09 junho, 2008

Sr. Platini: Tenha vergonha!

Fiquei verdadeiramente abismado ao ouvir as declarações do Sr. Platini ao comentar os castigos da UEFA que impedem a participação de três clubes, nomeadamente, FC Porto, Steaua de Bucareste e CSKA Sofia. Segundo este Sr., os castigos impostos pelo organismo constituem uma “uma mensagem muito forte contra a batota.” “Se tivermos casos em que os visados são reconhecidos como batoteiros pelas suas federações, é igual serem ricos ou pobres, do norte ou do sul", disse ainda o francês que preside ao organismo que tutela o futebol europeu. Finalmente, e para meu espanto o Sr. Michel sai-se com esta: “a decisão em admitir o AC Milan na Liga dos campeões, após o calciocaos, não teve o meu aval.”.

Bem, penso que estas declarações revelam bem os dois pesos e duas medidas com que a UEFA recorrentemente trata os casos de indisciplina que chegam às suas mãos. Não precisarei de ir muito longe: Milan e Juventus, do poderoso Calcio, foram punidos por corrupção, nomeadamente tentativa de falsear resultados, aliciamento de jogadores e, provavelmente, idas em excesso à missa! Qual a reacção da UEFA? O Milan participou na última edição da Champions, a Juventus só não participou na última porque foi parar à 2ª divisão italiana, no entanto vai participar na próxima edição da Champions, a mesma em que a UEFA decidiu afastar o FC Porto por tentativa de corrupção. É fantástico, para a UEFA é mais grave “tentar corromper” do que “corromper mesmo”. Enfim, uma das muitas particularidades de todo este processo de afastamento do clube português da Liga dos Campeões.

Também não deixa de ser curioso constatar o seguinte: os punidos foram o Steaua de Bucareste da Roménia, o CSKA Sofia da Bulgária e FC Porto de Portugal… os ilibados foram Milan e Juventus de Itália! Mais uma vez, parece-me claro que a UEFA tem decisões baseadas em razões políticas e não em razões desportivas e justas. Só assim se compreende que a vergonha que se passou em Itália, com provas bem evidentes ao contrário de Portugal (em que o processo é baseado nas declarações de uma dita senhora), não tenha sido punida pela UEFA, o mesmo não acontecendo relativamente ao processo que envolveu o nosso clube!

Além disso, deixo a seguinte questão: O Sr. Michel Paltini tem boca de abrir quanto a moralidade e verdade desportiva? É que este idiota jogou na Juventus, um clube que nunca esteve envolvido em escândalos de corrupção (nem doping!) e que nunca venceu 1 Taça das Taças recorrendo aos serviços dos homens de preto (lembram-se da final da Taça das Taças de 1984!?) … Agora, arma-se em rei da moralidade e transparência, quando o que na realidade se passa é uma vergonhosa dualidade de critérios na avaliação de casos bem distintos do ponto de vista jurídico e até desportivo!

Por fim, do meu ponto de vista a UEFA arrisca-se a, se mantiver esta decisão de excluir o FC Porto, cair numa situação ridícula e insustentável. E porquê? Porque o processo Apito Final deriva de um outro, o “Dourado” que ainda decorre nos tribunais civis. Se com o “Apito Dourado” não se conseguir provar nada, a não ser uma mão cheia de acusações baseadas em raivas e ciúmes pessoais e clubísticos, como é que as decisões do “Apito Final" se podem sustentar?! Como vai a UEFA ressarcir o FC Porto dos danos causados por uma possível não participação na Champions?!

