05 junho, 2008

Uma aldeia de irredutíveis gauleses...

Invariavelmente era assim que começavam as histórias de Uderzo & Goscinny, imortalizadoras da figura de Astérix e seus gauleses: "Toda a Gália foi ocupada pelos romanos. Toda? Não! Uma aldeia povoada de irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor".

Não será preciso puxar muito pela imaginação para ver evidentes semelhanças entre estes gauleses e o Porto, cidade e clube, na conjuntura actual. Seria demasiado fastidioso enumerar as constantes diatribes de um Poder Central, minando investimentos, cortando subsídios, desviando capitais, procurando amordaçar um Norte cada vez mais delapidado em todos os sectores...

Mas é no Porto clube, símbolo de uma região e de uma Invicta cidade, que mais se sente a verosimilhança entre os gauleses, cercados por todos os lados, e os guerreiros de azul e branco, acossados por um País de mesquinhos e medíocres. A correlação de forças é-nos infinitamente prejudicial, sofrendo provavelmente o maior ataque de sempre da história orgulhosa do clube. Mas nem assim desistimos. Nem assim nos vergamos. Nem assim damos tréguas aos ressabiados e incompetentes, aos delatores que procuram vencer na sombra o que não conseguiram dentro das quatro linhas.

O Porto, meritoriamente apurado para a Champions, vê-se arredado da milionária prova, numa atitude prepotente do orgão decisor, e desprezível por parte da escória portuguesa, participativa num acto claro de vingança. Não serei hipócrita. Defendi a decisão da SAD, de não recorrer da decisão da Liga. Fi-lo, por achar que esta era a melhor estratégia. Uma estratégia que passava pela possibilidade, ainda em aberto, de recorrer aos tribunais civis, por parte do seu presidente, algo vedado ao clube. Apoiei-a, por saber que o recurso, por parte do clube, seria uma mera perda de tempo. A Justiça desportiva portuguesa está inquinada. Provam-no os inúmeros pareceres de catedráticos de Direito, arrasando a presunção de um pomposo professor-assistente, alcandorado ao cargo de disciplinador da Liga. Por isso, nesta altura, mais do que bradar contra a tomada de decisão, por parte do clube, é finalmente chegada a hora de agir...

Algo que o clube, pela inércia demonstrada nos últimos tempos, tem demorado a fazer. Urge uma tomada de posição, musculada, por parte da estrutura directiva. A irredutível aldeia dos gauleses há muito que está a ser atacada, sem ripostar. Chegou a hora da reacção. Contundente. E, para começar, atacar a Liga e a Federação. Onde mais lhe dói. No bolso. Recurso atrás de recursos, até ao fim da linha. Alguém, no meio desta guerra sem quartel, há-de analisar conscientemente os factos, sem estar condicionado por alianças espúlias. A razão está do nosso lado. E que melhor escudo se pode desejar do que este, quando a verdade nos dá forças sobre-humanas para resistir, com estoicismo?

No entanto, seria bom que o clube tirasse uma ilação, disto tudo. Há muito que a tolerância, neste País dominado por atitudes pidescas, deixou de fazer sentido. A corja, que agora sorri ululante, como se o conseguido correspondesse a um troféu de caça, mostra sem qualquer despudor o seu ódio por nós. Como adepto do Dragão, não quero ver mais recepções pomposas, no nosso Estádio, com figuras proeminentes da Liga ou da Federação pavoneando-se nos corredores decorados de azul e branco. Essa gente é nossa inimiga. E merece ser tratada como tal.

Os estágios da Selecção lusa são sempre folclóricos. Devemos ser o único País na Europa que abre telejornais com directos dos treinos, onde meia dúzia de lugares-comuns são comentados, com programas de entretenimento zelosamente dedicados à equipa das quinas, numa euforia prematura e digna de um qualquer território terceiro-mundista. Apanhados no meio do turbilhão mediático, onde em cada esquina existe um microfone e um jornalista prestimoso, os jogadores sentem-se, também eles, capazes de debitarem o que lhes vai na alma. Desnudam-se perante um público ávido. Quaresma aproveitou os seus minutos de fama para, num português pouco perceptível, afirmar ao que ia. Não falou sobre a sua titularidade na Selecção do Acordo Ortográfico. Não. Nem mostrou “garras de ganhar”, embarcando naquele sonho algo utópico de erguer a taça da competição. Também não. Resolveu dissertar sobre o seu futuro. Dissertar será um eufemismo. Limitou-se a um sem número de tiques de vedeta e a proferir, para gáudio da assistência: “Está na hora de sair do FC Porto”.

