08 junho, 2008

The Special One

José Mourinho teria-o merecido enquanto treinador do Futebol Clube do Porto. Mas foi ao serviço do Chelsea, que o mesmo se auto intitulou como tal.

O segredo de Mourinho reside na confiança quase agressiva que transmite aos seus jogadores, como se a vida dos mesmos dependesse das vitórias em campo. Estuda o adversário até ao limite e obriga os jogadores ao mesmo, entregando-lhes na semana que antecedem os jogos, verdadeiros dossiers quais sebentas universitárias acompanhadas por formatos aúdio, para que conheçam e antecipem qualquer movimento dos seus adversários.

Esta estratégia funciona, mas não funciona em “qualquer” clube… ou seja, funciona num clube que tenha ânsia de vencer, em demonstrar que tem potêncial para isso, mas que não vença habitualmente.

José Mourinho nunca singraria num Real Madrid, num Manchester United e duvido mesmo que venha a ter grande sucesso em Milão, no Inter. O clube Italiano está recheado de vedetas. Vedetas que não estão nem aí para a injecção de auto-estima que Mourinho incute nas suas equipas. Eles, não têm estatuto a ganhar. Já o têm. São jogadores de topo…

Mourinho para estar ao seu melhor, deveria ter optado por uma equipa razoável, equipa esta suportada por um bom encaixe orçamental para que ele pudesse contratar jogadores da sua confiança. Não nos esqueçamos de quem ele levou para Londres quando saiu do Futebol Clube do Porto. Foi esta estratégia que permitiu a um clube Inglês que já não ganhava há imenso tempo, conquistar títulos e seguir o sonho de vencer a Liga dos Campeões.

A estratégia do “Special One” falha quando o clube que treina ganha tudo. Foi o caso do Futebol Clube do Porto. Ganhando o campeonato e a Liga dos Campeões, Mourinho não tinha mais margem de manobra para continuar no Futebol Clube do Porto. Quando se atinge o topo, pouco mais há a fazer. É mais fácil lá chegar, do que lá se manter. Por certo, terão sido outros os motivos que o tenham feito rumar a Londres, mas a verdade é que por cá já não havia mais a ganhar.

O nosso Jesualdo Ferreira nunca será um “Special One”. Falta-lhe confiança e agressividade. Não sente os jogos como Mourinho. Não tem no seu discurso a facilidade de conquistar os adeptos. A superioridade que chega a rasar a indelicadeza no discurso de Mourinho, não se adequaria a Jesualdo… aliás, tenho certas duvidas que haja mais algum a quem esse discurso sirva como uma luva. Carlos Carvalhal será o que mais se poderá aproximar… mas apenas a nível de táctica, não a nível de discurso. Nisso, ele é único. Nisso, ele é “Special One”… mas analisando o seu percurso em pouco mais o é.

O que ganhou ao serviço do Futebol Clube do Porto, não o ganhou no Chelsea, e nem o vai ganhar em Itália.

A ver vamos,
Heliantia.

ps - como diz Pinto da Costa, ainda a procissão vai no adro. O FC Porto recorre e penso que todos acreditamos nas suas palavras quando diz que “Vamos à Liga dos Campeões”.

ps2 - o processo de apitos parece rumar agora a sul… estou para ver.

ps3 - as declarações de LFV relativamente à decisão da UEFA, vão-lhe sair caras! Espero bem que Pinto da Costa não deixe passar esta em branco.

ps4 - quem ri por último… ri melhor! Tranquilamente, cá espero pelas decisões…

25 comentários:

  1. Sobre o Mourinho só digo por agora uma coisa:porque estás calado Zé!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Amigos Dragões,tiro o chapéu ao comentário da Heliantia, treinador!
    Concordo com tudo o que a Heliantia escreveu! Gostaria porém de acrescentar que além de tudo o que ficou escrito,o J.Mourinho para motivar os jogadores teve de fazer promessas aos mesmos dizendo-lhes que se a equipa tivesse êxito ele seria repartido pelo treinador e jogadores e que inclusivamente faria a fortuna de deles, prometendo que os levaria consigo no caso de contratos mais vantajosos.Evidentemente que no caso dos jogadores,se trabalham bem e que se salientam,têm êxito,o seu estatuto valoriza, porque a seguir chovem clubes pretendentes nos serviços deles (jogadores)acenando lògicamente com contratos fabulosos.Eis aqui também o cerne da questão.Conseguir despertar nos jogadores, aquele sentimento adormecido que há em nós o da ganância(nuns mais do que noutros claro),garantindo-lhes que faria a fortuna daqueles que colaborassem com ele, e que levá-los-ia com ele para o novo clube que ele JMourinho fosse treinar.Foi por isso que posteriormente, o JMourinho veio a público dizer que evidentemente não poderia levá-los a todos.
    Abraço
    AMonteiro (blog dragaoatento)

    ResponderEliminar
  4. Estilhaço, eu vou sair por umas horas, depois quando regressar direi mais um pouco do que penso sobre o momento do AF...Atenção, tudo o que eu disser, vale apenas como opinião de quem tenta ler o melhor possível tudo o que está colocado na mesa.
    De qualquer modo não é preciso ser muito sapiente nestas matérias, para perceber que existem "tendências" em cada um de nós e essas tendências fazem-nos cair para um dos lados em conflito, também permite descobrir razões, quando elas muitas vezes, estão bem escondidas ou dissimuladas.Um abraço jurisprudencial...LOL

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Eis me pois como em Janeiro.

    Como tive que passar pela boutique net ( tem piada esta maior ) para recolher infos para o meu trabalho , aproveito para escrever aqui.

    Heliantia, veja-se o texto que escrevi o ano passado (outubro creio) " As alcunhas" a proposito do Special One. Creio que da continuidade ao que escreve. Creio que Jesualdo ja é alcunhalado de prof o que é bom

    Blue boy parece que te andam a imitar e quem te anda a imitar nao parece dominar bem o portugues. Colocar o artigo definido antes do nome Portugal... Isso so em certos casos.

    Sera que tem aulas de portugues e nao estudam a materia ou sera que precisam de umas liçoes de portugues ? LOL !

    Meirelesportuense, pensava que ja o sabia, apos as nossas conversas, que moro em França. Estou praticamente na Normandie ( 7 kms para a fronteira e onde paradoxalmente a gasolina é mais barata que na Ile de França ).

    Claro que concordo consigo quanto à "des-tricot-açao" do serviço publico. Aqui nao so os serviços tecnicos dos FAI foram deslocalizados nao se sabe para onde ( ja me aconteceu pedir conselho e ouvir do outro lado da linha alguem cujo frances era incompreensivel ) como tambem ha uma desresponsabilizaçao total dos FAI.

    Por isso vou, com ajuda duma associaçao de consumidores, processar o meu fornecedor de acesso. Se eu nao assinei nada, como podem afirmar que pedi para mudar de fai ? Entretanto, estou sem net em casa e continuo a pagar !

    A França aida é hoje um pais independente agricola e energeticamente. Sempre teve um grande serviço publico de qualidade, respeitando o que esta escrito no frontao de todas as Camaras municipais : Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

    é isto que o tratado de Lisboa quer destruir. Por isso os franceses votaram nao ao tratado. Nao se votou nao à Europa, votou-se nao a um tratado que quer nivelar por baixo e que quer destruir todas as regalias conquistadas.

    Sabiam que na Bolivia, uma sociedade, com o acordo do governo, tentou fazer pagar a agua da chuva aos camponeses ? As revoltas foram tantas que tiveram que voltar atras !

    Quanto à selecao ( tem piada o l'equipe escreve com cç e o so foot com c ) A lingua precisa mesmo duma reforma ortografica.

    Tenho lido alguns comentarios que exprimem bem a saudade. So quem esta longe é que gosta e quem esta dentro detesta. Tem piada porque isso lembra me o que escreveu o poeta e filosofo alemao Enzensberger nas suas "meditaçoes portuguesas". Cito de cabeça : "Os unicos a nao gostarem dos portugueses sao os portugueses".

