11 junho, 2008

Passado, presente e futuro

Num passado de um par de décadas e sempre que o FC Porto era campeão, a conversa era sempre a mesma: "Vocês conquistaram este, mas nós temos mais campeonatos, mais taças disto e daquilo".

Mas a verdade é que o FC Porto, fruto da sua humildade, organização e trabalho, continuou a ganhar e a espalhar o seu esplendor por essa Europa.

E os mesmos invejosos que já tinham mais campeonatos e taças adormeceram à sombra de glórias passadas, esquecendo-se de actualizar as suas estruturas e deixando para trás a criação de equipas com garra e mentalidade vencedora.

No presente, o futebol dentro das quatro linhas mudou-se para o centro da Europa com as cores das quinas.

Por cá perdemo-nos dentro de um labirinto de palavras com significados novos. É o recorre, é o aproveita do art.º 402 do CPP, é o transitou, é o isto ou o aquilo. Tudo entre previsões de datas e decisões finais, tal tripla em totobola. E, pasme-se, ouvimos, na tv e em horário nobre, afirmações do tipo "cada qual faz a sua interpretação das leis" e "geralmente os pareceres são favoráveis a quem os paga"!?

No futuro estamos com o dia D para sexta-feira onde, e segundo esta notícia, a UEFA tocou a reunir as tropas todas, CJ incluído, para formatura geral. Que se esmere o atavio e espere-se assim até essa data de onde sairá provável decisão ou, quiçá, nova data para o dia D.

Mas, independentemente do final desta novela, que se desenganem aqueles que pensam que o FC Porto é apenas um clube.

Negativo, meus amigos. O FC porto é, por si próprio, a demonstração inequívoca da vontade em triunfar. É a revolta de uma cidade, mais, de uma região que teima em ser a melhor entre as melhores e é, cada vez mais, escamoteada pelo centralismo que continua a prejudicar o nosso país. Nós, de outra ou de uma maneira, continuaremos a demonstrar que somos uma grande instituição e não perderemos o hábito de ganhar, ganhar e ganhar!

Porque é isto e apenas isto que sabemos fazer!!!

24 comentários:

  1. Meu caro Estilhaço, não podia estar mais de acordo.Quando eles julgam que nos abatem, nos desmobilizção, nos fazem desanimar, é quando nós ficamos mais fortes, mais unidos, mais solidários e aí meu caro...somos invencíveis.
    Para sexta-feira continuo optimista.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente Post Estilhaço!
    Não poderia estar mais de acordo!
    Todas estas confusões que têm acontecido em torno do FCP (escusado será dizer uma das melhores equipas do mundo), só fazem uma coisa trazem ainda mais garra ao dragão e fortalece o AMOR à camisola de todos os adeptos!


    Bjinhos

    Sodani

    ResponderEliminar
  3. Estilhaço, não há clube como o nosso!
    Contra tudo e contra todos somos únicos :)

    Linda foto ;)


    Dragão Vila Pouca ?!! Que história vem a ser esta de Vimaranenses e lampiões serem chamados a dar parecer na UEFA quanto a nós ?!!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Estilhaço...

    Entretanto tinha visto que são ELES que dizem ter sido notificados e APENAS no site DELES é que a aparece como tal :(

    Pensava eu, das duas uma: ou é o desepero total para aquela banda, ou estamos em sarilhos.

    Mas pelo que me indica o link desta notícia já não é da exclusividade dos lampiões...A confirmar-se o energumeno do orelhas vai-nos "fazer a cama" como se costuma dizer :(

    Gentinha horrorosa, que não tem vergonha de ir à Liga dos Campeões sem mérito algum :(

    ResponderEliminar
  5. Vamos ter fé meus amigos.

    ResponderEliminar
  6. sinceramente, tou a comecar a perder a fe! juntar pareceres do slmerda neste caso e brincar connosco... n lembra nem ao diabo, mas pronto!
    aguardemos ate sexta e logo se vera!

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    101 % de acordo !

    Bravo !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Estilhaço, como sempre... um poeta «on fire»!!

    Não posso deixar de concordar com cada uma das palavras aqui aplicadas por ti.

    E que melhor descrição do FC Porto do que aquela que aqui a determinada altura nos deixas:

    O FC porto é, por si próprio, a demonstração inequívoca da vontade em triunfar.

    Sem tirar... nem pôr!!

    O dia está a chegar...

    ResponderEliminar
  9. Chamem a policia oh oh oh chamem a policia:

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=956639

    Ele anda desorientado, e isso não é bom... é "bóptimo" :D

    ResponderEliminar
  10. Mil893:

    Atão? que é isso?
    Um Portista nunca verga, carago!!!

    Vamos para cima deles, com toda a força.. sem dó, nem piedade!!!

    A fé, a nossa fé, a nossa paixão pelo azul-e-branco... nunca morrerá!!

    Nem que «eles», os abutres da desgraça, se f**** todos!!!

    Hão-de levar connosco até ao últimos dos seus dias.

    Essa, será a única «paga» que merecem pelo tão mal nos desejam e fazem... se nos afrontam, agora aguentem!!

    Sempre, mas sempre orgulhosamente PORTISTA... SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos os sinceros Dragões!

    Também me associo(tiro o chapéu)a esta frase :
    O FC porto é, por si próprio, a demonstração inequívoca da vontade de triunfar.Muito bem! Ao seu autor

    Quanto à decisão da UEFA meter o SLB e o V.Guimarães ao barulho,soa-me a tentativa da parte da UEFA em desresponsabilizar-se(em parte)da condenação ou absolvição do FC Porto.
    Assim uma espécie de: "daí lavo as minhas mãos"como Pilatos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Ola boa tarde a todos.sou visitante assiduo deste blog mas nunca tinha deixado o meu comentario por falta de tempo.quanto a toda esta situaçao penso e acredito que nos vai ser favoravel pelo unico motivo(o mais forte)que a razao e a lei esta do nosso lado.quanto a presidentes do vitoria de guimaraes e lampioes terem sido chamados e verdade.tenho gente conhecida na direcçao do vitoria de guimaraes e em conversa falaram me nisso.o emilio macedo nao quer entrar directo na liga dos campeoes a qualquer custo.ele proprio sabe e admite que o porto ganhou pq foi melhor nada mais.quanto ao orelhas nem e preciso dizer nada.qualquer dia fazem um decreto em que os rosinhas serao sempre campeoes e os outros lutam pelo 2lugar.parabens pelo blog e do melhor que tenho visto ultimamente e no proximo fim de semana la estarei em fanzeres ver o fcporto a derrotar esses rosinhas.um abraço a todos e nao e PORTISTA QUEM QUER MAS PORTISTA QUEM PODE

    ResponderEliminar
  13. Dragão Atento:

    E sabes que até, assim que a modos, o meu único receio é esse mesmo?

    A UEFA com a chamada dessa comandita chefiada pelo Chefe-que-não-f***-mas-parece-que-f***, vulgo Orelhas, se está a preparar para chutar a bola pró meio campo e quem quiser que se amanhe porque eles não têm nada a haver com aquilo?

    Não acredito em «bruxas», ainda para mais, com orelhas do tamanho deste mundo e do outro... mas que as há, isso há!!

    ResponderEliminar
  14. Acho que vamos participar na Liga dos campeões.

    Ouvi dizer que a UEFA vai pôr os representantes dos clubes numa sala e quem tiver as orelhas maiores fica de fora da Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar
  15. TomeSilva:

    Bem vindo sejas a este espaço que não é nem mais, nem menos, de todos os Portistas... ahhh, e obrigado pelas tuas sábias palavras quanto à qualidade deste espaço.

    Na verdade, nós, por cá, e dentro da medida do possivel, tentamos fazer o melhor que sabemos... e quem faz aquilo que sabe (de uma forma completamente gratuita e desinteressada pelos galos ou poleiros), a mais não é obrigado.