“Já vais tarde”, retruquei eu, de imediato, algo que me pode provocar alguns dissabores, por parte dos puristas do jogo, defensores intransigentes do espectáculo. Já sei o que aí vem. Acusações de ingratidão, misturadas com argumentação pouco sustentada. Não nos iludamos. Quaresma é um profissional do FC Porto. Pago principescamente. Religiosa e atempadamente. É venerado por adeptos fiéis, seguidores do clube azul e branco, que o acarinham e lhe amparam as poses de “prima-donna”, os enfados, os malabarismos circenses, os egoísmos futebolísticos. E essa gente anónima, sofredora incontinente pelo emblema do Dragão, tudo suporta, num silêncio respeitoso.

Por mim, basta. Depois de Paulo Assunção, o termo mercenário ganhou outra dimensão. O Mustang não difere muito do silencioso médio brasileiro, que orquestrou na sombra a sua saída. Resgatado do exílio dourado na Catalunha, onde não passava de um jovem borbulhoso, suportado com condescendência por parte de adeptos pouco lestos a venerarem os truques de pacotilha, Quaresma renasceu no Porto. Cresceu em maturidade na Invicta. Venceu no Norte. E, numa altura destas, com o clube causticado de forma inclemente por todos os lados, a forma encontrada por Quaresma de “agradecimento” foi esta: “Está na hora de sair do Porto”.

40 milhões nos separam da libertação. E é bom que eles apareçam. Porque, caso contrário, por mim Quaresma passava a próxima temporada no banco. No melhor curso de humildade que existe. Vendo os outros jogar. Existem jogadores que, pela sua postura, personalidade, mística, tornam-se verdadeiros embaixadores do clube. Os seus nomes figurarão sempre na história da agremiação. Serão recordados eternamente pelos adeptos. Outros, ao invés, são meros cometas. Incandescentes no brilho, luminosos no reportório, fascinantes nas trivelas, mas rapidamente esquecidos. Porque lhes falta algo. GRATIDÃO e HUMILDADE. E isso não se compra com os milhões generosamente pagos. É inato. Ou se tem, ou não. E Quaresma, está mais que visto, não tem…

ps - Adquiri o hábito de nunca reagir a quente. É algo contraproducente, quando a razão se deixa tomar pela emoção. Mas sempre soube o que era. O que me move. O que me apaixona. O que me provoca emoções ímpares. Sou, cada vez mais, um fundamentalista. Do Porto. Sempre pelo Porto. Cada vez com mais orgulho. E deixei, faz uns anos, de ser naif. A ingenuidade perdeu-se, faz muito tempo. Como adepto sou rancoroso, quando nos atacam. E sei que, neste mundo do pontapé na bola, agora transformado numa arena belicista, o mero prazer de ver futebol sucumbiu, depois de tanta bílis despejada sobre nós. Seria bom que a memória colectiva perpetuasse este momento. Negro. Para ser relembrado no futuro. Para nunca mais ser esquecido. Porque, friso, nunca vou olvidar quem esteve por detrás disto. Acrescento, a título individual, mais um vilão, na já imensa galeria de mosntruosos nomes que nos atacam. Gilberto Madail, o denominado rei da Federação. Hoje, a camisola da Selecção foi para o lixo. O meu patriotismo sempre foi devotado às cores da minha bandeira. Azul e Branca. Sempre!

ps2 - Durante 10 dias estarei ausente. Umas merecidas e retemperadoras férias. Bem longe deste cantinho à beira-mar plantado. Numa praia de areia branca. Mas orgulhosamente trajando as vestes sagradas: a camisola de eleição vai comigo. Vestida. Como se fosse a minha segunda pele. Para que todos saibam que aqui mora um Dragão.

53 comentários:

  1. Aquilo que me assusta mais no meio desta parábola que o Paulo Pereira apresenta é o facto de na aldeia dos Gauleses, se destacar uma figura em que me habituei a notar alguma semelhança física com o Chaladix, estou a falar evidentemente do Astérix!...Por outro lado o Obélix parece-me bastante próximo do Adelino Caldeira!...Não sei, é se o Caldeira também gosta de javalis...E como dizem tão mal dos dois, estou como o Burro no meio da Ponte! -Mas avancemos, que o dia já abriu as suas portas e põe-me sereno, muito sereno, afinal a desgraça já passou...E eu que tenho passado por tantos momentos maus, sei exactamente o que vale acordar com o Sol a beijar-nos a casa...Serenidade amigos, muita serenidade e confiança no desfecho da batalha!
    -Olhemos esta luta como a teriam olhado os nossos ancestrais de Aljubarrota...
    -Temos que ser nós a escolher a táctica a desenvolver nesta luta...
    -Temos que ser nós a obriga-los a lutar no terreno que mais nos interesse!
    -Eles estão convencidos da sua superioridade numérica, nós vamos dar-lhes alguma lenha para se queimarem...

