01 junho, 2008

Obrigado Lisandro Lopez!

Para mim, a época futebolística que acaba de findar ficou marcada pela descoberta de um grande avançado centro: Lisandro Lopez.

Esta descoberta só foi possível graças ao blog BiBó PoRtO, carago!!. Sem este, eu nunca teria tomado conhecimento da existência do Dragãonettv. Já escrevi sobre a quase ausência de transmissões televisivas dos jogos do FC Porto na Rádio Televisão Portuguesa Internacional. Não vou voltar a falar sobre este assunto.

Em contrapartida, quero deixar, aqui, bem expresso os meus sinceros agradecimentos ao Dragãonettv e, logo, a este Blog por me terem autorizado a ver os jogos do FC Porto no Campeonato Português (espero que para o ano haja mais). E, também, evidentemente, a todas e todos colaboradores deste espaço que me permitem, no dia a dia, acompanhar o FC Porto, quer no futebol, quer nas outras modalidades.

Lisandro Lopez é o exemplo do caso de escola do que deve ser um avançado centro. Ele integra todos os critérios que são pedidos a um avançado centro. E , sem dúvida, o mais importante: a velocidade.

Lisandro Lopez possui velocidade de análise e de apreciação nas várias fases de jogo, tendo uma boa leitura de jogo. É extremamente rápido na execução dos gestos técnicos mais importantes: amortecer, dominar, rotação, passe, ... estas características , aliadas à sua pujança física ou atlética, permitem-lhe ir e entrar em contacto directo com a defesa adversária. Foi assim que o vi ganhar muitos duelos, quer na relva, quer no ar.

Tal como para os grandes avançados centro, a sua altura não é um obstáculo quanto à finalização das jogadas. Também sabe marcar golos de cabeça. A excelência de Lisandro Lopez vem da sua inteligência em saber aliar a velocidade com uma boa leitura do jogo, a técnica e a força.

Como vivemos no mundo da escrita, que mais dizer de um jogador que contribuiu para imortalizar ainda mais o nome FC Porto?

E Viva o Porto!

18 comentários:

  1. Enorme Lisandro...
    Não há adjectivos para o classificar.
    Um jogador à PORTO, simplesmente fabuloso de entrega e raça.
    Até mais que os golos ainda tenho na memória um desarme a meio campo com os benfas que mostra a dita raça.
    Hoje, força Hoquei, ganhar, ganhar...

    ResponderEliminar
  2. Como vêm era precisamente algo deste tipo que eu receava. A Oportunidade Faz o Ladrão, diz o povo e com razão. Não me parece que seja total novidade para mim esta forma de representar o futebol Nacional e particularmnte o FCPorto. Aliás ainda ontem no PdB o referi. Sabia que a nível interno -porque temos as pessoas que sabemos, nesses órgãos- era muito mais complicado de defender a nossa posição que a nível Internacional. A nível Interno estamos condenados há muito, mesmo antes de ter existido qualquer investigação. Por isso estou tranquilo, nada de novo em Abrantes apenas mais transparência!

    ResponderEliminar
  3. "Claro que nada é seguro, a atestar esse meu receio está a diferença de tratamento dado ao Porto relativamente ao Benfica a indiferença que a Justiça Civil primeiro e a Justiça Desportiva depois atestou ao ler as escutas em em que participaram pessoas de proa deste País de Terceiro Mundo...Zé Veiga, José Rodrigues, Pinto de Sousa e Luis Filipe Vieira, etc, etc...Nada foi feito, absolutamente nada e so se pode entender essa atitude por manifesta Parcialidade nos Juízos e Perseguição Pessoal ao nosso Presidente e ao nosso Clube...Porquê? É necessário fazer essa pergunta?...Está na cara que quem orientou estas investigações só tinha este objectivo...Cumprido este, fez-se a calma dos cemitérios. Só que cada vez mais, Portugal tem de se afirmar como um País de Direito e de Justiça, as coisas não podem ficar por aqui, senão tudo o que se apregoa ainda faz menos sentido...

    30 Maio, 2008"

    ResponderEliminar
  4. Faleceu em Luanda Carlos Alhinho jogador que alinhou pelo FCporto na era de 70 entre muitos outros Clubes que representou em Portugal...Penso que tinha um irmão que também jogou no FCPorto e no CFBelenenses...Pelo que li o ex-jogador caiu de um sexto Piso de um edifício directamente no fosso do elevador, aparentemente por ter confiado que o elevador se encontrava no local em que tentou ter acesso a ele...Mais um acidente estúpido a provar que é preciso ter sempre muita atenção e cautela em todos os passos da nossa vida!