    Eu sou pela selecçao portuguesa.

    Num jogo entre a França e Portugal "mon coeur balance".

    Mas pelo FC PORTO serei sempre !

    E Viva o Porto !

    Se continuo muito tempo sem net em casa, vou mesmo entrar na guerrilha ! LOL !

    ResponderEliminar
  6. Vila Pouca:

    Calado? mas claro que anda calado, ora essa... esse tipo sempre cospe no prato que lhe deu de comer.

    Não lhe perdoarei nunca esta atitude que no dia 16 de Dezembro de 2006 aqui publiquei no blog:

    Eles podem não se lembrar, mas eu lembro-me muito bem, muito bem mesmo das tuas provocações porcas e que só demonstram o ‘pulha’ que és. Não se recordam?... tenho todo o gosto em relembrá-los. Façam favor de me acompanhar então:

    - chegaste ao Porto com seguranças privados;
    - mandaste o teu moço de recados falar na conferência de imprensa antes do jogo;
    - abdicaste do treino no Estádio no dia anterior; e por fim
    - comparaste a cidade do Porto à Sicília.

    Esta última comparação infeliz foi para mim o ‘ponto final’ na já pouca consideração que ainda restava dentro de mim quanto a esse ‘pulha’… lembro-me de na altura, nos meus escritos para um grupo de amigos privado, ter escrito algo do género: “Vai lá chamar mafioso ao teu chefe (esse sim), que nós, os do FC Porto, somos pessoas de bem e a grande instituição do Norte Peninsular”. Foi mais ou menos isto, mais palavra, menos palavra.
    .

    Desde essa altura, para mim, levou com uma cruz vermelha em cima.

    Quero mais é que ele se f***!

    ps - não, não digo que foi um «special one» enquanto cá morou... mas depois da desfeita em Gelsenkirchen e das palavras provocatórias que nos lançou, cuspindo no prato onde tantas e tantas glórias conquistou, para mim, passou a ser «finito»!

    ResponderEliminar
  7. Em relação a Mourinho não sou radical, agradeço o que fez pelo Clube, teria sido bom ter ficado mais tempo.
    Claro que o que disse não faz sentido e deixa-nos com sentimentos contra ele mas se calhar tem algumas razões. E sei de fontes bem informadas que tem razões de queixa reais de algumas pessoas.
    Desde que não jogue contra nós, desejo-lhe sempre sorte.

    Quanto ao palhaço da liga, agora anda atrás de paraceres favoráveis à sua tese(?) pois sabe bem que tudo aquilo, se apreciado por quem seja isento, cai como um castelo de cartas, tais os erros jurídicos que comete, sem outra sustentabilidade que não seja a cegueira, a clubite e o oportunismo para destruir um rival na secretaria..
    Daí os nervos do orelhas e do próprio pavãozito.

    ResponderEliminar
  8. Blue anda calado sim senhor, eu não me queria adiantar muito pois penso fazer um post sobre o Senhor José Mourinho. Mas como um comentário deixado no meu blog já tocou no assunto, sempre te posso dizer o seguinte:o apito é referente às épocas 2003 e 2004.
    Estão a colocar em causa tudo o que o F.C.Porto, treinado pelo Zé conquistou e o homem não diz nada?
    Afinal não foi aqui que ganhou todo o prestigio que lhe permitiu depois ir ganhar milhões para Inglaterra? Ele e jogadores só ganharam porque o clube é batoteiro? E ele não diz nada?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Olá Dragão Vila Pouca!
    Porque será que sempre que opinas estou d'acordo contigo! É que dizes coisas que para mim fazem muito sentido!Gosto da tua lógica,da maneira como abordas os assuntos,nunca perdendo de vista defender o nosso muito amado FC Porto.Por isso.Bravo! Vila Pouca!
    Abraço

    PS - vou linkar também o BiBó PoRtO,Carago!! ao meu dragaoatento.
    Vou ver se me lembro como isto se faz.