    É por aqui que nos localizamos... por e sempre pelo FC PORTO, SEMPRE!!!... de uma forma apaixonada, acalorada e non-stop!!

    aBrAçO e volta sempre,

    ps - sábado, sim, contamos estar por lá novamente e fazer de Fânzeres, um «inferno» azul-e-branco para todos aqueles que estiverem equipados de côr-de-orelhas-quando-foge, vulgo rosinhas! Que melhor aditivo precisávamos do que assistir impotentes e ao-vivo perante aqueles 2/3 Portistas no sábado passado a galgar cadeiras na ânsia de fugir de toda aquela manada de animais com cara de corno-amansado que se prestava para lhes linchar em público? O meu ódio por essa escumalha de gentalha... cresce ao nível da paixão que nutro pelo meu clube! Sábado, cá os esperamos!

    ResponderEliminar
  16. Dragon Soul, essa notícia é de chorar por mais !!! Já não basta andarem histéricos com a possibiliddae de particiapar na Liga dos Campeões - que infelizmente, com os rasgos de inteligência saloia do Platini para mim deixou de ter parte da magia - este postal ainda nos mima com estas cenas no minimo hilariantes :P

    Enfim :)

    ResponderEliminar
  17. «Os organizadores dos protestos disseram que perto de um milhão de pessoas se concentraria ontem em todo o país, pelo menos um terço delas na capital, e a polícia entrou de prevenção. Admitiam mesmo as autoridades que 100.000 pessoas descessem às ruas de Seul, onde foram cortadas ao trânsito as artérias do centro da cidade, mormente as conducentes ao palácio presidencial.»


    -Que diferença!
    Em Lisboa estiveram segundo as autoridades, 200.000 manifestantes e o Governo fez ouvidos de mercador...Até se deu ao luxo de dizer brincando, que eram sempre os mesmos a manifestarem-se.
    Em Seul o Governo demitiu-se!...
    Em Portugal, um Clubezeco de Bairro manda completamente no País.
    Manda nas Autoridades Judiciais, manda no Governo, manda no Presidente da República, manda evidentemente no Futebol e pasme-se, quer mandar também na Estranja!...Os lacaios da UEFA lá estão, a curvarem-se perante este "rafeiros" e a tentar atirar as culpas para cima de terceiros, lavando as mão do caso como Pilatos...
    -Levem as cassetes todas, mostrem ao Mundo a "classe inferior" destes badamecos!...Ponham alto e bom som, o José Veiga a dar beijocas ao Major...Não, não é o filme "Sexo na Cidade" é apenas a pior realidade das relações entre um Clube da Freguesia mais próxima de Sete Rios e o Poder Futebolístico Português...Ontem o Major, hoje o Hermínio e o Ricardo de Penafiel...Coloquem as imagens da SIC da gravação dos telefonemas do Orelhudo a afirmar surpreendido, que "afinal já não vem o Paraty?"...
    -"não vai o Paraty porque não pode ser, mas se quiser, escolha outro do "Menú" disponível"...
    "Bom, o João Ferreira? O João Ferreira pode ser"..."mas fique descansado o Major, que eu já estou a tratar das coisas por outros lados"...
    E assim se faz Portugal, roubando e manipulando completamente à descarada e perante a submissão de todo um Povo!...

    ResponderEliminar
  18. Dragon Soul:

    De facto, essa noticia do JN é de bradar aos céus... por um acaso, o Correio dos Manh(osos) não traz isso em 1ª página, não? Logo vi... esqueceram-se!!

    Esse badameco, pa não dizer «merdoso» do orelhas, é a imagem do país que temos... e andamos nós a lutar contra ventos e marés... para que esse leproso faça e desfaça o que quer e muito bem lhe apetece... sempre com a habitual conivência da CS que só sabe falar do PdC e do FCP.

    Este país, cada vez mete mais nojo!!!

    Sirus, the virus:

    Olha que não tinha pensado nisso... querem ver que a UEFA vai tomar uma medida completamente inovadora?

    ResponderEliminar
  19. Viva !

    Continuo sem net em casa como devem ter percebido. Ferramenta indispensavel sou obrigado a passar pela boutique net.

    Nao contava comentar.

    O artigo de mst foca pontos interessantes mas que ele n desenvolve.

    Como ja escrevi : Espero me enganar : O Porto perdeu politicamente. Mas espero me enganar .