    ResponderEliminar
  2. Uma despedida para férias em beleza, que eu subscrevo por inteiro.
    Hoje a C.Social está cheia de " notáveis" portistas. É curioso, alguns desses "notáveis", nunca os vi em A.Gerais do clube, a ver o Hóquei, o Andebol ou Basquetebol, mas agora é vê-los falar e dar lições de portismo, como se fossem os melhores portistas do mundo e tivessem legitimidade para falarem em nome dos portistas todos. Eu por mim digo-o já:nenhum desses senhoras fala por mim!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Uma das melhores crónicas de sempre do nosso Paulo Pereira. E como eu, e muitos Portistas por certo, se identificam com tudo o q escreveste. Sempre associei essa aldeia de gauleses à nossa Cidade e ao nosso Vlube:) E tanta porrada levam aqueles Romanos!!

    O parágrafo do Quaresma é justificado pela sua ingratidão. Tens razão, daqui a uns anos todos falamos do Gomes, do Madjer, do Deco, do Vitor Baia, do Bruno Alves mas ninguem se vai lembrar destes jogadores q só jogam qd lhes apetece e q são verdadeiramente ingratos a quem tanto lhes deu.

    Um abraço e boas férias.

    ResponderEliminar
  4. Lucho:

    Esqueceste-te do nosso principe Luís Gonzalez, vulgo Lucho, e o nosso Gladiador Lisandro Lopes...

    P.S (1)- O jornal Marca dedica as paginas centrais com o tema "CURRUPCIÓN EN OPORTO". Falam de actos consumados e provados. Chegam a falar do caso calheiros.

    P.S (2)O que move o Atletico de Madrid contra o nosso clube? Os abutres da capital espamhola estão-se a preparar para assaltar a nossa casa. Lucho, Lisandro, Quaresma e Bruno Alves. Já se fala em saldos no Oporto.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho uma admiração imensa pelo Lucho, como todos sabem... Mas nestas situações falo de outros jogadores para não dizerem q só olho para o Argentino:)

    ResponderEliminar
  6. E o Licha, tb podia ter falado, do Meireles, do pedro emanuel, do jorge costa, do andré...

    ResponderEliminar
  7. Paulo, mais uma vez consegues expor em letras aquilo que me vai na alma... Acima de tudo temos de ser unidos e lutar contra esses que vão continuar tentar eliminarnos. Força FCP. e obrigado Paulo Pereira por me "ergueres" a alma.

    ResponderEliminar
  8. Estilhaço:

    Nestes px tempos é preciso jogar é de stick na mão! Como o Caio, o Ventura e o Emanuel:) Sempre a abrir a quem se meter à nossa frente!

    ResponderEliminar
  9. Depois admiram-se que grande parte dos adeptos do FCP, não gostem "desta" Selecção...
    Reacções como a de Scolari e de Madail ácerca da eventual não presença do FCP - EVENTUAL - na Liga dos Campeões a mim dão-me naúseas :(

    Excelente post, Paulo!
    Assino por baixo tudo o que escreveste.

    Pinto da Costa, esteve bem. Disse que vamos recorrer, mostrando-se seguro quanto ao resultado. Eu no lugar dele, teria apenas terminado, dizendo que os envolvidos nesta conspiração que iriam sofrer os resultados!

    ResponderEliminar
  10. Essa do Quaresma, de já vais tarde, agora é facil de dizer, nas sou da mesma opinião, ontem já era tarde, desde o jogo da liga dos Campeões, quando ele não tocou ao terminar o jogo, a bola para o seu companheiro que estava mesmo ao seu lado, desde não passar as bolas as colegas, em boa posição, recordo-me que quando estava no Clube o Vitor F. este Sr. tinha a mania de atirar ao golo de qualquer sitio do campo, como atl já a muito que tambem sou da mesma opimião "Já vais tarde.

    ResponderEliminar
  11. Essa do Quaresma, de já vais tarde, agora é facil de dizer, nas sou da mesma opinião, ontem já era tarde, desde o jogo da liga dos Campeões, quando ele não tocou ao terminar o jogo, a bola para o seu companheiro que estava mesmo ao seu lado, desde não passar as bolas as colegas, em boa posição, recordo-me que quando estava no Clube o Vitor F. este Sr. tinha a mania de atirar ao golo de qualquer sitio do campo, como atl já a muito que tambem sou da mesma opimião "Já vais tarde.

