29 junho, 2008

Nobre Mitologia !

Quem não se lembra ?

Quem não se lembra daquela entrada assassina, por trás, de Eusébio contra Rodolfo? Foi na época 1971-72. Eu estava nas bancadas. Um dos últimos jogos que vi nas Antas.

A partida estava equilibrada. Rodolfo, defesa do Porto, estava a marcar, primorosamente, Eusébio não lhe dando qualquer espaço. Foi, então, que surgiu aquele lance. Rodolfo saiu do campo de maca, tendo que ser substituído.

Eu tinha uma certa consideração por Eusébio. Mas, desde esse dia, ela baixou muito. E à minha volta ouvia dizer: “Ele já não é o que era ! Agora só consegue assim !“.

Esta lembrança remeteu-me para uma época em que o futebol era diferente. A sua concepção nada tinha haver com a actual. Raras eram as imagens transmitidas ou difundidas.

Era preciso ir ao estádio para ver futebol. E no estádio só podíamos captar fragmentos. O resto era, unicamente, acessível pelos jornais e pelos comentários radiofónicos. Ou, então, em roda de animadas trocas de opiniões. Hoje, para trocarmos opinões, estamos, em grande parte, dependentes dum “bem querer” tecnológico que está sempre a avariar. Era um sistema que obrigava a ler e, igualmente, a ter capacidade de escuta.

Para descobrir os jogadores, era preciso fazer colecção de cromos. Este sistema tinha o mérito de ensinar, nos pátios de recreio, os rudimentos da sociedade de mercado. Podes trocar quantos quiseres, mas quem mete no bolso é sempre o Boss (o fabricante de cromos e da respectiva caderneta)!

Era um sistema muito mais satisfatório no campo artístico. Hoje só nos queda a imagem. O desenho, a pintura..., essas belas disciplinas, praticamente, desapareceram. Quem não se lembra das colecções de carteiras de fósforos com as caricaturas dos jogadores? E que não me digam que as imagens, em grande plano, que mostram saliva, baba, mucosidades e etc e tal são estéticas! Pergunto-me, por vezes, se alguns operadores, câmera em mão, não são pagos pela concorrência.

Nobre Mitologia?

Terei imaginado? Terei mal interpretado? Terá a minha memória falhado?

Quem se lembra do Porto-Benfica da época 1971-72?

E Viva o Porto !

11 comentários:

  1. O blog "www.dazuis08.blogspot.com", teve uns problemas numa mudança do template, onde perdemos toda a nossa informação do blog.

    Devido a esta situação o blog "Dragões Azuis", foi removido por mim porque começar do 0 era muito complicado.

    O blog "Bibo-Porto-Carago", já pode tirar o nosso blog dos links mas por outro lado vai receber um novo portista a comentar aqui no blog diariamente.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Não recordo o eusébio pantera negra. Ele é do tempo da minha mae e nao do meu.

    O unico eusebio que eu recordo, é o eusebio mascote do slmerda e da selecção regional de futebol. O eusebio que é marketing de uma marca chamada benfica e o eusebio que nem canta o hino antes dos jogos. Aquele que tem uma estatua onde cagam os passaros e que por acaso foi mudada para a area comercial ali na 2º circular.
    Ate pode ter sido um grande jogador, mas ninguem devia viver agarrado ao passado. Devia digo, porque os 6 milhoes continuam a viver na decada de 60.
    Para os jovens como eu, em idade claro, eusebio ate pode ser glorificado as vezes que quiserem que a mim nao me diz nada.
    Os meus "Eusebios", os grandes jogadores para mim, sao o Bicho, o Baia, o Paulinho Santos, o Madjer e o seu calcanhar, o Jardel dos grandes tempos, um Pedro Emanuel soberano e mais recentemente um Licha matador, um Lucho comandante
    e por ai fora...

    Esse senhor para mim nao passa de uma memoria que a mim nao me pertence.
    Ainda pra mais saber que é caceteiro ui que boa reputaçao eu lhe dou!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não me lembro dessa cena com o Rodolfo mas lembro-me de um Porto - Benfica em que o Eusébio em choque(?) de cabeça mandou o Rolando para fora do jogo, Rolando ficou com uma enorme cicatriz e a seguir perdemos 3-0.
    Note-se... Rolando era um fantástico defesa central,ganhou a taça de 68, dos poucos que ia à selecção - de vez em quando - e ao arrumá-lo a defesa tremeu e foi o que se viu.Para a imprensa, choque casual...
    Mas não era só o Eusébio - grande jogador, verdade, grande força e remate - o Coluna, capitão dos abutres era quem apitava os jogos.Levantava o braço, logo falta...
    Em Lisboa o Toni partiu uma perna ao nosso jogador Marco Aurélio, um bom brasileiro, não terá sido entrada para partir mas foi muito ríspida e deu no que deu...
    Enfim... muitos casos...

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos!

