15 junho, 2008

FC Porto, o único clube lendário e magnifico!

A prova!

A história que segue é verídica. Só difere da realidade porque as palavras não podem captar os sons, as cores... só os podem sugerir. É o que vou tentar fazer da melhor maneira.

Estava eu sentado a trabalhar quando, de repente, entra, pela peça adentro, tal um vendaval de excitação, o meu filho. Mais depressa que o infinito dum infinito de segundo o meu cérebro activou todas as defesas. Pela primeira vez na história da humanidade, um cérebro humano “neuronou” com todas as redes em sublime conexão.

Pensei para comigo: Agarra-te PortoMaravilha! Vem aí um ataque da esquadra do Al Queeda!

É que um vinte e um sobre vinte, em matemática, nunca o levaria a tal estado de excitação. Tampouco poderia ser um ganho num jogo de lotaria qualquer porque ainda não tem idade. E, como penso logo sou, só se poderia tratar dum convite para uma festa de amigos. E como sempre num sábado. E como sempre longe. Nestas estradas da Normandie onde as vias segundárias mais se assemelham a caminhos reservados às vacas. E, já me estava a adivinhar taxista e a me mentalizar para aceitar perder de ver a primeira parte do jogo do FC Porto, graças aos serviços do dragãonettv, quando...

- Sabes quem são os seis magníficos?
- Não é isso! São os sete mercenários! É um filme mítico!
- Eu disse-te magníficos!
- Não, não sei. Contas logo, à mesa, porque ando atrasado no meu trabalho e...
- E (já com voz mais alta) dizes que o Porto é o melhor clube do mundo e não conheces os seis magníficos...
- ????
- Foi a minha professora de gisnástica que me contou
- O quê?
- Perguntou-me.
- Contou ou perguntou?
- És sempre assim. Quando respondo pequeno, pedes para explicar. Quando explico, pedes que vá depressa... v
iu-me com a camisola do Helton e perguntou-me se eu sabia quem eram os seis magnificos.
- E então?
- Eu disse que não.
- E então? Ela percebe de futebol? É aquela que tem óculos?
- Agora já te interessa. Sim e joga futebol. Porquê? As mulheres não podem jogar futebol?
- Claro que podem... diz lá.
- Agora já te interessa. Ela disse-me que são chamados magnifícos ou lendários os clubes que estiveram presentes, pelo menos uma vez, nas finais das competições europeias mais importantes da história do futebol europeu. E que o Porto faz parte. E que em França só existe um clube que pode ainda alcançar esse estatuto.


Fui verificar (não quanto ao Porto porque sei que participou, pelo menos uma vez, numa final da Taça dos Campeões, numa final da Taça das Taças e numa final da Taça UEFA) e acertei.

Acertei em cheio! Como a Taça das Taças já não existe, o Sport Lisboa e Benfica nunca poderá ser um clube nem magnífico nem lendário!

E Viva o Porto!

13 comentários:

  1. Quando eu for mais maior grande quero ter um puto como o teu! lolol :D O PORTO É ENORMEEEE

    ResponderEliminar
  2. De regresso após uma semana de vacaciones:)

    Porto Maravilha, eis um belo exemplo do papel que o Porto representa, no velho continente: o de lídimo embaixador do futebol português, o único clube com dimensão mundial...

    Excelente!

    ResponderEliminar
  3. Isto tudo no tempo em que as traves das balizas são redondas. É preciso não esquecer esse pormaior muito importante, pois a mouraria ganhou uma taça dos campeões em 61 - há tanto tempo meu Deus! - em Berna que se as tarves fossem redondas tinham sido goleados.É que as bolas batiam na trave e saltavam para fora e foram tantas a bater.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Verdade "Maravilha" fica-me apenas um travo amargo daquela final em Basileia contra a Juventus...Esteve quase a acontecer e depois, claro, depois só podia ser como veio a ser...O Porto a partir dali não mais parou. Ainda hoje no SPN estive a ver a final da Taça das Taças entre Anderlecth e West Wam de 1976...Que Anderlectch era aquele que nos travava sempre na ambição de querer ir mais além...Uma boa avançada onde pontificavam Resembrink e Van Der Helst e um eficaz esquema de contra ataque...Os ingleses melhor fisicamente mas incapazes de contrariar aquele veneno...Ganharam 4-2...O defesa esquerdo dos Belgas nem se podia mexer na fase final do jogo...Os nosso Juniores estiveram -segundo li- muito bem em Lisboa frente aos Sportinguistas e se estes empataram fizeram-no já para além da hora, sete minutos...Estiveram a ver o jogo todo o mundo alfacinha, até os Benfiquistas lá foram dar uma ajuda!
    No final houve Guitarras por Cordas...Ganharam no Campo e no ringue!...E dizem as más línguas que foi descoberto mais um belo Calabote!...Como vêm eles multiplicam-se, são como as formigas ou os ratos!...
    Gostaria de deixar aqui apenas uma questão: -Imaginem que o Porto recorria da pena aplicada ao Clube, a coisa se arrastava para a época a iniciar, eles alteravam os regulamentos em tempo -como a UEFA- e o Porto corria o risco de descer de Divisão?...

