21 junho, 2008

Selecção de "todos nós"

Escrevo esta crónica depois do «magnífico» resultado da selecção contra a Alemanha. E dizendo isto, pode parecer que estou contente, mas não. Embora seja um país e uma selecção com a qual pouco me identifico, é o país do meu coração e este, obriga-me a torcer pela equipa das Quinas. Mas não vou focar o desaire como aspecto fulcral deste post, mas sim algumas das suas, digamos, "interpretações".

Este Euro 2008 foi o primeiro evento que comecei a ver num café. Costumava ver os jogos em casa descansadinho, mas como nunca ganhávamos nada (isto a nível de selecção, porque a nível do FC Porto que veja em casa, fora ou pelo caminho, o resultado é quase sempre satisfatório). Mas é de certo modo muito engraçado ver/ouvir a reacção de certas e determinadas personagens.

Ver/ouvir os jogos no café dá-nos outra riqueza que não nos dá propriamente televisioná-los na nossa casa. Dá para ter uma maior perspectiva da selecção em geral, e isso por vezes dá-me vontade de rir. Embora os jogos tenham sido vistos numa sala quase à parte, ouço os meus amigos que estão comigo e por vezes também os comentários de outras pessoas que ocupam outras zonas do café, tendo reparado/ouvido o seguinte:

- O Postiga é o melhor avançado dos últimos 10 anos, e então desde que assinou pelo SCP, parece que ficou bastante melhor... porque será?

- O Bosingwa é uma nódoa... como é que o Miguel não joga??, foi mais um negócio de ouro, etc.

- O Ricardo não é bom, mas também não é tão fraco como se diz.

- O Nuno Gomes é um matador nato mas que tem muito azar (também eu, se não fosse o azar que me acompanha, já me tinha saido o euromilhões... às vezes só erro por 4 números e uma estrela, não fora isso, conquistava o grande prémio!!). Faz muito bem as tabelinhas, o que ultimamente é a característica mais importante num avançado.

- O Pepe e o Deco só se naturalizaram porque o FC Porto pediu, para que os pudessem vender por preços mais elevados (engraçado não??).

- O Quaresma só joga bem no FC Porto (tomara eu que ele jogasse bem no FC Porto, quer dizer, pelo menos mais vezes).

- O Bruno Alves só engana no FC Porto porque no Euro há quem marque as faltas.

- O Raúl Meireles não tem qualidade para jogar na selecção. Não sabe o que fazer à bola. Mas já o Petit é o motor da selecção (por isso é que empanca tantas vezes).

E exemplos como estes há muitos mais, isto para nos mostrar que nem a ver a selecção há sempre quem esteja preocupado em denegrir jogadores que têm como "azar" o facto de serem Portistas. Enfim.

Last but not the least ainda se ouviu esta: "Os jogadores estão nervosos porque não sabem quais são as equipas portuguesas que vão à UEFA".

Enfim, estas grandes competições da selecção são boas para quem vende plasmas e para quem tem cafés. Mal se sabia que os plasmas só iam servir para duas semanas e que os barris iam ficar a meio.

Um abraço,
Tiago Teixeira

7 comentários:

  1. Tiago desculpa deixar este comentário no teu post,mas hesitei muito se devia comentar ou nao a entrevista do Rui Moreira.
    Entao é assim:meu caro Rui, eu se nao o conhecesse bem diria, que você parece um sportinguista a falar, é só queixinhas, lamurias, vitimizaçoes, tadinhos de vocês, vitimas de caça âs bruxas...quem faz caça âs bruxas? Um ou outro jornalista?É alguém do F.C.Porto? Chega desta conversa que nao leva a lado nenhum!É na blasfémias, é aqui, é no portistas de bancada...
    Cada vez tenho mais admiraçao pelo Presidente que è vítima de caça âs buxas há mais de trinta anos e aguenta firme e nao anda sempre a choramingar.
    Blue desculpa, lá mas mesmo de férias nao podia deixar cde dizer isto.
    Afinal parece que sempre rebentou a bomba!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Viva !

    Sim ver um jogo no cafe é diferente. Aprendemos aspectos novos.

    é um pouco como consultar a net numa boutique net. Tenho visto e assistido a tanta coisa : choros, risos... ouvido tantas linguas diferentes...

    Quanto à selecçao, nem sempre pude ver os jogos na integra. Do que vi ficou confirmado, para mim, que C. Ronaldo é o melhor do mundo. E esta humilde no jogo. Re-descobri Deco ! Outro fora de serie !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Viva Tiago Teixeira!

    Aqui está um Post no mínimo curioso!
    Pela minha parte até deu para sorrir,tal a oportunidade das tuas apreciações e subjectividade/deshonestidade das opiniões dos adeptos contrários.
    É incrivel,mas é verdade, o faciosismo de certos (lampeões e lagartos) analistas de meia-tigela.
    Uma situação do género passou-se com o Jardel.Quando jogava no FCP as faltas cometidas sobre ele eram sempre duvidosas,vinha sempre à baila o problema da intensidade, depois quando passou a jogar no sporting,então aí,à mínima passou a ser(falta grave)penalti...!

    Conclusão dou-te os meus parabens pela rectidão e humor explicito no teu "post". Muito bem,gostei muito!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. "Em portugal so no benfica"

    Alguem me explica o que vai o rodriguez fazer no Porto? Vermelho estampado na testa, nao tem qualidade para vir vestir a azul e branca. POior noticia que esta so a de o quaresma nao sair e Lucho ser vendido.

    Dua de merda. So espero que no hoquei seja hoje caragoooo!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  5. Dragao Vila Pouca está à vontade. Não há problemas. PortoMaravilha sei que os emigrantes apoiam a equipa de forma incondicional, mas aqui só puxam pelos jogadores que lhes interessa. Dragao atento o sr. tem toda a razao, no Porto o Jardel era um bebé chorao, no SCP ja era um jogador massacrado pelos adversarios, enfim.
    um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. VilaPouca:

    Nem mais... aproveito a deixa e sigo pelo mesmo diapasão, já que faz parte do meu espirito de Dragão: "Cada vez tenho mais admiraçao pelo Presidente que è vítima de caça âs buxas há mais de trinta anos e aguenta firme e nao anda sempre a choramingar.".

    Quanto à bomba... sempre (muito) bem informado V/Exa. :D... agora, esperemos que a figura, depois de devidamente desinfectada, confirme as naturais expectativas que criou por onde passou.

    ResponderEliminar
  7. Tiago Teixeira:

    É por essas e por outras... que se nunca tive assim muita pachorra e predilecção natural pela selecção... cada vez tenho menos, agravado pelo facto do apoio inequivoco e generalizado que foi dado a um «palhaço brasileiro» apenas e só porque desde o dia 1 até ao último dia, sempre ostracizou e tratou mal o FC Porto.

    Que melhor forma poderia ter escolhido para cair nas boas graças da população tuga?

    Por mim, se a selecção já pouco me dizia (sempre o disse), passou a valer zero!! exactamente o mesmo nr de títulos que essa figurinha obteve enquanto cá esteve: zerinho!!! apesar de parecer que o homem, foi algum salvador da pátria... bláblábláblá

    ResponderEliminar