    ResponderEliminar
  12. Simplesmente fantástico este texto.
    Subscrevo por inteiro...

    F.C.Porto SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  13. Excelente texto, Paulo.
    Serviu, e de que maneira, para levantar a moral.
    Acho que o PdC não esteve tão acutilante como já nos habituou mas deixou no ar esperanças de que vamos ultrapassar mais esta dificuldade.
    E sou apologista de uma estratégia radical, aproveitando todos os recursos e instâncias possíveis, nem que isto chegue ao Tribunal Europeu (o que implicaria a suspensão de todas as equipas portuguesas nas provas da UEFA e da FIFA, incluindo a selecção, por recurso a tribunais civis; gostava de ver que é que se iria rir nessa altura).
    Quanto ao Quaresma, concordo em absoluto. Não gosto de jogadores que só jogam quando lhes apetece. Há muito coloquei esse senhor na lista dos vendáveis.
    Boas férias!

    ResponderEliminar
  14. consta-se por ai que amanha sai a sentença do CJ da fderaçao e que o GRANDE PRESIDENTE sera ilibado!
    ora... sendo verdade o que se diz, isto tem consequencias imediatas na uefa!
    saudaçoes a todos!

    ResponderEliminar
  15. Paulo, mais um excelente post.
    E é o que temos sido há muito, irredutíveis nortenhos contra o poder tentacular do nacional- centralismo. Somos o ultimo alvo a abater mas não iremos dar tréguas e vamos ser duros de roer.
    Quanto ao que se vai passar, não falo, não adianta especular.Aguardemos.
    Mas mais unidos que nunca, com absoluta confiança no Presidente.
    Temos uma época para preparar ( seja qual for o resultado há que construir sempre uma equipa vencedora ) e uma campeonato para ganhar de novo, rumo ao Tetra contra ventos e marés.

    ResponderEliminar
  16. Ah, Paulo, Boas Férias, eu também quando saio levo sempre a Camisola e exibo-a com orgulho. Força Dragão.
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. E espero, sinceramente, regressar das férias com um sorriso de orelha a orelha...

    Seria bom sinal. Seria sinal de k tinha sido feita Justiça. Que a Champions teria a nossa presença. E k Madail estaria de saída da Selecção, após o descalabro do Euro [sim, eu sei k sou mauzinho].

    Mas nem assim a luta parará. O clube tem, é bom k não nos iludamos, o nome arrastado na lama. O que passa, para a imprensa estrangeira, é o k as forças do bloqueio querem. Ou seja, um chorrilho de disparates. E é pena. Porque isso não se apaga de forma leve. Foram décadas a construir um nome imaculado. Décadas. Para agora meia dúzia de canalhas o tentar arrastar na lama...

    Por isso, o Departamento Jurídico do Porto terá muito trabalho. Processo após processo, é altura de começar a revidar. Mantê-los debaixo de fogo. Para ver se eles, definitivamente, aprendem...

    Seria bom que o afirmado pelo Mil893 fosse realmente verdade. Se o recurso de PC obtiver sucesso estará aí o ponto de viragem neste lamaçal onde nos querem meter...

    E os sorrisos começarão de imediato a extinguirem-se!

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. O A.C.MILAN TAMBÉM FOI CONDENADO, RECORREU E NO MESMO ANO FOI CAMPEÃO EUROPEU E COM UM TAL DE "MAESTRO" POR LÁ. QUANTO AO "ORELHAS" AO BOTELHO, À PINHÃO (KE HORROR DE MULHER), AOS LEAIS (AGORA SÃO DOIS) À ALTERNADEIRA, À MORGADO, DESEJO-LHES UMA SAÚDE DE FERRO PARA PODEREM ASSISTIR ÀS NOSSAS CONKISTAS PRÓXIMAS..

    ResponderEliminar
  20. Porque será ?

    Que o flaminco do Ricardo Costa e o energúmeno do Hermínio Loureiro, foram chamados à PGR.

    O que irá acontecer ?

    Será que já está a faltar-lhes chão?

    ResponderEliminar
  21. Eu como não acredito em coincidências, soa-me a que o PGR quer saber de viva voz algumas novidades...E se calhar transmitir novas instruções aos capangas da Liga...Está bom de ver. Novos desafios novas estratégias...A mim não enganam eles!