ps - Os últimos desenvolvimentos de toda esta “salada de frutas” em que se transformaram estes “Apitos” trouxeram à baila notícias de que o Benfica estaria envolvido em situações de corrupção na época 2004 -2005. Reuniões secretas entre Veiga e Vieira com dirigentes de arbitragem, reuniões entre Veiga e árbitros, bem como assistentes, jogos realizados no Algarve, e um sem número de aldrabices a favor dos encarnados! Meus amigos, isto não é novidade para ninguém porque em 2005 a vergonha foi descarada, os últimos 20 golos do Benfica devem ter sido marcados através de livre e penalties, toda a roubalheira que rodeou os jogos do Benfica, enfim… e tudo isto aconteceu porque o Benfica não podia ficar 20 anos sem ganhar nada, na medida em que a produtividade do país exigia um Benfica campeão…

15 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=DupskyOmNtA&eurl

    ResponderEliminar
  2. Tudo o que o RCBC aqui disse eu apoio, como é bem perceptível no que já escrevi em Post's anteriores...Se Platini não teve nada a ver com a permissão dada ao Milão pera competir o ano passado -e eu duvido- terá e muito a ver com que foi dada à Juventus este ano...Aquilo que o Regulamento diz é qualquer coisa como: "aquele que esteja eu tenha estado envolvido...", isso pressupõe que os "crimes" passados têm que ser punidos e não é o que o Platini -e demais gentalha- pretende fazer no que concerne às equipas Italianas... No Tempo Extra de ontem o Rui Brilhantina calou-se sobre isso -ele dá uma no cravo e outra na ferradura- e o mediador da SIC também...Ou são Burros ou são Mentirosos...
    Cheguei à conclusão que esta mudança do Ruizinho.Brilhantina tem açgo a ver com a tentativa de agressão de que foi vítima no Parque de Estacionamento -que coincidência- da SIC.
    Para mim, ele ficou convencido que os agressores eram do Benfica!
    Voltando ao Platini e aos restantes membros do Comité Executivo da UEFA e afins, só acredito que eles manterão esta posição sobre o FCPorto se o nosso Clube permitir...Aqui não deve haver hesitação, vamos até onde for necessário!

    Relativamente aos insultos de que tenho sido vítima nos últimos dias, aqui e noutros locais, apenas me fazem sentir triste, porque acho que que se esses ""senhores"" estivessem frente frente comigo não se atreveriam a tal...Se estivessem à minha frente arriscavam-se a ir embora sem olhos...LOL
    Para eles, o meu último acto de Cultura:
    "P.Q.O.P.V.P.P.Q.P.S.F.D.P.D.C.S.P.S.C.D.C.F.T.S.F.D.P.D.C.......

    ResponderEliminar
  3. "Costa cheia de tubarões
    A costa portuguesa tem mais de trinta espécies diferentes de tubarões, entre elas o famoso tubarão-branco que costuma passear-se nas águas do mediterrâneo junto ao Algarve."

    Não é aqui mencionado o Tubarão Vermelho por razões óbvias...