    ResponderEliminar
  5. Devo corrigir, foi aqui mesmo que escrevi isto, durante a madrugada de hoje!....

    "O meu receio é o Poder que porventura os representantes da nossa Pátria possam ter ao nível da UEFA. Relembro o que se passou com o Scolari e com o João Pinto. Essa hipótese assusta-me porque tenho mais medo dos Portugueses do que dos Estrangeiros. Confesso e lamento, mas para mim essa circunstância preocupa-me mais. No entanto, estou convencido se a questão chegar ao Tribunal Superior de Apelo, as coisas serão diferentes porque acredito que este Tribunal, será constituído por homens íntegros...
    01 Junho, 2008"

    D....Até tenho receio de adivinhar a morte!...Mas por outro lado não me apanharam desprevenido!

    ResponderEliminar
  6. CONFRADES PORTISTAS , CALMINHAS !!!
    Meirelesportuense,como dizem os +idosos (por isso eu tb digo),que, de entre mortos e feridos,algum ha-de escapar, ou seja ir à CL também nâo é a ultima coca-cola no sol do deserto! É prestigio, e muita ma$$A! Que nunca estâo de mais !
    E os pasquineiros da lisbia a fazerem o S.Miuel deles com este paleio,que para isso é que têm engenho!

    Portomaravilha,assino tudo o dito por si ,a única espinhita que cá m ficou foi o LL nâo ter sido o N° 1 nos votos Online,por ausencia dos nossos partidários... Eu só, movi 49,(eu,3familiares e 3amigos), mas nem tudo vai nessa m/ pachorra,né?Era tâo facil ganhar!
    P´ro ano há +,oxalá ele esteja aí p'a votar x ele d novo!

    ResponderEliminar
  7. O quanto me desgustava ser a saida do grande Licha, me deu de felicidade ver o Postiga ir dar uma volta ao bilhar grande para Alvalade!!!

    Que seja tão feliz como tem sido que pouco vai render aos lagartos!!!
    Menos um encargo e dos grandes que este causava ao Porto...

    Quanto à entrada do jovem que vem do Sporting, Diogo Viana, não posso avaliar porque sinceramnete não conheço nem sei qual a sua posição, mas se alguém tiver novidades, faça ao favor de chutar praí a informação... De qualquer das formas não será jogador para ir para o plantel principal, será para rodar creio...

    E render para já 2,5 milhões de euros com possibildade de render mais 2, não me parece nada mal...
    A única coisa que não fica assegurado na venda do jogador é se ele não sair do sporting, eles num periodo de 2 anos ou assim, não serem obrigados por si mesmos a comprar o resto do passe creio...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  8. Amigo de "caracas" eu sei, o problema é que também escapam muitos Lampiões...A chatisse está aí, se fossem só tripeiros e Portistas, ainda vá lá...Concordo que a LC não é tudo mas, é principalmente prestígio e é esse prestígio, que nos permite realizar negócios chorudos com um grande à vontade. Se por qualquer razão não formos lá, então devemos dedicar-nos por inteiro para o "negócio" Nacional e preparar uma grande época.
    Estilhaço desculpa, eu deveria ter perguntado se vocês estavam interessados em tomar um copo à saída e passou-me, para a próxima temos de combinar isso. Ficamos até um pouco mais tarde e trocamos as nossas ideias em ambiente mais calmo e sereno.E depois compensa um bocadinho as saídas dos nossos amigos vindos de tão longe! De qualquer modo as minhas desculpas por este meu erro. Digam alguma coisa.

    ResponderEliminar
  9. "Jorge Aragão, estive lá com o pessoal restante e foi muito agradável, muito quente, dentro do Pav é um forno, lá tive eu que fazer um mini "Streap" -não havia "mini.Cergal"- e a coisa resolveu-se...Não sei se foi por isso o que é certo é que o Benfas levou uma cabazada do camano! LOL...
    Foi um jogo muito bem controlado pelo Porto, quer nos momentos em que teve a bolinha, quer na altura em que teve que fazer marcação...Excelente, cinco estrelas a equipa e Franklim Pais! Depois também houve EDO BOSCH...Em grandíssimo plano. Algumas quezílias entre alguns adeptos mais apaixonados e um ou dois provocadores do Benfica, especialmente o Tó Silva, -aquela stikada na direcção do Público era perfeitamente desnecessária e perigosa- com uns GNRs também à mistura, meio enlouquecidos que estavam com a goleada que viam suceder a poucos metros de si. Tudo não chegou para manchar a tarde e olhem que poderia ser bem diferente se os papeis estivessem ao contrário, apertos de mão e abraços, faz parte da Coreografia...Muito e quente público, ambiente muito competitivo, excelente...
    1/6/08 20:02"

    ResponderEliminar
  10. Grande vitória, abe sempre bem, está 1-0 agora é ganhar mais 2 jogos.
    Vi os ultimos 10 minutos e atempo de ver o 5 e o 6º golo.
    Meireles obrigado pela descirição do que se passou, com o Lucho contactei via sms.
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  11. "E o melhor de tudo são os golos, 6 a 0...
    Quanto ao Postiga o que houve foi uma passagem de direitos em 50% para o Sporting, cedência essa que rendeu 2,5 Milhões de Euros. No fundo, o Porto continua a ter 50% do passe do Hélder Postiga e permite que este possa fazer o seu trabalho aqui bem perto.
    -Dizem-me que tudo bem, mas para um adversário directo nunca, eu também não aprecio muito mas, reparando bem, se ajudarmos o Sporting estamos a roubar espaço ao Benfica e ao mesmo tempo, a estabelecer pontes para entendimentos futuros. Não me parece mal pensado. Os verdadeiros inimigos são os outros...Estes são menos maus...
    1/6/08 20:09"

    Sobre o Quaresma nada mais a dizer, tem uma cabeça muito pequenina...Só sai se o Porto deixar...Agora fazer este tipo de pressão antecipada não é de pessoa muito inteligente, nada que nós não soubéssemos.

    ResponderEliminar
  12. Sem dúvida, Licha assumiu-se como a figura maior deste Porto k se sagrou TRI!

    Felino, mortífero, veloz, tipo predador insaciável, respondeu com golos à confiança demonstrada por Jesualdo, obtendo o prémio de ser chamado novamente à Selecção das Pampas...

    É, sem dúvida, um jogador à Porto. Raçudo, carregado de mística, capaz de sofrer em cada lance pelo bem do emblema. Merece o destaque!

    ResponderEliminar
  13. Grande, enorme Lisandro, pela sua garra, pela vontade de lutar até ao fim nas jogadas em que participa, raramente dá antecipadamente como perdida uma disputa. Pela qualidade técnica que também tem e muitas vezes passa despercebida, tal a imagem de lutador que ele passa...
    Tem de liderar a lista dos que têm de permanecer...
    Na verdade devido à circunstâncias, sou obrigado a reduzir cada vez mais o número de insubstituíveis e a época ainda agora terminou : Lisandro, Lucho, Bruno Alves, Fucille, Raul Meireles, Helton, Tarik, Farias, Bollati, Pedro Emanuel...O melhor é esperar.

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Oba ! Oba ! Mais uma Vitória mais uma alegria.

    Mesmo 6-0 ? Simbolicamente é mesmo bom.

    Quanto a Lisandro Lopez queria acrescentar o seguinte. "Les Cahiers du Football" que são ao futebol o que " Les Cahiers du Cinéma" são ao cinéma, elegeu seis maravilhas durante os oitavos de final da Taça dos Campeões. É verdade que foi e é de má memória para nós. Mas creio que não se deve tirar mérito a Lisandro Lopes.

    E com tal gesto Lisandro Lopes imortalizou o Porto este ano numa grande revista de futebol !

    Pois bem, a tradução não é simples já que os jornalistas dos "Cahiers" utilizam uma linguagem muito metafórica. Mas acho que está fiel. Leiam : "O domínio orientado de Lisandro Lopez que, de costas para a baliza no meio duma nuvem negra de teutões, consegue voltar-se sobre si próprio para ir limpar o pó debaixo da trave de Neuer, com um tiro (chuto) maravilhoso em forma de espiral "

    Agora, nada a ver com o Porto mas fez-me rir. Houve dois gestos que foram considerados os desastres dos oitavos. Um deles, o que me fez mais rir, foi a comparação entre a Venús de Milo e o guarda-redes do Lyon que sofreu um golo ( esqueci agora contra quem ).

    Entre mil e um Postigas e um Lisandro (actual) eu voto já no segundo de olhos fechados.

    O Blog do Blue Boy já apresentou aqui o que dois adeptos do Saint Etienne pensavam do Postiga, aquando da estadia deste jogador no clube da Auvergne .

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  15. Ao Postiga só digo que foi um excelente negócio. 2,5M, podendo encaixar no futuro mais 2,5M só pode ser considerado um bom negócio. É que convenhamos, ele não é nenhum Licha.
    E Licha é só nosso, e vai certamente marcar muitos mais golos para a época que vem, e dar muito mais alegrias aos adeptos portistas.

    Aos 6-0...que se pode dizer? Se há desigualdade no Futebol, então o que se pode dizer do hóquei? Por este andar daqui a uns anos ainda festejamos 10 campeonatos consecutivos.

    ResponderEliminar
  16. Meus amigos que grande tarde devem vocês ter passado em Fanzeres, espero estar lá na próxima vez.

    A F.P.Futebol do MADAÍL juntou-se à liga Do vermelho R.Costa, contra o F.C.Porto.
    No dragao até à morte, já lá está para quem quiser ver, o post a dar o tratamento merecido a esses senhores.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. "O cordeiro e o lobo mau"
    01h33m
    Comentário de Francisco J. Marques, Editor

    «A Federação Portuguesa de Futebol, através de um seu funcionário, o advogado João Leal, comunicou à UEFA a condenação do F. C. Porto pela Comissão Disciplinar da Liga da forma mais negativa possível, fazendo os possíveis para que a UEFA exclua os portistas da Liga dos Campeões. Ao invés de tentar proteger o seu filiado, como é sua obrigação e sempre fez, ou como fazem as outras federações, a FPF começa por dizer que o campeão nacional "has committed the very serious disciplinary infrigement of corruption of the refereeing team" [cometeu a infracção disciplinar muito grave de corrupção da equipa de arbitragem] e só 22 palavras mais à frente, no meio de referências jurídicas, e em itálico é que se lê "as an attempt" [na forma tentada]. Mais, o denodo com que João Leal, director do Departamento Jurídico da FPF, escreve que o F. C. Porto não recorreu e omite que o recurso de Pinto da Costa pode ter óbvios efeitos sobre a condenação do clube caso venha a ser considerado procedente pelo Conselho de Justiça indicia uma inaceitável tomada partido. Diabolizando o F.C. Porto, claro!

    À Federação, aos seus órgãos e aos elementos que os integram exige-se distanciamento e imparcialidade. Lendo o fax que a FPF enviou para a UEFA percebe-se que não há distanciamento, nem imparcialidade. Falando claro, João Leal enviou uma comunicação que abre caminho à exclusão do F. C. Porto, em benefício especialmente do Benfica, que assim poderá chegar à Champions através da terceira pré-eliminatória, mas também do Guimarães e até do Braga.

    A FPF tem todo o direito de achar que a condenação do F. C. Porto pela Comissão Disciplinar da Liga foi curta, mas é incompreensível que agora vista publicamente a pele de cordeiro ao dizer que é assunto que não lhe diz respeito e na privacidade da comunicação com a UEFA use o fato de lobo mau e tente empurrar o campeão nacional para o cadafalso.

    Em suma, este é um óbvio caso de tráfico de influências e a federação terá de se explicar.»

    Retirado do JN de hoje...

    ResponderEliminar
  18. Lisandro, um caso de sucesso. Um jogador à FC Porto, onde impera o «antes quebrar, que torcer»!

    Este homem, este grande jogador, este grande e enorme guerreiro de Dragão ao peito, não descurando o mérito de tantos outros jogadores e do plantel que o ajudou a chegar aonde chegou, este, merece de facto este prémio de grande figura do FC Porto nesta época... e até mesmo da liga Bwin, mesmo que tenha havido uma clara manipulação dos resultados no site da liga... o que aconteceu pela 2ª vez ao longo das votações.

    Que entreguem lá os prémios de melhor a quem essa corja invejosa o pretenda... que nós por cá, bem sabemos premiar os nossos heróis... e este, claramente, é um deles, que merece todo o nosso apoio e respeito.

    Houvessem 11 Lisandros em campo e nada, nem ninguém, nos ousaria enfrentar!

    Obrigado Licha!!!

    ResponderEliminar