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. Boas férias PP!! areia branca?? longe de Portugal?? Vais para o algarve?? :D o quaresma mete-me nojo, e qualquer um que se aproveite agora desta situação delicada. o Presidente teve uma entrevista morna, mas importante para dar o sinal de que estamos aqui para o que há-de vir, e não é que o pasquim de retrete veio logo dizer que ele não pode falar, até tremem cada vez que abrimos a boca, vão ficar todos com as calças na mão?! :D quero-me rir

    ResponderEliminar
  25. Paulo entao boas ferias! :) Deixaste.nos com mais uma bela reflexao!
    Eu nao sou daquele tipo de pessoal que quando as coisas andam bem são todos os maiores, quando correm mal toca de arranjar bode expiatorio.
    O que muita gente reclama agora da SAD nao ter recorrido no seu processo (recorre conjuntamente com o presidente) iriam reclamar na mesma se tivessemos recorrido porque é sempre assim!

    Se recorresemos o argumento seria "Ah e tal agora vamos começar com 6 negativos, deviamos ter ficado quietos"
    Como não recorremos, "Ah e tal deviamos recorrer que assim tamos a assumir a culpa"

    Para mim, o que estiver feito tem de ser analisado como deve de ser, e o que é facto é que todos conhecemos a "justiça" tuga e isto ia demorar tempos e tempos. E veriamos o proximo campeonato a começar connosco numa desvantagem absurda!
    Por isso eu acabo por concordar com a decisao, e tenho a certeza que eles tambem ja esperavam alguma coisa deste genero na champs, so que tal como eu ninguem esperava esta decisao, ja que tem de haver tratamento igual para todos.

    Eu confio agora nos recursos e que tudo vai correr bem. Agora sim vao ser apresentados os verdadeiros argumentos, aqueles que valem a pena! Por isso, nós havemos de sair por cima! Esta luta vai ser ganha por nós e o amigo orelhas bem pode deixar o champomy pa outra ocasiao, talvez uma taça da amizade ou um torneio do guadiana!

    Enfim, é so a minha modesta opiniao que vale o que vale mas que ao contrario do que muitos ja disseram não é ingenua coisissima nenhuma. eu nao compactuo com gente que só é portista e apoia quando tudo esta bem. Que diz que agora ate vai deixar de pagar quotas porque nao quer ajudar o Porto. Eu nao sou assim.

    O pessoal precisa é de união, não de mandar o clube às urtigas. Porque se la estivessem secalhar faziam ainda pior. Não é assim.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ps. Lucho e "seguidores" como eu, no livro do mais futebol a sair para a semana, Lucho foi eleito melhor jogador 2007/2008 pelos treinadores :) Eu vou comprar so para ler e reler essa pagina! E ao contrario do ano passao em que foi simulao o eleito, tenho a certeza que se perguntarem ao Lucho quem foi para ele o melhor da liga, ele nao vai responder "para ser sincero fui eu" como o ano passado o simulao ranhosa respondeu. E depois os argentinos é que sao pouco humildes.

    ResponderEliminar
  26. SERENIDADE E CONFIANÇA

    Passado 24horas de termos ficado a saber da previsível decisão da UEFA, e depois de já o ter feito em distintos blogues desta praça, vou deixar aqui a minha opinião e os meus desejos para o futuro

    É claro que logo que saiu a decisão da UEFA transmiti uma opinião, quiça a quente, em "Portistas de Bancada": digo-vos desde já, que apesar de a reafirmar quase na totalidade, agora mais a frio, digo vos algo de diferente.

    Ontem foi com expectativa que assisti à entrevista de Pinto da Costa. Já ouvi milhares de comentários, de todo o tipo e feitío sobre a mesma, mas em minha opinião ele esteve bem. Pareceu me bastante sereno e confiante. No início estava quase "0" em confiança, mas no fim, senti a moral a levantar. A questão aqui é muitos abutres que aí andam coitados, nem leram pareceres jurídicos de alta credibilidade, não leram os acordãos do Conselho de Disciplina presidido pelo "assistente", não conhecem as leis, os procedimentos...enfim, não sabem de nada e depois vêm opiniar sobre os titulos que lêem no Rascord, na Bolha e no Correio da Dita. Para esses, muito sinceramente e sem ofensa, não há paciência

    Em minha opinião, o grande trunfo do FCPorto será vencer o recurso no Conselho de Justiça da Federação ( constituido por juizes e nao por "mestres de direito"). Se isso acontecer, a decisão anteriormente tomada e enviada para a UEFA será considerada nula, pois a decisão tomada por esse orgão foi somente deliberada com base no documento enviado, por intermedio do "assistente". Ao que parece, por boas fontes, temos grande hipoteses de sucesso. Assim sendo vamos aguardar com serenidade

    Confesso que me daria um gozo inegualável, que tudo se resolvesse a nosso favor. Como se seria bonito ver os meninos, que ontem andaram a lançar foguetes, a apanharem as respectivas canas