    ResponderEliminar
  4. Ver o Sr.Platini, que foi durante vários anos jogador do clube de Turim, falar de batota, é a suprema das ironias.
    Nós portistas, que vimos o nosso clube perder em 1984 a final da Taça das Taças de Basileia, para Juventos de Platini, sabemos muito bem o significado da palavra batota.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. 08.06.2008, José Manuel Meirim
    1. Hoje não há como fugir ao "Caso FC Porto/UEFA". A semana foi informativamente arrasadora e os juristas jogaram futebol como nunca. Ultrapassou-se, de longe, o "Caso Mateus" do Verão passado. Todos exprimiram opinião. Certa, errada, reflectida ou menos pensada. Eu também participei: fiz passes acertados e, noutros casos, transviados. Contudo, independentemente da valia destes "novos jogadores", certo é que ficou bem patente a importância do direito no desporto, nasçam as normas no Estado ou provenham das federações desportivas nacionais ou internacionais. Tombam assim por terra as teses de que o melhor é "deixar o desporto com o seu direito", pois o estadual só acarreta problemas e paralisias para "o normal desenvolvimento das competições desportivas".
    2. Não há espaço para irmos mais longe. Temos duas partidas de xadrez jogadas em simultâneo. Um tabuleiro encontra-se no Conselho de Justiça da FPF (CJ), em Lisboa; o outro, no Comité de Apelação da UEFA (CA), em Nyon. Separadas no espaço, estão, no entanto, intimamente ligadas e existe um cronómetro para as jogadas, de cá e de lá. Na semana que entra, o CJ confirmará ou anulará a decisão da Comissão Disciplinar da Liga relativamente ao recurso do presidente do FCP. Diz-se que até ao dia 12 ou 13. Amanhã, o clube/SAD apresenta o seu recurso junto da UEFA. Diz-se que haverá decisão do CA a 18. Ou seja, parece provável que, no momento em que o CA vá conhecer do recurso do FC Porto, tenha pleno conhecimento dos lances realizados em Lisboa.
    3. Se o CJ confirmar a infracção do presidente, não temos muitas dúvidas a respeito da decisão do CA da UEFA: confirmará, também, a decisão do órgão disciplinar da UEFA. Passaremos a jogar em Lausana, no Tribunal Arbitral do Desporto. Se, ao invés, o CJ anular a decisão sancionatória, temos imediatas repercussões nos dois tabuleiros. No interno, saber em que termos tal anulação aproveita o clube (imediatamente? mediante um recurso de revisão?) é matéria a reclamar mais estudo e espaço.
    No tabuleiro de Nyon, pelo contrário, tal decisão do CJ só pode conduzir a que o CA anule a decisão da primeira instância da UEFA. É que, entre os dois ilícitos - o do presidente e o do clube -, existe um elo umbilical, na medida em que o clube só comete a infracção disciplinar por via da sua responsabilização pelos actos do presidente. Não existindo esta, não existe a do clube. E assim também funcionam as normas disciplinares da UEFA. Decidir de outra forma seria decidir contra o Direito.
    4. Como estou ainda fatigado da "partida" da semana passada e não jogo em nenhum dos tabuleiros, seja-me permitido, sem querer beliscar os intervenientes e interessados nas decisões desta "simultânea", avançar com um prognóstico que não tem nada de jurídico: o CJ vai anular as decisões sancionatórias atinentes ao presidente do FC Porto e o CA vai deliberar no sentido desse clube participar na Liga dos Campeões. Contrariamente à regra do futebol, os prognósticos não se fazem no final dos jogos, mesmo que sejam simultâneos.


    in "o Publico"

    ResponderEliminar
  6. Este Sr.Platini,saíu melhor do que a encomenda!
    Agora virou paladino da isenção!!
    Quém não o conhecer que o compre.

    Continuo a dizer(a achar que),o FC Porto na qualidade de melhor clube português,tem de bater-se nos orgãos competentes(por fazer eleger)por ter um representante seu na UEFA.Com o historial que tem,acho que é mais que justa esta pretensão.

    ResponderEliminar
  7. afinal a decisao do CJ da federaçao sai quando?
    e que no record ja vem a dizer que nao e esta semana!
    n era pa sair dia 11?
    cada vez percebo menos...

    ResponderEliminar
  8. afinal a decisao do CJ da federaçao sai quando?
    e que no record ja vem a dizer que nao e esta semana!
    n era pa sair dia 11?
    cada vez percebo menos...

    ResponderEliminar
  9. Meireles, o Brilhantina também mostrou preocupação em relação ao que ele tomou por excesso de confiança de Pinto da Costa ao admitir que contava ser ilibado...
    Então uma pessoa que ache estar inocente não o deve dizer com veemência??? Este rui é mesmo um troca-tintas.
    Platini devia estar calado até tudo ser esclarecido mas o que não temos é o poder económico itálico.

    ResponderEliminar
  10. Este platini tinha o talento nos pés mas na cabeça tem serradura. E se há um orelhas merdoso nacional, este é o correspondente internacional do vieirinha de certeza.

    E agora a CJ ja nao vai decidir dia 11 o recurso do presidente. Basta o Vieira vir falar e eles enconlhem.se de medo e logo nos prejudicam mais um bocadinho.

