13 junho, 2008

Uma vida preenchida de azul e branco

Ainda era muito nova quando fui levada pelo meu pai e avô materno ao Estádio do Restelo para ver um jogo entre o Belenenses e o FC Porto. Ainda não tinha qualquer noção do futebol, das equipas e muito menos das rivalidades clubisticas.

Lembro-me de ter entrado no estádio ao colo do meu avô e ver uma multidão de gente. O azul era predominante. Lembro-me de ter gostado de ver o jogo e sobretudo de me ter ficado na memória os jogadores que vestiam de azul e branco.

Posso dizê-lo que desde esse dia, passei a ser adepta do FC Porto. Cada vez que me perguntavam de que clube era, respondia sem hesitar: “Do Porto!”.

Ao longo dos tempos fui adquirindo um gosto maior pelo futebol e pelo Futebol Clube do Porto.

Era difícil para mim estar na escola e gozarem comigo por ser do FC Porto, uma vez que era tudo lagarto ou galinha. Chamavam-me bimba! Muitas vezes ia triste para casa, mas o meu pai sempre me incentivou a não ligar a comentários invejosos. Sempre foi assim até me tornar mais crescidinha e saber discutir futebol.

Nunca tive grandes apetrechos que me identificassem como adepta do FC Porto (cachecóis, bandeiras, camisolas, etc), mas no primeiro ano que fui morar para burgh Benfica, o meu pai prometeu comprar uma bandeira. Bandeira essa que foi adquirida após uma vitória do FC Porto sobre os lampiões em pleno estádio das lamparinas! Senti-me tão bem!!

De dia para dia o meu amor pelo FC Porto crescia e a garra fervorosa de uma adepta tripeira em Lisboa crescia a olhos vistos. E assim me tornei uma ENORME TRIPEIRA!

Hoje em dia dá-me um gozo especial andar de azul-e-branco pelas ruas de Lisboa. Já não me conseguem calar o amor ao meu FC Porto. Sem qualquer receio, mostro o orgulho que tenho no meu clube. Venham as insinuações, as provocações, as invejas, o que seja, mas eu não me calo e faço questão de mostrar o meu orgulho azul e branco.

Não é pelo facto de morar em Lisboa que faz de mim menos tripeira. Muito pelo contrário! Ainda mais tripeira me sinto! Além disso não sou lisboeta, não nasci cá! Nasci no norte e no norte está o meu orgulho!

Podem chamar-me bimba, podem chamar-me o que quiserem, porque a essas pessoas, só tenho a responder: "COM MUITO GOSTO!".

Saudações azuis e brancas,
Sodani

16 comentários:

  1. Sodani:

    Aprecio muito este Portismo de quem sofre por este Clube a largos km de distÂncia.

    Eu q sempre morei bem perto da Ciadade Invicta também tenho muito orgulho em ser deste mágico Clube. E pode ter a certeza q tb tenho muito orgulho pelo facto de escrever no mesmo espaço onde uma Portista residente em território inimigo tanto nos defende. Beijinhos.

    Hoje dormi mal...Estou com um stresss...

    À ATENÇÃO DO PESSOAL DO BLOG:

    Amanhã, Sábado, vamos estar no hóquei em Fânzeres para mais um PORTO-BENFICA que se inicia às 17h e dá na RTP2. Quem quiser juntar-se a nós é aparecer no pavilhão entre as 3 e meia e as quatro horas para não haver problemas com bilhetes que devem ser a 5 euros para sócio.
    Até amanhã e desde já aviso se vejo por lá algum lampião vou-me passar...

    ResponderEliminar
  2. Lucho,

    Com muita pena minha :( desta vez não vou poder estar em Fânzeres.
    Confesso-te que estou aqui com uma neura do caraças ;), mas tenho a certeza que a malta toda junta vai fazer a festa e vamos sair vitoriosos desse jogo.
    Por cá, não vou largar a TV, podes crer :D

    p.s. C'um carago, tu não te metas em "trabalhos" por causa dos lampiões rsrsrsrs ... não vale a pena! A vitória é nossa e mai'nada.