    Como disse anteriormente, depois de tudo resolvido, para o bem e para o mal, sou a favor de uma Assembleia Geral extraordinária, porque sem sombra de duvidas, já nada será com dantes. Sempre fui a favor do recurso imediato em nome da SAD e não somente em nome do nosso presidente, por isso estou à vontade para falar. Talvez, com alguma artimanha, este erro crasso, posso ser remendado, mas uma estrutura tão profissional como a nossa, não o poderia ter cometido

    Até última decisão, apelo a que todos estejemos unidos, porque sempre foi nas alturas de crise, e nas alturas difíceis, que demostrámos a nossa força. Eles fizeram de tudo para nos atingir, CHEGOU A HORA DE JOGAR TUDO, TODOS OS TRUNFOS...TUDO MESMO. No fim cá estaremos para o juízo final

    Pinto da Costa disse "o FCPorto estará na Liga dos Campeões" e eu digo: EU AINDA ACREDITO (já acreditei menos, bem menos, confesso)

    in http://pedrocoimbramc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  27. Quanto ao assunto Quaresma, EU ANDO AQUI À QUINHENTOS ANOS A DIZER E A LICITAR A "ESTRELA" E SOU SEMPRE TRATADA COMO "INGRATA" AFINAL, SEMPRE TIVE RAZAO.
    E beijar o emblema e dizer amo o porto não vale nada vindo daquela boca. Nunca valeu nem nunca vai valer. Ele disse aquilo porque sabe do interesse do inter. Cheira.lhe a dinheiro. E quando ele beijar o simbolo da camisola do inter eu meto a imagem ao lado do beijo no nosso emblema e envio às fãs do quaresma e ao MST pa lhes esbarrar na cara o "menino querido".
    Ele que va. E se nao precisassemos de dinheiro, sugeria que ele fosse vendido por 40 centimos.

    ResponderEliminar
  28. Pedro, mas tu achas por acaso que neste pais, o recurso da federação vai ser decidido em nosso favor? ACHAS MESMO???????

    Nao confio na justiça portuguesa. Nem com mestres de direito, nem com juizes. Sao todos uns caes. Entao se o juiz for benfas, tamos tao lixados como antes...

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  30. Ta_8:

    O Lucho já disse q o prémio q ganhou não é seu mas do FC Porto por ser um clube q dá todas as condições aos jogadores para brilharem.

    Ao "El Comandante" o desejo q descanse bem nestas férias (será q vai encontrar o pp na praia...) e q volte para nos levar ao tetra.

    ResponderEliminar
  31. Grande PAULO PEREIRA , este post está 5 estrelas amigo.Um bem haja a todos.

    ResponderEliminar
  32. É a primeira vez que comento um texto aqui,este está espectacular, pois ele exprime tudo aquilo que penso. Parabéns, nem o MST escreveria melhor.

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  34. Subscrevo por inteiro as plavras e toda e kaulker letra aki expressa pelo meu amigo e compoanheiro de Blog "mundoazulebranco.blogspot.com", em particular e nomeadamente as ultimas linhas em nota de rodape...Seleçao cada vez me vejo apoiar menos, pork os senhores da FPF quando se trata de equidade para com as Cores Azuis sao os 1ºs a tomar partido...por isso....a minha nação é azul..as minhas cores sao so umas o azul e branco..ehehe...e prognosticos so no fim...mas que se medeixarem lutarei a par dos gauleses para enobrecer cada vez e sempre mais a causa que nos move...

    ResponderEliminar
  35. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  36. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  37. ao contrario dos gauleses os portuenses têm um complexo de inferioridade q é obra.
    e ainda acham q nao deviam ser punidos por terem um clube cheio de falcatruas.
    ou acham mesmo q o bimbo da costa nao viciou resultados?????
    nao vêm os jogos???
    nao vem a dualidade de criterios nos ultimos longos anos????
    so se forem muito tapadinhos.
    tenham vergonha na cara.
    e engulam os sapos, ja q a julgar pelo sotaque ja devem ter engolido muitos

    ResponderEliminar
  38. Paulo Pereira,

    Deixei propositadamente que as horas se passassem para que cada um, à sua maneira, pudesse elogiar mais uma das tuas obras literárias.

    Depois de tanto e já tudo ter sido dito... resta-me agradecer ter-te aqui entre nós, neste espaço que tb é teu... e seres um dos nossos!