    Sinceramente? Voltei a ter pouca esperança na nossa ida à champions depois disto. Alguem me encoraja a acreditar no contrario?

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  11. uma semana porque?
    segundo diz ai dia 13 sai o decisao!

    O encontro, cuja data foi confirmada ao Maisfutebol por um porta-voz da UEFA, terá início pela manhã e é de admitir que seja divulgada a decisão à tarde.

    pelo que percebo... e dia 13, digo eu...
    amanha quem puder toca a ir a olival que vamos jogar contra o slmerda em juniores!

    ResponderEliminar
  12. Acho que o artigo de José Manuel Meirim responde a todas as questões...Estamos dependentes do que se decidir no CJ da FPF.
    Volta tudo à estaca zero, ou mantém-se como estava e aqui percebe-se a nulidade da discussão entre recorrer e não recorrer...Melhor, a pertinência do não recurso.
    Mas isto sou eu a defender a minha dama!

    S.N.O.O.Q.E.D.I.P.A.P.Q.V.P..."código.de.Gondomar"...

    ResponderEliminar
  13. Viva !

    Muito rapidamente porque n tenho muito tempo.

    Acho que vou ganhar a guerra contra os fai.

    Caro Meirelesportuense, voltarei para lhe escrever, caso nao o incomode. Acho que escreveu um dia que n usa gravata . Eu tambem nao !

    Eu acho q ha totalmente uma confusao politica quanto ao papel de Platini.

    Acho q je escrevi aqui : Platini Guevarista ou Social Democrata Cristao ? Acho q ele continua com fundo Guevarista . Perdeu contra o g14 a sua batalha . Alias foi o proprio Aulas presidente do Lyon que disse : Ja que os interesses do 14 foram garantidos este ja nao tem razao de existir.

    Platini esta no campo politico. Como antigo futebolista que gosta de futebol o que lhe interessa é o q o campo politico podera fazer para salvar o futebol .

    Por isso ele diz o que foi ontem n é comigo. Foi so ao ler o post do rcbc que tomei consciencia disso.

    Mas ao mesmo tempo, o q ressalva das criticas ao discurso de Platini é o confronto entre uma visao juridica do mundo do futebol e uma visao politica do mundo do futebol. é como se estivessemos perante novamente a leitura do tratado europeu.

    E penso , espero me enganar, que quanto à visao politica o Porto errou !

    Caras e caras Portistas ,

    O prestigio do Porto por aqui nao tem sido beliscado !

    Alias estarei sempre aqui, nestas terras, para defender o FC PORTO , como sempre tenho feito.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  14. Não me incomoda absolutamente nada, PMaravilha...Não uso gravata, sempre que a coloco sinto-me mal, sufoca-me. Tive que a usar no Exército e só durante algum tempo, depois pude libertar-me mais dela e então foi sempre sem gravata...Do Exército fiz questão de não guardar muitas recordações as poucas que tenho, mostram mesmo isso...Depois no dia a dia deixei-me disso, no emprego forçaram-me várias vezes, mas mantive-me irredutível, desistiram...Agora até a uso só para contrariar a habitualidade...Ao domingo gravata, à semana T-shirt...Se estou num jantar, T-shirt, se vou passear ou à praia, gravata!
    Não, não vou por aí...Vão vocês se quiserem.
    Esteja completamente à vontade e escreva o que lher na alma, estamos aqui para ler o que sente!...
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  15. Não hajam dúvidas RCBC... se este senhor tivesse vergonha na cara, estava era calado... para não dizer completamente quedo e mudo!

    Já não basta termos que levar com os «abortos» cá de dentro... e ainda temos que levar com mais estes «politicamente vendidos» lá de fora.

    É caso para perguntar: "Platini, meu filho, o que andaste a beber ao almoço, carago?"

    Mais um otário... e sonso qb!!

    ResponderEliminar