    ResponderEliminar
  10. Eu sobre o Mourinho estou como o Blue, sinto que ele se marimbou para nós, especialmente a partir da altura em que sentiu que era muito desejado noutras paragens...Gelsenkirchen foi a gota de água...Se alguém o ameaçou dias antes que culpa tem o FCPorto disso?...Que culpa tem o Clube que ele andasse de olho filado, numa chavala que era namorada de alguém perigoso...E muito menos, por isso, terá a cidade do Porto. Mas ele não hesitou, disparou em todas as direcções e nunca pediu desculpa.
    Foi uma bela e covarde maneira de se safar perante todo o mundo...

    -Sobre as escutas, se são ou não são Constitucionalmente admissíveis no Julgamento Desportivo, existem muitas dúvidas, senão por que razão foram pedidos pareceres, por uma e por outra partes?...Se o Porto contesta a validade dessas escutas, o Ricardinho de Penafiel foi a correr ao Dep Vital Moreira -ex-comunista que só é escutado de ano em ano, quando convém "mostrar" alguém que é considerado- tentar obter alguma coisa que lhe faça recuperar o chão que lhe anda a fugir há algum tempo...Se não forem válidas, o Porto terá de ser absolvido, se o forem, o Benfica terá de ser incluido nos castigos a aplicar...Porque o que as escutas provam é que houve contactos éticamente reprováveis entre agentes da Arbitragem e Dirigentes Desportivos...Se o senhor Pinto da Costa recebeu um árbitro em sua casa -não sabemos a pedido de quem- outros dirigentes de Clube, reuniram-se com árbitros em cafés ou restaurantes bem identificados...Se Pinto da Costa decidiu custear a "satisfação sexual" de uma equipa de arbitragem, pelo que se sabe em Lisboa isso era absolutamente normal, até a julgar pelo à vontade do Jacinto Paixão...Isto a adicionar às notícias que a Bola deu à estampa -Mr King e "sus muchachas"-, não dá qualquer margem a dúvidas...Se JNPC aceitou falar telefónicamente com eles, o LFV foi mais alto e tentou influenciar "o Dirigente"...E apenas soubemos uma parte do que terá sido escutado...Mas foi o suficiente para sabermos -sem qualquer sombra- que o Benfica tinha conhecimento antecipado de quem eram os árbitros e inclusivamente se eram ou não do seu agrado...Que o Benfica tinha gente a tratar desses assuntos na FPF e na Liga...João Rodrigues, Pinto de Sousa e Valentim Loureiro estavam todos receptivos a essas combinações...E também ficamos a saber que o "rato" José Veiga tratava das coisas com os Clubes a defrontar -através de contratos e contactos- e também com os árbitros, directamente, ou através da TMN ou do "SAPO"!...Gostaria de ver o Procurador de Gondomar a perguntar ao José Veiga que pratos comia ele no SAPO...Se todos estes contactos foram considerados sem importância por que razão os do Porto são tão Proeminentes?...O Porto até pode admitir ter falado com os árbitros e aceitado algum pedido, por exemplo, para evitar ser prejudicado, isto é, através da eliminação da chantagem dos próprios árbitros...Ou será que eles são algumas belezuras?...
    Também podem -evidentemente que sim- ter sido enviados pelas próprias Autoridades...Não terá sido a primeira vez que as Autoridades o fazem, colocar a arma em casa de quem se quer incriminar...Para mim, as escutas devem mesmo ser matéria proibida, senão como se compreende que elas só tenham começado a ser utilizadas a partir das investigações terem sido deslocadas da Área Desportiva para as Autoridades Judiciais?...A Liga, contornou essa dificuldade encomendando a mercadoria à PJ, esta conseguindo matéria e abrindo um Processo Judicial e após isso devolvendo as escutas à Liga...Foi uma espécie de cruzamento que foi feito para lá da linha! Como todos sabemos é ilegal, mas se o árbitro não vir ou não quiser ver, pode mesmo dar GOLO!
    Pelos vistos querem que seja considerado Golo, "restam-nos as imagens televisivas", para comprovar que a Bola foi cruzada para lá das linhas regulamentares...Digam-me que estou a entrar por caminhos menos adequados, mas para mim tudo é de considerar, estamos a lidar com seres humanos, com toda a espécie de Paixões, que no caso do Futebol atinge o Paroxismo...