    Bom descanso... cuidado com as «frinchadelas» assim que a modos nessas areias brancas... e quando regressares, venhas então de lá com a moral bem recarregada para mais uma época de luta e trabalho árduo em prol do nosso FC Porto!

    aKeLe aBrAçO,

    ps - camisola da selecção? qual selecção? a de PORTOgal? ahhh, bem me parecia... preocupa-te é em dar bom uso ao nr. 8 do El Comandante, essa sim, uma camisola honrada e orgulhosa dos bravos guerreiros que a vestem... o resto, 13º arquivo e mai'nada.

    ResponderEliminar
  39. antonio:

    Sotaque tens tu, labrego alfacinha, filho de uma trabalhadora do parque de monsanto.
    Nós temos a nossa pronuncia. Temos muito orgulho na nossa pronuncia. É uma identidade de nosso povo. Não somos nós que dizemos: "ah coisa e tal, gosto muito das pessoas de lisboa."
    Falas e escreves em Português por causa deste povo que vos ajudou a livrarem-se dos mouros...

    Somos Patrimonio da Humanidade!

    ResponderEliminar
  40. As nossas boas vindas aos novissimos na zona:

    Oporto
    Duarte
    Armindo
    Postigo
    Lino Oliveira
    Bilio Legionário
    Caçador
    João

    Voltem sempre... e deixem o vosso comentário.

    ResponderEliminar
  41. Paulo :

    Goza , em pleno , essas férias azuis em areias brancas !

    Um abraço

    ResponderEliminar
  42. Se queres dançar e não tens par, chama o antónio! Chama o António!

    Estás a ouvir Toni? Vai po bailinho do Recreativo da luz ou de alvalade que o pessoal aqui só canta música decente!

    Tipo, tomara tu ou qualquer mouro ter um sotaque lindo como este PERCEBES? Eu moro aqui à 9 meses e bolas, ainda ando a treinar e não vejo a hora de falar como deve de ser!

    Olha, vai mas é sonhar com outro campeonato da apaf como o de 2004/2005!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  43. Li isto em algum lado, terá fundamento????
    denunciar o Rui Costa à UEFA, pois incorreu numa irregularidade gravissima que foi a de publicitar um site de apostas, com a conivencia da Federação portuguesa de Futebol. A UEFA só pode actuar se a FPF denunciar, mas agora aí esta a oportunidade de retaliar.Com vários jogos em que jogou Rui Costa de forma que podia viciar os resultados, o SLB perde tantos pontos que até desce de divisão.

    Força portistas e nortenhos, a guerra ainda agora começou.

    ResponderEliminar
  44. acabei de ler num outro blog portista o seguinte: ("Pedro Coimbra Marques de Carvalho disse...
    amanha parece que vamos ter novidades...")
    peço desculpa ao autor da afirmaçao, nao o conhecendo usei as palavras dele, se n permitir peço que retirem o meu post, mas voltando ao assunto...
    serao as noticias que tanto esperamos?
    aguardemos...

    ResponderEliminar
  45. Mil893:

    Ouvi um passarinho cantar que "não será amanhã, pelo menos, para os nossos lados, já que os axadrezados têm primazia... para as nossas bandas, maybe 2ª feira".
    Verdade? Mentira? aguardemos...

    Duarte:

    Essa história já tem barbas por cá, mas fossem outras côres na berlinda da questão, e ai não que não era mais uma pa enganar o zé povinho. Como não é o caso, tá tudo bem na paz do senhor.
    Olha, sabes que te digo?
    Eu quero é que dentro do campo os verguemos perante a nossa superioridade... é que ali, não há mas, nem meio mas... são envergonhados a toda a hora, em qualquer local e seja na modalidade que for.
    Mas os pobres de espirito de tão mentecaptos que são, dali não se pode esperar mais do que a inveja, o ressabiamento e a mediocridade.

    ResponderEliminar
  46. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  47. Só resta mesmo dizer:

    BIBÓ PORTO, CARAGO!!!

    Nada nem ninguém mete medo!

    Benfica na Champions? Só na Playstation... ;)

    ResponderEliminar
  48. o orelhas deu uma entrevista ao site do slmerda (coisa estranha...) ja aflito com um possivel volte-face neste caso e o CJ da Federaçao ilebe o Porto.
    Até ja pediu a demissão do f-d-p do Madaíl... E depois vem com a demagogia propria do clubezeco merdoso que lidera...
    Vi a noticia no «Publico».

    Cheira que a montanha vai parir um rato...
    (nem de prepósito, ainda ontem o nosso presidente falava neste animal...)

    vão mesmo engolir sapos vivos...

    ResponderEliminar
  49. Viva !

    Paulo Pereira, antes de comentar o teu artigo, desculpa se escrevo o que segue, neste teu espaço.

    Na realidade, como não sei como começar, compreendo melhor a Janela de Tomar e o Nascimento do Barroco granitico !

