguiram uma margem suficiente que depois souberam gerir. Hunt (23 pontos) e Stempin (22) foram os melhores num jogo em que Andrade lesionado não jogou mas onde Marçal reapareceu (11 pontos). No próximo sábado o FC Porto recebe a Física (17h) no Dragão Caixa e deverá assistir-se a um jogo tranquilo (para a taça ganhamos em casa deles por 49-90). E lá vamos a caminho do topo...

FC Porto já é líder isolado com a ajuda do Gulpilhares...
1º FC Porto-22 pts e 8 jgs; 2º Benfica-20 pts e 8 jgs; 3º Gulpilhares-17 pts e 8 jgs...)

  • FC Porto, 6 - Oliveirense, 2
Na tarde do dia 1 o FC Porto recebeu e venceu a Oliveirense por 6-2 com uma 1ª parte de massacre Portista quase sem efeitos pois apenas um golo tardio de Emanuel Garcia (2-1) nos deu vantagem após defesas incríveis do redes Pinho depois de Ricardo Figueira (ex-Porto) ter empatado o jogo a uma bola. Na 2ª metade apenas melhoramos a eficácia e logo no início Pedro Moreira acabou com todas as dúvidas (3-1). Depois Pedro Gil que bisou deu cabo da resistência dos homens de Tó Neves e Reinaldo Ventura apontou mais um golo a somar ao 1º da partida. Meia dúzia e contas terminadas com um golo da Oliveirense quase no fim.
  • FC Porto, 10 - Barcelos, 1
O FC Porto aproveitou da melhor forma a escorregadela do Benfica em Gulpilhares (1-1) e ao golear o Barcelos por 10-1 passou a liderar isolado o campeonato. Neste jogo de domingo os Dragões ao intervalo ganhavam só 2-0 mas na 2ª parte arrasaram os jovens Minhotos. Pedro Moreira (3 golos), Gil (2), Ventura (2), J.Silva (2) e F.Santos (1) marcaram os golos Portistas. O FC Porto volta a jogar em casa no próximo fim-de-semana. Recebemos às 17h30 de domingo o HC Braga (lá estarei) com o FC Porto/Setúbal em futebol a ocorrer logo de seguida (20h15-RTP1). Por último de referir que na Liga Europeia o Cronemberg da Alemanha foi mesmo substituído pelo Viareggio de Itália e por isso o FC Porto na próxima jornada desloca-se a Itália (19 Dezembro) num jogo bem mais complicado do que se previa na Alemanha. O Valdagno-Viareggio está em atraso (30 janeiro) num grupo em que o Porto goleou o Iserlohn por 15-3.


GREGORY STEMPIN

Duas grandes exibições de Stempin (na foto no topo do post) frente ao CAB e Vagos foram determinantes (tal como as de Hunt) para as duas difíceis mas justas e importantes vitórias do basquetebol azul e branco esta semana. Na Madeira marcou 21 pontos e conquistou 11 ressaltos enquanto em Esgueira conquistou 14 ressaltos e fez 22 pontos!!! Em grande o Americano Stempin depois daquele seu mau jogo em Ovar...


Saudações azuis e brancas, Lucho.

11 comentários:

  1. Nas modalidades, mais um fim-de-semana em grande com o Hóquei no ritmo de sempre e já isolado; o Basquetebol muito melhor, mas ainda não me convenceu totalmente -aquela derrota em Ovar não me sai da cabeça; e o Andebol muito bem e no bom caminho, apesar de um ou outro contratempo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Foi um bom fim-de-semana, mas vitórias a rodos, mas onde pesa a derrota para a Taça, em Andebol.

    Sinceramente, ao contrário do que achas, não acho q o Porto tenha perdido de forma injusta. Simplesmente, não soube resistir à pressão. Quem vence por 5 golos, quem joga, no último minuto, em clara superioridade numérica, não pode depois queixar-se do que quer que seja. O Porto perdeu, infelizmente, mas por clara culpa própria.

    No basquetebol, vitória importante em Esgueira, frente ao Vagos (pavilhão impróprio para consumo), num jogo em que o equilíbrio verificado foi a nota dominante...e surpreendente. Valeu Stempin e Hunt (com pontos importantes, mas com demasiadas perdas de bola) para se conseguir novo triunfo.

    No hóquei, a nota de destaque é mesmo a liderança isolada. Será um campeonato, por força da alteração no seu formato, mais dinâmico, imprevisível e onde cada percalço pode ser determinante.

    E hoje é dia de Champions. Que, pese o apuramento já estar garantido, prestigiem aquele emblema.

    ResponderEliminar
  3. Paulo:

    Se analisares o vídeo repara que a superioridade numérica só era dada ao Porto quando o Benfica passava para a frente. Quando havia empates na parte final não deram os 2 minutos que em duas ou três situações se impunham...

    ResponderEliminar
  4. No basket, temos de acabar com os maus inícios de jogos. Foi assim em Ovar, na Madeira (CAB) e mesmo em casa com o Sampaense. Tirando isso estamos bem. A defender muito bem. E é nas defesas que se ganham campeonatos. E finalmente temos um grande treinador. Segundo ouvi dizer obriga os jogadores a fazer 3 treinos diários...Só com trabalho se conseguem títulos.
    Força Moncho...

    ResponderEliminar
  5. Amigo Lucho :

    ..."(onde a arbitragem voltou a ser decisiva nos minutos finais borrando a pintura duma arbitragem que estava a ser isenta) "...


    Está explicada a derrota!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente não pude ver o jogo da Taça de Andebol. Alguém me explica por favor o que fez então o CORNO do David Tavares. Gosto de saber essas coisas, pois connosco TUDO SE PAGA!

    ResponderEliminar
  7. Provocou Wilson Davyes no final do jogo demonstrando não saber ganhar. E foi expulso por jogo muito violento sobre um Portista.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado! Está registado...
    A esta hora já deve saber o que o espera na Fase Final ;)

    ResponderEliminar
  9. Voltou a normalidade...

    No ANDEBOL do galinheiro, já me tinha pronunciado... perdemos, porque não fizemos para merecer melhor... já tinha dita a coisa da mesma forma, mais palavra, menos palavra, e o Paulo Pereira reforçou a minha visão dos factos.

    Já contra os de Belém, foi um festival de andebol, sem espinhas!

    No BASQUETEBOL, 2 vitórias, uma mais sofrida do que outra... mas o regresso do espirito do Dragão às tabelas e garrafão do campo de jogo.

    Por fim, no HÓQUEI, nem adianta dizer muito mais... contra nrs, não há argumentos... soma e segue incontestável!!

    ResponderEliminar
  10. João Ribas,

    Antes de mais, bem vindo a este espaço, enquanto comentador... mas sobre o David Tavares, esse FdP, já levou com que contar na recente vinda ao Dragãozinho... esperemos que para a próxima, possamos contar com a tua pressão, ali mais prá nossa direita, na bancada, zona onde normalmente te localizas e és já bem conhecido «de vista», pelo menos, no que a mim me toca.

    Bem, volta sempre... comentando!

    ResponderEliminar
  11. Tirando a derrota no andebol para a taça, ainda por cima com aqueles merdas, no resto dos jogos correu tudo ás mil maravilhas|!
    Somos os melhores!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar