07 junho, 2008

Querem ver que o tal «apito» ainda vai estourar?

'Apito Final' ainda pode envolver Benfica e Vieira
O processo 'Apito Final' ainda não está fechado. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes deixou em suspenso dois processos e aguarda agora as conclusões do inquérito que a Procuradoria-Geral da República instaurou tendo como base o 'dossier' 'Apito Encarnado'.

Liga de Clubes ainda aguarda mais dados da PGR

O "Apito Final" ainda não acabou. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes tem dois processos suspensos aguardando os resultados de um inquérito aberto pelo procurador-geral da República com base no dossier "Apito Encarnado". O documento tornado público em Agosto de 2007, foi entregue à PGR (e também à Liga, Federação e Polícia Judiciária) e pode colocar o Benfica sob a alçada da justiça desportiva no âmbito do processo "Apito Final". Alegadamente elaborado "por um conjunto de funcionários de investigação" da Polícia Judiciária, o dossier denuncia uma suposta dualidade de critérios da investigação do processo "Apito Dourado", e refere "factos" a que "por esquecimento não terá sido dado o devido tratamento". Algumas das denúncias dizem respeito à época 2004/2005, ano em que o Benfica conquistou o campeonato. "Reuniões secretas entre Luís Filipe Vieira e José Veiga com dirigentes da arbitragem" , "reuniões num restaurante de Penafiel entre José Veiga e vários árbitros e árbitros assistentes", "reuniões entre o dr. João Rodrigues com o sr. Pinto de Sousa num hotel de Lisboa", "a promessa da contratação de um jogador do Estoril antes do "famoso" jogo Estoril-Benfica, no Algarve", são algumas das denúncias feitas no documento anónimo que mereceu a Pinto Monteiro, no entanto, a decisão de abrir um processo de inquérito.

Sabendo disso, a Comissão Disciplinar da Liga de forma a evitar a prescrição que poderia resultar da abertura de um novo inquérito, tomou a decisão de suspender dois processos. Os processos de inquéritos 02-06/07 e 13-06/07, apesar do arquivamento dos autos na parte respeitante à matéria de facto da deliberação final mantêm-se suspensos por um período de dois meses, a contar da data de publicação do respectivos acordãos - 6 de Maio de 2008 - (no dia 6 do próximo mês de Julho a situação será revista), conforme se pode ler nas páginas 38/39/ 40 e 110/ 111 dos respectivos documentos. "O prosseguimento do processo visa investigar e aferir do relevo jusdisciplinar da factualidade que possa resultar da informação remetida a esta comissão disciplinar pela procuradoria geral da República".

O DN tentou contactar o Presidente da Comissão Disciplinar da Liga, mas sem sucesso. Ricardo Costa, que ontem esteve reunido com o Procurador Geral da República, manteve durante todo o dia o telefone desligado. O DN também não conseguiu chegar à fala com Luís Filipe Vieira. No entanto, em Agosto de 2007, quando o documento foi tornado público, o líder do Benfica foi claro na reacção: "se a PGR recebeu esse documento, que investigue. E que nada fique por investigar. O Benfica confia e sempre confiou na Justiça".

# noticia originalmente publicada no diário de noticias em 06Jun2008.

12 comentários:

  1. Já tinha alertado para isto na caixa de comentários lá em baixo. E posso-te dizer [de fonte totalmente insegura :)] que foi sobre isso que versou a reunião do "aprendiz de juíz" e do presidente da (des)liga com o PGR, devem ter vindo de lá de queixo caído com o que está por acontecer.

    Blue, na quinta-feira passada conheci um empresário de futebol que me contou umas coisas engraçadas... a palavra off shore diz-te alguma coisa?? Pagamentos de juros abaixo do mercado sem se conhecer a que entidade bancária diz-te alguma coisa?? Orçamento paralelo lembra-te alguém?? Clube que é roubado pelos próprios presidentes espanta-te?? Pois é... parece que a coisa anda negra pelos esgotos de marrocos e tanto malfica com esporti estão prestes a entrarem no circo, e parece que a bomba é grande, só que a morgadinha não tem tempo, e o PGR não tem vontade, e que o país não está preparado, e tal... e mais tal... mas, e há sempre um mas... a investigação está a ser feita e se rebenta a bomba nem a Al Qaeda teria tanto sucesso ;)

    ResponderEliminar
  2. Pois é, ainda há muitos portistas, que pelos vistos, acreditavam em Anjos e Demónios.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. E digo-te mais... se houver coragem, nem a cheirar a borracha de pneus queimados eles se safam desta vez :D haja coragem, coisa que lhes tem faltado, e a verdade vem toda ao de cima, não se trata apenas do "estorilgate", trata-se de coisas bem mais graves, e essa notícia do DN é só a pontinha do véu ;) como diria o outro: eles "andem" aí!! Vamos aguardar... quer-me parecer que este ano vai ser proveitoso.

    ResponderEliminar
  4. Estilhaço, eles dizem que sim... "ela" não tem tempo, "ele" não tem vontade e os "6 milhões da treta" não estão preparados... mas vai ter que acontecer!! Isso eu sei.

    Mas no nosso dossie falta uma outra história que ainda não veio veiculada na "intoxicação social", algo relativo a cerca de 50.000.000 (!!) que andam aí a pairar sobre a sad de um clube de uma freguesia de lisboa... e que está a ser investigado ;) junta-lhe uma pitada de "fuck him", uma pitada de off shore numa praia desconhecida, um raminho de "língua comprida", e... tens uma bela receita!! E mais não digo que já me estiquei :D

    ResponderEliminar
  5. Ah!! E também me contaram, por vias travessas, que a NIKE é parte interessada no nosso problema com a uefa, e que também faz parte do lóbi a nosso favor, mas neste caso, na decisão da federação ;)
    vê lá que até paga parte do ordenado do "escarrolari" e patrocina a selecção... claro que isto é mera coincidência... teorias da conspiração digamos assim ;)

    ResponderEliminar
  6. Em relação às possíveis investigações, há que fazer pior que eles...
    Intoxicar a opinião publica, falar nos Blogs, etc para isso não cair no esquecimento.
    O próprio FCP devia falar nisso constantemente como faz o orelhas e obrigar os poderes deste ridículo país a investigar mas... investigar bem.
    Não lhes vamos dar descanso...

    ResponderEliminar
  7. Amigos,ao ler estes comentários,só me dá vontade de vos fazer uma pergunta:Em que país vocês vivem?Acham mesmo que a Mizé Tung ia prejudicar o benfas?Então e o tachinho que o Orelhas dá ao Saldanha Sanches?Deixem-se de ser inocentes!

    ResponderEliminar
  8. Vou esperar para ver. Cumprimentos a todos os bloguer's.
    Soube agora que o Quim foi de urgência para o Hospital...Estava a estranhar o apagamento do Ricardinho.
    Devia estar a fazer as coisas por outro lado!

    ResponderEliminar
  9. lol... sempre são melhor que Melga looool

    ResponderEliminar
  10. Ai meu Deus!Nós os Portistas somos mesmo pessoas de boa fé!É que acreditamos em cada uma!Oh meninos o pai natal é uma grande tanga dos nossos velhotes,que de resto nos querem muito bem!

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos os bons Dragões!
    Eu autor do blog "dragaoatento", sou o nr.4220 do FCP.
    Feita a apresentação...comentário.

    Agora podemos perceber porque é que o orelhas falava muito no "apito dourado" e até apontava culpados! Pelos vistos é ele que dita as leis nesta república das bananas, e, que determina quem deve ser acusado e condenado!
    No meu caso só não sabia era da existência na FPF do(jagunço)João Leal assessor do outro Cunha Leal.Neste momento já estou a desconfiar que pela FPF é capaz de haverem mais do mesmo afectos ao orelhas,interrogo-me é quantos? Não há dúvida que o grupo de simpatizantes do LFP está bem colocado e em posições chave, nos organismos que superintendem o nosso futebol e disposto a manobrar de modo a atingirem os seus(deles)objectivos que passam por conseguir afastar de cena da Champions o FCP,e, do FC Porto o Jorge Nuno.E por incrivel que pareça,estão quase a consegui-lo! Se dúvidas houvesse,elas seriam desmentidas pela actuação daqueles a quem incomoda as vitórias,êxitos desportivos do FCP. Temos de concordar que a trama tem sido paciente e meticulosamente bem urdida.
    Perante tal situação,espero que do lado dos Dragões estejam dirigentes esclarecidos que saibam dar a volta ao problema,superar até os manipuladores da opinião pública Nacional e abrir os olhos aos (sujeitinhos) dirigentes da UEFA.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Não se iludam meus amigos, essa noticia tem apenas a intenção de nos fazer baixar a guarda e pensarmos que tb está a ser feita investigação sobre o "Apito Encarnado".
    Pelo que já li sobre este assunto existe matéria para poder ser feita uma investigação sobre futebol, DROGA , ARMAS, branqueamento de capitais, etc, etc., mas voces acreditam que alguém da PGR está a mexer no assunto?... esqueçam...

    abraço

    ResponderEliminar