    Vai ser um vai e vem .

    Quem é marinheiro e nasceu no Porto que acompanhe a minha leitura.

    Obrigado Blue Boy pelo link.

    Obrigado também ao Estilhaço e ao Dragãonettv pelas suas disponabilidades e ajuda. Mas sou um pouco nabo. Isso não é segredo.

    Quanto à entrevista :

    Pinto da Costa, embora cansado, pareceu-me fora de serie. Não sei quem teremos como presidente no futuro. É que vamos ficando velhotes ( falo por mim ). Pelo manejo da língua, pela clareza das exposições que apresentou foi um grande senhor.

    Durante a entrevista houve algo que me questionou : O jornalista diz "no direito há uma pessoa que pode dizer uma coisa e uma outra pessoa outra ".

    Não faço a mínima ideia de quantos anos de estudo são precisos, em Portugal, para se ser jornalista.

    Quem, focando o direito, fala de subjectividade é porque não compreende que uma vírgula é tão ou mais importante que uma equação do primeiro grau .

    Vou regressar à Janela de Tomar e ao Barroco.

    Para mim, durante a entrevista, o que ressaltou foi que há fazer pagar o prejuizo moral.

    Pinto da Costa, estou de acordo, tem razão. Há que fazer pagar o prejuizo Moral. Não só pelo Porto, mas também pelo futebol e Portugal.

    Há que responsabilizar quem não respeita o direito num estado de direito.

    O l'Equipe, edição papel, não é bem simpático quanto ao Porto. Mas também não o é quanto ao futebol português.

    O presidente do nosso clube tem razão : Há que fazer pagar o prejuízo moral.

    Defender o Porto é defender o futebol.

    Quem não compreende é biruta !

    No meu trabalho, nada de novo.

    Parece que a acusação contra o Porto ainda dá maior prestígio.

    Disseram-me : Se fossem oriundos duma liga rica, a cantiga era outra. Mas é malta do Marseille e do Sainté. Obrigado, pois !

    Já muito mais importante.

    Foi um colega ( que detesta futebol / com ele só falo filosofia ) que me fez observar :

    O Le monde on line dá a informação ( não sei se ainda está lá) quer na secção internacional quer na secção desportiva que o Porto estaria afastado das competições europeias.

    É raro que a secção internacional fale de desporto. Ainda mais raro que hajam links : para o artigo do 6+5 ( mas agora só para assinantes ) .

    Aliás o artigo parece conhecer pouco o campeonato português. Parece que é o link que interessa.

    Isto é , estou cada vez mais convencido que a lei do 6+5 , veja-se do 8+3 vai poder ir pra frente, durante a presidência francesa .

    Talvez me engane. Mas é estranho um assunto desportivo apareça numa secção internacional que reenvia para a lei do 6+5.

    Voltando à Janela donde nasceu o Barroco.

    Paulo Pereira : Eu sou fã de Bd . Aqui tenho centenas. Nunca gostei do Asterix ( não é lugar para desenvolver tese ). Mas hoje tu fizeste que gostasse do Asterix.

    Paulo Pereira : O teu texto está excelente !

    A única coisa que não concordo :

    Creio que o acordo ortográfico vai muito além da seleção e da selecção ( eu adoro a lei do menor esforço , e tu ? )

    Paulo Pereira : Gosto bem de ler os teus textos . E se um dia queres conversar BD eu é com prazer .

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  50. o orelhinhas falou aos cães, ou deveria dizer ratos?

    "Trabalhamos para ter bons jogadores, uma boa equipa, que possibilite vitórias." Esta é sem duvida a melhor anedota de todos os tempos. Entao agora o importante ja nao é ter amigos na liga??

    Eles tao mais preocupados que nós my friends! Ai como me da gozo. Para quem ontem nao comentava hj algo se deu para ele vir arrotar postas de pescada... Algo nao esta a correr como ele previu ah nao nao...

    Ja tinha saudades de me rir com uma palhaçada do orelhas... Isto sem os nabos da pucara dele nao é mesmo a mesma coisa!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  51. Destaque de Capa no JN de hoje (6.jun.2008) a letras garrafais:

    "CEM CLUBES EUROPEUS FAZEM LÓBI EM DEFESA DO FC PORTO"

    Eissshhhh! afinal andamos a corromper por essa europa toda fora!! ;-)

    Abraço à TRIcampeão!

    ResponderEliminar
  52. O link da noticia anterior:
    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=954987

    Aí está uma boa notícia antes de ir pra cama. Está noite é de sonhos felizes!!!! :-)

    ResponderEliminar