    ResponderEliminar
  3. Sodani de pequenino é que se torce o portismo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Dragões!

    Hermínio Loureiro presidente da liga dos clubes profissionais portugueses junta-se ao bando da escumalha oportunista "vermelha" para beneficiar o benfica e assim prejudicar o FC Porto!!!

    PS - Mais um que deixou cair a máscara...

    ResponderEliminar
  5. depois de uma noite mal dormida.. a ansiedade chegou em força!
    tamos quase a saber o nosso destino, so espero que as noticias desta vez sejam boas, por mais que presidentes da liga, da federaçao nos tentem derrubar!
    ta quase malta!

    ResponderEliminar
  6. Decisão está tomada, vai ser anunciada dentro de minutos :/ estou apreensivo...

    ResponderEliminar
  7. Yeaaaaah, decisão anulada??!! Sim ou sopas??

    ResponderEliminar
  8. POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO !!!!
    ESTAMOS LÀ !!!!!

    ResponderEliminar
  9. VAMOS A CHAMPS PESSOAL!
    FIM DO MUNDO!
    vou ser despedido mas estes filhos da puta hoje nao me seguram!
    desculpem a linguagem!
    SLBBBBBBBBBBBBBB FDP SLBBBBBBBBBBBBB

    ResponderEliminar
  10. O Comité de Apelo da UEFA anulou esta sexta-feira a decisão da Comissão Disciplinar do organismo de não admitir o F.C. Porto na Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar
  11. Bai buscá-la... bai buscá-la... bai buscá-la... bai buscáááááá-la... perem aí que eu vou ali dar 2 ou 3 buzinadelas pro vizinho ouvir bem, volto já

    ResponderEliminar
  12. Ui ui, não fui o único a buzinar aqui no bairro :D xiiii o advogado do slmerda está com cara de ressacado, e a dizer que a coisa ainda vai dar um volta... eles não aguentam tamanha decisão... vai ser só suicídios c******
    E ainda por cima hoje é feriado por aqui, aaaaah vai-me saber tão bem ir ao café!! :)

    ResponderEliminar
  13. Eh, eh, eh...
    Ainda não vo a TV mas gostava de ver as caras de caso e as orelhas fumegantes.
    Chamar a Interpol, Já...

    ResponderEliminar
  14. Sodani...
    Durante dois anos ( anos 80 ) vivi por motivos profissionais em Castelo de Vide.
    Logo me apercebi da nossa inferioridade numérica e do quanto custa ser Portista em terra adversa.
    Pés ao caminho, bandeira desfraldada na varanda da Rua principal, cada fim de semana nova vitória, era cachecol, posters e tudo... um " escândalo ".
    E com surpresa comecei a ver que os portistas escondidos começaram a ganhar voz, sobretudo no Café e nas tertulias que frequentava.
    E nunca, no Café Peninsular, se pediu tanto cimbalino como nessa altura nem se trocou os Bês pelos vês...
    Grandes tempos, que saudades.E muita luta, claro...

    ResponderEliminar
  15. Sodani:

    Nem mais, nem mais... se há coisa que respeito, e respeito mesmo de verdade, são todos aqueles Portistas que localizados em terras menos «acolhedoras», nunca, mas nunca escondem as suas origens clubisticas.

    Ser Portista no Porto ou no Norte, é fácil, muito fácil... mas sê-lo em terra de infiéis, é mais, muito mais.

    Para ti e todos os que comungam da tua paixão por essas bandas ou outras que tais, o meu especial e sentido agradecimento.

    Vocês, são tão dos «nossos», como nós próprios que estamos aqui mesmo ao lado.

    GaNdA aBrAçO pa todos vocês!

    ResponderEliminar
  16. A minha Solidariedade para a Sodani...Estive em Lisboa três anos e no sítio em que passava mais tempo, o mais aparentado que consegui com o FCPorto, era um amigo do Belenenses!...D

    ResponderEliminar