25 junho, 2008

Meu querido Benfica...

... porque não te calas?

Há uma história da Mafalda em que uma senhora simpática se aproxima de um menino de dois anos com um pacote cheio de bolachas na mão e lhe estende uma, sorridente. A mãe, enlevada, pergunta à criança: "O que é que se diz?" A criança olha para a sua bolacha solitária, olha para o pacote bojudo da senhora, e responde: "Egoísta!" O que tem graça dito por uma criança de dois anos perde bastante da sua piada se for defendido por uma instituição centenária. Nesta telenovela em que se transformou a alegada punição do FC Porto pela UEFA, o Benfica comportou-se como um menino mimado que grita e esperneia por não lhe ser oferecido aquilo a que nunca teve direito. Durante a época, o Benfica nada fez para merecer a Liga dos Campeões, terminou a 17 pontos do FC Porto e arrastou-se pelos relvados. Mas quando surgiu a possibilidade do afastamento do FC Porto - para todos os efeitos, um presente caído dos céus -, apressou-se a querer transformar um golpe de sorte numa obrigação moral. Esta sofreguidão é um enorme erro.

Eu não sou ingénuo, e percebo que o Benfica faça o que está ao seu alcance para entrar na Liga dos Campeões. O prestígio é grande e o dinheiro envolvido demasiado importante para que se assobie para o ar. Mas para provar os pecados do FC Porto e da Federação Portuguesa de Futebol não é preciso andar a rasgar as vestes na praça pública. O Benfica que o faça nos bastidores. Nos escritórios de advogados. Nos lugares mal iluminados da SAD. Nunca - mas nunca - em público, com Luís Filipe Vieira novamente armado em paladino da honra e dos bons costumes, arvorando-se em consciência da Pátria, o que provoca azia até em alguém como eu, que torce pelo Benfica desde que é gente. Todo este processo é péssima política. Primeiro, porque fica mal a Vieira fingir que tem um par de asas brancas escondidas debaixo do casaco. Segundo, porque a instituição Benfica, por mais razão que tenha, não deve fazer esta figura ridícula, de mão estendida pelos corredores europeus a choramingar por um lugar entre os grandes. É deselegante. É pobrezinho. É contraditório com o discurso de grandeza do clube.

Eu gosto de acreditar que há momentos em que uma nova geração de adeptos deixa de ter paciência para os conflitos de sempre, para as guerrinhas de sempre, para as queixinhas de sempre. Eu sou do Benfica, eu adoro o Benfica, mas já não tenho mais pachorra para a velha guerra com o Porto, que dura há 20 anos. Já não tenho pachorra para as ironias de Pinto da Costa. Já não tenho pachorra para as indignações de Luís Filipe Vieira. Meus amigos: eu gosto é de bola. Se o Porto roubou, que seja punido. Mas a primeira preocupação do Benfica tem de ser as vitórias que realmente interessam - aquelas que se conseguem em 90 minutos, em cima de um relvado. Portanto, meu querido Benfica, é como se costuma dizer nas peladinhas entre amigos: cala-te e joga.

João Miguel Tavares
Jornalista
jmtavares@dn.pt
DN, 24-06-2008

# crónica originalmente publicada no diário de noticias.

7 comentários:

  1. Olha outro que não tarda nada, vai receber a visitinha do primo Fernando... ou então, do próprio motorista-que-parte-tudo-lá-na-CGD :D

    Gostei especialmente desta parte:

    "Nunca - mas nunca - em público, com Luís Filipe Vieira novamente armado em paladino da honra e dos bons costumes, arvorando-se em consciência da Pátria, o que provoca azia até em alguém como eu, que torce pelo Benfica desde que é gente."

    Se ele o diz, quem somos nós para duvidar?

    Apenas a confirmação da nossa verdade... que afinal, não é só nossa!

    ResponderEliminar
  2. E tem a gentileza de partilhar o endereço de e-mail para demonstrarmos toda a nossa solidariedade :P

    ResponderEliminar
  3. Um benfiquista respeitável... Dos poucos q conheço...apenas 1 senão...ele diz q ficou a 17 pts...mas não, ficou a 23...já sei, descontou os 6...

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Que bom ter a net em casa !

    Como já escrevi ontem : O Benfica está, realmente, à defesa.

    Já compreendeu que sabemos jogar em 4-2-4, como no antigamente. Quem ganha é quem tem a bola ( para que não haja confusões : o esférico ).

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Aqui está uma opinião,de quem embora não seja azul e branco,se aceita. Sim o SLB podia e devia optar por ser única e simplesmente adversário do FC Porto,que foi afinal a política do Fernando Martins,com bons resultados para eles.
    E acabaria todo este deprimente folclore,esquizofrenia,ambiente de guerrilha contra o FC Porto,com total benefício para o prestígio do futebol português.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Se o Porto roubou tem de ser punido!Roubou o quê seu animal?Roubar roubaram vocês toda a vida,e tentaram mais uma vez roubar!Não é cala-te e joga que se diz,é:deixa de roubar e começa a trabalhar!

    ResponderEliminar