    ResponderEliminar
  11. Ainda há dias o LFV que estava a ouvir atentamente o JNPC reagiu da seguinte forma à passagem de Postiga para o Sporting: Foi para pagar o silêncio do Sporting...Eu pergunto terá sido por isso -para influenciar- que o Benfica contratou camiões de jogadores ao Boavista e a outros Clubes -mas especialmente ao Boavista, sabendo-se com se sabia que lá morava o Poder do Futebol- ao longo de dezenas de anos?...

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Tive que passar de novo pela boutique net pq precisava de infos.

    Aproveito, pra deixar um novo comentario em complemento.

    Ontem vi o jogo ( sentado \ qd é o Porto so de pe ). Jogo foi comentado pelo Luis Fernandez que Artur Jorge chegou a treinar aquando da estoria do Matra Racing.

    Tem piada que ele disse ( basta escutar a gravaçao do jogo na tf1 ) que apos a saida de Baia Portugal nunca teve um guarda redes seguro.

    é verdade que o treinador frances tem razao : Com uma boa defesa nao é necessario um guarda redes. Viu-se ontem !

    Vou-me embora pq amanha, alem do trabalho, ha a guerrilha contra os fornecedores de acesso à internet !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. E o Cadu nunca mais vem para o Benfica.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Boa semana de trabalho meu caro Porto.Maravilha. Não sabia que estava em França, embora desconfiasse que pudesse estar no Estrangeiro...Percebia-se na sua forma de comunicar esse distanciamento e a nostalgia da Terra Mãe. Eu cheguei a pôr a possibilidade do Brasil.
    Porém em França está melhor que em Portugal, se tudo correr bem um dia vai voltar e melhor que se estivesse sempre por cá, o nosso País, melhor dizendo, os nossos governantes, não dão nada aos seus Cidadãos...As maiores felicidades para a sua vida e força com esses FdMãe de fornecedores de Telecomunicações...Faça uma exposição adequada e desconte nos valores que eles lhe facturarem...Depois eles que se queixem...

    ResponderEliminar
  15. Olá MeirelesPortuense!
    Li os teus comentários e gostei!Têm erudição,lógica,honestidade e além disso parecem estar fundamentados.Tenho a certeza,pela maneira como escreves,que és culto e objectivo.
    Não percebi foi a do "cromo" sobre os comprimidos...
    Em matéria de textos,há aqueles com conteúdo,construtivos e que contribuem para o esclarecimento das pessoas e existem os outros que só lançam a confusão, que servem para atrapalhar,dos quais certos autores se servem para deliberadamente achincalhar porque não têm argumentos sólidos para contestar seja o que for...
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. BiBó PoRtO, Carago!!

    PF faz moderação prévia aos comentários a fim de impedir certa execrável escumalha que não pretende discutir os assuntos com um mínimo de honestidade, de mostrar a sua (deles)pior face.Do mais asqueroso e doentio nível...

    ResponderEliminar
  17. Ó mano aristides ou és proxeneta ou andas a treinar!És do mais reles que tenho lido até à data...

    ResponderEliminar
  18. Ó mano aristides deves estar a ver-te ao espelho

    ResponderEliminar
  19. sera que essas 2 bestas amanha depois do meio dia e meia se a coisa nos for favoravel voltam a aparecer aqui?
    O DIA TA A CHEGAR!!!

    ResponderEliminar
  20. Ó mano aristides e se fosses para a puta k te pariu?
    Se não souberes onde a encontrar, posso dar-te uma pista: está aki em minha casa a ser enrabada pelo meu cão...
    Vai mas é pró caralho comer merda às postas...