    Mas como tambem ja referi a imagem do Porto nao esta em nada beliscada. Sempre fara parte dos seis magnificos ( a unica equipa portuguesa ).

    Em contrapartida, as primeiras palavras do artigo de mst sao assassinas para o Porto . Suponho q os colegas francesas que sei que consultam o blog devem ter apreciado. Que é essa coisa de raça francesa ? Desde quando ha uma raça francesa ( tanto mais que Platini é filho de pais Italianos ). Sem comentar tudo o q segue.

    Vi um pouco do jogo de Portugal. é extraordinaria a humildade de C Ronaldo que se afastou para que simao batesse o livre. Os comentadores fr estavam loucos pq era mesmo um livre para C Ronaldo.

    Foi dito que o Porto era um clube mitico ! Podem consultar a gravaçao ( canal M6 )

    Agora vou embora !

    Preciso da net pro trabalho.

    Dez euros igual 5 horas uma assinatura. Senao : um quarto de hora igual um euro. Ai é igual os preços nas boutiques net ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  20. Lamento ter que reconhecer, mas ignorar seria meter a cabeça na areia e eu não sou avestruz.

    Os lampiões têm conseguído, mesmo sem razão,levar a carta a Garcia!

    Será o seu gabinete jurídico melhor?
    Ou terá beneficiado da passividade da congénere do Dragão?

    Eu inclino-me , obviamente, para a segunda hipótese.

    Não compreendo a falta de agressividade, em casos em que os "invejosos" estão enterrados até ao pescoço.

    Pinto da Costa, tem assumido, desde que foi acusado no Apito Dourado, uma pose de anjinho que não se coaduna com a sua forte personalidade. Se é uma estratégia de defesa, deveria no mínimo ter alguém que fosse capaz de denunciar com veemência toda a tramóia em que a máfia vermelha se movimenta.

    Ao renunciar a fazê-lo está evidentemente a cavar a sua própria sepultura.

    Confesso que tenho poucas esperanças que a Uefa vá alterar a sua primeira decisão.

    Se tal se confirmar será mais uma derrota da estratégia adoptada, o que naturalmente me deixará surpreendido face à experiência do nosso timoneiro, que está cansado de saber que contra a "corja" tem de ser a política de "olho por olho, dente por dente".

    ResponderEliminar
  21. Eu fiquei preocupado quando fiquei a saber que a Uefa tinha chamado o Benfica e o Guimarães à liça, mas uma fonte normalmente mal informada, disse-me para ter calma e eu que sou bem mandado...acalmei!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Yeaaaaaaah finalmente o palhaço do ESCARROlari vá cu cara***, já vai tarde!! Obrigado Abramovic :D só é pena ainda ter que gramar com ele até ao final do europeu

    ResponderEliminar
  23. no site do FCP ja ha a renovaçao de lugares anuais, este ano sem preços!
    mas... (tudo tem um mas) se puserem o vosso numero de socio e o vosso numero de BI aparece o seguinte:

    Campeonato nacional
    Preço:95€


    Campeonato e UEFA
    Preço:125€


    nao sei se isto querera dizer alguma coisa, amanha ja la vou renovar, com uefa claro!

    ResponderEliminar
  24. Porto Maravilha aqui nas boutiques, creio que uma hora custa 1/2 Euros dependendo dos espaços, mais ou menos requintados...As assinaturas domésticas rondam os 30 Euros mensais, dependendo dos servidores e da velocidade contratada que varia entre os 6 e os 12 Megas...
    Já ganhei o dia: O scolari foi contratado pelo Chelsea!
    Assim, sem mais nem menos, soube-se ao princípio da noite em Portugal...É espectacular, vou ver-me livre do Sacripanta de vez! O que eu acho giro é o tipo ter a distinta lata de afirmar que contratos -isto para os jogadores- só depois do Euro e ele estava -como é habito nos seus amigos- por "outro lado" a tratar do seu próprio contrato!...Boa chapada no Povo Português! Agora percebe-se porque é que ele -segundo os próprios jornalistas espanhóis- estaria a aconselhar o Ronaldo a ir para Espanha! Era menos um obstáculo...G.F.D.P.P.D.C...

    ResponderEliminar