    Para ser franco não melembro desse lance Eusébio vs Rodolfo...
    O que ficou indelevelmente registado na minha memória foi um outro lance que teve como protagonistas o Eusébio e o Rolando.
    Não posso precisar o ano,mas lembro-me perfeitamente do jogo.
    Jogava o Béné no meio campo (o FCP tinha-o contratado ao Leixões)e a ponta de lança o Abel.Decorria a primeira parte,o Béné recebe a bola da defesa e acto imediato,mete-a em profundidade a aproveitar a velocidade do Abel,resultado, um a zero para o nosso clube.Entretanto o jogo continuava a ser muito disputado,com o Eusébio a tentar por todos os meios chegar à nossa grande área,só que não conseguia porque o Rolando,o tal que um dia o escocês Docherty disse que tinha radar nos pés,não lho permitia,passava o homem mas a bola ficava nos pés do Rolando!Até que num lance de bola pelo ar em que saltaram os dois (Eusébio e Rolando),o Eusébio acredito que propositadamente devido àgrande frustação que se estava a apoderar dele porque o Rolando estava a marcá-lo eficazmente sem fazer falta,lhe acertou na cabeça uma tremenda cabeçada aproveitando a dividida.Resultado o Rolando saíu em maca,ainda tentou regressar ao jogo com a cabeça enfaixada,mas foi obrigado a desistir,porque não aguentou jogar mais.
    Conclusão,depois do Rolando sair o Eusébio conseguiu finalmente marcar três golos,ficando o resultado em 1 a 3 a favor do benfica.
    Só assim o Eusébio e o benfica conseguiram ganhar.

    Um abraço

    Armando Monteiro

    ResponderEliminar
  5. Pois,

    Mas mesmo que, na altura, existissem os meios audio-visuais de agora, o resultado seria quase o mesmo. Silêncio absoluto sobre uma entrada maldosa, protejendo a "sua excelência"...

    Faz-me lembrar outra, protagonizada pelo Toni, partindo uma perna ao portista Marco Aurélio, mas "sem intenção", claro. O jogador da corja até saiu a chorar...

    Hj em dia não temos Eusébio, mas temos Katsoranis. O resultado é o mesmo...

    ResponderEliminar
  6. o Rodolfo (da foto aqui ao lado neste post) era um Jogador de muita fibra, um jogador à Porto, já não há mts assim...

    Parabéns à nossa equipa de hóquei q hj fez a dobradinha ganhando a taça de portugal.
    FCP-5-BRAGA-1

    ResponderEliminar
  7. Sobre o emplastro dos invejosos e da selecção lembro que em 2004, quando jogámos em Madrid, contra os "galácticos" do Real em que empatámos a uma bola após um penalty sore o Deco que nos levou até à conquista da champions que esse ano estava reservada para os "galácticos" que tinham adeptos em todos os antiportistas, incluindo o moçambicano Eusébio, que teve a lata de ver esse jogo (que o antiportismo imaginava ser uma goleada!)na casa do Real Madrid em Lisboa dizendo aos jornais (com uma azia do tamanho da torre dos clérigos)que em pequenino era do Real! a partir daí perdi o respeito por este emplastro!

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Muito obrigado ! Enganei-me !Efectivamente, foi Rolando quem foi agredido pelo Eusébio. O resultado foi 1-3 e a época foi 1971-72.

    O Rolando era louro ! às vezes via-o passar na Constituição.

    Mais, uma vez , obrigado a todos !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. Para o amigo act,devo recordar que,está mais que comprovado que a mulher do Eusébio era filiada na Frelimo.Sei de fonte segura(estive em Lourenço Marques)que essa tipa financiava a guerrilha da Frelimo com dinheiros do Eusébio e do benfas,e com o conhecimento das direcções do benfas e do própio Eusébio,logo,esse tipo deveria ser expulso de Portugal,pois nessa guerra,tivemos milhares de jovens Portugueses mortos e estropiados.Eusébio,é um mito "fabricado" pela imprensa nojenta do sul.Lembrem-se que,Victor Baía tem mais internacionalizações que Eusébio,e não foi mais longe porque o sargentolas fêz a vontade á comandita da Estremadura para o Victor Baía não ser mais convocado.Pergunto ao Escolari se Vitor Baía não cabia no minimo nos três guarda-redes da selecção?é evidente que esse porquinho lá do sul do Brasil vinha com instruções precisas para hostilizar o Victor Baía.Duvidam?

    ResponderEliminar
  10. Têm razão, Jorge Aragão e Dragão Atento, ainda tenho na memória o Rolando sair do campo pelo seu pé com a cabeça entrapada e ensanguentada...Ficou-me sempre essa imagem, essa e a do André anos mais tarde, sangrando da sua perna, recebendo tratamento na linha lateral e mesmo fracturando-a como se comprovou posteriormente, mantendo-se em campo largos minutos...

    Agora as notícias de hoje sobre a não ida a julgamento, do caso dos árbitros e da fruta são formidáveis, ainda mais pelo facto do Juiz achar que a "testemunha" deve ser indiciada pela prestação de falsas declarações. Isto arrasa toda a estrutura montada pela dona MitséTung...Vi há pouco um jornalista -estilo tirado da época da Implantação da República- andar por ali no TJornal a cirandar em busca de argumentos rebuscados do género: É preciso moralizar, etc...Pois se é preciso moralizar a Sociedade, porque não castigam exemplarmente a progenitora de toda esta encenação?...E porque não puxam as "Orelhas" à senhora Procuradora?...Eu que até não gosto do estilo do Jornalista, bigode à Dali e barba à Cú de Judas, tenho que o aturar e não posso fazer mais nada que mudar de canal, não posso pedir também à RTPN: -por favor mandem-no fazer (escanhoar) aquela barba!...

    ResponderEliminar
  11. Viva !

    Efectivamente, eu confundi não os jogadores mas os nomes. Talvez devido à minha profissão. Tenho tendência a confundir os nomes que começam com a mesma letra. Preciso de ver a cara. Ou seja, estou a ficar velho !

    Meirelesportuense,a referência à barba à cú de Judas remete para A L Antunes ? Fiquei curioso ! ?

    É que a sua escrita é uma obra prima. A sua explosão ( é um elogio ) lembra a escrita de Lobo Antunes e de Mário Claúdio.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar