02 junho, 2008

Há que investigar...

FC Porto, 6 - SL Benfica, 0

Hóquei em Patins
Nacional da I Divisão, final do play-off, jogo 1
Pavilhão Municipal de Fânzeres, Gondomar

árbitros: Rego Lamela e José Monteiro

FC Porto: Edo Bosch; Pedro Moreira, Filipe Santos «cap.», Emanuel Garcia e Reinaldo Ventura
Jogaram ainda: Ricardo Figueira, Caio, André Azevedo e Jorge Silva
Treinador: Franklim Pais

SL Benfica: Carlos Silva; Ricardo Barreiros, Valter Neves «cap.», Carlitos e Tó Silva
Jogaram ainda: Vítor Hugo e Diogo Rafael
Treinador: Carlos Dantas

Marcadores: Reinaldo Ventura (3m), Emanuel Garcia (11m), Reinaldo Ventura (30m g.p.), Filipe Santos (39m), Jorge Silva (50m) e Jorge Silva (50m).

Disciplina: Cartão amarelo a Carlitos, Valter Neves, Vítor Hugo, Ricardo Barreiros e Jorge Silva. Cartão azul a Carlitos e Reinaldo Ventura.

Sem necessidade de justificar domínio ou explicar hegemonia, os Hexacampeões Nacionais demonstraram no recinto do Pavilhão Municipal de Fânzeres as razões da incontestada liderança azul e branca na modalidade. O resultado final espelha bem a superioridade portista revelada ao longo de toda a partida, num arranque perfeito para a discussão final do Nacional da I Divisão.

Dispensando ensaios desnecessários, os Dragões precisaram de apenas três minutos para colocarem em prática uma superioridade que, desde o arranque da época, e à semelhança do que vem acontencendo nas últimas seis temporadas, surge de forma inequívoca. Reinaldo Ventura foi, então, o jogador em destaque na formação de Franklim Pais, inaugurando o marcador com um disparo do meio da rua, num gesto que já se implementou como imagem de marca do atleta.

Estava lançada a liderança azul e branca, que ganhou contornos ainda mais expressivos com o decorrer do encontro inaugural da derradeira fase da prova. Dez minutos após o primeiro remate certeiro, Ventura voltou a assumir o protagonismo, desta feita dividindo-o com Emanuel Garcia, assinando ambos o segundo tento portista, de forma partilhada, mas igualmente bem sucedida.

O avanço do F.C. Porto nunca foi colocado em causa durante a primeira metade da partida, ainda que o resultado não tenha sofrido alterações até ao descanso. Ainda assim, e para esclarecer qualquer dúvida restante, Reinaldo Ventura (quem mais?), voltou a pegar nas rédeas da partida, construindo, de grande penalidade, o 3-0. Pouco depois, foi a vez de Filipe Santos entrar na história da partida, apontando o quarto golo azul e branco, num avolumar do resultado que ameaçava tornar-se imparável.

Foi já a caminho do apito final que os Dragões deram ainda maior expressão à hegemonia praticada em rinque, num duplo golpe infligido por Jorge Silva, já nos minutos finais da partida, que estabeleceu o resultado final em 6-0, selando o primeiro triunfo portista na derradeira ronda do campeonato, que se decide à melhor de cinco partidas.

O duelo tem nova edição dentro de seis dias, com o segundo encontro marcado para sábado, a partir das 17 horas no Pavilhão da Luz. Os indícios hoje expressos não deixam, contudo, grande margem para incertezas quanto ao mérito de quem há tanto tempo lidera a competição.

Resultados da final do play-off:
FC Porto, 1 - SL Benfica, 0

01Jun
- FC Porto-Benfica, 6-0
07Jun - Benfica-FC Porto, ...
14Jun - FC Porto-Benfica, ...
21Jun - Benfica-FC Porto, ... *
24Jun - FC Porto-Benfica, ... *
* - Se necessário


# texto originalmente publicado no fcporto.pt em 01Jun08

3 comentários:

  1. Um final de tarde soberbo e fantástico para quem lá esteve... de facto, não há volta a dar. Sempre que há jogo contra a turminha do clube de ciclistas com nome de freguesia, nem que seja ao berlinde, as emoções ficam ao rubro.

    E então quando o resultado ajuda e de que maneira... é soberbo. Não há palavras sequer para descrever!

    Aquele ambiente de Fânzeres, por vezes, chega a assemelhar-se a um centro de combate, onde a guerrilha urbana, é substituida por um ambiente aterrarador e intimidante para qualquer adversário.

    Pena foi que ninguém tivesse conseguido agarrar o stick do Tó Silva para lhe afiambrar com ele como paga do modo provocatório das pancadas que este dava no acrilico do banco de suplentes como resposta às provocações que vinham das bancadas... os «profissionais», por vezes, esquecem-se de manter a cabeça fria e com isso, em vez de acalmar, só incendeiam os ambientes... e depois admiram-se!

    Dentro de 15 dias, estaremos lá de novo para ajudar a sacar o HEPTA para o FC Porto... mai'nada!!

    ResponderEliminar
  2. Grande tarde ontem. É daqueles jogos q não me importava q nunca mais acabassem.

    Notei no rosto dos jogadores do slb uma vontade de q aquilo terminasse o mais rápido possível.

    E ver o jogo ao lado dos amigos ainda mais me entusiasma.

    O Blue boy insultou o Tó Silva! Eu ouvi!! :)

    Grande golo do capitão e grande Edo. Ventura tb em bom plano, um Porto rumo ao hepta de hóquei.

    Estilhaço, blue boy, Lucho, Meireles, Lady in Blue e lady in blue jr, somos nós, somos nós, a tua força, a tua voz, tu nunca estarás só, força porto vence por nós:)

    ResponderEliminar
  3. Boa peça, "afiambrar" é mesmo termo à Porto!...Boa Blue.
    P'rá próxima devemos estudar a possibilidade de no pós-jogo podermos "afiambrar" alguma coisa, OK? Era talvez interessante para quem vem de longe. Ontem não me lembrei, tão preocupado estava com a posição da carrela que nem tive o cuidado de vos perguntar se estavam nessa disposição...Desculpem-me. Fica desde já a proposta e com muito tempo.

    ResponderEliminar