    ResponderEliminar
  5. Portomaravilha, palavras para quê?! É uma lenda portuguesa.

    ResponderEliminar
  6. E o que dizer da malapata dos nossos jovens, que depois de perderem o título de Juniores B, sofrendo 2 golos em tempo de descontos, perderam ontem o de juniores A, com um golo sofrido aos 94 minutos!!!! que ditou a perda do campeonato...

    Nunca vi tamanho azar!

    ResponderEliminar
  7. Blue boy e para toda o resto da equipa podiam linkar o nome do meu blogue que se chama Selecção nacional.

    o site é:

    http://www.seleccaonacionaldeportugal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Os outros 5 ? Bem,depende de como os contemos , melhor vejam por si:

    http://www.pubquizhelp.com/sport/champions_league_winners.html

    Até podem fazer estatísticas de quem foi que meteu mais vezes a mâo no prato (RM?). Os benfas 2x ,que até nem é coisa de tanto alarido, mas foi quando (eu) era catraio,(q já é pr'a ter memoria)!

    PS-Hoje a seleçâo vestirá de branco
    e oxalá alinhe "forrada" de azuis !

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Continuo sem net em casa . De qualquer modo hoje é domingo e nao era de esperar um regresso à normalidade.

    Vou tentar ser rapido :

    Vieiradospneus e Tiago Araujo eu nao sei ao certo qual é o numero dos magnificos. Penso que deve rondar a dezena . De memoria : ajax, real madrid, juventus, barcelona, arsenal, fiorentina... E Porto é claro. Sei que o milan ac nao faz parte.

    Nao fui verificar o nome dos que faltam. Caso tivesse a net em casa era com muito gosto.

    A mim o que me interessou foi que a prof do meu filho tivesse citado essa lenda que eu desconhecia.Que eu desconhecia totalmente. Foi ela que se enganou no numero ou o meu filho ? Nao sei e creio que nao tem grande importancia.

    O que me alegrou foi de ver confirmada de novo a ideia que, hoje em dia, o Porto é o unico clube com projecçao internacional. é o unico portugues que faz parte dos magnificos.

    Meirelesportuense, o Anderlecht era a besta negra do Porto. E depois os resultados eram sempre tangentes.

    Isso é chato a perda nos jovens. Vou esperar pelo semanario do Lucho!

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. PortoMaravilha:

    Ficamos à espera da tua investigação, tipo pesca submarina: e já agora, quem são os outros tais clube lendários e miticos?

    Um deles, sabemos que não é... os outros, ficamos à espera das tuas novidades.

    aBrAçO,

    ResponderEliminar
  11. Vejam,SFF, 3 "casas" + a cima está o "link" dos "DEMAIS". Se nâo vos funciona, será que nâo deu para copiar até ao fim!Clicar no "ecran largo"
    para ver comentarios,estará o link todo , e abre o site , que até tem um "banco de dados" completissimo da Uefa,por meio de outro link ao fim da pagina. Também nâo é coisa de deixar o trabalho estatistico todo ao amigo PortoMaravilha, que até já mencionou que a Internet dele nâo está a dar nestes dias !Imaginem algum nâo ter PC a dar em casa e ter que andar por aí vendo de donde dá um tirito ! É incómodo!
    Copiado aqui o link,mas "abram o Blogger no ecrâ" se fazem o favor .

    http://www.pubquizhelp.com/sport/champions_league_winners.html

    Aparece sem "corte-ao-meio" quando clicas no "quadradinho de cima" à direita ... Vemos agora tudo ????

    PS - É verdade o que "pôe"O Jogo, na boca do Lucho , que o FCP é o club "mais argentino" da Europa?
    Que ganda favor que nos fazes, CHÉ !!

    ResponderEliminar