    ResponderEliminar
  21. Meu caro Blue, eu com muita pena, tive de guardar os comentários para evitar este tipo de situações, povavelmente um dia, terás de fazer o mesmo.Dá mais trabalho, mas é uma tranquilidade absoluta e o blog ganha em qualidade.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Cara Dª Helantia,
    Permita-me discordar em quase tudo akilo k escreveu sobre o Morinho.
    Já sei k me vai cair em cima (bem como 95% dos bloguistas cá do sítio) mas deixe-me k lhe diga k akilo k escreveu sobre o "Special One" só pode ter como fundamento uma de duas coisas: ou um ódiozinho de estimação por ele ou um sério desconhecimento do seu trabalho como treinador.
    Se o seu caso for o 1º então não tenho mais nada a dizer pk isso é do foro pessoal de cada um mas, se for o 2º, aconselho-a vivamente a ler dois livros (de pessoas bastante isentas por sinal) e k são: "Mourinho - Porquê tantas vitórias?" e "Mourinho - Vencedor Nato".
    Para terminar keria deixar aki a minha mui humilde opinião sobre o Mourinho (mais uma vez vão todos mandar-me para akele sítio, lol): em relação às questões extra-futebol eu não emito qualquer opinião pk as palavras e acções fikam com os seus autores, quanto ao plano futebolístico arrisco-me a dizer que, depois do saudoso José "do Boné" Maria Pedroto, nunca houve nem nunca mais vai haver um treinador português tão brilhante como o Mourinho.
    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  23. AVISO:

    A partir de hoje, a aprovação prévia dos comentários por parte dos administradores, FOI ACTIVADA.

    É única resposta a certas e determinadas «figurinhas de presépio» que por aqui pululam nos últimos tempos.

    Esperamos a compreensão de todos vocês.

    O nosso obrigado.

    ResponderEliminar
  24. Não vou discutir a forma como José Mourinho saiu do FC Porto. Mas sobre o teor do post, não concordo que José Mourinho não possa vingar e ser vitorioso nos melhores clubes. Ele é o melhor treinador do mundo e, como tal, tanto ganha numa equipa dotada de jogadores à procura da fama, como numa equipa recheado de estrelas. Aliás, penso que irá demonstrar isso mesmo no Inter. O homem pode ser individualista e arrogante, mas é um génio enquanto treinador de futebol. Um certo ressentimento que possa haver em relação à forma como saiu, não me tolda o raciocínio, nem me faz desejar o seu insucesso. Pelo contrário, torço muito por Mourinho e quando me lembro dele, lembro-me das vitórias que nos proporcionou. Se ele é ingrato e não reconhece que foi o FC porto que o projectou, é lá com ele...

    ResponderEliminar
  25. Caro Vitor Silva, acredite que mais do que ninguem, eu rumo contra a maré em termos de ódios/estimação pelos que passam pelo FCP... a começar no Benny Mc e a terminar no Derlei :P
    Mas isso será tema de um próximo post...
    Como tal, só tenho de respeitar todas as opiniões.
    Quanto ao Mourinho e apesar das ressalvas que fiz quanto a resultados futuros enquanto treinador, não quis de modo algum retirar-lhe o valor que ele tem. Sou da sua opinião: ele é o melhor do que há. Quem me dera a mim que ele voltasse.
    E nem tão pouco sou contra os métodos que ele usa! Acho muito bem ! Futebol deixou há muito de ser apenas força fisica aliada a talento, para ser um mind-game (não sei em Portugues...).
    O FCP de Mourinho entrava sempre para ganhar, nem que fosse pela diferença minima.
    Com o Co tivemos o futebol espectáculo, Jesualdo é um jogo cauteloso.
    E que preferem os adeptos ? Eficácia ? Espectáculo ou tranquilidade ?
    Vitórias, digo eu :)
    Mas se as mesmas tiverem uma pontinha de espectáculo (e agora vão-me cair em cima, mas o Quaresma vai embora e eu vou ter pena), tudo fica mais bonito :)
    Já me fugia a traquilidade do nosso Jesualdo :P
    Vocês criticam e criticam o homem, mas a verdade é que ele nos deu o título mais tranquilo de sempre.

    ResponderEliminar